Usar iPad pode levar a dor muscular crônica

Por , em 21.02.2012

Os médicos perceberam os primeiros sinais do problema: pessoas que passam horas por dia no iPad podem ter dor muscular crônica.

Uma série de casos aumentou o medo de que a “mão do iPad” se torne o novo “dedão do Blackberry” – uma condição daqueles que usam repetitivamente o sistema do smartphone.

O iPad é um dos aparatos tecnológicos mais famosos, permitindo o acesso à internet com um display grande e ao mesmo tempo portátil.

Mas especialistas ergonômicos dizem que essa beleza tem um preço para aqueles que usam a máquina de maneira excessiva. Usuários de tablets têm reclamado de dores na mão com a qual geralmente seguram o produto, assim como nos dedos que usam para digitar e mover o cursor na tela.

Há também comentários de dores nos braços e no pescoço, associadas ao encurvamento quando se apoia o tablet nos joelhos.

Cyndi Davis, autora do blog The Ergolab, comenta que “é muito difícil encontrar uma postura corporal confortável para usar um iPad. Na minha opinião, ele não é equipado para atividades de longo prazo”.

Um usuário do sistema, Michael Messner, escreveu em um fórum da internet sobre o assunto que quando utiliza o iPad, “os cantos ficam pressionados na parte carnuda do dedão, a mesma usada para digitar”. Ele reclama: “A maior parte do peso do iPad ficam bem no músculo. A combinação de um canto metálico no músculo tensionado, indo para cima e para baixo conforme você digita, pode gerar dores rapidamente”.

O médico John Pappas, de Michigan, comenta que o “uso prolongado de tablets pode causar formas diferentes de dor muscular para os dedos e as mãos. Boa postura e curtos intervalos frequentes podem ajudar a minimizar esses sintomas”.

Se você está usando seu iPad ou outro computador pequeno, você pode evitar problemas seguindo o mesmo protocolo sugerido para um laptop – compre os acessórios corretos para deixar a tela em uma posição confortável e use o teclado externo. [Telegraph, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Ana Pontes:

    O jeito e arranjar formas de utilizar estes aparelhos o certo é que eles vieram para ficar

  • joao:

    Faltou uma crase nesse título. Da forma em que está, o que se está dizendo é que o iPad pode levar embora a dor.

  • Ezio Jose:

    Toda vez que surge um produto inovado no mercado, surgem também os problemas relativos às doenças.
    Quando surgiu os PCs, com ele surgiu a LER que levou um montão de gente à aposentadoria depois de passarem indo e vindo aos consultórios médicos e sessões de fisioterapias. Essa moda já passou e ningumém sofre mais de LER.
    Depois foram os celulares que começaram junto com os aparelhos de MP3 a provocar problemas de audição e outros relativos à explosões e diabos à quatro. Agora temos mais esta nova moda.
    Quem tem …. apertado e pequeno, não faz uso de … grande e grossa.

  • vitor:

    Hoje já tem acessórios em que você trasforma um tablet em um laptop. Como os tablets estao mais poderosos e rodando jogos em HD o cuidado deve ser redobrado mesmo! O pior que hoje não fico sem utilizar meu playbook e smarthphone, eles sao úteis para tudo o que eu faço! =p
    Dores na mão isso já estava na cara! =p

  • x Antonio Vandre P F Gomes:

    Eu ficava com calos no polegar esquerdo jogando o dia inteiro no SNES. ^^

    • Igor:

      Graças a deus que inventaram o analógico.

Deixe seu comentário!