11 maneiras de hackear o Google e torná-lo ainda mais útil

Por , em 3.10.2013

O site de pesquisa Google está tão presente em nossas vidas que mal conseguimos imaginar como era a internet sem ele. Segundo estatísticas da própria empresa, aproximadamente 300 milhões de pessoas utilizam a ferramenta diariamente. Em 2012, foram feitas, em média, 5,1 bilhões de buscas por dia. No total, foram surreais 1,87 trilhões de pesquisas realizadas no ano passado.

Apesar de tanta fama, ainda há muito a ser descoberto no Google. Confira 11 truques e ferramentas facilitadoras para a sua próxima consulta ao site:

11. Calculadora

A função de calculadora do Google é muito mais poderosa do que você pode imaginar. Além de resolver contas de matemática básica (como 5+6 ou 3*2), ela é capaz de fazer cálculos logarítmicos, sabe como utilizar constantes (como “e”, o número de euler, e o clássico “pi”) , bem como funções seno e cosseno. O Google também pode traduzir números em código binário – tente digitar “12*3 in binary” (precisa ser em inglês) que você verá o resultado “0b100100”. Clicando em “Mais informações”, o Google Support explica tudo que você gostaria de saber sobre a calculadora.

10. Pesquisa em um site específico

Ao usar a palavra-chave “site:” antes do que você deseja pesquisar, você faz com que o Google só retorne os resultados encontrados neste site específico. Por exemplo, se você procurar por “site:hypescience.com Marte”, você só receberá como resposta notícias sobre o planeta Marte que foram publicadas no site do Hype Science.

9. Conversões de unidades ou moedas

Esta é bem simples. As conversões de moeda e de unidade são feitas automaticamente pelo Google, basta você digitar o que procura. Você pode, por exemplo, inserir “10 reais em dolares“, “20 C em F” ou “15 polegadas em cm”. Você tem a escolha de escrever as unidades por extenso, como reais e Celsius, ou apenas suas siglas, como BRL e C, uma vez que a ferramenta as reconhece. O resultado da busca é instantâneo, não é preciso entrar em algum site de conversão nem mesmo utilizar a calculadora.

8. Fusos Horários

Outra ferramenta muito simples e prática. Procure por “horario em ” (assim mesmo, sem acento, senão não funciona) e você terá a hora local da cidade ou do país que procurou, bem como descobrirá em qual fuso horário o lugar se localiza. Checar que horas são em Roma nunca foi tão fácil.

7. Pesquisa por um tipo de arquivo específico

Se você sabe que está procurando por um PDF ou um arquivo de Word, você pode pesquisar diretamente por esses tipos específicos de arquivos ao digitar “tipo de arquivo: pdf” ou “tipo de arquivo: doc”. Exemplo: a busca “aquecimento global tipo de arquivo:pdf” só resultará em PDFs sobre o assunto.

6. Exibições de filmes nos cinemas locais

Para pesquisar quais filmes estão sendo exibidos neste momento onde você mora, basta digitar a palavra “filmes”, seguida do nome da sua cidade. Nos Estados Unidos, a ferramenta é ainda mais precisa, uma vez que existe a possibilidade de incluir o seu código postal – nesse caso, o Google já lhe mostra o cinema mais perto do você.

No Brasil, porém, a pesquisa já é bem útil. Como resposta, o site lhe apresenta uma lista dos filmes que estão passando nos cinemas de sua cidade. Ao clicar naquele que deseja assistir, você será redirecionado para uma página contendo todos os locais que exibem o filme escolhido e os horários das próximas sessões.

O nome de cada cinema está lincado a uma página, também do Google, onde você pode conferir todos os filmes atualmente em cartaz lá, além dos horários de suas sessões. Clicando em uma determinada sessão, é possível até mesmo já comprar os ingressos para o filme. Teste com a sua cidade. É de uma praticidade incrível.

5. Previsão do tempo

Outra ferramenta muito útil e que pode nos poupar uns bons minutos. Digite a expressão “tempo em” seguido da cidade da qual você deseja saber a previsão do tempo e o Google lhe trará a temperatura momentânea no local, além da previsão meteorológica para os próximos dias.

O site também inclui no pacote as chances de chuva no momento, o nível de umidade, a velocidade do vento e a previsão da temperatura para as próximas horas. Todas as informações são fornecidas pelo site Canal do Tempo (The Weather Channel). Quer verificar quantos graus faz em Paris neste instante? Fácil.

4. Exclusão de termos da pesquisa

Quando você digita um termo de busca que possui um segundo significado ou uma estreita associação com outra coisa que não te interessa no momento, pode ser difícil encontrar os resultados desejados. Há um jeito de contornar este problema: exclua resultados irrelevantes usando o sinal de menos (“-“).

