11 instrumentos da nave Curiosity com destino a Marte

Por , em 2.12.2011

A NASA lançou, no último dia 26, da Flórida, um monstro robótico de uma tonelada que vai levar a exploração planetária para um próximo nível.

O viajante, com o tamanho de um carro e o nome Curiosity (Curiosidade), é a peça central da missão Laboratório Científico de Marte (LCM). Com preço de 4,5 bilhões de reais, o objetivo é saber se o planeta vermelho é, ou foi, capaz de abrigar vida microbial.

A nave tem dez diferentes instrumentos científicos para ajudar na resposta da questão. Como só vai chegar a Marte lá por agosto de 2012, veja aqui uma prévia dos instrumentos e suas funções:

1 – Câmera de mastro

A câmera é o centro de imagens do robô. Ela vai tirar fotos em alta resolução e filmar a paisagem vermelha, para estudos posteriores.

A câmera de mastro consiste em dois sistemas de imagem montados em um mastro acima do corpo principal da Curiosity, para que o campo de visão do planeta seja aumentado. Elas vão ajudar também a movimentação do carro.

2 – Lente de aumento

Ela vai funcionar como um microscópio, que vai ajudar os cientistas a ver mais de perto as rochas e solo marcianos. O instrumento vai tirar fotos coloridas de objetos menores do que um fio de cabelo humano.

A lente fica no final do braço robótico da Curiosity, dividida em 5 partes e com 2,1 metros de comprimento.

3 – Câmera de descida

Uma pequena câmera localizada no corpo do robô vai gravar a descida à superfícies (com a ajuda de um guindaste espacial).

Ela vai clicar cerca de dois quilômetros acima do chão, assim que a Curiosity acionar o escudo de calor. Serão tiradas cinco fotos por segundo, até a aterrisagem completa. O material será importante para que a equipe planeje os movimentos de solo, e para coletar informação sobre o local de pouso, uma cratera com 160 quilômetros de largura.

4 – Amostras

O sistema de amostras é o coração da Curiosity. Com apenas 38 quilogramas, é praticamente metade da importância do carro.

O sistema é formado por três instrumentos separados – um espectrômetro de massa, um cromatógrafo de gás e um espectrômetro de laser. Eles vão procurar por compostos de carbono – as peças formadoras da vida como conhecemos, e outros como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

O equipamento fica no corpo do robô. O braço mecânico vai colocar as amostras do interior de rochas dentro do sistema de análise.

Nenhum dos antecessores da Curiosity conseguiu penetrar nas rochas, então a espera é ansiosa.

“Para um geólogo que estuda rochas, não há nada mais emocionante do que o interior delas”, comenta a cientista do projeto, Joy Crisp.

5 – Química e mineralogia

Serão identificados e quantificados diferentes tipos de minerais em Marte, o que vai ajudar os cientistas a entender melhor as condições do ambiente do planeta vermelho.

Como o sistema de amostras, esse também tem um compartimento para coletar amostras a partir do braço robótico. Um raio-X será aplicado no produto, identificando estruturas cristalinas.

“Isso é como mágica para nós”, comenta Crisp. O raio-X é novo nas missões de Marte, já que naves anteriores não o possuíam.

6 – Química e Câmera

Em matéria de estilo, é difícil bater esse sistema. O instrumento vai lançar um laser de até 9 metros nas rochas marcianas, para analisar a composição dos vapores liberados.

Também será possível estudar rochas fora do alcance do braço, e determinar se vale a pena investigar algo específico.

O sistema é composto de diferentes partes. O laser está no mastro, junto com a câmera e um pequeno telescópio. Três espectrógrafos ficam no corpo do robô, conectados ao mastro por fibras ópticas. Os espectrógrafos vão analisar a luz emitida por elétrons excitados no vapor das rochas.

7 – Espectrômetro de partículas alfa com raio-X

Localizado no braço da Curiosity, esse sistema vai mensurar a quantidade de vários elementos nas rochas e poeira de Marte.

O robô vai colocar o instrumento em contato com as amostras, atirando raios-X e núcleos de hélio. Esse bombardeamento vai bagunçar os elétrons do alvo, causando uma liberação de raios-X. Os cientistas vão poder identificar elementos baseados nas características energéticas desses raios liberados.

