12 insetos (e similares) que são comidos ao redor do mundo

Por , em 11.03.2011

Não é “No limite”, “Hipertensão”, nem nenhum outro reallity show onde os participantes morrem de nojo ao comer insetos.

Conheça lugares do mundo onde é comum comer bichos e, além de tudo, é considerado uma delícia.

1 – Casu Marzu

Os moradores de Sardenha, Itália, têm o costume de comer um queijo feito de leite de ovelha, cheio de larvas. Para o queijo ficar macio como é, ele deve ser fermentado por tanto tempo que começa a se decompor. As larvinhas, parecidas com bigatos, aparecem na superfície do queijo. Alguns até retiram os bichos antes de comer, outros, nem ligam.

2 – Tarântulas

Estes aracnídeos são uma iguaria do Camboja. As tarântulas eram consumidas apelas durante períodos de praga, mas depois viraram um prato comum. Elas já vêm pré-assadas, só precisa remover as presas e aproveitar.

3 – Grilos com ovos

Este costume vem lá do nordeste da Tailândia, onde os grilos carregados de seus ovinhos são considerados um lanche maravilhoso. Os bichos são capturados no meio do mato, congelados e depois limpos, cozidos e salgados.

4 – Cupim

Não, não é o cupim da churrascaria. É o cupim que causa estragos em madeiras. Em alguns países da África e partes da Indonésia, esta prática é muito comum. Eles são capturados no começo da temporada de chuvas, quando outras fontes de proteína estão escassas, e são comidos depois de serem levemente assados.

5 – Pirulito de escorpião

Escorpião no meio do pirulito? Sim, na Califórnia. Os escorpiões são comidos em muitas partes do mundo, mas, neste estado americano, eles são colocados no meio do doce.

6 – Larvas crocantes

Como os bigatos que crescem no Casu Marzu, alguns optam por fritar as larvas e comê-las. Tem saber churrasco, cheddar e tempero mexicano. Uma delícia!

7 – Besouros gigantes

Um prato comum na Tailândia são os besouros gigantes que têm sua “casca” retirada e depois são fritos ou assados. Dizem que o gosto é parecido com o de vieira.

8 – Pirulito de tequila com larva

Se você não ficou muito empolgado com a versão de escorpião, que tal um pirulito sabor tequila que vem com larva? É comum ver garrafas da bebida alcoólica com encontrar larvas e este doce vem com uma comestível.

9 – Ovos de formiga

Um certo tipo de formiga é coletado uma vez por ano na Tailândia. A tarefa é difícil e, às vezes, dolorosa. Os ovos são cozidos antes de comidos em saladas ou tortillas.

10 – Formigas gigantes cobertas de chocolate.

Será que combina? Estas formigas cortadeiras gigantes estão cobertas em chocolate Belga. Seu gosto é descrito como parecido com noz. Acredita-se que elas melhoram o sistema imunológico e dão energia (mas a parte da energia pode ser mais pelo chocolate).

11 – Larvas de mariposa

Esta fazia parte da dieta aborígene na Austrália. Elas são ricas em proteína e podem ser comidas cruas ou feitas como churrasco.

12 – Pasta de inseto picante

Insetos esmagados para sua salada, torrada ou tortilla? Experimente este molho feito de insetos aquáticos, temperos e pimenta. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 3,83 de 5)

53 comentários

  • Jake Januth:

    Eu acho é que tem muito mimimi pra pouco argumento, pegue o exemplo do camarão.. uma criatura escrotamente bizarra que você cresceu vendo gente comer e gostar e acha super normal. Agora imagine você num universo paralelo onde tu cresceu vendo gente comer barata por gostar.. PENSA SÓ, aquele tarde de domingo com uma breja gelada na mesa, assistindo ao futebol e uma bandeja de insetos fritos ali… só falta ter um orgasmo pra ser melhor.

