O próprio tempo poderá acabar antes que a Terra

Por , em 30.09.2010

Você acredita nas teorias que dizem que “o fim do mundo está próximo”? Pois saiba do seguinte: de acordo com novas pesquisas o tempo (sim, o tempo mesmo, as horas, minutos e segundos) pode acabar antes do que a Terra.

Um novo “modelo” de universo mostra que há uma chance de 50% de que o tempo acabe nos próximos 3,7 bilhões de anos – infelizmente não “a tempo”, com o perdão do trocadilho, de ficarmos jovens para sempre.

A história é a seguinte: o Universo teria começado com o Big Bang e, desde então, está se expandindo. Segundo estimativas, o Big Bang teria ocorrido a 13 bilhões de anos e os cientistas calculam que essa expansão ainda está se acelerando. Será que isso quer dizer que o Universo se expandiria para sempre?

Um Universo que se expande para sempre se tornaria infinito e eterno. Mas um grupo de físicos acha essa idéia meio cabeluda. Segundo Raphael Bousso, da Universidade de Berkeley, um Universo infinito é impossível porque as leis da física não funcionariam mais nele. Então ele e alguns colegas calcularam eventos que seriam mais prováveis.

O argumento deles é o seguinte: supondo que o Universo é infinito e durará para sempre, todo o tipo de evento que pode ocorrer, por mais improvável que pareça, irá acontecer nele. Na verdade, esses eventos irão ocorrer infinitas vezes.

Como o “infinito” é impossível de calcular, as leis da física não funcionam. Segundo Bousso isso é chamado de “problema de medida de inflação eterna”. A única maneira de pensar no assunto de acordo com as leis da física que conhecemos hoje seria se uma catástrofe desse um fim no universo.

Mas quando isso aconteceria, afinal? Bousso e seus colegas estimam que é improvável que nós, que estamos vivos hoje, veríamos o acontecimento, mas há uma chance de 50% de que isso aconteceria nos próximos 3,7 bilhões de anos. Isso quer dizer que a Terra e o Sol, se tudo correr como imaginamos, ainda estarão presentes no Universo.

Se você está pensando em possíveis descendentes que estarão vivos nessa época e está preocupado, tenha esse consolo: será difícil prever quando a catástrofe irá acontecer e eles não iriam saber de nada quando acabasse.

Apesar da idéia desses caras ser meio perturbadora não há como ter certeza dela. Basicamente porque seus argumentos assumem que as leis que conhecemos na física hoje são absolutamente corretas e funcionariam em termos universais – e isso dificilmente é verdade. Então a idéia deles se torna mais filosófica do que física.

De qualquer forma, você não precisa se preocupar com isso. Pelo menos não pelos próximos 3 bilhões de anos. [TechnologyReview]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 3,89 de 5)

57 comentários

  • ENAX:

    Quando Einstein descobriu que tempo e espaço não eram absolutos e sim relativos, criou a teoria da relatividade. E agora aparece alguém dizendo que o tempo vai acabar… ou seja, aquilo que não existe absolutamente, só relativamente, vai acabar, …muito hilário…

    • Cesar Grossmann:

      É o que acontece quando a gente simplifica demais conceitos que são complicados.

  • Felipe Pimenta:

    O ”tempo” se esgotaria apenas se toda a matéria, todas as partículas parassem de se movimentar, porém isso iria fazer com que a matéria perdesse suas propriedades, o ”tempo” como nós conhecemos nada mais é do que uma concepção puramente comercial pois o ”tempo” real parece ser apenas a movimentação da matéria, isso provaria a inconstância do fluxo temporal em diferentes situações e ou partes do universo.

  • Branca De Neve:

    Uma coisa é certa , teremos que evoluir muito mentalmente para termos uma noção básica de tudo .

  • Branca De Neve:

    E se , e se , … realmente , a cada dia que passa eu tenho mais certeza que não sabemos praticamente nada sobre o Universo . Nem a teoria do Big bang Foi comprovada . Ainda estamos no meio do nada , espero que um dia possamos descobrir a verdade !

  • rockson:

    isso significa que temos pouco tempo.3.7bilhões de tempo é um espaço relativamente curto.agora………..quem é que se preocupa com isso.?

  • Campos:

    E se não aconteceu o big bang? E se o universo não se expande? E se as leis físicas do universo estiverem erradas? Einstein elaborou suas teorias baseado num universo em expansão. Se nada disso acontece, tudo terá que ser revisto. Tudo isso você encontra no blog: “Olhando o Universo”.

