As 10 mais estranhas manias

Por , em 15.07.2009

A definição médica afirma que “mania” é uma “desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc.” Ler sobre elas pode ser curioso e divertido para você, mas para quem sofre delas é um tormento. Veja abaixo algumas das mais bizarras manias, que podem ser bem menos raras do que você imagina.

10. Cartocacoete: compulsão incontrolável de ver mapas em tudo

manias

O cérebro humano é conectado para reconhecer rostos em tudo, mas acontece que existe uma estranha mania chamada cartocacoete: a incontrolável compulsão por ver mapas em todo lugar, até mesmo em comidas.

9. Gamomania: obsessão em fazer pedidos de casamento

manias

A gamomania pode ser descrita como uma bizarra obsessão em pedir as pessoas em casamento ou fazer pedidos escandalosos a pessoas diferentes ao mesmo tempo, o que em muitos casos resulta em poligamia.

8. Onomatomania: desejo irresistível de repetir certas palavras.

manias

É uma obsessão com certas palavras e a repetida intrusão delas na mente.

7. Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama

manias

Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.

6. Demonomania: acreditar ser habitado por um espírito maligno

manias

Existem tantos filmes de horror e livros que descrevem e nos mostram vividamente o que acontece com pessoas quando elas são possuídas. E ao assistir a muitos de tais filmes, é natural começar a temer tais pessoas. Às vezes o indivíduo fica com tanto medo que certas manias passam a refletir isso. E no caso de demônios, é chamada de demonomania, um termo psiquiátrico para a crença que alguém está possuído pelo demônio. Quando a pessoa pensa que está possuída, ela realmente começa a se comportar como alguém obcecado.

5. Enosimania: acreditar constantemente que pecou

manias

Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.

4. Tricotilomania: compulsão por arrancar o próprio cabelo

manias

Tricotilomania é uma desordem de controle impulsivo ou forma de auto-mutilação caracterizado pelo desejo repetido de puxar ou arrancar cabelo, cílios, pelos faciais e das narinas, pelos pubianos, sobrancelhas ou outro cabelo corporal, às vezes resultando em pontos carecas bem noticiáveis. Muitas vezes esta mania vem acompanhada de outra: a pessoa sempre come a raiz do pelo arrancado.

3. Ablutomania: mania de se lavar

manias

Já notou como alguns amigos lavam as mãos com freqüência? Bem, não há nada de errado em lavar as mãos após sair ou ir ao banheiro, mas se ele lava as mãos mesmo depois de pequenos intervalos em um ambiente ou depois de tocar algo, é motivo para se preocupar, pois pode ser ablutomania. A ablutomania é uma obsessão pela lavagem de mãos ligada com a idéia fixa de infecções ou de se sujar. Normalmente essa doença acompanha outras desordens mentais sérias e raramente se manifesta sozinha. Infelizmente essa doença é característica de crianças, especialmente de esquizofrenia infantil. O mesmo é verdade sobre esquizofrenia adulta, embora raramente se reflita.

2. Abulomania: indecisão patológica

manias

Todos já vivenciamos situações em que foi difícil decidir sobre algo, mas imagine não ser capaz de tomar a mais simples das decisões, a vida certamente seria insuportável. Abulomania pode ser definida como indecisão patológica ou uma inabilidade de se decidir sobre algo.

1. Doromania: obsessão por presentes

manias

Muitas pessoas gostam de presentear os outros. E a maioria das pessoas ficaria feliz com tal obsessão. Afinal, dar presentes é uma boa ação pois as pessoas sentem prazer em dar presentes aos outros, enquanto a maioria das pessoas prefere recebê-los. Mas Às vezes dar presentes pode tornar-se uma obsessão. Doromania é o desejo ou preocupação irracional com isso, quando se torna uma obsessão escolher e dar presentes não com um bom propósito ou porque a pessoa é muito gentil. As razões são muito mais complexas. [Oddee]

52 comentários

  • .ravena:

    Tenho duas cicatrizes. Uma em cada pé. Sinto elas pulsando e isso me causa uma vontade incontrolavel de ficar cutucando elas com a unha.

  • Luiz Gustavo Lara:

    Tenho a mania de escrever tudo, literalmente tudo ,oq eu ouço ,oq eu leio ,oq me falam, eu penso que se por acaso n escrever, vou esquecer

  • Daik Fernando:

    Não sei por que mas quando era criança tinha mania de ler placas de carros em voz alta , pisar em coisas brancas , imaginar probabilidades que não existem , correr de um lado ao outro . Agora parei com todas mas de vez em quando me da uma vontade de correr mas eu controlo , mas minha da uma vontade de mexer minha perna .

