Quanta saliva uma pessoa produz?

Por , em 8.09.2009

boca
Boca

Nossas glândulas salivares — que estão localizadas dentro de cada uma das bochechas, na parte inferior da boca e sob a mandíbula na frente da boca — produzem entre um e dois litros de saliva a cada dia.

» Qual é o ingrediente secreto dos melhores beijos?

Isso equivale, em média, a 550 litros por ano ou a 38.325 litros durante uma vida de 70 anos. O suficiente para encher uma piscina de tamanho médio. Eca!

A simples menção ou o aroma de biscoitos de chocolate podem encher a nossa boca de baba. Isso é bom. A substância clara, feita principamente de água, se mistura com o alimento para ajudar que o mais seco tira-gosto deslize tranquilamente até o estômago. Antes mesmo que chegue lá, enzimas especiais da saliva começam a quebrar as moléculas da comida em componentes mais simples.

» 10 Mistérios sobre você

Pessoas com dificuldades na produção de saliva costumam ter muitos problemas nos dentes e gengivas. As enzimas salivares também ajudam a combater infecções na boca. Além do mais, a gosma ajuda a limpar o interior de nossa boca e dentes, apesar da escovação ainda ser essencial. [Live Science]

2 comentários

  • Marcel:

    Entrando na primeira matéria citada acabei lendo os comentários sobre comentários (hehehehe)

    Concordando com o ponto de vista lá mostrado, venho aqui para pedir uma “recompensa” maior para os idealizadores (?) do site, porque o que gera mais motivação para um criador são as críticas, comentários e demais falações, eu como uma espécie de criador(!?) sei bem disso você se sente valorizado (ou não – dependendo do comentário) mas de qualquer maneira isso te motiva a criar mais, com melhor qualidade e tudo.. na vida motivação é tudo.

    Sou visitante assíduo do site e devo ter recrutado pelo menos umas três pessoas para acompanhar as novidades aqui disseminadas.

    Vocês estão de parabéns!!

  • José Antônio:

    Muito interessante, mas é saliva demais, argh!

Deixe seu comentário!