Naves passadas possuíam uma versão anterior do sistema, que usaram para ajudar a elucidar o papel da água na formação do solo marciano.

8 – Refletor dinâmico de nêutrons

Localizado perto das costas do corpo da Curiosity, ele vai ajudar o robô a procurar gelo e minerais com água, abaixo da superfície marciana.

O instrumento vai atirar raios de nêutrons no chão, e analisar a velocidade com que eles retornam. Átomos de hidrogênio tendem a desacelerar os nêutrons, o que indica a presença de água ou gelo.

O sistema vai mapear concentrações menores do que 0,1% e até 2 metros de profundidade.

9 – Detector de radiação

O sistema, que tem o tamanho de uma torradeira, foi desenhado especificamente para o preparo de futuras missões humanas em Marte. Ele vai quantificar e identificar radiações energéticas de qualquer tipo, de prótons em alta velocidade até raios gama.

As observações vão ajudar os cientistas a determinar a quantidade de radiação que um astronauta estaria exposto. Elas também podem ajudar os pesquisadores a entender quanto da radiação ambiental pode ter afetado a origem e evolução da vida em Marte.

10 – Estação de monitoramento ambiental

Essa ferramenta, localizada na metade do mastro, é uma estação meteorológica marciana. Ela vai medir a pressão atmosférica, umidade, velocidade do vento e direção, temperatura do ar, do solo, e radiação ultravioleta.

Toda a informação será colocada em relatórios diários e sazonais, permitindo que os cientistas tenham uma visão detalhada do ambiente em Marte.

11 – Equipamento de entrada, descida e pouso em Marte

Esse na verdade não é um dos 10 instrumentos da Curiosity, já que foi construído dentro do escudo térmico que vai proteger a descida do robô na atmosfera marciana. Mas vale algumas palavras aqui.

O instrumento vai medir a temperatura e pressão que o escudo recebe durante a entrada no céu de Marte. As informações vão dizer aos engenheiros o desempenho do escudo e da trajetória da Curiosity.

Ele é importante para definir as futuras missões em Marte.[Space]

Meu Deus… e ainda tem gente comentando aqui de que o Homem nunca foi á Lua!!! Se nunca tivessem ido, a NASA, com certeza não teria a tecnologia suficiente pra ter mandado intacta a Spirit, nem Opportunity e nem a Curiosity á Marte!!!

Na verdade,por trás do anunciado tem mais coisas.

• igor:

quanto custa um robozinho desse aí? hahaa

• 3dx:

leia mais IGOR lá diz que custou 4,5 bilhoes de dolares cerca de 9 bilhoes de reais

NÃO cara, são cerca de 4,5 á 5 bilhões de Reais… o preço em Dólares é de 2 á 2,5 bilhões!!!

• Garcia da montana:

Os comentarios são mais interessantes que a materia ,creio que os americanos começarama enviar algas para fazer oxigenio em Marte

• Utilidades Virtuais:

Intrigante conspiração, mas onde essas algas viveriam se não temos ainda vestígios de água líquida fluindo na superfície de Marte? vamos aguardar até o fim do ano que vem para obter mais informações do planeta.

• Reynaldo Andrade:

Parabéns por tanta tecnologia, da ciência e do avanço das pesquisas , dos paises de primeiro mundo, más existe um lugar que se chama Corruptolandia, que não precisa de um robô, para as pesquisas, porque já sabem quem robô,e pra onde vai indo o monei, mas que tem um equipamento que se investindo, dá dinheiro que nem água, chama-se cx, eletrônico, o interessante é que o referido aparelho, não é robô, mas é robado e explode sósinho né ???

• Arissa Yuka:

Para o SR José da Feira: http://www.omegawatches.com/pt/spirit/pioneering/space-ambassadors/eugene-cernan

• Adelmo:

Oh lamento Arissa, mas há grandes evidências d q o homem ainda ñ pisou na lua. Talvez com a tecnologia de hoje consigamos chegar à lua e até marte, porém, na década de 60 era muito precária; somente guerra fria entre soviéticos e americanos, ou seja, luta pela hegemonia global!