Se, por acaso, você está procurando por um globo para comprar e quer eliminar as respostas sobre a Rede Globo, é só escrever “globo -rede globo” e uma variedade de globos terrestres à venda aparecem.

3. Índices sociais

Para verificar dados que apontam os indicadores sociais de uma região, como número de habitantes, expectativa de vida ou taxa de desemprego, você também pode confiar diretamente no Google. Na realidade, não é necessário nenhum truque: apenas escreva o indicador que você procura, seguido do lugar (“expectativa de vida na Alemanha”).

O resultado da pesquisa aparecerá em formato de gráfico, comparando o local pesquisado com semelhantes (no caso da Alemanha, surgem também os dados da França e do Reino Unido) ao longo do tempo. Vá deslizando o cursor sobre o gráfico que o Google lhe dará o número exato do índice requisitado em um determinado ano.

Você pode ainda clicar na opção “Explorar mais” no canto inferior esquerdo do gráfico e uma nova página do site se abrirá com todas as possibilidades de pesquisa sobre índices sociais do Google desde a porcentagem de lugares ocupados por mulheres no parlamento nacional até a emissão de CO2 na atmosfera per capita.

2. Definição de palavras

Além de todas as demais utilidades elencadas aqui, o Google também possui a função de dicionário. O site permite que você digite a palavra “define” (inglês para “definir”) e, em seguida, o termo que você gostaria de pesquisar. Portanto, se você ainda está à procura da melhor definição de “amor”, agora sabe que o Google é mais um lugar para se procurar.

1. “Barrel Roll”

E para finalizar a nossa lista, talvez o mais inútil (porém, mais divertido) truque para se fazer com a barra de pesquisas do Google. Basta digitar “do a barrel roll” e acompanhar a mágica acontecendo. Não queremos estragar a surpresa aqui, mas fica o aviso: em excesso, pode causar um pouco de tontura. [The Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

13 comentários

  • Thomas Peretti Morando:

    “Do a barrel roll” é um easter egg do Starfox, da nintendo.

  • Dinho01:

    Ótima matéria. Fiquei impressionado com a quantidade de recursos que eu não conhecia,principalmente a busca do cinema. Uma coisa que eu sempre faço é procurar o nome de velhos amigos. Digito o nome completo da pessoa entre aspas e aparece tudo sobre ela que está na internet.

  • Aniano Tamele:

    O Google é sem dúvidas a maior enciclopédia jamais vista de todos os tempos. Livros? Os jovens hoje, consultam tudo no Google.

  • Tainã:

    nao mesmo. 6. Exibições de filmes nos cinemas locais esta errado. digitem o fim do brasil ,” filmes rio grande”apareçe qqr coisa , menos os 3 cinemas da cidad

    • Dinho01:

      Eu moro em Fortaleza e aqui a busca deu certo.

  • Vitor Bruno:

    a informação do item 7 está errada
    para procurar por formato de arquivo, precisa procurar com “filetype” por exemplo, hyperscience filetype:pdf (e tudo junto filetype, os dois pontos e o formato desejado)

    sucesso nas buscas.

  • José Luís:

    Agora mais do que nunca eu acredito na frase “Se não achou no google, não existe”

  • Samuel Alencar:

    Fiz o teste e fiquei impressionado com os recursos; maravilha!

  • Julian Leno:

    Ótima Matéria, a maioria das dicas eu já usava, por exemplo: para buscar cinema, previsão do tempo, pesquisa especifica em sites, o sinal de menos p excluir termos, calculadora, conversão de BRL em U$ e muita coisa pode ser feita com o Google Now (pesquisa de voz) e por ai vai, deveriam fazer uma só com easter eggs do Google, tipo, o que ele de desmonta todo, ou o game na busca de imagens e etc… Fica a Dica! e Parabéns pelo site.

  • Luiz Carlos Carvalho:

    Como encontrar a “calculadora do google” ?

    • Camila Kadi:

      pesquisa “3*2” ai abre uma calculadora….

  • pmahrs:

    Ótima matéria, as fico impressionado como nos baseamos em informações da mídia e nem sabemos dados e médias internacionais para comparar. E inadmissível que com os recursos de hoje e informação globalizada, ainda muitos se levam por frases de efeito, força de expressão e bordões, inclusive pessoas bem formadas. Nossos hábitos pesquisas e costumes, uso e informações, na internet são valiosos e fazem uso disto em benefícios comerciais, vamos aproveitar e tirar proveito para nós também. Parabéns pela matéria.

    • Dinho01:

      O problema é que para a maioria ainda é mais fácil sempre seguir o “rebanho”

Deixe seu comentário!