  • Igor:

    O universo é mesmo uma loucura…. Cabeluda mesmo essa história, hein…
    Acho que se eu estudar a física desses caras, sou capaz de pular da janela da sala de aula… kkkkkk Impossível entender a física por trás do universo..

  • Andressa:

    Porque ezistem tantos planeta terra

  • adenilsom:

    galactus o devorador de mundo foi o unico sobrevivente de um evento assim.

  • Ailton Warrior:

    Acredito que de um jeito ou de outro a terra pelo menos vai ser destruida,pode ser por um buraco negro ou por ação dos humanos!Mas nos não podemos descartar a possibilidade de não acontecer nada até 3bilhoes de anos mas relativamente o homem com oque esta fazendo vai acabar se extinguindo até 3bilhoes de anos…..Talves…
    MAs quase certamente..

  • Francisco Braga:

    Quando se pensa no universo, não podemos aplica-lo a maneira como sentimo-os, os calculos que existem monstram que o espaço e o tempo são algo que fazem parte de um dimensão, o nosso universo é quadridimensional (altura, largura, comprimento e espaço-tempo, do pouco que conheço e o que conheço está depositado na fé que os cientista não são loucos mais pesoas sérias…ou seja leitura de livros. ) sendo assim se o tempo acaba ele estando tão ligado ao espaço o espaço também terminara, conforme a teorias atuais, como a teoria da relatividade.

  • luiz felipe:

    O tempo e apenas mais uma filosofia humana , nos temos a impressao do tempo por que nos insinaram assim , mas pense , essa teoria esta errada pois o tempo nao existe pois se existisse o tempo nada existiria por sempre teria de começar de algum ponto determinado , e energia nao pode sugir do nada … tipo tem que ter algo que gere energia para energia existir …. entaum tempo e so mais uma filosofia que o ser humano criou ,o universo nao e infinito pois o infinito tambem e uma filosofia humana , por exemplo , o universo um dia vai se auto-acabar pois vai continuar acontecendo ate acabar , o infinito e possivel de se contar pois nao ha infinito , pois vai continuar contando ate algo acontecer por exemplo ,a te os buracos negros engolirem tudo e fikaram la , vagando pela imensidao , por toda eternidade , sem se alterarem so vagando , como andar por uma rua sem parar …. nao significa que ira acabar por causa disso

  • colt:

    o universo material provavelmente se originou do choque ou da colisão de outros universos de naturezas diferentes de materia e antimateria, se nem conseguimos analisar perfeitamentea materia e a antimateria com nossa tecnologia imagine tentar descobrir o porque da materia existir, se somos originados de um vacuo quantico que por variação de suas vibrações cria as diferentes particulas de materia e antimateria, como podemos saber a origemda expansão e criação o universo, que tipo de energia continua alimentando esta existencia tridimensional e temporal, qual processo criativo criou as leis da fisica que regem em parte este universo que podemos ver? não seria Deus ao invés de um criador mitico uma forma de energia que alimenta a existencia do universo e suas diretrizes?

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Para entender leia “olhando o universo”.
    Acredito que o Simas já leu.
    O anonimo deve ter lido ou pelo menos leu um artigo que eu tambem li tambem.

  • Alberto:

    Massa infinita existe. Está constantemente sendo criada massa no universo. Veja:”O ponto zero” de Jomar Morais – o reporter. “A teoria do big bang é limitada para justificar a massa do universo e seu equilibrio témico”. Diz Hugo Carneiro Reis, doutor em física de partículas da Universidade de Campinas (SP). O universo é extremamente gigantesco. Como pode caber tanta matéria em um pequeno átomo primordial?
    A energia eletromagnética sempre existiu e isto gera massa(matéria) indefinidamente.
    Veja mais detalhes em “olhando o universo”.

  • Rodrigo Paim:

    Ok!

    E se o universo não acabar ? E se as leis da física não se aplicarem da mesma forma em todo universo ? E se o universo são for eterno ? E se não for único ? Como pode o tempo acabar se é apenas ilusão ?

    E se, se, se, questionamentos levam a verdade, a verdade verdadeira nunca vem fácil.