  • Eduarda Kochen Do Carmo:

    na Fazenda hotlix que produz o pirulito de larva e de escorpiao entre outros doces meio estranhos limpam tudo e deixam tudo bem limpinho e realmente eu visitei e os insetos tem uma vida de luxo #sqn só querendo dizer

  • ABENAILDO:

    GOSTO MESMO É DE BARATA FRITA COM MAIONESE

    HUMMMMMMMMMMMMMMMM

  • Leo:

    Mas peraí,os escorpiões e aranhas não têm veneno??
    Como fazem pra comer isso sem morrer intoxicaado com o veneno desses bichos peçonhentos??

    • L Eduardo Lorenzi:

      na vdd as aranhas que eles comem são as tarantulas e elas n tem um “veneno poderoso” então da pra comer de boas,eu msm ja comi junto com meu pai,é só tirar as presas e por na fogueira,assim o fogo tira todos os pelinhos delas e cozinha,dps é só comer,até q n é ruim…pra uma aranha kk
      e o Escorpião dó tem o veneno la na cauda onde tem o ferão,então é só tirar aquela parte a “1° bolinha depois do ferão” e o resto da pra comer,eu nunca comi,mas ja vi pessoas comerem

  • Débora:

    É difícil entender algumas culturas. Principalmente quando se trata de comida.

  • eca:

    Eu adoro queijo, mas esse aí… eca…

  • José Calasans:

    Muita gente acha nojento comer assas coisas pois nunca estiveram numa situação difícil onde ficassem sem comida por vários dias,ai comeriam sem reclamar.O pior é que se come muita porcaria no dia a dia sem se dar conta disso,quem nunca comeu meleca dentro do pão sem saber?

  • renan:

    da até agua na boca…

  • Lucas:

    eu nunca gostei de pirulito. agora acho q sei por que.

  • bianca:

    vc pode achar nojento mas se vc estiver morrendo de fome com uma venda nos olhos e não souber oque esta comendo vc vai achar bom não é pq é estranho que vai ser ruim (menos aquele pirulito de tequila que eu tenho certeza que ñ é muito bom ñ)

  • carmem oliveira:

    ENGRAÇADO EXISTE TANTAS CULTURAS ESTRANHAS QUE O POVO ADORA E ACHA LINDO AI VAI MINHA PERGUNTA PORQUE EM NENHUMA PARTE DO GLOBO SE RASGA DINHEIRO????????????.

  • Mario:

    toda vez que alguem diz que bizarrice é cultura eu discordo e vou discordar novamente, que tal chamar isso de costume? né dani.

  • claudemir da silva:

    fiquei interesado em provar as larvas crocantes parece aqueles salgados que vende emsupermercados

  • rogerio da rosa:

    Tudo depende do tamanho da fome;este tipo de fome nunca passei(e espero não passar).Mas como dizem:”o melhor tempero é a fome.”

  • luciana:

    O cupim está parecido com camarão sêco, dêsses que vai em vatapá, comeria numa boa. O queijinho também. Afinal, camarão frito com casca e uma cerveijinha não tem nada melhor.

  • BETÃO:

    já comi coisa pior , e paguei!

  • victor:

    vi vários comentários falando que é estranho isso e aquilo, mas o quanto eles deve achar estranho comer um lanche de McDonalds?

    Podem pesquisar, de tantos conservantes que o McLanche leva, ele chega a durar 6 meses sem mofar, e moscas não se aproximam dele.

    O quão estranho é tomar coca-cola, que é usada para desinfetar e desentupir vasos sanitarios.

    E então, quem será o estranho?

  • Deputado Tiririca:

    Também se come formigas gigantes nas regiões norte e nordeste do Brasil.

  • Dani:

    Que nojento! XD
    Mas cada povo tem sua cultura.

    Lucyano, vieira é um tipo de molusco marinho, como a ostra.

