Fotos falsas: 12 imagens que viralizaram e são falsas

Por , em 20.05.2014

Esse artigo vai falar de apenas 11 imagens que viralizaram, mas na verdade são falsas. No entanto, tenho a impressão de que se a gente procurasse mais e mais, teríamos material o suficiente para fazer um post infinito. Afinal, a internet é um lugar muito… criativo, digamos assim, e uma boa parcela dos conteúdos que a gente encontra todos os dias são montagens.

Algumas realmente são muito legais, mas – hoje e sempre – vale a regra de ouro da web: cheque suas fontes antes de compartilhar qualquer conteúdo, certo?

12 fotos falsas que muita gente acredita serem reais

1. Essa é Los Angeles durante um apagão, em 1994?

fotos falsas viral internet

Não.

Uma grande parte de Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, sofreu uma grande queda de energia depois de um terremoto, em 1924. Com o blackout, a luz das estrelas, que antes ficava “apagada” por conta da quantidade de luzes da cidade, ficou mais evidente, criando um visual um tanto inusitado para a região. Mas a imagem acima não corresponde ao apagão de 1994.

Ela é na verdade uma montagem feita pelo fotógrafo Thierry Cohen, que fez uma série de imagens do tipo para questionar como o céu de cidades tão iluminadas ficaria caso todas as luzes se apagassem. A série ficou incrível, mas algumas pessoas acreditaram que elas realmente eram uma captação da realidade. Especificamente essa de Los Angeles começou a ser muito compartilhada para contar a história do terremoto, gerando aquele espanto tradicional em pessoas que acreditam em tudo o que leem por aí.

Na verdade, se a gente olhar com um pouco mais de cuidado, percebemos que a imagem é exagerada demais para ser verdade. E, de qualquer forma, justamente por conta desse exagero, merece ser apreciada, sim. Mas com um pé atrás.

2. Esse trem subaquático realmente existe na Dinamarca?

2

Nem na Dinamarca, e nem em qualquer outro país do mundo. O trem, na verdade, pretende se parecer assim:

2-

O que é de fato muito legal. Mas, você há de concordar comigo: bem menos impressionante do que um trem que passa por debaixo da água, não é?

3. George Orwell está mesmo segurando um filhote de cachorro?

At The Front

O famoso escritor e jornalista inglês George Orwell de fato serviu ao exército e lutou durante a Guerra Civil Espanhola. Mas, como você já pode imaginar a essa altura do artigo, ele não é o homem que todo mundo diz que está na foto segurando um filhinho de cachorro.

Na verdade, esse homem nem sequer se parece com Orwell. A única pessoa famosa nessa foto é Ernest Hemingway ali no fundo, de óculos.

Hemingway foi um escritor norte-americano famosíssimo e consagrado por sua obra, que trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola. Essa experiência inspirou a escrita de Por Quem os Sinos Dobram, uma de suas maiores obras.

Você quer ver George Orwell na guerra? Então procure por um homem alto e magro, em pé e de bigode quase no centro dessa foto aqui:

3-

4. Será que essas fotos mostram Leonardo DiCaprio com 19 e 39 anos mesmo?

4

A não ser que seja possível que em 20 anos ele só tenha ganhado uma barba rala e mudado o corte de cabelo. O que, nós sabemos, não é. De acordo com HistoryInPics, a foto no meio mostra o ator Leonardo DiCaprio aos 19 anos, enquanto na da direita ele estaria com 39.

Mas essa imagem é manipulada. A foto versão de Leo à esquerda mostra como ele realmente era aos 19 anos.

5. Isso é uma escultura em forma de elefante?

5

Infelizmente, não. Essa imagem conta com um truque velho conhecido de quem passa mais de um minuto navegando na internet: photoshop.

Mas não é de se estranhar o fato de ela ter se popularizado tão rápido na internet. É uma montagem incrível e extremamente bem feita, que faz todo mundo desejar que seja verdade mesmo.