  • José:

    Eu fico “pirado” ao ler os comentários, mais minha opinião, se é que tem algun valor, não sei, é que neste universo de coisas que existem tudo é relativo inclusive o tempo. Basta vc imaginar como seria o universo antes do big bem, nada do nada em um universo do nada, tente imaginar isso??? um infinito do nada, então de repente tudo existe como??? se havia um infinito do nada, então tudo ainda seria nada do nada, vajei….kkkkkk.

  • Davidson Lima:

    Para Alberto Carvalhal Campos: é justamente por isso que eu falei grande quantidade de massa em volume minúsculo, não infinito.
    O mais engraçado nessas especulações, é que até hoje ninguém provou concretamente que, de fato, houve um Big Bang. “Prove-me com cálculos”, eu digo, entretanto ninguém responde.

    No Orkut posso ficar horas debatendo sobre isso, em comunidades de cosmologia (infelizmente, as outras comunidades são fúteis, totalmente idiotas e imbecis).

    Para o Simas: ora, dá-lhe gênio! Acabou de contrariar Einstein! ¬¬
    Falando sério agora. Tomarei a sua perspectiva: se há massa infinita, há energia infinita. Considerando que a energia de todas as estrelas é oriunda da fusão nuclear, a qual ocorre com o hidrogênio, transformando-se em hélio, então para você existe hidrogênio infinito. Não acha demasiado absurdo?

  • Simas:

    Me desculpe a inteferencia, mas energia e massa são infinitas. energia e massa são da mesma origem. Está sendo criada massa continuamente no universo. Veja o artigo: “O ponto zero de Jomar Morais reporter”. A teoria do big bang é limitada para justificar a massa do universo e seu equilibrio térmico. É isto que diz Hugo Carneiro, dloutor em física de partículas da universidade de Campinas. Não existiu o big bang.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Realmente, não aconteceu o big bang. Veja: http//:bigbangneverhappened.org
    Isto não foi eu quem afirmou e sim um cosmólogo americano.
    Muita coisa está mudando atualmente. Os caras que propuseram a teoria acima, não tem certeza de nada e portanto nada está provado. Como disse João Magueijo, não acredite em tudo que lhe ensinaram na escola.

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Muita massa num volume infinito. Me engana que eu gosto. Já imaginou uma possibilidade destas. Muita massa num volume infinito á a maior das impossibilidades. Dizer que o espaço e o tempo foram criados no big bang, a inflação cósmica, a singularidade, o átomo primordial que se desintegrou, transformou-se em energia e teve que se transformar novamente em matéria é pura história da carochinha. Desintegrar um átomo é muito complicado para ocorrer casualmente e o pior é que teve que se transformar novamente em matéria. A quantidade de matéria que existe no universo, é muito grande para caber num átomo primordial. Por favor me diga como é possível.

  • Davidson Lima:

    Para o comentário do Anônimo: é uma grande idiotisse afirmar que a energia no Cosmo é infinita. De fato, energia não pode ser destruída nem criada, apenas transformada, num sistema fechado (Universo). No entanto, esta energia é única, é finita.

    Pense bem: se realmente houvesse energia infinita, haveria de ter massa infinita, de acordo com a Relatividade Geral, visto que E=m.c^2, para E → ∞ e m → ∞. Um absurdo, totalmente irreal.

    Caso me negativem, estarão afirmando que não houve BigBang. Ora, se tudo partiu de um único ponto DENSO, obviamente tinha muita massa num volume minúsculo, haja vista densidade igual a massa sobre volume.

  • Anônimo:

    O tempo, espaço e energia são infinitos. Sempre existiram.

  • Werex:

    essa teoria dá num paradoxo.
    “supondo que o Universo é infinito e durará para sempre, todo o tipo de evento que pode ocorrer”
    Então tudo tem chance de acontecer, tem até mesmo a chance do universo não acabar.

  • JRA:

    Eu diria que o tempo é um tipo de energia ou força, por exemplo os satélites costumam sempre adiantar a hora que tem nos seus relógios por mais que a corrijam o que quer dizer que: a matéria ou a gravidade até mesmo os dois alteram o tempo fazendo com que ele passe mais devagar e como na órbita da Terra a gravidade é diminuída o tempo pode passar um pouco mais rápido.

