10 Incríveis fatos sobre a civilização Maia

Por , em 23.09.2009

A civilização Maia se concentrava na América Central e do Sul, e era a única a ter uma linguagem escrita na época pré-colombiana. Os Maias também são conhecidos pela sua arte, arquitetura, matemática e sistema astronômico. Existem várias concepções erradas sobre esta incrível civilização, então confira esta lista para descobrir várias curiosidades sobre os Maias!

10. Alguns Maias ainda vivem na sua região original

os maias

Atualmente, mais de sete milhões de Maias vivem nas suas regiões originais, e muitos ainda mantêm muito de sua cultura ancestral. Alguns estão integrados com a cultura dos países onde vivem, mas muitos ainda utilizam a linguagem Maia como idioma principal.

As maiores populações dos Maias modernos habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas. Na América Central, eles costumam ser encontrados em Belize, Guatemala e nas regiões oeste de Honduras e El Salvador.

9. A infância Maia

os maias

A civilização Maia desejava características físicas específicas de seus filhos, e faziam intervenções para alcançar este padrão. Quando a criança ainda era pequena, blocos de madeira eram empurrados contra sua testa para que ela ficasse mais achatada. Outra intervenção era feita para deixar as crianças vesgas. Objetos eram balançados na frente de recém-nascidos, até que eles ficassem estrábicos.

Outra curiosidade é que os Maias davam os nomes de seus filhos de acordo com o dia em que eles nasciam. Cada dia do ano tinha um nome feminino e um masculino, e esta era uma tradição seguida fielmente pelos pais.

8. As habilidades médicas

os maias

A saúde na sociedade Maia era uma mistura entre ciência, religião, mente e corpo. Poucos cidadãos estudavam a medicina a fundo e praticavam feitiçarias, de modo a curar, ver o futuro e controlar eventos naturais. A medicina tinha uma forte relação com a religião, mas as práticas médicas dos Maias eram muito avançadas. Sabe-se que os médicos realizavam suturas com cabelos humanos, cuidavam de fraturas, e até faziam próteses dentárias.

7. Sacrifícios humanos

os maias

A tradição Maia sempre teve o costume de realizar sacrifícios de sangue por motivos religiosos e médicos, e muitos Maias ainda realizam este tipo de sacrifícios. Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituído pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.

6. O uso de analgésicos

os maias

Mesmo na época pré-colombiana, o conhecimento médico dos Maias permitia que eles utilizassem plantas como analgésicos. Plantas alucinógenas utilizadas em rituais religiosos eram também usadas com este propósito.

5. Quadras de esportes

os maias

O jogo mesoamericano era um esporte com associação com rituais, jogado por até 3 mil anos antes da chegada de Colombo na América. O esporte sofreu várias modificações com o tempo, e uma versão do jogo, chamada de ulama, ainda é jogada em alguns lugares pela população Maia atual.

As quadras de esportes eram utilizadas como uma área para rituais religiosos e culturais e para os jogos. A quadra eram feita em formato da letra “I” maiúscula, e o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vôlei, feita de borracha (extraída de vegetais) e bem pesada. A decapitação é muito associada com o jogo, e há especulações que cabeças decepadas e caveiras eram utilizadas como bolas no jogo.

4. Saunas

os maias

Uma espécie de sauna era um importante elemento de purificação para os Maias. Essas “saunas” eram construídas com paredes e teto de pedras, com uma pequena abertura no topo. A água entrava por este buraco e entrava em contato com as rochas quentes, produzindo vapor para retirar impurezas do corpo, segundo a crença da civilização.

3. O último Estado Maia

os maias

A cidade de Tayasal foi o último reino Maia, e acabou apenas em 1697, quando padres espanhóis entraram em contato com o rei Maia e dominaram a população do local.

2. A vida continua

os maias

Ao contrário do que é muito divulgado, os Maias não têm um calendário, e sim vários calendários – e nenhum deles afirma que o mundo vai acabar em 2012. O que ocorre é que a mitologia Maia acredita que o mundo está na sua quarta “criação”. A última criação acabou em 12.19.19.17.19, na linguagem de um de seus calendários, e esta sequência irá se repetir no dia 20 de dezembro de 2012.

Esta data será, entretanto, marcada pelo fim de um ciclo e o início de outro, para os Maias, e não o fim do mundo, como o ano novo para a civilização ocidental.

1. Mistério antigo

os maias

O fim da civilização Maia ainda é um mistério muito debatido. Durante os séculos 8 e 9, as grandes cidades Maias foram entrando em declínio e depois foram abandonadas, deixando para trás uma arquitetura incrível e sinais da civilização. Algumas teorias acreditam que isso aconteceu devido à superpopulação, invasão de estrangeiros, revoltas da população e até problemas com as rotas usadas para trocas comerciais.