6. Será que essa imagem mostra mesmo todos os satélites que orbitam em torno na Terra?

6

A imagem sem dúvida é impressionante. Mas real que é bom, ela não é. Só que como todas as boas montagens, inusitadas e impressionantes, essa também foi altamente compartilhada na internet, com legendas do tipo “uma imagem vale mais que mil palavras”. E aí a gente pergunta: e uma imagem falsa, vale o que? Nesse caso, assim como a montagem da escultura em forma de elefante que mostramos no item anterior, vale para alimentar nossa criatividade – e, porque não, proporcionar alguns minutos de reflexão. Será que algum dia chegaremos a esse ponto?

A imagem acima foi criada por um artista com base em dados reais. No entanto, a imagem não mostra os satélites em uma escala real.

7. Seria essa a primeira ambulância da história?

7

De acordo com o Arquivo Nacional dos Estados Unidos, a foto acima foi tirada por volta de 1865. Mas não, não é a primeira ambulância de todos os tempos, como alguns posts feitos no Twitter levaram a crer. A foto mostra, provavelmente, a primeira ambulância que A Navy Yard dos Estados Unidos, em Mare Island (Califórnia), tinha disponível para seu uso.

Mas nesse grande telefone sem fio que chamamos de internet, essa informação acabou sendo perdida. Para os curiosos de plantão: segundo um livro chamado “A História das Ambulâncias Militares”, escrito em 1992, o veículo com a finalidade de agilizar o atendimento a pessoas em estado de risco surgiu, certamente, antes de 1865.

8. Esse é realmente um hotel embaixo da água?

8

Imagina que sensacional seria acordar com essa vista. Só que nenhum de nós jamais poderá viver essa experiência, por um pequeno detalhe: esse não é um hotel de verdade.

As imagens são de uma proposta de 2008 do Poseidon Undersea Resorts para um hotel subaquático. O projeto, de fato, é impressionante. Mas ele não foi concretizado e provavelmente nunca será. Pelo menos não na ilha particular em Fiji, para a qual foi proposto.

Mesmo que o hotel finalmente seja construído, as reservas para uma semana de estadia lá ficariam algo em torno de uns 30.000 dólares (aproximadamente R$ 66 mil reais).

9. Seria essa a estátua mais alta do mundo?

9

Esta estátua de Buda em Ushiku Daibutsu, no Japão, é indicada por algumas pessoas na internet como sendo a mais alta do mundo. Só que não é. Na verdade, é a terceira maior estátua – o que também não é nada mal. Ela conta com 110 metros de altura, enquanto a segundo mais alta fica na Birmânia e tem 116 metros. A estátua mais alta do mundo fica, na verdade, na China, e tem nada menos que 128 metros de altura.

10. Será que esses são os bombeiros mais burros do mundo?

10

Essa foto é tão piadista que merece esse comentário:

yxq9lp

Você provavelmente notou algo errado com a foto acima, não? Se você respondeu “possível descarrilamento de trem”, você acertou em cheio. Quando os bombeiros colocam uma mangueira na ruas, eles usam essas rampinhas laterais para que os carros possam passar por elas tranquilamente sem interromper o fluxo de água. Mas é claro que isso não iria funcionar com um trem. E é mais claro ainda que essa imagem é uma piada. Aparentemente, esses trilhos em particular ainda não estavam em serviço, e (felizmente) esses bombeiros não eram realmente tão burros quanto imaginamos ao ver essa imagem.

11. É assim que a lua cheia fica no Brasil?

11

Se você já se deu ao trabalho de olhar para o céu em um dia de lua cheia vai saber que a resposta para essa pergunta é: apenas não.

As pessoas, de uma maneira geral, têm uma verdadeira adoração por fotos de paisagens na internet – vide aquela primeira foto do suposto céu de Los Angeles. Só que infelizmente, não só essa, como muitas outras fotos de luas gigantes no céu são falsas. Por um motivo muito simples: a lua não é desse tamanho.

12. Tem uma baleia nadando nas águas de Veneza, na Itália?

12

Essa é para a gente fechar com chave de ouro. Precisamos dizer o quão absurdo isso seria? [9gag, Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Adryano Nascimento:

    Publicado exatamente igual no E-farsas, mas é sempre interessante, xD.
    Poderiam aproveitar a criatividade da foto do elefante e criarem uma real, seria bastante visitado e admirado.

  • well go:

    Realmente…sempre aparecem imagens da lua com tamanho muitas vezes maior que é na realidade.

Deixe seu comentário!