  • Eduardo Amaral:

    ANILSON MARTINS TU ÉS UM BABACA

  • phelipe:

    Dentro do meu conceito, Tempo não existe. O que existe são os fenômenos para os quais o homem inventou uma variável matemática chamada Tempo que permite comparar a intensidade e evolução dos fenômenos. Assim o tempo só acabará quando não existir mais qualquer fenômeno no Universo.

    concordo deleon
    acredito que e apenas um pensamento do mundo e tambem acredito que o mundo nao tem previsao para acabar pode acabar hoje ou daqui a bilhoes de anos igual a uma vida que pode acabar agora ou daqui a alguns anos a unica coisa que se sabe é que nada e eterno tudo passa tudo troca de lugar.o universo e muito grande mais nao acredito que ele seja infinito acredito que nao achamos o final dele…

  • Lucas:

    Já tô tão acostumado a falar de bilhares de anos que pra mim 13 bilhões de anos é tão pouquim… Mas essa teoria me deixou superconfuso!

  • criancinha:

    Acho que o tempo é apenas uma abstração humana.

    O que existe é apenas movimento, um sobrepondo o outro. O tempo seria apenas uma medição dessas camadas de eventos que acontecem, por isso é conhecido como a 4 dimensão, alem da largura, espessura e comprimento.

    So existe a matéria e interações, o resto é apenas para buscar um sentido, uma ordem…

  • OddStrikesAgain:

    Prefiro pensar como socrates, e simplesmente afirmar que nada sei…
    Mas afinal o que é o tempo? pare pra pensar… o que é o tempo… sem se atar aos padroes supostos pela fisica… pode ser somente a ordem dos acontecimentos, que é sempre progressiva… mas e se ela fosse regresiva? não dá pra ser!
    O grande problema é que as pessoas acham que podem encontrar a resposta pra tudo… e terminaram por materializar o tempo, tornando-o “algo”, mas o tempo realmente não existe… e “tempo palavra” é so uma medida para mensurar o espaço entre os acontecimentos… racionalmente se o tempo acabar, tudo acaba… pois ele “existia” ou melhor; “acontecia”, bem antes de tudo existir, o tempo é o senhor de tudo…
    Nos não sabemos a verdade, nem saberemos, nos apenas supomos e criamos verdades baseadas num conhecimento baseado em outras suposições que se tornam “verdades”, apos um consenso de muitas cabeças que gostam de “supor”…

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Existem muitas idéias erradas sobre o universo. Se a pessoa se baseia na teoria do big bang, segue um caminho mais religioso e sobrenatural, como buracos de minhoca, viagens no tempo, expansão infinita do universo com um final em big freezer, etc. Se segue outra teoria tem idéias diferentes. Veja o blog: http://www.olhandoouniverso.blogspot.com
    Teremos outra idéia completamente oposta do universo

  • XXI:

    desculpem os palavreados, é que teoria desse tipo eu acho ridiculo, sou totalmente contra

  • Willian:

    Um corpo é atacado sem intervalos por oxidantes, tanto externamente como internamente, por isso que existe o envelhecimento.

    O tempo não existe.

  • Deleon Jerez:

    Dentro do meu conceito, Tempo não existe. O que existe são os fenômenos para os quais o homem inventou uma variável matemática chamada Tempo que permite comparar a intensidade e evolução dos fenômenos. Assim o tempo só acabará quando não existir mais qualquer fenômeno no Universo.

  • Andre Reis:

    Aldo Vieira.. Eu estou utilizando o Firefox e funciona perfeito, sem a caixinha de anúncios do google atrapalhar… Mas quando estava com o IE 7, tb tava em cima do texto

  • aldo vieira:

    porra esses anuncio do google poderia sair de cima das escritas da reportagem,a gente le e o anuncio corta algumas parte…pô!!!

  • michel:

    nesse caso penso q a matéria nao tem a ver com o tempo, pois nesse artigo o proposto é um big crush, algo como um buraco negro do tamanho de toda expansão que o universo atingiu.
    se existir alguem vivo, que ainda nao tenha capacidade de viajar acima da velocidade da luz, está arderá como brasa com o atrito da sucção.

    acho chato pensar que o universo nao é infinito, a sobreposição quantica é prevista pela fisica, porem ninguem intende. assim creio que o universo é uma própria sobreposição quantica, se expandindo a cada novo big bang.

    como as menores particulas de tudo é basicamente energia, sendo está a primeira a surgir no universo, seria como o calculo fisico pra provar que deus existe, esses vai-e-vem de big bangs na verdade é seu orgão penetrando o vacuo absoluto, positivo e negativo se atritando pra criar a vida que está evoluindo, pra ALGUM dia talvez, se tornar imortal.
    e de alguma forma muito estranha, acredito que nossos deja-vus confirmem tudo isso.

