23 maneiras extremamente criativas de reaproveitar coisas antigas

Por , em 22.04.2014

Uma das coisas que temos que fazer para viver melhor é reduzir o impacto de nossa sociedade consumista sobre o meio ambiente. Para tal, é preciso reduzir a quantidade de lixo que jogamos fora.

Além da adoção da separação do lixo, tem outras coisas que podem ser feitas. Uma delas é reaproveitar aquilo que de outra forma iríamos descartar, buscando uma nova utilidade para as coisas.

A reciclagem é o reaproveitamento de algo para a mesma função, como o uso de vidro de garrafas para fazer garrafas de vidro. A proposta aqui é encontrar uma nova função para um objeto que normalmente já viu o fim de sua vida útil.

1. Escada vira estante de livros

1 1-

Por que não transformar uma escada antiga, destas que tem duas pernas, em uma estante de livros? Coloque quatro “mãos francesas” em um canto da casa, de forma a apoiar a escada e os livros, como na foto.

2. Bicicleta vira suporte para pia

2

Você já não anda mais de bicicleta e não consegue se desfazer dela? Adapte um balcão de madeira sobre o banco, e coloque uma elegante pia sobre o balcão, e pronto, a sua bicicleta vai ficar contigo, só que no banheiro.

3. Cadeira vira estante ou armário

3 3-

Esta não é exatamente uma ideia de reciclagem, mas uma ideia para dar dupla função a um objeto. Enquanto suas cadeiras de abrir não estão em uso, podem ficar penduradas na parede, e até mesmo servir como uma estante temporária ou um cabideiro. Tudo que você precisa é de um furo na cadeira (ou nem isto) e de um gancho na parede.

4. Bob Marley vira suporte para fios

4

Se o Bob Marley por algum motivo cair em desgraça na sua casa, sempre dá para dar uma ocupação para ele, como segurar fios e cabos, à guisa de peruca. Você só vai precisar de um prego ou parafuso e… do Bob Marley.

5. Velhos CDs viram uma banheira de passarinhos

5 5- 5-- 5---

Se você já tem uma piscina ou banheira para aves, pode dar um toque brilhante nela usando cola e velhos CDs e DVDs. Corte os CDs usando uma tesoura (faça com cuidado), e depois é só ir colando. Uma camada de verniz brilhante (a ideia original sugere Krylon Crystal Clear Gloss em spray) ajuda a proteger as partes brilhantes do CD.

6. Colheres de plástico viram luminária

6 6- 6--

Este projeto pede cuidado, já que é feito com plástico. Use lâmpadas de baixa potência e que aqueçam pouco. Corte fora os cabos das colheres de plástico e use cola quente para colá-las sobre a superfície de uma garrafa plástica sem o fundo. O fio da lâmpada passa por um furo na tampa da garrafa plástica e um “colar” de colheres difarça este arranjo.

7. O piano vira estante de livros

7

Você vai precisar retirar os pés do piano e colocar várias “mãos francesas” na parede, mas o resultado vai ser um piano que toca erudição para sua sala.

8. Pneu vira otomana

8 8- 8-- 8---

Você vai precisar de duas tábuas cortadas em círculo, corda, e parafusos. Use os parafusos para prender as tábuas dos dois lados do pneu e cubra o conjunto com a corda, fixando com cola quente e cola de madeira.

9. Raladores viram luminária

9

Não há muito segredo. O suporte de madeira é o que vai mais dar trabalho, para o circuito elétrico e para apoiar os raladores com a lâmpada no seu interior.

10. Raquetes viram espelhos

10

Leve a raquete a um vidraceiro e peça para cortar um espelho no formato do “olho”. Adesivo para unha pode ser usado para colar os espelhos nos fios da raquete, e, depois de secar, é só pendurar.

11. Engrenagens de bicicleta viram uma luminária

11 11-

Um passeio em uma oficina de bicicletas e uma conversa com o dono depois, você pode conseguir as peças para fazer esta luminária. Você vai precisar do auxílio de alguém que tenha talento com soldas para aproveitar esta ideia.

12. Rastelo vira suporte para taças

12

Esta ideia é tão simples e fácil que não precisa instruções, basta olhar a imagem.

13. Outra maneira de transformar escada em estante

13

Em vez de fazer a acrobacia de prender a escada em um canto da parede, que tal usar a escada de outra forma?

