11 Insanos carros-conceito

Por , em 31.07.2011

Essa compilação de carros não traz apenas desenhos modernos; há designs de automóveis do começo do século XX. Os automóveis da lista estão dispostos em critério cronológico (o carro mais antigo é de 1917 e os mais recentes datam da última década).

O que é um belo “desenho conceitual” para uns, pode ser interpretado como algo bizarro por outros. E você, o que acha dos modelitos?

1917 – Golden Submarine (Submarino Dourado)

Esta foto não mostra o carro original, mas uma releitura moderna do seu estilo, feita pelos designers americanos da Webb`s Automotive Art. Na data de sua construção, havia sido feito especialmente para um piloto de corridas, Barney Oldfield. Quando o carro acelerava, dava a impressão de que era movido a jato, tamanho o volume de fumaça que era liberado.

1948 – Tucker Torpedo Concept

O primeiro modelo dessa série automotiva, desenhado em 1946, foi apelidado de “Olho do Ciclope” por motivos óbvios: tinha apenas um farol, central. Nessa linha, produzida pelo empresário Preston Tucker, foram produzidos outros modelos com designs arrojados, culminando com o modelo “Carioca”, de 1955.

1937/1954 – Mobilgas Special

Hollywood já produzia fimes em escala industrial nos anos 30, e um deles teve um carro especialmente desenhado para estrelar nas telas. Era o filme “The Topper”, que teve a figura do Topper Car, movido a combustível da petrolífera Mobil. Um modelo em que o chassi cobre a maior parte dos pneus ficou notório na primeira metade do século.

1955 – Ghia Streamline X-Coupe

Esse carro que imita foguete também foi inspirado pelo cinema. O modelo, desenhado pelo italiano Giovanni Savonuzzi, foi apelidado de Gilda. O motivo? Era esse o nome da protagonista do filme de mesmo nome, de 1946, em papel desempenhado por Rita Hayworth, uma princesinha hollywoodiana da época.

1956 – Buick Centurion 3

Um carro dos anos 50, com estilo futurístico no chassi e no painel, ficou notório por abolir a necessidade de espelho retrovisor. Como eles resolveram esse problema? Colocando uma câmera na parte de fora do porta-malas, que mostrava para o motorista, em um monitor, o que acontecia atrás do carro.

1954 – Pontiac Bonneville Special

O desenho desse carro o aproximava também de um foguete, especialmente pela parte de trás. Além disso, o que chamava a atenção no modelo era um teto conversível que levantava totalmente, em duas partes. Aberto, o carro parecia “uma gaivota com as asas abertas”.

1961 – Chrysler Turboflite

Mais um modelo que investiu em teto conversível. Um dos mais notórios desenhos da Chrysler, o carro era impulsionado por uma turbina. Outro frisson do automóvel era seu aerofólio tamanho família, o que também foi reproduzido em modelos seguintes.

1964 – Ford Aurora

A grande inovação destes desenhos foi em relação aos assentos. Fugindo do velho modelo de bancos horizontais, o Ford Aurora criou verdadeiras salas de estar dentro do carro, dispondo os assentos de maneira que os passageiros pudessem olhar uns pros outros. Era um carro voltado para o conforto da família em viagens.

Os anos 60 foram marcados como uma década em que a Ford deu asas à imaginação, construindo uma série de automóveis com um design futurístico-espacial.

1969 – Buick Century

Na série dos compridos, dois modelos da Buick que se assemelhavam a foguetes também chamaram atenção no final dos anos 70. Durante a década em que a exploração espacial esteve intensa no imaginário dos americanos, o modelo Corvair Astro, de 1967, também marcou época (abaixo).

1962/1963 – Chevrolet Monza

Na época de seu lançamento, nos anos 60, o Chevrolet Monza inovava com um design “felino”, em modelos que ficaram notórios. Mas alguns desenhos feitos no período, como este carro vermelho em forma de buggy (abaixo), jamais foram realmente construídos: ficaram apenas no papel.

2005 – Chrysler ME Four

Este carro, para começar, foi impressionante na velocidade do projeto: do início dos desenhos até o carro estar construído, passou menos de um ano. Uma característica impressionante desse modelo, com chassi confeccionado a base de fibra de carbono, é a velocidade: pode chegar a 399 km/h, graças a um motor de 12 cilindros (V12). [DarkRoastedBlend]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

27 comentários

  • T4T1:

    Estou completamente apaixonada pelo Pontiac Bonneville Special e não posso fazer nada a respeito.

    • Tiago Vieira da Rocha:

      Verbalizou meus sentimentos. O carro é lindo!!

  • claudemir da silva:

    cada modelos surpreendentes

  • Mario:

    valeu pela nostalgia.

