Ícone do site HypeScience

É necessário fazer relaxamento ao final dos exercícios?

A necessidade do relaxamento dos exercícios é uma prática enraizada: ela está nos livros de fisiologia, é sugerida por personal trainers, revistas especializadas afirmam que ele deve ser feito e até mesmo alguns equipamentos têm a opção de diminuir ou parar a carga de treinamento depois de algum tempo.

O problema, de acordo com Hirofumi Tanaka, especialista na fisiologia humana da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, é que basicamente não há estudos por trás dessa recomendação. “Todos acham que é um fato estabelecido, então não o estudam”, afirma Tanaka.

» Exercícios para emagrecer: Quando tempo tenho que malhar por dia?

Além disso, não se sabe exatamente o que deve ser essa relaxada após os exercícios. Alguns dizem que o corpo não deve parar de se movimentar bruscamente, outros afirmam que é necessário continuar fazendo o mesmo exercício por um tempo, só que mais lentamente. Algumas recomendações dizem que também deve ser feito um alongamento.

Pesquisadores dos efeitos dos exercícios no corpo humano afirmam que um dos poucos fatos concretos sobre isso é que não se deve parar bruscamente um exercício intenso. Isso porque quando o exercício é mais pesado, as veias das pernas se expandem para mandar mais sangue às pernas e aos pés, e o coração fica acelerado. Se a pessoa pára o exercício repentinamente, o coração desacelera, e o sangue fica “preso” nas pernas, e a pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar.

Este efeito pode ser ainda mais prejudicial para pessoas com problemas cardíacos, reforça Carl Foster, especialista da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. De acordo com Foster, essa situação é mais preocupante porque os vasos sanguíneos que levam ao coração são mais estreitos nesse caso, dificultando a passagem do sangue. Entretanto, o especialista em fisiologia humana lembra que não há muito estudos específicos sobre o assunto.

Além disso, segundo o cardiologista Paul Thompson, este problema não afeta muito as pessoas comuns que se exercitam levemente. Até porque as pessoas não param repentinamente sua atividade – o normal é que troquem de roupa e andem até sua casa ou carro, o que constitui um relaxamento “informal”.

» Pílula constrói músculos e queima gordura sem exercícios

Os resultados do relaxamento

Quanto à recomendação do relaxamento para impedir as dores musculares, Tanaka afirma que a atitude não ajuda em nada para aliviar o problema.

Esta foi a conclusão de um estudo realizado na África do Sul com 52 voluntários. Os participantes da pesquisa caminharam para trás em uma esteira inclinada durante 30 minutos – um exercício pesado, com grandes chances de causar dores musculares.

Os voluntários foram selecionados aleatoriamente para caminhar para a frente durante 10 minutos para relaxar, ou simplesmente parar o exercício. O resultado foi que o relaxamento não ajudou em nada para aliviar a dor muscular.

Em relação à rigidez muscular, Foster afirma que não há nenhum tipo de dados comprovados que sugiram que o relaxamento ajuda.

» Exercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos

Os especialistas ao menos parecem seguir o próprio conselho: Thompson é maratonista e afirma que depois de uma corrida exaustiva costuma correr lentamente durante alguns minutos, para não se sentir fraco. Já Tanaka joga futebol e afirma não enxergar nenhuma razão para fazer algum tipo de relaxamento depois do exercício. [NY Times]

Sair da versão mobile