• Arissa Yuka:

Que evidências SR Adelmo? Toda comunidade científica sabe que foram a lua. Acreditar em espertalhões que não tem formação científica nenhuma com teorias ridículas e infantis é passar um atestado de burrice. Veja aqui um artigo sobre o maior defensor no Brasil de que o homem nunca foi a lua:

E Prêmio Papagaio de Dragão Invisível para quem acredita nele.

Arissa,é mesmo incrível que gente sem formação científica nenhuma ainda queira descordar e “enfrentar” cientistas de grandes currículos,no tempo,vários tentaram “provar” que o homem não tinha ido realmente à Lua , os maiores cientistas da extinta URSS tentaram ridicularizar os EUA provando que aquilo tinha sido uma grande farsa,porém nem eles conseguiram e ainda acabaram parabenizando a ultrapassagem norte-americana sobre eles,já que estavam em 1° no avanço espacial até aquele momento,e continuaram depois com outros projetos até sua queda em 1989,fizeram depois disso a Salyut,que fizeram voltar à liderança do avanço espacial,e quando foram novamente ultrapassados construíram a MIR,que é a maior estação espacial construída por um só pais até hoje,só perderam para a ISS que tem ainda grande participação da Rússia,que praticamente representa a força soviética,e mesmo depois de vários anos desde a ida indiscutível do homem à Lua pessoas ainda querem conspirar só pra ter seus 15 minutos de fama.Acredito e muitos ainda acreditam em vocês grandes representantes da humanidade:Neil Amstrong,”Buzz” Aldrin e Michael Collins,Collins que apesar de não pisar na Lua deixou seu nome na história,grandes astronautas,e 1° a por os pés em terra firme fora do nosso querido planeta.

Meu Deus, qe critérios eles usam para mandar um comentário para moderação?

Para vc ter ideia essas naves podem chegar a 50 mil km/h.
    A sonda New Horizons está seguindo uma missão para Plutão atingiu 56 mil kms por hora isso corresponde a cerca de 15,5 km por segundo, devagar né?

Minha sogra é um ET ! ! !

• fernando:

otima materia fico ansioso pra saber o resultado estao de parabens pela tecnologia e inovaçao

• Jose Henriques da Feira:

Quanto mais o tempo passa e a tecnologia avanca mais fico convencido de que era IMPOSSIVEL que eles tenham ido na lua nos anos 70 . pensa bem ! na época nos não tinhamos nem calculadora !

• serico115:

José Henriques, será que ainda se não apercebei que estamos no século XXI? Sua forma de pensar se coaduna mais com mentalidades de meados do século passado.
      E sobre calculadoras… Elas não existiam em quantidade de poderem ser adquiridas por qualquer pessoa. Mas existiam. Um familiar meu fazia gáudio até em dizer que possuía uma cujo programa era o que tinha sido utilizado na NASA para fazer todos aqueles cálculos. Pois…. Mas se calhar Pedro Álvares Cabral até nem nunca esteve no Brasil. Possivelmente não passa de uma invenção para preenchimento dos manuais a que vulgarmente chamamos História…….Tudo histórias da carochina, né?

• Jose Henriques da Feira:

Aposto de que você é português de Portugal , acho lindo o geito de falares , mas não entendo porra nenhuma. mas acho lindo assim mesmo

• Jose Henriques da Feira:

coaduna ! velho essa é muito nova pra mim. obrigado obrigado obrigado

• serico115:

Sim, José Henriques, sou de Portugal e com muito orgulho de poder chamar vocês de irmãos brasileiros. Quando à “porra nenhuma” lamento, porque o que refiro são factos constatados. Mas se você não entende não fico melindrado por isso. Achei graça, pelo seguinte: a primeira vez que ouvi o vocábulo “cardápio” fiquei surpreso e fui ver ao dicionário e vi que é o que nós chamamos “ementa”. Fiquei até contente. E hoje, acho que por influência da vinda de muitos cidadãos daí, a palavra já se tornou bem conhecida. Logo quando mostras admiração pelo vocábulo “coaduna” achei um paralelismo de situação. Abraço para ti e todos os irmãos brasileiros.