Outras teorias, entretanto, afirmam que o declínio pode ter ocorrido devido a desastres ambientais, como doenças e mudanças climáticas. Existem evidências que a população excedeu a capacidade de seu solo, acabando com o potencial da sua agricultura e caça. Atualmente, alguns estudiosos acreditam que uma seca de mais de dois séculos possa ter acabado com a civilização. [Listverse]

113 comentários

  • Izaah Silvério:

    muito obrigado salvou meu trabalho de matematica 🙂 não achava em sait nenhum e nesse achei tuuudo

  • Lauda Pill:

    – Sr. Qtzalcoatl?
    – Sim pois não amigo Flor de Bananeira.
    – Vamos colocar os ultimos blocos de 2 toneladas no topo da piramide, o sr. não quer assistir?
    – Dessa vez não, quanto tempo vai demorar?
    – Para colocar os blocos la em cima? 30 segundos alias os de 8, 10, 20 toneladas na base foram simultaneos num piscar de olhos é de se admirar que essa meia duzia demore 30 segundos!
    – Caro amigo Flor me refiro ao tempo da cerimonia! Arrancar o coração da criancinha, que horas que ta marcado pra mim subir lá? Alias conseguiram a loira de olhos azuis?
    – Desculpe Caro Qtzal tivemos um problema no teleporte quântico do continente europeu e afinal seu irmão Tzolkl que desejou a loirinha mas ja decidiu uma nativa local mesmo.
    – Ha!… Acabo de receber uma mentalização!
    – Recebeu também Qtzal?
    – Não eu pedi para deixarem minha mente livre e informarem a vc Bananera!
    – Pois é colocaram já os bloquinhos finais e solicitam sua presença em 13 minutos!
    – O povo ta la esperando!
    – Preciso te revelar uma coisa caro amigo F de Bananeira.
    – Sim amado Qtzal.
    – Partirei em breve!
    – Oh! amado! irá nos deixar?
    – Sim! Ja havia sido escalado!
    – Ha um novo planeta aqui pertinho em Orion então vou através do sol para lá e voltarei em breve da mesma forma!
    – Ha q bom! Como gostaria de viajar pelas estrelas como o Sr.
    – Estou ancioso e o planeta é virgem, esta virgem, me passaram um projeto para um equador arido igual o Egito! Vamos colocar blocos de 200 e de 1000 toneladas ali!
    – Pelo menos vou me livrar dos mosquitos desta selva!
    – Vc tem repelente amigo Banana?
    – Tó esfrega essa folha aqui!
    – Vou sentir saudades de Vc velho amigo Bananeira!
    – Amado uma pergunta!
    – Nosso calendario tem 5 mil e poucos anos!
    – Sim! Ciclico multiplique por uma finidade enquando ha de ser fertil essa esfera!
    – Pois é amado Qtzal mas não vi o projeto do cemitério para esses sacrificados nesses milhares de anos. Tá certo que vcs não morrem aqui mas a turma do coração dilaceraro o que fazer?
    – Ha ha ha! Vc me surprende Bananeira! Não tem projeto pra isso não! Enterra em algum lugar ou projeta um buraco vcs mesmos e joga tudo la! Pra que ficar contando oferendas! Afinal eu voltarei!

  • William Tavares:

    “7. SACRIFÍCIOS HUMANOS”
    Quem assistiu o filme Apocalypto conhece bem dessa parte.

  • Vinícius Macêdo:

    Perae.. a numero 6, do Analgésico.. ela ta enfiando aquilo no rabo?
    Por isso o nome é “anal”gésico? 0.0

  • Ycaro:

    todo mundo fazendo trabalho de historia.que beleza!!!!

  • Captain Droz:

    informações valiosas , agora mudando de assunto como o fim esta proximo , estou recrutando escra , ops quer diser pessoas para a minha tripulação , ofereço rango e proteção , em troka voces trabalham para min até o fim de duas vidas ,voces tem até 11/12/2012 para me contactar , partirenmos 1 antes pq tenhu q estar preparado antes …

    ao futuro soberano do Captain Droz 😀

  • marcos dos santos:

    eles eram vizitado por extraterrestres,disso eu nao tenho mais duvida.Em relaçao aos que nasciam que eles achatavam a cabeça,e deixavam vesgo,era pra deixar iguais as dos seres que eles tinham como deuses, ou seja.estraterrestres

    • pablo:

      Eu acho que eles foam visitados por seres de outros planetas, pois eles queriam que seus filhos tivessem a cabeça do tamanho do extra – terreste e que fossem cheios de sabedorias, que trouxeram informações sobre o fim ou transformação da terra em 2012, e que o fim da civilização se deu quando esses seres extra-terrestres levaram o povo maia para outro planeta distante da terra, para o beneficio proprio dos extra- terrestres. cultivo, construção repovoamento fora do nosso planeta. etc.

    • sergio_panceri:

      heauiaeiuaehuiaehaueihaeuih dpz eu q sou esquizofrênico

  • Paola:

    Avançados em ciência e tecnologia e primitivos espiritualmente realizando sacrifícios de crianças onde usavam até retirar o coração com a pessoa ainda viva. Cruel demais. Admirar avanços tudo bem, agora ficar “endeusando” esse povo, puro modismo!