  • Bambirra Rafael:

    Minha mania é uma coisa de loco fico ralano as mãos nas paredes nas portas em tudo, se eu não fizer minha mãe morre, acontece coisas ruins. POR FAVORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR ME AJUDEMMMMMMMMMMMMM NÃO ESTOU AGUENTANO MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Dayane Freitas:

      a essa altura vc já deve saber disso, mas vc tem TOC.

  • Lala:

    Desde Pequena Eu Vivo Puxando a Pele da Minha Boca não consigo controlar esta mania não sei oque faço

    • jessy santos:

      oi.. eu tenho 14 anos e tenho a mesma mania que vc , desde pequena faço isso ate minha boca sair sangue acho q e uma forma d me acalmar….

  • bruninha Teamobb:

    Ola Pessoal..Eu tenho algumas meia bizarras sei lá kk..Tipo eu penso muito na morte..As vezes me pego tentando controlar minha respiração ai eu tento esquecer de controlar e acabo não conseguindo isso é meio estranho,Outro dia me peguei prestando atenção nos passos que dava ai aconteceu uma coisa mt louca minha perna não estava querendo responder ao meu cerebro ela travou no meio da rua ai toda vez que eu me pego pensando nos passos que eu dou eu tento mudar o foco p isso não se repetir kkk..Tenho outras também muito chatas,as vezes quando estou caminhando na rua e vejo quadrados nas calçadas fico contando numero um ..numero dois e por ai vai kkkkkkk..Eu pensava que eu era estranha por ter essas manias,mas depois de ver esse post fiquei mais aliviada rsrs

    • Géssica Destro:

      Vá visitar um psicólogo, agora você pode achar bobeira mas isso pode se tornar uma grave patologia, como TOC que é a compulsão de pensar ou fazer certas coisas, pode ser bem sério!!

  • felipe matheus:

    Eu tenho mania de roer as juntas dos dedos
    como faço para parar?
    Tenho 14 anos e já estou no 1 ano do ensino médio.
    como faço para parar,nao sei porfavor alguem me ajude
    mandando um EMAIL pelo ORKUT TÀ!!!!!!

    • Géssica Destro:

      Você esta passando por uma transição muito séria na vida que é a adolescência e isso, pode ser de medos inseguranças que você passa, comece a ocupar mais seu dia a dia, leia bastante livros como, Você é insubistituivel e alguns outro de auto-ajuda. Após você desenvolver auto confiança vai ir parando de roer as unhas, eu também já passei por isso, como você também achava que o problema era só o de roer porem é tudo que esta ao seu redor!!

  • Mylena:

    Minha mania é ficar puxando os fioszinhos das sombrancelhas, é mt chato pq do nada u to distraida e do nada começo a puxar com a unha e olhos pros lados tem alguem olhando pra minha cara sem entender G_G

  • gabriela:

    tenho mania de me apaixonar

    existem pessoas que gostam de sentir dor, que gostam de ficar 24 horas no computador, que gostam de comer compulsivamente quando estão tristes…
    no meu caso é mais estranho porque eu gosto de sentir anestesiada, como as pessoas falam “viajando” por exemplo, as vezes você passa muito tempo pensando em uma coisa e fica inerte parada sem fazer nada só ali no canto pensando, é quando as pessoas falam “o q foi?” e você responde “nada não, tava viajando aqui” viajando em pensamentos pensando alto, é o mesmo entende?

    eu gosto de ficar pensando na pessoa, imaginando as coisas que aquela pessoa gosta de fazer, o que será que gosta de comer, que tipo de filme gosta de assistir, como deve ser na casa dessa pessoa, a família, será q tem irmãos, como deve ser o dia dessa pessoa, o que será que ela pensa, que gosta de lê…
    é aí que você começa a desejar estar próximo, abraçar, protejer, ao menos ter a oportunidade de ouvir a voz, ver seu sorriso de perto, os olhos, cada pequeno jesto vou guardar pra mim e vou ficar feliz em lembrar deles

    é aí que eu paro de comer, não quero fazer mais nada da minha vida, só pensar naquela pessoa pq se eu não fizer isso nada mais tem graça, nada mais tem sentido e se em algum momento eu achar que aquela pessoa não é legal eu procuro outra para me apaixonar, num é bem “procurar” porque as coisas acontecem naturalmente então eu não busco elas mas eu cultivo esse sentimente dentro de mim mesmo sabendo q isso é uma coisa q tá me levando pro buraco, eu continuo e não consigo parar, quero ficar na cama, não quero comer, choro o tempo todo, não quero sair de casa, tbm não quero fazer nada da vida, quero só ficar ali pensando e imaginando como seria bom poder ver essa pessoa de novo mesmo sabendo que nunca passou pela cabeça dessa pessoa q um dia eu amei ela
    num sei, eu gosto de ficar assim acho q isso é gostar de sofrer

    • Igor:

      Isso eh muito serio, se quer um conselho procure tratamento o mais rápido possível.