Segundo esse garoto, nem Cabral, nem Cristóvão Colombo.
      Afinal, somente com sextante conseguiram cuzar a imensidão do Atlântico ?
      A ignorância torna as pessoas patéticas.
      Rápido, de volta pro Google (que também não existia ! )

Vou procurar o que é ” cuzar “

• Toinho:

Adoro portugueses assim, alguns são tão arrogantes, como se fôssemos todos favelados…
      Caramba, nunca tive dúvida sobre o fato de Cabral ter chegado ao Brasil primeiro, mas isso nunca importou para mim.
      (o seu jeito de falar é lindo!)
      (“seu” porque todos os brasileiros usam “você”, nunca “tu”)

O “Porra nehuma” foi só um exagero , claro que entendi o que você falava. Só que vocês colocam as palavras de forma tão diferente que quando nós lemos ficamos admirados com a riqueza de nossa lingua e como ela pode ser maravilhosa.

Veja nosso Irmão angolano Valter Hugo Mãe por exemplo, como nossa lingua pode ser diferente.

Um grande abraço a todos os nossos patrícios !!!

• ze da feira:

o serico ! to num buteco tomano uma gelada . lembrei de voce

• Cibele:

É dificil de acreditar, mas foi, aquilo foi uma jogada política, com custos altíssimos para eles (EUA) ganhassem da URSS, Tanto que demoraram anos para voltar.

• Arissa Yuka:

Mas foram SR José da Feira. E 6 vezes entre 1969 e 1972.

• Ygor:

Então para você é mais impossivel ainda em 1961 um homem ir para o espaço(yuri gagarin foi nessa época)eu acho que as pessoas eram mais inteligentes antigamente pois não dependiam tanto da tecnologia.

• Utilidades Virtuais:

Discordo de que o nível de inteligência das pessoas tenha mudado, acredito que nossos antepassados de séculos atrás tenham sido tão inteligentes quanto nós, o que mudou foi o acesso as informações, que hoje estão indiscutivelmente mais acessíveis. Também não posso provar essa teoria, pois ainda não existe nenhum método realmente eficiente para se medir o nível de inteligência de um ser-humano. Testes de QI apenas revelam a capacidade de raciocínio lógico e não de inteligência.

• Giovane:

Claro que existia a tecnologia necessária pra ir à Lua naquela época. O avião supersônico por exemplo, foi feito na década de 70 e ainda hoje, apesar de estar aposentado, é um exemplo da capacidade tecnológica daquela época.
      Em questão de eletrônica, houve um salto absurdo em tecnologia, mas vc sabia que o computador que comanda todos os ônibus espaciais americanos, agora aposentados, eram muito parecidos dos usados em 1969. Pesquise.

• gerson teixeira da costa filho:

premeiramente obrigado a hype science, e muito interessante mais uma vez a nassa vai mandar mais um robo com mais sofisticacao e com mais tecnologia, eu sou ufologo acho que a preucupacao do homem americano por marte, se ja teve vida mais sim se tem condicoes de preparar uma total posibilidade de que nos seres humanos um dia posamos viver em marte essa e a questao, eu tenho prova de que seres de outra dimencao mais avancade do que a nossa ja convivem nesta terra desde paqueno eu mantinha contato com varios tipos seres eles sao racas que ja abitaram a terra a muito tempo, e suas evolusao estar muito adiantada doque a nossa eles dominam o tempo e o espaço um exemplo eles ultrapasam a velocidade da luz eu sei muito bem o que isso els aparecem do nada mais eles estao aqui na terra. ok bay

• serico115:

E que tal se começasse a escrever livro de ficção? Até que seria capaz de ter jeito… experimente.
      Agora querer misturar suas alucinações com este tipo de assuntos que para além de envolverem muito estudo, trabalho e investigação, são de imensa importância, acho abusivo.
      À Hypescience, eu me sinto bastante grato por trazer assuntos desta dimensão. Pena que depois aparecem comentadores que parece que seu intento não vai para além de querem brincar de forma nada ética com o que lhes deveria merecer respeito e muita reflexão…

• Raphael:

Meu Deus filho, vá fazer um curso de ortografia…

Vá fazer um curso de ortografia e depois escrever um livro de ficção.
      Essa tua nave com combustível THC está soltando muita fumaça. Vê se desliga as turbimas.

• Utilidades Virtuais:

Pessoal, o “Gerson teixeira da costa filho” é de outro planeta?