    • Lauda Pill:

      Quem faz sacrificios são os nativos locais! Devido aos constantes retornos dos colonizadores. Qtzalcoatl a Serpente Emplumada. Oferecem os sacrificios no intuito de satisfazer esse e outros desejos como favorecimento a agricultura, proteção contra pestes, auxilio as guerras etc… Reflitam sobre isso…

  • larissa:

    eu estava procurando isso tudo em varios sites e achei tudo em um só! que perca de tempo.
    muito obrigado!

  • jhade liz:

    eu sou DESCENDENTE DOS MAIAS E, SEU SAITE E MUITO LEGAL MEUS PARABENS!

  • gaucho:

    bem boa noite a todos, eu vi na history chanel que o mais provavel rumo que se deu com este povo foi a ABDUÇAO por extraterrestres, exitem evidencias que houve contato alienigena ate porque nao tinha como eles terem uma tecnologia e informaçoes tao precisas,eles viviam isolados no meio do mato..alias em todos os povos em tiversos locais inospitos sempre aparecem os nativos fazendo uma referencia ao contato vindo do ceu, como se fossem os deuses astronautas.

  • nivaldo:

    que coisa. eles tiveram o privilegio do contato com seres de outros mundos . 1000 anos nem são 1 para eles. nos ñ temos noção de nada , seres humanos. qualificação animal.

    • nivaldo:

      parabens

  • Germano Moraes:

    pow, eu realmente achava que essa população previa o fim do mundo em 2012. daí você ver que, não podemos acreditar em tudo o que nos dizem. Gostei!!!

  • sarah cerqueira de brito:

    nossa so de saber que tenhoo que faser um trabalhoo sobre esse povo esquizito me da vontade de ir funda na pesquisa
    e e uma cultura diferente thas what get
    ok tenks

    • nomente:

      Nossa, que tamanha estupidez desta sarah, chamar os maias de esquisito. provavelmente você deve ser uma daquelas pessoas comum , que acha normal 1º 2º e tantas outras guerras, o povo do nordeste ainda passar fome devido a seca, contradizendo com tanta tecnologia que temos disponiveis. Tambem deve achar comum a violencia brasileira matar mais que muitas guerras. aproveite nos seus estudos pra se perguntar em que mundo vivemos se hoje.Se é tão diferente do povo esquizito que voce mencionou. Ignorante. Pessoas como voce que deixam o mundo ruim como esta. Afff.

  • Renata:

    Eu gostei, mostrou-me várias informações úteis e significantes. Muito obrigada, continue sempre assim!

  • elidiane:

    E MUITO LEGAL AS FIGURAS JA ASSISTI O FILME E GOSTEI MAS OS ELES ERAM MUITO RUINS E SACRIFICAVAM OS INDIOS MAS FORA DISSO EU GOSTEI MUITO DO FILME E DE SUAS FIGURAS

    • Cesar Oleinik:

      Quais Índios? Eles eram os próprios “índios”. Se eles eram ruins imagine os nossos “civilizados” ancestrais que matavam pessoas por muito menos (inquisição). Eles matavam com objetivo, garantir colheitas, saúde, etc… não estou dizendo que isso é certo, porém não matavam por motivos fúteis…

    • Mariana:

      Ah certo, então se por acaso eu achar que te matando eu vou ganhar na loteria eu tenho mais direito de te matar do que a pessoa que matou sem motivo? Não acho não. Acho que cada vida é uma vida e não deve ser tirada assim. As pessoas só deveriam morrer devido a doenças.!

    • Lauda Pill:

      Ligar sacrificios praticados até hoje pelos nativos locais e seus desejos com os ciclicos milenares colonizadores, idealizadores, semeadores, arquitetos desta civilização me faz refletir que existe um mal pior que é sacrificar a mente apoiando tal afirmação.

  • marçal caldas:

    boas informações

  • marçal caldas:

    legal,boas iformações sobre a cultura deles

  • karolina moreno maciel:

    Eu quero saber as caracteirsticas do civilizaçao maia alguem pode me da um site sobre isso
    Obrigadoo

    • karolina moreno maciel:

      eu precisso muito ta pessoal

    • karolina moreno maciel:

      poxa niguem que me ajudar

    • Cesar:

      http://lmgtfy.com/?q=fatos+civiliza%C3%A7%C3%A3o+maia

    • Thiago:

      Buenas..sou Gaúcho de porto alegre indico a todos o site da Ageac.net,gnosis online,ageac.com,vopus,iga,Cea..etc.. todos falam amplamente sobre os mistérios das distintas civilizações pré-colombianas,astecas,maias,incas…sobre seu calendário maia ,tolken etc..também a maravilhosas informações nos livros da grande Yoguina mátir do século 19, Henena petrovna Blawatsk,SRo. Leadbeether,Onspensk,Samael Aun Weor … Thiago pereira

  • heloisa villaça:

    SOU DECENDENTE DOA MAIAS,E SO DESCOBRI AGORA.E O MAIS INTERESANTE,E QUE MUITO ANTES ERA APAIXONADA POR ESTA CIVILIZAÇAO.E AGORA VEJO COMO ELES ERAM INTELIGENTES,E ESPERTOS.

