Cientistas fazem rato levitar em laboratório

Por , em 11.09.2009

rato levitando
Rato levitando

Cientistas que trabalham para a Nasa, agência espacial estadunidense, conseguiram fazer com que ratos levitassem por várias horas em laboratório. Outros casos de levitação de animais já foram descritos pela ciência, mas esta foi a primeira vez que o experimento foi feito com ratos, que são mais semelhantes aos humanos.

A pesquisa deve ajudar em estudos sobre o comportamento do corpo humano em situações com pouca gravidade, como em missões espaciais ou na superfície de outros planetas.

O estudo foi feito utilizando um imã supercondutor que gera um campo poderoso o bastante para fazer com que os animais levitem. Os cientistas confinaram os ratos em um espaço de plástico de quase sete centímetros, que continha água e comida. De acordo com Yuanming Liu, pesquisador que participou do estudo, os ratos não precisavam necessariamente ficar confinados, mas isso facilitava a levitação. Além disso, os cientistas esperavam manter os ratos em situações semelhantes às que os humanos enfrentariam sem gravidade.

Vários testes mostraram que os ratos logo se acostumaram às novas condições de levitação, e depois de algumas horas comiam e tomavam água normalmente. Os fortes campos magnéticos usados no experimento não tiveram efeitos negativos a curto prazo sobre os ratos.

“Tentamos ver que tipo de impacto a microgravidade prolongada tem, e também que tipo de medidas podem funcionar contra problemas que acontecem com astronautas”, afirma Liu. “Se pudermos contribuir com o futuro da exploração do espaço, isso é muito animador”, completa o cientista. [Live Science]

4 comentários

  • Bobby:

    Se num corpo não existe metal… como pode fazer um rato levitar?
    O máximo que se encontra em um corpo são um pouco de ferro e ainda assim, o animal seria atraído pelo imã e não repelido.
    Muito suspeita esta informação.

    • digiomni:

      Imã supercondutor que gera um campo poderoso o bastante para fazer com que os animais levitem. pegue dois imas coloque um contra o outro ou seja com as mesmas polaridades eles se repelem não é ? e se algo tivesse no meio dos dois imãs adivinha o que ia acontecer … o corpo fica em suspensão pois o magnetismo na terra nesse momento está sendo ignorado/ou refeito digamos assim propiciando assim um ambiente que está com gravidade mas no qual o magnetismo faz com que pareça não estar com nenhuma =D

  • Calasans:

    Uma utilidade prática para esse experimento,será de elevadores magnéticos em prédios e etc…

  • Marcel:

    Gostaria de saber qual a potência deste imã, certamente a longo prazo haverão problemas… magnetismo e rádio são coisas que influem muito no ambiente..

    10 a matéria.

Deixe seu comentário!