• Toinho:

Não acho que são seres de outra dimensões, é só a quarta dimensão que chamamos de “tempo”, mas eu sinceramente acho que isso tem muito a ver com ~aparições divinas~.
      De qualquer maneira, acho que ufólogos são uns lunáticos que sabem da verdade…

Realmente nós seres humanos evoluimos muito na area da astrologia…espero novas descobertas e informacoes do planeta marte…

• bruno bardog:

Desculpe cara, Mas acho que vc quiz Dizer ASTRONOMIA né???

Acho que com esta evolução já deves saber qual é o teu signo.

• serico115:

Faz tempo que venho constatando, mas agora confirmo. Meus post’s ficam aguardando moderação…. Acharia normal se tal procedimento fosse igual para todos. Mas ao que vejo não é bem assim. Mesmo aqui acabo verificando que um post posterior ao meu está livre já, e que o meu continua com a faixa amarela!!!
    Porque será???

Provavelmente já deixastes motivos para despertar atenção sobre teus comentários.

• Giovane:

Espero que ocorra tudo bem com a missão, pois o sucesso da mesma abre novas portas para futuras viagens à Marte, quem sabe missões tripuladas.
    Pessoal que fica dando uma de conspiracionista, vão estudar!
    Já foram feitos testes filmados na Terra, procura no youtube que acha.

• Walter:

Sera que não irão encontrar crentes arrebatados por la ,pois a onda de arrebatamento esta em alta aqui na terra ,A nave arrebatadora esta quase pronta ,é só focar o telescópio espacial nos cinturões de Saturno que já esta a vista..Marte somente sera base de apoio pra se chegar a terra..Quem sabe este robô filma ela por la…

*anéis de Saturno*

• Vitor Sousa:

A onda de arrebatamento só está em alta no Brasil e noutros países menos informados. Isso é o resultado de muitos anos de péssimo ensino brasileiro que fez com que parte do povo brasileiro não seja crente, mas sim crédulo.

• Pastor Lima:

Respeito, admiro e torço muito para que pesquisas semelhantes desvendem de vez os mistérios além de nosso alcance terreno.
    São espantosos os recursos científicos atuais, e parabenizo a equipe empenhada no objetivo em tese.
    Eu acredito que o homem foi à lua, e nada nos foi trazido de novo, sem que o conheçamos aquí na terra, exceto é claro, o ser humano, imagem e semelhança de Deus.

• serico115:

Pastor Lima: Cumpre-me eticamente respeitá-lo e suas posturas. Porém, aqui como em outros temas em que participei, constato praticamente o mesmo tipo de postura, usando um tipo de se exprimirem algo imperativa, porque donos e senhores da verdadeira verdade. Veja-se no que escreveu:
      ….”Porém, nunca devemos ignorar o controle divino nisto tudo, pois tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus.”…
      Poderia ter escrito: Porém, seria bom ponderar também a hipótese de um controle divino…………
      Não. Esse poder para os crentes, eu acho que seja incontestável, mas sabe que por aqui os leitores perfilham posturas diversas. E esse tipo de afirmações denotam sempre intenção velada em querer sobrepor seus visionamentos acima de outros que não perfilham essas posturas. Se se apercebeu e leu a campanha anti ateísta também aqui dirimida no Hypescience, ter-se-á apercebido do que lhe estou querendo transmitir.
      Não me vou alongar, mas apenas lhe manifestar que até partilho o que inicialmente refere em seu comentário: “….admiro e torço muito para que pesquisas semelhantes desvendem de vez os mistérios além de nosso alcance terreno.”,… cuja dimensão e enquadramento se pode manifestar das formas mais surpreendentes e que fogem à nossa condição humana.

• Toinho:

Vish… Isso foi uma aula de português…

• Vitor Sousa:

Caro “pastor”, tem de aprender um pouquinho evolução (já 100% comprovada) e de ciência no geral. Como falava Carlos Magno: a Deus o que é de Deus e aos Homens o que é do Homem. Assuntos de carácter religioso só devem ser comentados nos locais próprios e nunca num blog de ciência.
      Eu, como cientista, não entro dentro de blogs religiosos confrontando a fé das pessoas que lá estão. Como tal, é uma questão de respeito.
      Pelo menos pude verificar que o senhor não é um daqueles “fanáticos irracionais” que contradizem tudo o que é da ciência, mesmos com provas diante dos olhos.
      Parabéns, é uma evolução.
      Vitor Sousa

• Ivo Teixeira:

🙂
      Não foi 100% comprovada!