    GOSTEI MUITO DA NOTA,PARABENS!

  • Luanna:

    Bom, adorei a sua iniciativa de fazer esse texto mostrando para agente um pouquinho dessa magnifica civilização, adorei o seu texto achei ele bem objetivo,me esclareceu varias coisas e me tirou varias duvidas,acho que a galera também gostou,tirando o povo ignorante que nao faz metade do que voce fez e ainda reclama,gostei muito.

    Opnião: acho que o mundo não ira acabar em 2012, mais temos que respeitar a cultura desses povos e as pessoas que acreditam nisso.

  • Rapha:

    isso é bom no playcenter ate parece que os maias sao demonios,e essa fita q o mundo vai acaba nao existe…

  • Yaohutzak:

    Na Verdade Yaohushua(Comrrompido para Jesus)Sabe que dia o Mundo ira acabar,ele não sabe Quando Ele Nos Virá Nos Buscar para o arrebatamento,So Yaohu-ul(Comrrompido para Deus).

  • Heloísa:

    Adorei isso boa ideia fazer esse site precisava disso para o meu trabalho de história tomara q a professora também goste.;-)

  • Bruna Campos:

    Muito bom! muitos conhecimentos e curiosidades ! me ajudou um bucado nos meus trabalhos!

  • antonio marcos giocondo:

    Ninguém teria tanto conhecimento e dominaria tantas áreas ao mesmo tempo sem equipamentos mecânicos e eletrônicos como faziam os maias,por isso e muito mais acredito que desde o inicio,a civilizaçâo maia sempre foi comandada por mentes superiores às deste planeta que vivemos, pois o universo é imenso e a chegada de pessoas inferiores ao seus conhecimentos fizerão com que eles partissem para um recomeço em um outro lugar do universo bem longe desses destruidores chamados de homens. Os maias que aqui ficaram foram deixados para trás por sua livre escolha, aos quais se espalharam por várias regiões onde hoje vivem como qualquer ser humano na terra.Há o calendário Maia é perfeito ele nunca errou qualquer acontecimento nele previsto e a previsão 21/12/2012 vai acontecer, disso você pode ter certeza, nem todos morrerão pois vai ser um recomeço para a raça humana na terra pois os continentes sofrerão modificações geográficas que praticamente teremos que recomeçar do zero e isso não estará acontecendo pela primeira vez pois isso já aconteceu outras vezes a milhares de anos atrás e esta será só mais uma catástrofe da qual vamos ter o previlêgio de presenciar.

    • daniela:

      nossa vei, que viagem… babaquice demais acreditar nisso sabia… inumeras explicaçoes recaem sobre isso e vc ainda acredita no fim do mundo???? o calendario maia so ia até essa data, como uma forma de recomeço… recomeço apenas anuais e nao terrestre… outra viagem sua eh falar sobre mentes superiores só pq eles eram alem de sua epoca, ja que eh assim,podemos dizer que as piramides do egito, em espcial as de gizé, foram construidas pelas tal mentes superiores que vc se refere… é subestimar demais a inteligencia deles e a nossa, vc nao acha nao???? viajou nessa cara…

  • Julia.Sow:

    Gostei muito de saber um pouco mais sobre os MAIAS; ás vezes um conhecimento a mais não faz mal…Sou muito bem na escola…e vim dar uma conferida se meu trabalho estava CORRETO!!Ainda bem que tem pessoas que gostam de ajudar aos outros e fazem essas matérias!!!OBRIGADOO…BEIJOS

  • joedson:

    legal este artigo que resume a civilização Maia, afinal a civilização maia ela desenvolvel uma cultura mt rica e urbanistica ja adquirida de povos mais antigos como os olmecas, pena que sempre os europeus pra acabar com a alegria dos outros .. uashusauhsuahsa

  • mauro:

    booooooooooa!

  • jessica:

    ninguem ne jesus sabe quando o mundo irá acabar só deus

  • joao matos:

    Era jovem quando de algum modo tomei conhecimento,isto por volta dos anos 60,que teriam sido os Espanhois que tinham dado cabo dos Maias.Eu sei que que isto é muito vago,mas com tanto mistério,isto nada representa.Lembro-me que tive um Professor nos 6º e 7º anos liceais que era fabuloso.Sabia o que a historia diza mas acima de tudo as circunstancias que estavam por detras ou ocultas das situações que os nossos livros davam a conhecer.

  • jacy:

    deveria ter mais gente afim de nos ajudar nos trabalhor de historia!
    kkkkk

  • Dariane:

    Deveriam existir mais pessoas “solidárias”.afim,de preparar nossos trabalhos de história..ashashahs’ vlw’ o meu fico:óhh!..;)

  • lorena:

    meu trabalho de historia ta xou

    • anteria:

      nao gosto dos maias

    • ines:

      e a perguntinha, amiga?