  • paulo:

    a maior das manias e o meu pai que e careca e mete laca na çabeça todos os dias..issto sim e uma mania das piores..

  • Isamara:

    A minha mania naum é muito comuun!
    tipo… quando eu tô assistindo TV, eu fico apontando keiin é do “mal” e keiin é doo “bein”!
    Isso é até uma idiotice da minha parte!

  • marcelli:

    q legal esse site !
    tenho mania de estalar tudo –eu jogo a cabeça pra tras e ela estala,tmb todos os meus dedos das maos e dos pes.

    fiko mexendo o ombro fazendo um movimento com os ossos dos dois ombros
    fiko birolha pra ver as coisas EMBAÇADO e fiko fexanu os olhos ao mesmo tempo pela metade(ñ fexo eles todo …como se estivesse emitando alguem com sono…).

    lavo a mao varias vezes por dia e o rosto tmb e de parar a respiraçao e fika abrindo e fexanu a garganta toda a hora…KKKK…!!

    E ESFREGO BASTANTE O PE NA HORA DO BANHO E GOSTO DE SENTIR O CHEIRO DE QUALQUER PESSOAS NA RUA E NOTAR A COR DOS OLHOS E NOTAR O CABELO TAMBEM…

    FIKO MEXENDO NA ORELHA DOBRANDO ELA TODA HORA…

    FIKAR PEGANDO O OLEO DO ROSTO QND ESTA BASTANTE OLIOSO…

    FIKAR APERTANTO OS MEUS SEIOS (NAUM FORTE…) DÃAA HUHSAUHEUSHAU

    NAUM TIRO A MAO DA BOCA MAIS TENHO UM POKO DE NOJO QNDO VEJO ALGUEM FAZENU ISSO

    E AXO ESTRANHO ALGUEM SE ESTALANDO AS VEZES ME DA AGUNIA…

    AS VEZES REPITO ALGUMAS FALAS OU PALVRAS DE UM FILME OU ALGUEM FALOU… AS VEZES ATE SONHO CVOM AKILO..LOL LOL LOL

    E EU FIKO MORDENDO A PELE DA BOCA NA PARTE DE DENTO ATE SANGRAR E OS LABIOS TMB

    fikar assobiando baixinho mais as vezes naum consigoi falr por causa disso…

    ja cheguei a pensar que eu tinha TOC ou sei laahh nossa como eu escrevi tomara que naum seja a unica q tenha essas coisas !!

    bju

    • Renanx:

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tenho algumas dessas suas, kkkkkk. Nas a mais forte é a de arrancar a pele da parte interna dos lábios até sangrar, chego a ficar com dor de cabeça, não aguento mais, tou nessa há uns 3 anos e não consigo parar!

    • .ravena:

      Pesquisa sobre a sindrome de tourette

  • Lucas:

    tenho a mania de tipo, quando começo a ler ñ consigo mais parar, assistir, tudo e talz, é mt chato, mesmo q eu ñ gosto do q estou fazendo eu fiko, tipo com “preguiça” dem udar de ato

    • LL:

      Para o Lucas: Antes de postar algo aqui por favor, volte a escola e ao menos aprenda a escrever.

  • Loli:

    Tenho mania de arrancar caspa da cabeça dos outros, isso me dá muito prazer!
    Também tenho muitas outras como prestar atenção na minha respiração, pensar e temer a morte tanto minha como dos meus entes queridos, tenhi mania de passar mal, e de cheirar
    os dedos toda vez que coloco em qualquer lugar, mesmo que for fedido, eu digo que é cheiro ruim gostoso, porque me dá prazer!
    O que será que é isso, tenho várias outras manias que não me lembro agora…

  • alessandra araujo dos santos:

    mania de tomar banho toda hora de me olhar no espelho deitada e de tomar so 5 gole de agua ao dormir.claro que meu nome nao e esse loucuura

  • alessandra araujo dos santos:

    gente eu tenho varias manias de chupar a lingua de odiar abrir saco de alimentos como feijao e etc tenho pavor de cheiro de fosforo ja deixei de comer na casa dos outros por causa disso nunca usei isso na minha casa acho nogento demais e por ultimo de arrancar meu cabelo enrolar no dedo quebrar ele todo e colocar no nariz pra cheirar que loucuura.