• Arqueirofs:

Deus so existe para aqueles que acreditam nele… tente imaginar a existencia divina sem que haja fieis para sustenta-la…

• KAKAU:

ACHO QUE A PERGUNTA CORRETA É: SERÁ QUE EXISTE ALGUM LUGAR ONDE NÃO HAJA VIDA?

• Altair:

Espero que toda essa pesquisa não fique restrita a alguns poucos seres humanos, especialmente aos membros da NASA e seus patrocinadores. O que a gente sabe a respeito das pesquisas feitas em outros planetas? pouquíssimo ou quase nada. Existe muita especulação. Pelo que sei, a conta, direta ou indiretamente, é de todos nós. A falta de informações não acontece só nas pesquisas espaciais, mas aqui na terra também, citando como exemplo a história, a qual nos é contada de acordo com determinados interesses – poucos são os detentores da verdade dos acontecimentos.

Concordo com seu pensamento.
      Mas temos que concordar com a postura da NASA e equipes paralelas, pois, são enormes os valores monetários aplicados nessas pesquisas e missões para depois deitarem as pérolas aos porcos sem nenhum ônus. Creio que exitem muitos mistérios guardados nos arquivos da Nasa do que nossa vã imaginação pensa, senão, ao contrário, não estariam persistindo numa busca que não tivesse conteúdos que valessem à pena..

Altair
      Basta vc estudar nos manuais certos que as informações estão lá. Agora quem procura cultura e informação em revistas duvidosas é natural que a informação apareça truncada ou distorcida. Mas é louvável seu interesse.

• serico115:

Faz-me sempre muita confusão o motivo porque muitos dos postes são mais uma “chacota”, do que opiniões coerentes e concertadas.
    Que esperam estes comentadores? Protagonismo? Dar nas vistas? Acaso já se debruçaram sobre os avanços da ciência e tecnologia de que puderam passar a dispor desde que os programas de investigação e exploração espacial começou?
    Que existam alguns casos negativos!!! É natural como em tudo que se faz na vida. Mas “chacotar algo que só pode trazer mais conhecimentos, e entre eles muitos que poderão contribuir para o progresso e bem estar da humanidade, é algo que me causa repulsa. Talvez nesses progressos até possa surgir uma forma de reformatar a cabeça desses postantes que primam por estar sempre contra tudo que possivelmente não conhecem ou nem têm capacidade de poder compreender…

• ANTONIO CELSO:

Estas informações todas e sobretudo este tema, é como religião. Cada um pensa de formas diferentes e estes pensamentos todos acabam por se transformar numa polêmica sem fim. Existem informações verdadeiras e fundamentadas em experiências e fatos reais, mas a maioria das informações divulgadas são elaboradas nos bastidores da política, com objetivos ligados sempre ao Ministério da Defesa de cada Nação.

O melhor comentário dessa matéria até agora.

• Vitor Sousa:

A exploração científica de Marte nada tem a ver com Ministério da Defesa. Está relacionada com Geologia e Astrobiologia, por exemplo. Nada de confusões.

• Josiscleia:

Eu acho que tudo isso nao passa de uma conspiração para dominar as nossas mentes, nos entorpecendo com essas ilusoes impossiveis, de dominar o espaço reascendendo a chama da gloria dos … Perai nem sei do que estava falando!!!VALEU

Marcianos, escondam-se, vocês não vão querer conhecer esse povo.

Realmente, Jonatas…é melhor que não os conheçam mesmo.

E esses marcianos devem tomar o máximo de cuidados ainda mais com alguns objeto terrestre estranho que tenha alguma insígnia do tipo coraçãozinho vermelho com uma pombinha tentando fazer ninho dentro.

Pobres marcianos pequeninos, não podem nem durmir em paz mais que logo tem uma nova engenhoca terrestre despencando em sua cabeça. Alguém já pensou em preservação planetária? Bom, preservação da biosfera e da órbita terrestre já não se consegue, quem acharia que Marte mereceria ser poupado. Sou fã da exploração do espaço, mas devia ser mais limpa e respeitosa aos ambientes que se vizita, a órbita da Terra já está numa situação crítica de lixo espacial.

Faltou colocarem uma lixeira de recicláveis no veículo?

