Senhas do Hotmail vazam na internet

Por , em 5.10.2009

As contas de milhares de usuários do e-mail da Microsoft, o Hotmail, ficaram comprometidas depois que as senhas e endereços das contas foram postadas na internet. Os detalhes de login de mais de 10 mil contas apareceram por algum tempo no site Pastebin.com, utilizado por programadores.

A lista incluía apenas endereços que começam com A ou B, o que levanta a suspeira que mais contas apareçam online nos próximos dias. Além disso, a maioria dos detalhes expostos online pertenciam a usuários europeus.

Ainda não se sabe qual foi a fonte do vazamento de informações, mas parece provável que os detalhes tenham sido coletados em golpes online, que utilizam sites falsos para que as pessoas revelem detalhes de suas contas.

A Microsoft declarou que está ciente do problema e que está investigando a situação. “A Microsoft está comprometida com a privacidade de seus consumidores, e acredita que eles merecem ter seus dados pessoais usados apenas nos termos com que concordaram”, afirmou a empresa em uma declaração oficial.

Cuidados

Os usuários do Hotmail, Windows Live e MSN são aconselhados a mudar as senhas e perguntas de segurança, para bloquear acessos não autorizados às contas. Hackers ou criminosos podem tentar utilizar as informações da conta para acessar outras informações, ou até mesmo tentar acessar contas bancárias online ou sites de compras para realizar transações fraudulentas, já que muitos usuários têm a mesma senha para várias contas diferentes.

Outra utilização comum dos criminosos é logar em seu msn e mandar links com vírus para os seus contatos.

Lukas Oberhuber, chefe técnico do grupo de internet Forward, afirma que uma indicação que a sua conta possa ter sido hackeada é o recebimento de e-mails que afirmam que o usuário pediu lembretes de senhas de outras contas. Além disso, o especialista lembra que golpes deste tipo se tornam cada vez mais comuns: “O Hotmail não foi o primeiro serviço online a ser hackeado, e não será o último”, diz.

O Hotmail é o maior serviço de e-mails do mundo, e tem aproximadamente 500 milhões de usuários. [Telegraph]

7 comentários

  • Como alterar a senha do Hotmail, MSN, Windows Live ID | GF Soluções:

    […] mais de 10.000 mensagens não lidas, dos quais 99,99% spam. Pois bem, hoje tive a infelicidade de constatar que minha senha havia sido descoberta e estavam enviando phishing scam para meus contatos se passando por mim.O que fazer se a sua caixa […]

  • Sara:

    A minha conta foi bloqueada também, antes de deixar de ter acesso a ela,tinha e-mails com vírus enviados e recebidos, apagava-os o quanto antes, mas não sabia como parar com esta situação. Já consegui alterar a password mas continuo sem ter acesso a ela. Tenho esta conta há anos e preciso mesmo muito dela, pois tenho contactos profissionais e pessoais do qual preciso reaver o mais rápido possível… se alguém me puder ajudar nesta situação agradecia. Mesmo que seja um contacto directo com o apoio técnico era óptimo. Obrigada por a atenção.

  • Pedro Neto:

    Computador não guarda senha do Hotmail.

    Computador não guarda senha do Hotmail.
    Sempre que tenho de entrar tenho que escrever senha.
    Também não guarda mais que um login do Hotmail so o ultimo
    Tenho Windows 7.
    Isto e no Explorer 9, Mozilla, Google chome neles todos o Hotmail esta bloqueado a guardar senha
    Outros Login que não sejam do Hotmail esta a guardar ( exemplo Gamil, aeiou, ) guarda sem problema
    Se souber ajude-me
    Obrigado

  • Hugo Bós:

    Isso so pode ser de Hacker
    ou alguem da propria empresa que esteja publicando nossas senhas
    espero que esses responsáveis sejam pegos.

  • Cedric Sigaud:

    Realmente, esses sites que revelam quem te bloqueou ou apagou são suspeitos demais.

  • JUMENTO:

    Não me admira a facilidade que os CRACKERS (e não HACKERS) conseguem pegar senhas do Hotmail principalmente. Tantos serviços são oferecidos na net com a “inocente frase – Não pegamos sua senha nem seu Usuário”. Quando vejo um de meus contatos entrarem em sites como: VERIFICADOR.NET, CHECKMESSENGER.NET, APAGADOS.NET e outros mais, dá até dó de saber o que venha acontecer com eles depois. E o duro que, por eu tbm fazer parte da lista dos contatos de um deles, o meu endereço tbm fica exposto a possiveis ataques e envio de emails. Os CRACKER´s estão cada vez melhores e ultimamente vem utiizando artificios emocionais para conseguirem o que querem. Afinal… quantas pessoas não tem a curiosidade de saber quem bloqueou ou excluiu ela no MSN…rs.

  • Gilberto:

    Eu acredito em duas hipóteses, uma é o vazamento destes dados por alguém relacionado outra é ação de hackers, não acredito que o envio de e-mails falsos tenha um rentorno assim tão quantitativo afinal a muita informações sobre segurança nos próprios sites da microsoft.

Deixe seu comentário!