  • Anderson:

    Oi eu tenho uma coisa louca quando estou com a cabeça desocupada começo a controlar a respiração para não deixar que ela pare de funcionar,uma vez eu não conseguia dormi porque quando eu cuchilava parecia que eu parava de respira pois parava de percebela e controlar,daí já de saco cheio dessa palhaçada e para ver ce eu realmente parava de respira,peguei um micro fone do celular e deitei com o mesmo no nariz e di um cochilo,e novamente acordei com a tal falta de respiração,peguei o celular e ouvi a minha respiração gravada e em nenhu momento parei de respira, daí então pedi o medo e não tive mais o desconforto na hora de dormi

  • Thais:

    genteh mto legal essa lista… eu tenho mania de escrever meu nome em tudo que eh lugar. e fechar as coisas, do tipo volto varias vezes p ver se fechei a por ta de casa ou do carro. mto loko bjusssss

  • Ligia:

    Tenho uma mania q acho ridiculaaaaaa, eu somo as placas de carro, e mais, depois de somar eu faço uma certa conta para saber q letra do alfabeto ela sair, q idiotice, já tentei parar mas infelizmente não consigo, tenho essa mania desde os 12 anos e agora tenho 31 kkkk

  • Nathany:

    tenho a mania de contar quantas vezes eu corto verduras..tipo o tomate..quantas rodelinhas eu corto’
    estourar sacos de bolhas..escrever meu nome varias vezes…rsrsrs até eu acho graças de mim =S

  • jader:

    eu não tenho nenhuma dessas manias mas elas são muito emteressantes pricipalmente tricotilomania

    abraço:DEU TE ABENÇOE

  • Sarah:

    Oi gente nossa, são tantas as minhas manias, as vezes eu paro e fico,como se eu tocar uma pessoa do lado esquerdo eu tenho que toca-la novamente do lado direito, as vezes eu paro de comer assim do nada e começo a mecher com os dedos, estralar todos os dedos, das mão e dos pés, é… Saír e vê se eu estou com algum problema, alguma coisa errada e mais tudo que tem ponta, tipo mesa eu tenho que pegar na ponta, e mais de todos os lados, de ficar pegando no dedo mindim. kkk é isso gente. tenho varias loucuras, e ñ acho que seja uma doênça acho até divertido sabe. quem quizer me conheçer melhor, e minhas manias meu msn ai
    Enderêços não serão postados.

  • Vivian Cabral:

    Oi gente, às vezes eu “percebo” que estou respirando e fico um tempão prestando atenção na minha respiração, como se ela não fosse automática, como se eu parasse de prestar atenção nela, não conseguiria respirar normalmente… tipo, eu fico com medo de esquecer de respirar, é super estranho!* XD

    * Deve ser a mesma mania que a do Giba!

  • Paulo:

    STE , a solução é simples , a não ser q vc esteja acostumado , Bote pimenta nos dedos , se não der serto ( com ” S ” ) Compre as batatinhas fritas do mcdonald ( ñ é propraganda ) e esfregue nos dedos , são tão deliciosas(ñ é propraganda )q vc vai lamber ( se ñ teve graça me desculpe ) e ñ morder , ou no caso esfreguar , arranrar , sei lá!!!

  • Ste:

    Nossa,eu tenho uma terrível mania! Eu raspo os meus dedos nos meus dentes,os deixando cheios de calos enormes, e quanto mais eu passo no dente os calos originados, eles vão amolecendo ou então aumentam,faço isso até ficar em carne viva,é horrivel, e mesmo na carne viva é muito difícil controlar que eu volte a machucar o mesmo local antes de sarar.Além dessa mania,eu estralo excessivamente os dedos.Então imagine agora, minha mãe era bem delicada, atualmente ela é grossa,com vários calos enormes espalhados por todos os dedos, juntas e dedos grossoas e são asperos, e para melhorar minha unha é bem franquinha e não cresce.Ou seja não pe nada bonito uma mulher ter uma mão assim, sem contar quando me pegam fazendo tal ação, meu namorado diz que parece um “animal]”, é claro que não gosto, mas já faz uns 10 anos mais ou menos que faço isso.Gostaria de saber se alguém tem esses problema ou se conhece alguem que tenha.Obrigada, acho que escrevi muito.Tchau.