  • Sebastião:

    Manuela, ridículo não é você fazer o comentário e sim o teu comentário. Acredito que o teu desempenho escolar seja também ridículo.

  • Manuela:

    Bom, Eu estava procurando muito sobre os Maias , e aqui achei vááárias coisas importantes, aliás os Maias não me importam , pra mim ????. . .Nem sabia que eles existiam, mais fazer oque..trabalho de escola é trabalho….Beijos ….que coisa ridicula eu escrever aqui néah? mais fazer oque ;DD beeeijos poovo velhooooo =P

  • kRYPTON:

    adoro estas histórias, o triste é saber que este povo conceguiu escravizar e dizimar outras civilizações da época,e para infelicidade deles chegou outro povo que fez o mesmo com eles (Aqui se faz e tbm se paga).

  • claudemir da silva:

    adorei a matéria essas é uma das fastastíca civilização quer deixou um legado riquissímo para nossa nossa história e patrimônio

  • marcelo:

    muito misterio possui esta rica civilizacao

  • Cristynna Gomes:

    eu adorei é isso que eu queria para o meu trabalho de geografia….=D BEIJOS

  • jessica:

    gostei muito desse abreviatura sobre os maias é muito bom sempre saber um pouco mais dessa cultura que deu origem a nossa graças a ele fiz meu trabalho de historia

  • Gunther:

    Gostei muito disto aprendi um bucadinho com isso e sem falar mano que achei super interessante valeu ae,também precisei disto para o meu trabalho de História xD

  • marcela:

    Amei.Era o que eu estava procurando.

  • Sabrina:

    Era o que eu estava procurando para o meu traballho DE HISTORIA

  • Fabiana:

    é uma porcaria deveria ser resumido muitas pessoas se confunde porque é muito grande e nao é resumido

  • Maria Eduarda:

    adorei !!! esse resumo ele fala sobre coisas hiper interessante sobre os maias vou ter que copiar tudo

  • Leonardo:

    Estava procurando exatamente isso pro meu trabalho de história, valeu!

  • Vitória Nascimento:

    Precisa melhorar muito ñ achei nada pro meu trabalho tem que ter mais coisas

  • bruno:

    vou terar 10 no meu trabalho de historia mas eu preciso de mais fotos sobre o esporte do maias

  • lavinia:

    Mto bom!! PERFEITO PARA A MINHA PESQUISA!!!!!

    PARABÉNS (L

  • Carla:

    esse site é rasuavel

  • José Carlos Pereira:

    A bola utilizada pelos Maias era confeccionada com látex, tinha um diâmetro de +- 300 mm e pesava en torno de 3 kgs.

  • Marcela:

    Geeeente, a palavra plástico não está ai significando o plastico dos tapauers da sua casa, a bola deles era um aglomerado de látex puro, por isso, inclusive, ela era muito pesada. Passava-se essa bola em argolas de pedra posicionadas a qse 3 metros de altura e o jogo só acabava qnd alguem morria se nao me engano, dai tb a relaçao do jogo com decapitaçoes. sahaohsoaihsoi
    Tem um pessoal ai que levou o plastico muito ao pé da letra.
    Se voces jogarem o nome do jogo no google, vao confirmar a maior parte da minha explicaçao.
    Adorei o texto. parabens.

  • joaquim neri:

    nao sei se obcervaram ,mas a la diz que a bola era feita com um tipo de borracha.. so pra esclarecer ..

  • Luciano:

    Olha se esse é um ANAL gésico, esse gesico ta bem grossinho para ela fazer essa carinha de safada ai viu, á contradiçoes. nessa mensagem subliminar ai viu!!!

  • Luciano:

    Caro Renato, eu pensei que voce tivesse dito que é ateu, pelo menos foi isso que eu entendi.
    Agora se voce é mesmo ateu como voce diz que as pessoas não são “Deus” para, dizer como as coisas funcionam.
    Se voce acredita que só Deus pode dizer como as coisas funcionam, logo então voce não é ateu?
    O que acho também uma grande besteira, o ser, só lamento que o culpado disso tudo são seus pais, que não puderam te ensinar as coisas boas, que Deus nos oferece.

    Ou até mesmo os seus avós, ou bisavós.

    Pense nisso voce não é ateu….

  • ERC:

    Para mim o mundo nunca vai acabar ,
    mas sim nos até breve ou melhor
    até o dia 20 de Dezembro de 2012 as h20:12m
    Até Breve Atodos
    ERC

  • Mansuetto Salvadori:

    A escultura do item 06 é exatamente o que o texto diz:

    um ANAL gésico. rsrsrsrsrrsrs

  • Cesar:

    O Williams perguntou e ninguém respondeu. A civilização maia foi extinta, não o povo maia. Da mesma forma, a civilização egípcia sofreu uma derrocada, mas os egípcios continuam existindo como povo.

  • Ramane:

    As civilizaçoes antigas como, os maias,incas e astecas sao simbolos de que a raça humana e´persistente, povos de extrema sabedoria etc…A historia relata somente fatos concretos.

