Os 8 alimentos com mais chance de te deixarem doente

Por , em 13.10.2009

ronald doente
Tadinho do Ronald, comeu muito Mac?

Um relatório do Centro de Ciência pelo Interesse Público (CCIP), dos Estados Unidos, afirma que alguns alimentos considerados mais saudáveis podem causar intoxicações alimentares. O relatório afirma que folhas verdes, couves e frutas são os principais causadores de infecções e intoxicações.

De acordo com Caroline Smith, chefe do programa de alimentação do CCIP, a intenção da publicação do estudo não é mudar os hábitos alimentares dos consumidores, e sim chamar a atenção do governo para as vulnerabilidades do sistema de controle de alimentos.

» Fotografar a comida ajuda a emagrecer

O relatório foi construído com base em mais de cem anos dos dados do Centro de Controle de Doenças (CCD) dos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que folhas verdes foram causadoras de 363 surtos de infecções e adoeceram mais de 13 mil pessoas. Os problemas mais comuns são infecções por norovírus, a bactéria E. Coli, causadora do Ebola, e infecções por salmonela.

No Brasil, o norovírus causou um surto em 350 passageiros em um navio que fazia um cruzeiro pela costa do país em janeiro deste ano.

A lista dos dez alimentos mais problemáticos é a seguinte:

  1. Ovos: envolvidos em 352 surtos e 11,163 casos de doenças
  2. Atum: envolvido em 268 surtos e 2,341 casos de doenças
  3. Ostras: envolvidos em 132 surtos e 3,659 casos de doenças
  4. Batatas: envolvidas em 83 surtos e 2,761 casos de doenças
  5. Sorvete: envolvido em 74 surtos e 2,594 casos de doenças
  6. Tomates: envolvidos em 31 surtos e 3,292 casos de doenças
  7. Couves: evolvidas em 31 surtos e 2,022 casos de doenças
  8. Frutas vermelhas: envolvidas em 25 surtos e 3,397 casos de doenças

Causas das infecções

De acordo com o CCIP, não é possível ter certeza sobre quantos surtos ocorreram por culpa dos alimentos citados. Os dados cedidos pelo CCD não discriminam entre surtos causados por tomates, por exemplo, e outros ingredientes de uma salada. Batatas são quase sempre consumidas cozidas, então é pouco provável que elas tenham causado, sozinhas, 108 surtos alimentares.

Ainda assim, de acordo com Smith, o relatório somente mostra a “ponta do iceberg”, já que muitos casos de intoxicação alimentar não são notificados às autoridades. Além disso, nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura regulamenta alimentos como carne de boi, porco e frangos, que também podem causar muitas doenças.

» Alimento orgânico não é mais saudável, confirma estudo

Sarah Klein, autora do relatório, afirma que a melhor forma de se defender contra infecções e problemas com a comida é a “alimentação defensiva”. De acordo com Klein, isso significa manter a comida sempre refrigerada, cozinhar bem os alimentos, evitar consumir ovos mal cozidos e manter ostras bem refrigeradas e não consumi-las cruas.

Segundo o CCD, 76 milhões de estadunidenses sofrem com doenças causadas pela alimentação todos os anos. [WebMD]

13 comentários

  • Amistad:

    Comer de tudo um pouco é saudável.

  • Diego:

    Pensei que o Ronald fosse homem!

  • Escrevelandio:

    Paulinho, o fato de ser uma bactéria não significa que vai te causar mal. Grande parte das bactérias e outros microorganismos são fundamentais para nossa saúde. O que causa doenças e outros males é a alteração da colonização das mesmas (desequilíbrio na quantidade delas no nosso organismo). Um exemplo são os lactobacilos (lembra do Yakult??) ou medicamentos para reposição de flora intestinal, como Floratil e Florax.

  • Paulinho:

    Não sabemos em quem acreditar, um dia um alimento é o mais saudável, depois se torna o mais perigoso. Tenho muito medo dos enlatados, dos produtos que colocam nas embalagens para conservar os alimentos, quanto as folhas se bem lavadas e deixadas de molho no vinagre não vejo problemas. Agora o que me arrepiou foi saber que o yogurt activia da Danone, seu princípio ativo DanRegularis, é uma bactéria anaeróbica gram-positiva, encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos. Notícia veiculada pela nutricionista Marília C. Duarte, de São Paulo. Como ela mesma diz: Marketing é tudo!

  • Valdomiro:

    A doença ou a saúde entra pela nossa boca, ainda acho q os alimentos naturais asão os mais saudávei devemos apenas saber selecioná-los e cuidar bem deles.

  • Auckland:

    Lisandro, mas é de-li-ci-o-so! Compensa.

  • Daniras:

    Essa afirmação de que os alimentos orgânicos não são saudáveis faz o jogo da grande indústria de agrotóxicos.

  • Balneario Camboriu:

    Mas na verdade não são os alimentos que te deixariam doente e sim algum agente patológico.

  • Bravo Neto:

    Acho que o probleme não está nos alimentos em si só, mas na contaminação dos mesmos por bactérias, ou oestado de conservação dos mesmos.

  • ChumoLoco:

    Malditas couves…. nunca fui muito com a cara delas mesmo!

  • Vagner Antonio:

    Gostei das informações sempre será de grande valia informar a população sobre as situações alimentares.
    Lembrando a todos que a alimentação é uma fonte de energia e deve ser bem tratada por nós.

  • Cimoneia Amaro:

    Hoje em dia esta dificil até para nós nos alimentarmos.Quando criança cansava de pegar legumes,ate hortaliças ainda na terra,lavávamos e consumíamos sem estes tipos de preocupações.

    Hoje alem da neura,causada até por fabricas de alimentos que por razões obscuras lançam certos comentários,a um ou outro produto,(não estou dizendo-que este artigo seja isso)quando o seu esta perdendo” terreno” junto aos consumidores.

    Sempre foi e sei que ainda é pregado-que, os alimentos á cima um ou dois não tanto assim, faz bem a saude,fico surpresa,e desconfiada pois o café, foi vilão virou herói e ainda esta entre os “mais” que dizem fazer mau “se” tomado muito, e ha outros que vem em sua defesa,então a “desconfiança” em certos assuntos sobre alimentos é natural e se deve ficar atento.

  • Clement:

    Comprovadamente as carnes estão na frente das batatas como causadoras de doenças.

Deixe seu comentário!