  • cesarious:

    Davidson, só esclarecendo, 3 bilhões de anos é um tempo aproximado do surgimento da vida na terra; 13 bilhões de anos é um tempo aproximado do surgimento do universo via big bang.

  • Davidson Lima:

    Muito legal o artigo, mas faltaram detalhes.

    Na minha concepção, o tempo só pode acabar simultaneamente com o espaço pois, se não existir uma sequência de fatos, estes se tornarão estáticos, parados.
    Logo, se o tempo acabar, ou será no Big Crunch, ou será no limite de expansão do Universo pois, como a massa (quantidade de matéria) é finita, fazendo uma comparação a uma massa de pizza esticada, tal também é limitada.

    Um detalhe para todos os que comentam: o homem jamais saberá com exatidão o que pode vir a acontecer, nem mesmo o que acontece nesse momento, no Universo. Imaginem só: 3 bilhões de anos é um espaço de tempo gigantesco.

  • ANILSON MARTINS:

    Vez por outra a ciencia traz algumas “Balelas” que me deixam sem palavras !

  • cesarious:

    acho que essa idéia do tempo acabar, assim como a idéia anterior de acabar em “deserto”, tem haver com a nossa perspectiva mortal, …
    se, por acaso, nos tornássemos deuses, teríamos uma visão diferente, mais abrangente…p.ex. poderíamos supor que o caos (teoria do caos) é compreensivel, e que o universo possui um constante estado de transformação, ou seja, seria transfinito.

  • Elizabeth:

    Nunca pensei que física e filosofia fossem tão chegadas… rsrs

  • Ze da Feira:

    Esses caras não sabem nem a hora que estão com fome e querem prever eventos daqui a 3 bilhao de ano ?

  • Troll Bombardier:

    É engraçado que os comentários mais vazios e de “alto astral” são os mais bem votados rsrsrsr….

  • Filippe:

    Quem garante que as leis da física podem ser aplicadas em outro universo ou até mesmo no final deste??

  • Maurício:

    Não é porque um modelo teórico não funcionará se as atuais tendências (expansão infinita) continuarem que elas não podem continuar. Um modelo teórico é apenas isso: um modelo teórico. Ele mostra as regularidades observadas até então.

    A existência de um modelo não quer dizer que houve um criador que escreveu as leis de como funcionaria o universo. O universo, com ou sem criador, funciona como funciona, e nossos modelos TENTAM prever o que acontecerá, mas são sujeitos a erro, por sua própria natureza limitada.

  • Marte:

    Ridículo. O espaço/tempo formam praticamente uma única entidade. Um acabando, acaba o outro.:-P

  • JoseRenan:

    isso tudo é muito interessante, infelizmente acho que temos que evoluir muito mentalmente para saber um pouco mais sobre o assunto.

  • Juvanildo:

    Bem maluca a ideia. Levando em conta que existam pessoas vivas, teremos que pensar que será impossivel morrer, impossivel nascer e não envelhecerão. Nossa ,já pensaram: não existira hora pra novela, jogo de futebol( como vão jogar 90min.) vai virar uma baderna…

  • ira:

    SIM,MAS É TEORIA PARA ESSA DIMENSÃO NÃO ???

  • Alberto Carvalhal Campos:

    E se não aconteceu o big bang? Esta teoria ainda não está suficientemente madura. Eu, como muitos cientistas, não aceito esta proposta. Existem outras teorias que não preveem esta condição. E se não aconteceu o big bang?

  • paulo:

    tempo, tempo, tempo, desapareça……..

  • JM:

    Interessante, porém muito estranho, não consigo imaginar as coisas sem o tempo, a não ser se tudo mas tudo mesmo ficasse estático pra sempre… mas mesmo assim ainda existe o “sempre” na minha frase…

  • Eliakim Ferreira Oliveira:

    Isso é incrível! Todavia é importante considerarmos o tempo como a grandeza que se relaciona com as mudanças biológicas, químicas e físicas que ocorrem no Universo.

  • Bovidino:

    Até que enfim os cientistas chegaram a uma conclusão lógica.
    Como é evidente que o Universo é infinito, as leis da física não funcionam em lugar nenhum.

  • Júlio César:

    Curti a teoria.

Deixe seu comentário!