  • marcos adm:

    esqueceu do carro do flintstones

  • Assamita:

    lol sou apaixonado por carros aki tem alguns Concepts cars mais tenho certeza que existem outros 11 muito mais interessantes que esses por exemplo um dos meu preferidos o
    Citroen GT-Concept Sem duvida um dos carros mais Foda que existe, realmente ele é uma nave o interior dele lembra a uma nave espacial akelas dos joguinhos onde temos que destruir outras o seu volante parece um alvo e todos os dados do painel fica na frente do motorista por uma especie de holograma da vontade de pegar os numeros no ar, sem dizer que é capaz de atingir 300 km em 20 segundos ou menos depende da coragem do piloto vejam um video http://www.youtube.com/watch?v=q-zvSj4Kep4&NR=1
    esse carro foi feito no Video game PS3 para o Jogo
    Gran-turismo 5 e a Citroen junto com a Poliphone criaram ele de verdade, tem mais um tbm que a RED BULL esta fazendo Junto com a equipe do GT o x-2010 sem duvida esse carro vai ficar para a historia atingindo 4,5 G-FOrce, é isso ai quero ver no que vai dar um carro assim na vida real sera que ele realmente sera capar de fazer curva de 40 km por hora a cima dos 100 KMS ? a espectativa deles é de fazer uma curva fechada entre 150 a 200 km isso claro com um toque no freio para entrar no ponto perfeito e um motor extremamente forte para atingir a alta velocidade e assim forçar nossa cruel amiga força-g ao ponto de 4,2 a 4,5 detalhe carros de corrida usam 2,5 no max de força G

  • Qonxta:

    De certeza são carros magnificos e modernos. È pena que em Moçambique nao temos ainda, poderia comprar pelo menos 1 para mim e outro pra minha namorada….hehehehehe….

  • Filippe:

    tá, legal… mas hj em dia tem carros-conceito muuuuuuuuuuito mais legais e “insanos”… o título devia ser algo tipo “carros-conceito que marcaram história” e deixava o CMF de lado…

  • Deep:

    Interessante saber que a história de câmeras na parte de trás dos carros é dos anos 50. Legal!

  • Danórton Tadeu:

    Uma bela materia. Parabens Stephanie. Voce é linda, os carros tambem, gostei de todos pena que o buggy vermelho não saiu do papel, é o meu preferido, como não foi fabricado fico com o Ford Aurora, dá para ter um salão de festa dentro dele.

  • rockson:

    coisas lindas.o golden submarine,simplesmente incrivel . e o pontiac,parece um dos carros do 007.lindo demais.

  • Adriano:

    Stephanie D’Ornelas, você é linda!
    Meu email é adriano.castelobrancogomes@gmail.com

  • Adriano:

    Stephanie D’Ornelas, você é linda!

  • JeanZ:

    O monza era irado!
    Pra quem teve ja o seu sabe o valor que um “monzera” tem!

  • Flor de Lis:

    Adorei… o Chevrolet Monza é lindo,,,e o Buick Century 1969 (o da 1ª foto) me lembrou a família Jackson…

  • marcos:

    Faltou o batmovel, M5 speed radcer e o fusquinha do itamar…

  • Alexander Herrmann:

    VIVA A CRIATIVIDADE. Nos anos entre 1980 e 2000 os desenhos dos carros mostraram pouca criatividade, chegando ao ponto de em alguns casos nós não sabermos se era um modelo Ford ou Chevrolet. Mas depois de 2000 voltaram as criatividades e nós é que vamos apreciar os gênios do design automobilistico. A CRIATIVIDADE É QUE LEVA O MUNDO AO PROGRESSO.

  • Rodrigo:

    O Chrysler Me Four aparece no jogo Midnight Club 3 DUB Edition Remix com o nome de Chrysler Four-Twelve

  • Marco Ribeiro:

    De todos o Buick Centurion 3 foio que mais me agradou…

  • vielmond:

    Faltou o DS (1955) da Citroën….desenho bonito (sem exagero) e avançado na mecânica.

  • paulo:

    show….

  • Danilo:

    Não sei porque, mas os carros de antigamente sempre dão a impressão de serem pesados e lentos.

  • CristianoR:

    Noooosssaaa o Buick Centurion 3 – 1956 é show esse carro, muito lindo!

  • Eduardo:

    BUICK CENTURION 3 é o melhor. Com câmera na traseira e tudo, é mole? Em nossos dias, ainda é praticamente uma novidade em carros que saem assim já de série.

    Sensacional os carros.
    Nota mil pra você, Stephanie!

  • N.t:

    Não sei se é pq estamos acostumados com os carros atuais, mas os modelos são bem estranhos, dos mais antigos acho o mais legal o Chevrolet monza. Muito bacana a idéia de querer impressionar na época.

  • Éder Augusto:

    Achei o PONTIAC BONNEVILLE bem bonito,o FORD AURORA é interessante,podiam fazer um carro atual nesse estilo!

  • Ernesto Ubiratan Marchiori:

    Este Buick Centurion 1956 está muito especial…

Deixe seu comentário!