  • Giba:

    Tenho uma mania que me incomoda desde que me entendo por gente. Hj tenho 40a e ainda convivo com esse monstro, que não sei como dominá-lo. As vezes percebo que eu respiro e não consigo parar de prestar atenção na minha respiração como se eu parasse de prestar atenção não conseguiRIA respirar normalmente.
    Alguém tem essa mania? Caso sim, como conseguiram curar? Abç

  • Clauber:

    Legal. Eu tenho tricotilomania, e fiquei surpreso quando descobri que era uma doença há uns três anos atrás, e como tem gente q sofre disso. muito louca a doença.

  • cy:

    tenho, no mínimo, 3 dessas. A de arrancar o cabelo é a que mais me incomoda, mas, thanks god, eu não o como, pelo menos por enquanto :/

    • Thiago Ribeiro:

      compra uma peruca e na hora que for arrancar bota a peruca, ai vc vai arrancando os fios da peruca, e os seus vao ficar de boa, é uma ideia !!

  • Rafael:

    Adoro cheiro de mofo

  • Regiane:

    Olá… tenho mania de mal cheio tudo pra mim tem mal cheiro, fico encomodada tem vezes que tenho nojo até de deitar na minha propria cama porque parece estar fidida, nojo de deitar no sofá porque parece estar sujo, nojo das louças do armário porque parece ter passado inceto, no tempo das agua então a coisa fica feia, tudo cheira mofo, nossa ta dificil

    • Thiago Ribeiro:

      troca de nariz

    • Thiago Ribeiro:

      brincadeira, vai no psicólogo, isso é coisa da sua mente, pq o nariz so capta os odores quem processa é o cerebro, se a sua mente estiver condicionada a sentir cheiro ruim, mesmo que seja um perfume bom, será um odor ruim que ela vai sentir

  • gloria:

    Existem tantas manias,que nem conhecemos o nome científico para elas.algumas passam como normais,ñ chega prejudicar seus portadores,.tenho mania de respirar fundo quando alguem passa por mim…quase sempre me dou mal .Tenho alergia a odores fortes,acho q é uma defesa de meu organismo,os cheiros me dão nauseas ,sinto tonturas e mal estar ,dependendo da intensidade do odor chego a desmaiar,é um orror!! Mas mesmo asim eu aspiro o ar com força á minha volta,,quando está chovendo muitos dias tenho q tomar ante alérgico por causa do cheiro de mofo e umidade ;tenho ansias de vômitos o tempo todo!

  • Juliana Barros:

    Nossa matéria muito boa!! eu tenho Tricotilomania e é muito ruim, não desejo a ninguém!!
    bye bjusss

  • O BLOG DO SEU PC:

    Muito interessante, faltou a principal mania e mãe de todas: mania de pensar em morte.

  • pauline:

    poxa adorei essa lista infelizmente me identifiquei com alguns topicos bjus

  • Top 10 de Listas (31) | Lista10.org | As melhores e piores listas do mundo.:

    […] do futebol mundial [Curte futebol? Clique aqui e conheça o Desafio de Futebol Amador] 2º. As 10 mais estranhas manias 3º. Os 50 melhores trailers de todos os tempos 4º. 10 maneiras de esclarecer por que você está […]

  • Érika:

    Eu tenho Enosimania.

    Tenho todos estes sintomas… Falta de ar, palpitação forte, é como um sentimento de depressão. E ela aparece do nada, junto com uma angústia. Eu não sabia que era isso, eu pensava que esse desejo estranho de me sentir “pecadora” não é sempre, e pensei q esse sentimento viesse por causa da angústia e não a angústia viesse por causa desse sentimento…. Q coisa estranha! rrsrsrs

  • Dsuisso:

    tenho uma tia que tem Tricotilomania ela é totalmente careca..

    bizarro Oo

  • Fabio:

    Tenho mania de fazer sexo mais de uma vez todos os dias.

  • yara:

    Ou ! caraca meu muito loca essas manias e tao doidas que achei que tinha mania de ter mania

  • Juliana:

    Eu tenho tricotilomania… arranco meus cílios. Mas estou conseguindo parar com força de vontade!!

  • José de Mendonça Simões:

    Parabens pelos tematica e dicersidade das abordagens ,sugiro que insiram mais links correlacionados que propiciem maiores resultados nas pesquisas.
    abs JMS

Deixe seu comentário!