Sentar ereto aumenta a confiança em si mesmo

Por , em 8.10.2009

Se você está lendo esta matéria todo torto na frente do computador, saiba disso: sentar com a coluna reta não é bom apenas para a sua saúde, mas também aumenta a sua confiança, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, afirmam que pessoas sentadas com a coluna reta têm mais confiança nos seus pensamentos escritos, quando comparados com pessoas sentadas em posições mais desleixadas.

De acordo com Richard Petty, co-autor do estudo, os resultados mostram que a postura pode, além de afetar a imagem que outras pessoas têm de nós, mudar a própria auto-imagem.

A pesquisa foi feita com 71 estudantes da Universidade de Ohio. Eles foram informados que participariam de dois estudos diferentes, um de negócios e outro realizado pelo setor de artes. O estudo de artes iria examinar fatores que contribuem com as habilidades de atuação – neste caso, a habilidade para manter uma postura específica durante outras atividades.

Um grupo recebeu instruções para sentar com a coluna reta e o peito levantado, enquanto outro grupo deveria sentar relaxadamente para a frente, olhando para os joelhos. Enquanto estavam nessas posições, os participantes realizaram o estudo de negócios, que investigaria fatores relacionados á satisfação no trabalho e à performance profissional.

Depois de realizar as duas atividades, os estudantes responderam a um questionário avaliando as suas expectativas como um futuro empregado.

Os resultados

De acordo com os pesquisadores, as avaliações dos estudantes sobre como seriam profissionalmente variou radicalmente de acordo com as posições em que eles estavam sentados.

Os participantes que ficaram sentados com a coluna reta, mais confiantes, se descreveram na avaliação de modo semelhante às características negativas e positivas que escreveram no teste. “A postura ereta e confiante deu a eles mais confiança nos próprios pensamentos, independente de serem positivos ou negativos”, afirma Petty.

Por outro lado, os estudantes que ficaram com uma posição desleixada sobre a mesa não pareceram muito confiantes nos próprios pensamentos. As suas auto-avaliações não mudaram muito, independente se o que escreveram era positivo ou negativo.

O resultado final dos estudos mostrou que, quando os estudantes escreviam pensamentos positivos sobre eles mesmos, eles davam pontuações mais altas quando estavam com a coluna reta, e não desleixados, pois a posição influenciava na confiança quanto às avaliações positivas. Já quando os pensamentos eram negativos, o mesmo acontecia, já que eles confiaram mais na própria avaliação negativa.

“Os participantes não afirmaram sentir mais confiança na posição ereta do que na desleixada, embora aqueles com a coluna reta afirmaram sentir mais confiança em seus pensamentos”, afirma o autor do estudo, indicando que as pessoas são influenciadas pela posição mesmo que não tenham consciência disso.

“Sentar-se com a coluna reta é algo que você pode treinar para se habituar, e tem benefícios psicológicos, se seus pensamentos forem predominantemente positivos”, diz Petty.

O pesquisador enfatiza que, durante o procedimento para realizar o estudo, os participantes não receberam instruções que tivessem as expressões “confiante”, “dúvida”, nem algo que pudesse indicar como a postura deveria fazê-los se sentir. [Science Daily, Foto]

4 comentários

  • Ronaldo Poletto:

    Se isso fizer eu acreditar mais do que eu acredito no meu país, só posso dizer vai Brasil, continuamos aprendendo.

  • Valicir Melchiors Trebien:

    ..como diz o lema do yoga….mente quieta, espinha ereta eo coração tranquilo…

  • prego mestre:

    Perae… se eu sentar ereto vou virar presidente dos Estados Unidos da Ameria do Norte? que nem o Obama?

  • Igor:

    Isto é só mais um ponto que devemos considerar a respeito do caráter de um pessoa, assim como rir demasiadamente, inquietação etc, é tudo questão de postura.

Deixe seu comentário!