12 vulcões submarinos gigantes são descobertos na Antártida

Por , em 13.07.2011

Cientistas fazem uma descoberta incrível: pela primeira vez, uma cadeia de vulcões – uma dúzia, pelo menos, vários deles ativos – foi encontrada sob o mar gelado perto da Antártida.

Alguns dos picos têm cerca de 3.000 metros para cima do fundo do oceano, quase altos o suficiente para alcançar a superfície da água. “São vulcões muito grandes. Se estivessem em terra, seriam bastante notáveis”, disse Philip Leat, vulcanólogo que liderou uma expedição de mapeamento do fundo do mar na região entre 2007 e 2010.

O grupo de 12 “montanhas” submarinas fica ao sul das Ilhas Sandwich do Sul (ou Ilhas Sanduíche do Sul), área desolada, coberta de gelo, que se eleva acima do oceano Atlântico sul a meio caminho entre a América do Sul e a África do Sul.

É a primeira vez que um grande número de vulcões submarinos foi encontrado junto na região da Antártida. Leat disse que a equipe de pesquisa ficou surpresa com a descoberta. “Sabíamos que havia outros vulcões na área, mas não tínhamos ideia do que estava lá, só queríamos preencher uma interrogação que tínhamos sobre aquele pedaço do fundo do mar”, conta.

A descoberta veio graças a novas tecnologias de mapeamento do fundo do mar. Segundo Leat, as imagens do fundo do mar aparecem diante de seus olhos nas telas conforme um navio se move através da água.

Em um ponto, na calada da noite, a equipe encontrou um vulcão tão grande que o navio de pesquisa pode realmente bater contra a cúpula escondida. Os pesquisadores pararam o barco e decidiram voltar à luz do dia.

Os instrumentos a bordo revelaram que alguns dos picos estavam dentro de 50 metros da superfície do oceano. Embora eles fossem praticamente invisíveis sem a ajuda de tecnologia de mapeamento 3D, os cientistas puderam dizer que eram vulcões.

“Não há outra maneira de conseguir essa forma de cone no fundo do mar”, disse Leat. Além disso, os pesquisadores coletaram material rochoso de vários picos e encontraram cinzas vulcânicas, pedaços de lava, etc.

A descoberta apoiou relatórios de um navio que visitou a área em 1962, e que indicou que um vulcão irrompeu escondido na região.

Os pesquisadores também descobriram algumas criaturas interessantes, que vivem nas condições quentes e pouco propícias das montanhas submarinas. O próximo passo será estudá-las. Apesar do isolamento e do congelamento, as expedições à região estão longe de chatas.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Flavio Henrique Fernandes de Souza:

    “Cientistas e mestres são seres inferiores que terminaram o ensino SUPERIOR.” Inventores, artistas e pensadores (dentre outros), são GÊNIOS que podem muito bem ser analfabetos de pai, mãe e parteira.

  • auannda:

    legal mara d+ d+d+d+d+d+d+d+d+d+d+d+ maneiro

  • D3lta:

    Fantástico!!!

  • Pensador®:

    Não conhecemos nem o nosso planeta. Muitas descobertas ainda virão. Daqui a quantos anos conseguiremos conhecer todo o nosso Sistema Solar?!

    • Glauco:

      Viajens dentro do Sistema Solar é para Homens de verdade, não o pseudo-homem q infectou esse planeta…

    • EltonPaes:

      Lá vem o glauco com suas psycho-análise, quer dizer então que ninguém pode faze-lo, pois todos somos “a praga do planeta”..

      ¬¬’

    • Glauco:

      Exatamente. O q vc ou seus pares já fez de bom para a humanidade?

      E ainda acha que vai ter o direito de ir para outros planetas??

      Haha!

    • Thor:

      E o que sabes tu de quem é que já fez algo de bom pela humanidade ? E se ainda não se fez far-se-há. Não julgues ninguém, nem te aches perfeito -> Todos estamos num processo evolutivo e se pelos “outros homens” te referes a civilizações extraterrestres fica sabendo que todas elas sem excepção passaram pelos erros que todo o Homem cometeu, é assim que se aprende e se evolui!

    • Nordestino:

      Veja aqui um site feito para você e seus pares Glauco!

      http://www.free-tarot-reading.net/

      Seres que descobriram verdade OCULTA!

      Verdade que PHD algum no mundo ira entender, pois cientistas e mestres são seres inferiores que terminaram o ensino médio.

    • @AtomicBlue:

      “cientistas e mestres são seres inferiores que terminaram o ensino médio.”

      Olha, Nordestino, você me roubou as palavras… Nem sei o que dizer depois dessa.

      Costumo me chocar com a discrepancia intelectual na nossa espécie…

Deixe seu comentário!