  • José Zanardo:

    Achei mto interessante e bem elaborado texto com muitas informações que nos fascinam. Apenas o item 6 me deixou encucado com aquela foto(estatueta). Parabéns

  • Rogges:

    Bom, tenho 16 anos e me amaro em coisas do passado, mas enfim eu ainda quero descobrir como eles desapareceram….

    Gosto muito de ver Discovery Channel, e History Channel que passa muitas coisas sobre os maias e tambem outras interessando.

    Belo artigo me ajudou muito.

  • Costa Van:

    O mundo talvez não acabe,mas alguma coisa repugnante vai acontecer em 2012,alguns de vocês já leram Mateus cap.24?tudo se encaixa com o grande dia.O sol ficara escurecido,o dia se tornara noite,…

  • Nova energia:

    Excelente materia que visa ampliar as considerações tanto sobre os maias quanto sobre 2012.
    Lembro no entanto, que os povos que aqui estavam antes de chegarem os descobridores do ” Novo Mundo” eram remanescentes de antigas civilizações anti diluvianas, tendo estes povos, legados do conhecimento de suas civilizações extintas.Sendo assim não é para comparar que dispunham de uma tecnologia não comparável á atual mas não menos eficiente uma vez que dispunham do conhecimento da energia do cristal e tanto assim é, que era um povo , e aqui, em diferentes estágios de inteligencia e, conhecimento e informação ” tecnica, lembrando que estes conhecimentos eram praticados pelos sacerdotes e mestres astronomos entre eles . A arqueologia não pode classificar como total o conhecimento que dispõe por suas pesquisas e descobertas, pois há mesmo um diferencial de tempo no percurso deste povo e muito do que descobrem está ligado aos remanescentes dos maias, creio mesmo que nem maias sejam, pois estes, os maias eram remanescentes da antiga civilização Atlantida bem como também Lemuriana e seu conhecimento astronomico era oriundo do contato que tiveram com povos extralanetários o que em sua mitologia religiosa está bm evidenciado, assim como os incas ( que quer dizer descendentes )dos filhos do Sol ( sendo esta designação ‘ filhos do Sol, pq estes irradiavam uma luz de si mesmo á exemplo do que em nossa iconografia catolica aparece como um halo dourado á volta de si. Há relatos de que os maias, eram uma raça avançada e como tal, elevaram de tal maneira a frequencia de sua forma biologica que saíram do enquadramento visual dos povos da época, tornando-se portanto invisiveis, uma vez que os cones e bastonetes dos olhos não captam uma irradiação de frequencia mais alta ( o que não é geral em nossa humanidade) e migrando para uma dimensão que vem a ser a 5a dimensão e formando a humanidade interna do planeta, habitando uma outra dimensão da Terra mesma. Isso explica tbm os mitos e relatos sobre Shamballa, Shan Gri-Llá, Agharta e dos povos do centro da Terra, que não está suignificando centro e sim outra dimensão que não a física densa, ou, esteão em um corpo também material mas em uma frequencia mais acelerada , são ascensos.
    Dispondo de tão amplo conhecimento astronomico e tecnologia do cristal ( silicio) dá para amliar a compreensão de que o que os arqueólogos definiram como sendo os maias, era um povo que tenha ocupado a região após a transfiguração dos maias e tenham herdado suas cidades, alguns costumes, alguma historia, e estes sim, eram os responsaveis pelos sacrificios que como sabemos visavam obter as graças dos radiantes, m seu desconhecimento do significado de que este povo anterior haviam expandido suas consciencias mas eram humanos divinizados.

  • Renato:

    E dizer que alguém é “BURRO” por acreditar em qualquer tipo de religião é uma besteira, “BURRO” é quem diz isso, pq até onde sei ninguém morreu e voltou para dizer o que aconteceu ou como funciona após a morte

    Algumas pessoas até dizem que já o fizeram mais acho que não passaram tempo suficiente “do outro lado” para entender todos os mistérios do universo.

    Sou ateu convicto mas sei que o respeito pelo crença do outro é fundamental, uma vez que nenhum de nós é Deus e não podemos dizer como as “coisas” funcionam.

    Sobre o comentário acima, vegetarianos eu acredito em vcs e os respeito muito portanto não se sintam ofendidos

    Vamos aprender a nos respeitar mais.
    Um grande abraço.

  • Renato:

    È uma “idiotice” ficar se preocupando com os animais sacrificados em eventuais rituais religiosos, pq enquanto eles matam dezenas ou até centenas de animais, milhões e milhões de animais são mortos para a alimentação.

    E dizer que matar animais para come los é uma “idiotice” ainda maior pq isso faz parte da natureza, proibir um humano de comer carne é igual a querer acabar com os leões pois elessão malvados e matam animais bonitinhos para sobreviver.

    Eu admiro muitos os vegetarianos, pois eles lutam por um ideal mesmo que muitos digam que ele sozinho não vai fazer diferença alguma, mas não queiram me convencer de que sou um monstro só pq come carne , o que é de minha natureza como já disse acima. E dizer que deve se acabar com uma cultura milenar por causa do sacrificio de alguns animais, me poupe.