• Tendrilion:

Espero estar aqui para ver quando o 12º instrumento forem astronautas. =)

vc nunca vai ver isso. pode arranjar outra coisa melhor prá aguardar.

Glauco,

vale lembrar que já dizeram que o homem jamais voaria, que a multimídia num computador pessoal levaria um século para ser realizada… enfim, o impossível é impossível.

(um dos pensamentos que mais gosto:
      “E por não saber que era impossível, ele foi lá… e fez.”)

“…radiação ambiental afetou a origem e evolução da vida em Marte.” Eles falam qe existe ou existiu vida em Marte com tanta confiança, aí tem coisa(isso não qer dizer qe eu não acredite).

Tem razão, está errado. O correto é “podem ter afetado…”.

Certas verdades são ditas subliminarmente para que não façam dela uso indevido.

• DEVANIR CAMILO:

EU ACHO QUE DEVERIA LEVAR UM MACACO JUNTO O ROBOZINHO
    MAS QUEM VAI CHEGAR LÁ PRIMEIRO VAI SER UM HOMEM MESMO

• Álvaro:

??²

• topwandg:

Posso acreditar na Nasa?não.
    Porque nunca foi praticamente afirmada que a nasa ja algum dia mandou um desses robozinhos,pois vai se saber se esse marte que mostram em gravações de robores andando em cima do solo não é uma ilusão feita por computador em um estudio.

Sempre tem um conspiracionista com este tipo de comentários clichês. Obviamente que você pensa que o homem nunca esteve na lua, certo?

Eu não engulo essa NASA de jeito nenhum. Esses robozinhos são uma farsa igual ao homem na lua.

Já viram as filmagens das operações dele ? é tudo em computação gráfica. não tem um video real sequer dele. só foto parada ( makete gigante ).

Agora me diz uma coisa. Se isso funciona mesmo porque eles não fazem uma simulação aqui na terra mesmo do pouso e filma pra todo mundo ver. Não é possível que eles vão deixar pra ver se da certo só lá em marte né !

Americano gosta muito de aparecer e invertar coisas pras outras nações ficarem impressionadas e com medo da tecnologia deles. É tudo farol.

Pneu furou
    Se alguém ligou
    Acenda o farol, acenda o farol
    Se alguém ligou, minha senhora
    Se alguém lhe amou, e foi-se embora

• CASTOR:

“E aquele pouso ! haha. cai de paraqueras , solta um foguete depois desse num cabo de aço até o chão.”

se eu n me engano … esse pouco deu errado

Volta pra feira rapá!

Vender jiló e abobrinha em feira é uma coisa que não me atrevo. Tentei vender melancia por taiada e não fiz sucesso.
      De qualquer forma não é o ramo, o site científico, para o Zé da Feira.

Fala sério… esse carrinho deve ser só uma parte da carga enviada prá Marte. Eles devem ter vários outros “robozinhos” investigando exclusivamente o planeta vermelho, com câmeras 3D de alta resolução e talvez até planadores elétricos. Esse carro pode até servir prá andar no seu quintal, mas prá Marte não serve.

Estranhamente, nem os europeus, nem os russos e nem os japoneses conseguiram chegar perto de Marte até hoje, e os russos são muito mais experientes em enviar cargas para o espaço do que qualquer outra nação. Estou de olho…

• willlim:

Glauco, A russia foi a primeira pousar um objeto em marte e 1971
      http://en.wikipedia.org/wiki/Mars_2 link em ingles
      a nasa atualmente tem 2 robos em missao no solo marciano, bem menores imcapazes de fzer as analises que o curiosity irá fazer, estes experimentos exigem equipamentos grandes, um veiculo pesando apenas 1 tonelada com todo esse equipamento é realmente algo difícil de fazer.
      pesquise antes de falar besteira

Ah, isso é pouco! Vá trazer mais informações.

Esse carrinho de nada demora uma semana prá montar, eles mandaram coisa muito maior prá Marte.

• brad pitco:

Até que enfim um comentário sensato e informado ! Parabéns Willin !

• karlloz:

Nem poderia, Já que nunca enviarão nenhuam missão.

• Andy:

Realmente que os pobres dos russos tentaram eles tentaram… mas sempre dá errado… rsrsrs. Fobos-Grunt… Mars 96…