  • Auris Gomes:

    Não esqueçam que, em algumas regiões do Brasil, comem-se tanajuras, as quais são saúvas (formigas cortadeiras vermelhas) em revoada no período de acasalamento para originar novos sauveiros.

  • Nina:

    Respeito os costumes a tradição a culinaria de outros irmãos… mas eu não comeria um petisco desses. rsrsr

  • Edson:

    Se a moda pega, o equilíbrio estará muito mais ameaçado.

  • Dielson:

    Não sabemos o que vem pela frente,na hora que der fome é o jeito se aventurar e comer!

  • Lucyano Valdez:

    Legal!!! Alimentação também é Cultura!! O que é motivo de nojo pra uns, é motivo de deleite pra outros… Mas, no item 07, sobre Besouros Gigantes, o que é a tal Vieira a que a reportagem se refere????

  • Ermano:

    Interessante como as pessoas, ao invés de fazer um comentário curto e inteligente, quer fazer da página uma reportagem frustrada!!

  • laender:

    Os chineses fazem este tipo de alimentação a milhares de anos. As sua crianças aprendem desde quando nascem, a conviver com este cardápio. Uma cultura milenar como os orientais não poderia deixar de observar como os animais e outras espécies se alimentavam e concluíram que o que era bom para eles poderia fazer parte da alimentação humana e estavam certos. Qualquer ser vivo é aproveitável do ponto de vista nutricional.

  • Lucio Azevedo:

    Deu agua na boca, só faltou dizer onde podemos comprar tais iguarias…
    Se puderem dêem um complemento a materia e nos informe como e onde podemos comprar..
    Obrigado.

  • ademir:

    Comia vários, principalmente as formigas cobertas com chocolate deve ser gostoso *.*

  • Heber:

    Quando há escassez de comida, vai esses insetos mesmo…

  • FERNANDO RAMOS:

    Cada um se vira como pode, e nada disso deve escandalizar. A busca do homem por proteínas é antiga, permanente, e não deve ser alvo de preconceito. É preciso sobreviver!
    Os Masai, por exemplo (no Quênia, África), bebem sangue de bovinos misturado com leite, p`ra conseguir proteínas e ferro. Eles só matam o gado em última hipótese : normalmente só fazem sangrias e bebem o sangue. É a vida!

  • vielmond:

    Faltam as coxas de gafanhotos, muito apreciadas no Marrocos.

  • Erick Edgard:

    LARVAS DE MARIPOSA. Meu pai nem passaria perto, ele tem trauma desde criança.

  • Carlos LEMES:

    É “A lei do Murici, cada um sabe de si”. Os hábitos alimentares dos povos estão vinculados a luta histórica das populações autóctones, nas suas (delas), lutas quotidianas pela sobrevivência.

    Não censuro, nem exconjuro, eu ainda prefiro os meus hábitos gastrônomicos luso-ibéricos e até mesmo dos meus primos do restante de Europa Ocidental, mesmo assim não sou chegado aos caracóis “escargots”… tão apreciados pelos franceses.

    Enqto puder escolher, e a produção for farta e os preços civilizados, manterei estas “delicatesses” aqui apresentadas longe da minha mesa.. E bem longe…

    Destarte, que pode ser chamados de hábitos culturais, contudo por trás deles, a uma história de escassez e fome, necessidade imperiosa de proteinas… Daí, lança-se à boca o que está ao alcance das mãos…

    benedito-carlos LEMES

  • O Holandês Voador:

    Eu não discrimino, mas mesmo assim eles são nojentos, é um fato!

  • Leonardo’:

    Cientistas admitem que adicionar o consumo de insectos à nossa dieta seria bom para a nossa saúde e para o ambiente, noticia o jornal Daily Mail. A ingestão de insectos, ricos em nutrientes, poderia ajudar a reduzir a incidência de pestes e diminuir a pressão nas fontes convencionais de carne.