    A propósito a materia esta ótima, continuem assim um pouco de cultura não faz mal a ninguém.

    Grande abraço!

  • juju:

    Ronaldo!!!!

  • Babi:

    Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituido pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.”

    Ufa!!! e eu que pensei estarmos evoluindo!!!!
    é incrivel acreditar que os seres humanos ainda podem ser tão BURROS por acreditarem em sacrificios.. ainda mais de seres inocentes.

  • Fabio:

    Não entendi a estátua que está aplicando analgésico.

    Tá mais para masturbação anal

  • Aislan Adi:

    Que bom que eles tinham bom conhecimento de analgésicos mesmo porque usar cabeças humanas e caveiras como bolas esportivas deve fazer um mal danado para os pés ou mãos.

    Quanto ao plástico acho que ocorreu erro de tradução. No original diz: “The game was played with a ball roughly the size of a volleyball but made from rubber and heavier”. Ou seja feita de borracha e não plástico, penso que deve ser algo similar ao látex que temos aqui no Brasil também.

  • Mr Kings:

    ótima matéria,
    Não sou um estudioso de alto nível mas sou interessado nas civilizações latino americanas entre outras.
    Bem, a cultura Maia chama mais atenção pelos seus mistérios e principalmente pelo seu declinio não explicado até hoje, mas , pelo que já pesquisei e li e reli está ligado em grande parte pelos exploradores estrangeiros. A hipótese ligada a superpopulação também é aceita.
    Imaginem o quadro, estrangeiros mais superpopulação, logo , temos uma crise.
    Uma pequna observação, creio que antes de qualquer teoria ecologicamente correta,devemos primeiro respeito a cultura de qualquer civilização.
    Foi apartir deste tipo de pensamento que muitas civilizações sucumbiram devido ao fator desrespeito.
    Partimos do príncipio do livre arbítrio.Não é uma crítica, mas, toda cultura deve ser observada e respeitada, sempre imagino que cada um vive a realidade que foi apresentado.

  • samuks:

    correção ,bolas de borracha,tiradas das seivas das árvores e postas a alguns centimetros no fogo ,essa tecnica para conseguir essa bola é utilizada até hoje por tribos no norte do brasil, porém nos seus jogos usa-se somente a cabeça.

  • Dudu:

    Obs: O mundo não vai acabar, os Seres Humanos que irão acabar, alguns parasitas precisam ser eliminados do Planeta, e nós somos um desses parasitas.

    Normal… igual quando você acaba com os carrapatos do seu cachorro,ou quando você pulveriza uma lavoura com agrotóxico para acabar com os insetos, a terra esta prestes a fazer a mesma coisa com os seres humanos.

    E pelo ritmo que as coisas andam percebo que não vai demorar,para isso acontecer.

  • PEDRO:

    Página de muito bom gosto, de enriquecimento histórico de conhecimento de nossa América desconhecida. Os Maias ( e também os Incas) constituem um capítulo importante de nossa civilização. Sua medicina era bastante adiantada, sua astronomia (?) e sua arquitetura também, inclusive encontramos pirâmides tão grandes como as do Egito antigo. E eles construíram um império, com uma estratégia de interligação e comunicação avançada para a época. Parabéns pela riqueza de fatos (exceto, é claro, o cochilo do plástico, como já foi dito). Precisamos de páginas que enriquecem como esta e outras e não páginas que apenas embrutecem…

  • daniel:

    O mundo não vai acabar, mas a raça humana vai. é cruzar os braços e esperar um pouquinho…

  • Marcos Vinicius:

    Sou só eu ou mais alguém também achou a ilustração do fato 6 bem … estranha?

  • Murilo:

    Parabéns pela matéria, realmente muito elucidativa. Foi ótima para me tranquilizar sobre os mitos de final dos tempos em 2012. Ainda bem que o mundo não vai acabar, como dizem por ai, sem estudar os fatos.

  • Thomas Vodka:

    Post simplesmente fantástico…

    Muito bom mesmo… ultimamente estou lendo muito sobre os Maias…

  • Eunice Mourão:

    Gostei muito muito dessa reportagem sobre civilização Maia. É na verdade
    um incetivo para os jovens que são tão ligados na internet e muitas vezes
    não tem muito contatos com certos conhecimentos, e vocês fazem isto
    com muito glamour.

    Parabens

  • Renato:

    Boa materia.
    no youtube se acha bons documentários do disconvery sobre os maias.

  • Pri:

    Muito interessante essa reportagem,adoro esses tipos de curiosidades.
    bjss

  • Willams Lima:

    Caros amigoos,fiquei sem entender este primeiro fato (Mistério Antigo)que afirma o fim desta civilização,porém no décimo (Alguns Maias ainda vivem na sua região original) está afirmando o contrário que eles ainda vivem em sua região de origem,qual destes fatos não estão equivocados?

