14 bilhões de anos do universo em 78 segundos [vídeo]

Por , em 21.08.2012

Cientistas criaram uma nova simulação que mostra as transformações do nosso universo desde seu nascimento até sua forma atual. São 14 bilhões de anos de evolução, tudo em um vídeo com pouco mais de um minuto, que você confere abaixo.

A simulação foi criada através de um supercomputador de 1.024 núcleos. Desenvolvido por cientistas do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian e do Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg, o simulador foi batizado de Arepo. Ele é mais desenvolvido do que modelos anteriores porque tem a capacidade de produzir espirais realistas.

Os cientistas utilizaram um novo método de cálculo que mostra com precisão como foi o passado do universo. Para chegar ao resultado final, foi considerado tudo o que compõe o cosmo, incluindo movimentos de gás, estrelas, matéria escura e energia escura.

O vídeo é curto, mas o trabalho foi complexo: foram meses de processamento de imagem. Um computador comum demoraria séculos para conseguir processar essa simulação. [io9/The Verge]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 2,50 de 5)

4 comentários

  • Daniel Malaquias da Silva:

    só eu que quando tento pensar na proporção real desse tipo de imagem, fico com um “nó no cerebro”? muito interessante o video. mas quando vejo este tipo de video fico refletindo, como nos somos pequenos em relação ao universo, e ainda assim a raça humana se considera tão “especial”.

    • Alékos Elefthérios:

      De certa forma somos especiais, mas não de forma mistica, e sim de forma causal. Tudo teve que estar em situações muito específicas para estarmos aqui, por mais sejamos um acidente, somos muito sortudos deste acidente cósmico ter acontecido. Podemos até criar imagens computadorizadas para nos mostrar nossa insignificância diante do cosmos.

  • Andre Luis:

    Trabalho formidável! Pela simulação, é notável que foi algo muito bem elaborado. Os responsáveis estão de parabéns!

  • Beto Caldas:

    incrível

Deixe seu comentário!