    Algumas espécies de insectos secos podem ter mais do dobro das proteínas do que a carne e o peixe crus, enquanto que outras espécies são ricas em gorduras não-saturadas e contém importantes vitaminas e minerais.

  • EDUARDO SOROCABA:

    com tantas opçoes pq alguem iria querer comer essas coisas nogentas q gente porca

  • Artur:

    Alguém aqui já comeu farofa de turu? O turu, para quem não conhece, parece com um lombrigão que cresce em troncos podres nos mangues do Brasil, quando comido cru, apenas com limão e sal, parece muito com ostra (que aliás é um ótimo tira-gosto), já na farofa, preparadilho, parece com lula cozida. É uma delícia de iguaria rsrs

  • Nelson:

    Aqui no Brasil mais precisamente em minha cidade tb temos as nossas bizarices…..exemplo mc Donald com baratas.
    Verídicas…..Conferir noticias….MC Donald Rua da Praia em Porto Alegre.

  • Mauro:

    Senhor José Ricardo, vamos cuidar do português? Me dá arrepios ver estas barbaridades. É muito mais digesto degustar grilos que engolir seu portugûes.

  • Aristides Neto:

    Mais de 500 artrópodes que são comidos ao redor do mundo

    Se formos levar ao pé da letra, temos mais erros:
    1- O título diz: Insetos e similares. O que é similar ao inseto? Eu não conheço nada parecido. Seriam correto se fosse utilizado “artrópodes” no lugar de “insetos e seus similares”.
    2- Aracnídeos não são insetos.
    3- Larvas não são insetos. Podem ser larvas de insetos, mas ainda não são.
    4- Ovos são ovos.
    5- Procure na net: “besouro água gigante “. Vai encontrar.

    Busque também por “insetos comestíveis”. São mais de 500 espécies comestíveis.

    Então, neste caso, não sejamos tão rigorosos. Mesmo com os vieses na informação, dá pra curtir isso.
    ;o)

  • CLAUDIO:

    COMO DIZ O DITADO…..GOSTO NÃO SE DISCUTE. SERA???????

  • Iberê:

    O ítem 7 “Besouros Gigantes” não são besouros (Coleóptera)e sim uma espécie de Emíptero predador aquático que aqui no brasil é chamado de “Barata D’água”. Na amazônia estes atingem tamanhos de até 15cm! Outro dado que considero incorreto: Se o inseto tivesse retirada sua “casca” não sobraria quase nada pois eles tem exoesqueleto. Me perdoe a Letícia, mas esta deverá checar melhor suas suas informações…

  • carlos henrique:

    horrível tem coisas que nunca deveriam ser colocados na boca kkkkkkkkk.

  • Leider Lincoln da Silva Só:

    Besteira. Em Minas mesmo e aqui em Goiás se come tanajuras fritas. Por sinal é bem gostoso! Porco é Lagosta, que come carniça. Formiga por exemplo, só come fungos…

  • helder:

    Isso deve ser por causa da escassez de comida, só pode!

  • Thales Dias:

    O pessoal come camarão, caranguejo e acha estranho comer inseto. Eu não comeria mas não descrimino quem come.

    Aliás, um grilo fritinho deve ser melhor que chouriço ou uma buchada!

  • Roberto:

    Normalzzz

    tem culturas que acham que bizzaro é comer uma VACA ou um PORCO… cultura é cultura. Mas que choca, choca mesmo.

  • Aristides Neto:

    O ser humano é muito bizarro. Consegue uma diversidade de hábitos impressionante.

  • O Holandês Voador:

    Não encaro NENHUM!!
    Nem sei o que é mais nojento! D:

  • Bárbara P.S.:

    Eu acho que devemos aprender a comer de tudo, pois não sabemos o dia de amanha.Eu esperimentaria tranquilamente os escorpioes e formigas, mas larvas nem pensar.

  • Bob:

    Faltou por tanajura ou içá !

  • samuel:

    Comia todos menos o queijo.

Deixe seu comentário!