  • André:

    O que essa imagem do número 6 tem a ver com analgésicos?? Podia jurar que era outra coisa

  • Peter Limer:

    A EUROPA é rica e desenvolvida hoje por roubos e saques á esses povos inocentes. Quem destruiu os Máias foram os gananciosos Espanhóis, os Irlandeses eram todos Bandidos saqueadores, a Gran Bretanha sequearam as Índias e aí por diante. Esse resto dos Máias é a amostra de estrangeiros em nosso País… Vamos cuidar das nossas fronteiras? Que acha?

  • ROBERTO:

    O artigo publicado é de relevante importância pois temos muito que aprender sobre diversos assuntos e relembrar outros que estão esquecidos em decorrência da falta de organização do tempo para aprofundamento em leituras tão construtivas DEUS os abençoe,

  • Maria Stella!!!:

    O rrecho abaixo, sobre os Maias, está correto?
    “o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vôlei, feita de plástico e bem pesada.”
    HAVIA LAGUM TIPO DE PLÁSTICO NAQUELA ÉPOCA?

  • Marco A Perrucci Ortega:

    Prezados senhores, primeiro quero parabenizar o site Hypescience pelas matérias interessantes que recebo semanalmente.

    Chamou a minha atenção a matéria sobre o povo Maia, e por isso mesmo a li na integra.

    No item 5. QUADRAS DE ESPORTES – Verifiquei um possível erro veja parte do texto

    “A quadra eram feita em formato da letra “I” maiúscula, e o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vôlei, feita de plástico e bem pesada.

    Feita de plástico me parece errado pela época.

    No item – 2. A VIDA CONTINUA – Não entendi a data >

    “A última criação acabou em 12.19.19.17.19, na linguagem de um de seus calendários, e esta sequência irá se repetir no dia 20 de dezembro de 2012.

    Segue aqui mais uma vez meus parabéns ao Site e meu e-mail de colaborador.

    Atenciosamente;

    Marco A Perrucci Ortega

  • Ederson:

    Hey, por favor me expliquem o que representa aquela escultura no ítem 6! E me digam que não é o que estou pensando…. 😀

  • Bovidino:

    Considerar a civilização Maia como uma massa homogênea que ao lado de conhecimentos avançados também cultivavam práticas rudimentares e desumanas é próprio da ignorância e do preconceito ocidental. Todas as civilizações são constituídas de vários níveis sociais e os Maias não eram diferentes. A prática de bater na testa das crianças objetivava a abertura da terceira visão e a provocação do estrabismo destinava-se a manter a visão desfocada que a criança tem naturalmente e assim pode ver detalhes que a nossa visão focada não percebe mais. Quanto ao seu desaparecimento só há especulações completamente descabidas.

  • Wanderson:

    Tá aí um artigo de qualidade.Boa informação,limpa e clara,sem sensacionalismo ou realismo fantástico.

    Boa pessoal.

  • gloria:

    O imperio maia teve seus moumentos de gloria e caiu como todos Os babilonios,egípicios gregos,romanos e muitos outros.Ainda bem…Nenhum imperio dura para sempre,os estudos arqueologicos teem mostrado a opulencia desses povos do passado.Algums costumes ainda são lembrados até hoje,rituais religiosos,e festas profanas,em todo o mundo. Mas,a humanidade sempre repete os mesmos erros,e acertos..

  • FLAVIO:

    parabens pela excelente materia que nos dá uma visão de como vivia essa civilização.
    pena que um povo tão desenvolvido tenha praticamente desaparecido do mapa.

  • Eugênio:

    Puxa o Mundo não vai acabar, e eu que pensava usar todos os limites dos cartões de crédito e bancários para me divertir. Afinal o mundo iria acabar mesmo.

  • Ezequiel Moreira dos Santos:

    Muito bom o artigo especialmente por explicar com clareza o significado real da data que a mitologia maia define como fim de um ciclo e nada a ver com o fim do mundo como alguns apressadamente julgavam. Parabéns.

  • heitor:

    Como podiam usar bolas de plástico nos jogos (nº 5 Esportes, 6ª linha) ha 3000 anos antes da chegada de Colombo?????

    Por favor, verifique esse dado, OK?

  • Cesar:

    Em ”6. O uso de analgésicos”, deve ser um analgésico do caramba, pq é beeeeeeem raro vc achar uma mulher com um sorriso daquele tamanho igual ao da escultura e um negocio dakele tamanho por tras.. OO’.. o meu que é um pouco menor jah reclamam que machuca.. u.u .. mostrei a escultura pra minha namorada e ela ficou toda toda jah achando que eu soubesse que analgesico é… [/bobinha]..

  • Epaminondas:

    Pelo amor de deus, eles usavam bola de PLÁSTICO? 🙂

  • Daniel Ferreira:

    “Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi subistituido pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.”
    Ah nossa, muito despreocupado eu fico, afinal, matar animais para sacríficos religiosos foi cientificamente comprovado como forma eficiente de se conseguir bençãos…¬¬

Deixe seu comentário!