14. Shapes de skates viram guitarras

14

Se a sua infância e juventude te deixou com alguns shapes que guardam lembranças e você não quer se desfazer deles, que tal fazer algumas guitarras com os mesmos? Você vai precisar da boa vontade de um luthier para tornar esta ideia uma realidade.

15. Colheres viram luminárias

15

Esta ideia é copiada do trabalho do designer de luminárias François Legault, chamado Les Cuilleres (“As Colheres”). Se quiser, cheque a página do artista.

16. Cadeiras viram comedouros para bichos de estimação

16

Se a cadeira está na altura certa, só precisa fazer um buraco no assento. Se não, serre um pouco as pernas até a cadeira ficar na altura certa.

17. Tambores viram candelabros

17

Parece que os tambores foram inventados para terminar a vida como candelabros e abajures, não parece?

18. Bote vira cama suspensa

18

Uma ideia que parece sob medida para uma casa na praia é transformar um barco velho em uma cama suspensa usando quase nada além de cordas. O barco da foto teve parte do costado removido, e a cama suspensa também serve de sofá.

19. Violão vira estante

19

Este é um trabalho para quem tem alguns dotes de marceneiro. É preciso tirar o tampo do violão, colocar algumas prateleiras e guardar porta-retratos e outras coisinhas miúdas.

20. Funil vira castiçal

20

É só virar o funil de cabeça para baixo.

21. Garfo vira cabide para casaco

21
Não serve para quem tem estes garfos modernos, supermoles. Você vai precisar furar o garfo e usar um alicate para fazer as curvas e desenhos.

22. Mala antiga vira cadeira

22 22- 22--

Você vai precisar comprar os pés com parafusos, mas é relativamente simples de fazer este projeto. As imagens dizem tudo.

23. Piano vira cascata

23

Se você está pensando em fazer uma fonte com cascata e tem um piano velho esperando ser transformado em outra coisa, esta é uma ideia. O piano pode funcionar também como floreira. [Bored Panda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

15 comentários

  • mirela:

    Oi. Amei as idéias, quanta criatividade!!!! Aquelas das luminárias então, coisas lindíssimas!!! a banheira dos pássaros, está muito bom!

  • Kelly Andrade:

    Olá! Ótimas dicas! Estou grávida de gemeos e gostaria de dicas para transforma uma cama de solteiro em um berço pros meus bebês. Abraços!

    • Cesar Grossmann:

      Procure um marceneiro e pergunte se ele tem algum projeto para fazer a transformação. Eu nunca vi isso na Internet, mas isto não significa que não tenha…

  • Laudecí da Silva:

    Amei todos as idéias e outras me identifiquei mais . Quem tem cachorro grande sabe queles fazem a maior bagunça viram os pratos, amei !

  • Alex Luan Dos Santos:

    Demais, adorei a ideia da luminária da foto 11

  • Sheila Vieira:

    Adoro trabalhos manuais! Parabéns!

  • Thomás Turbano:

    A maioria é lindo,com exceção daquela do BOB MARLEY (cruz credo),porém aquela da mala transformada em cadeira,jamais daria certo.

  • Angélica Santos:

    super criativoo nossa ameii.. o mais impressionante foi a luminaria com colheres de plastico e a guitarra com o skate aff perfect <3

    • Sara Maria G. Oliveira:

      Amei as idéias
      Parabéns

  • Zoar Diana:

    o item 2 só rola se a casa for realmente entregue à arte, caso contrário, seria uma das coisas mais toscas do mundo uma visita ir ao banheiro e ver que a pia eh sustentada por metade de uma bicicleta, sem falar que não é todo mundo que tem uma bicicleta do tipo ‘romântica’ dessas, a maioria tem as com aparência mais esportiva mesmo, nossa, seria muito tenso xD

    fora isso e o item 16 que achei realmente inútil, mais de 8000 pontos pra imagem de Akatsuki no porta retrato no item 19…

    • Cesar Grossmann:

      A bicicleta “romântica” pode ser comprada em um ferro-velho.

      Sobre o item 16… você tem cachorro?

  • Higina Silva:

    menerissimo, achei genial suas idéias

  • Carlinhos-32:

    Ótimas idéias para transformar coisas velhas e inúteis em acessórios de decoração e utilidades.

  • Simony Ribeiro:

    dá vontade de pegar tudo quanto é coisa velha e ir reaproveitando… adoro essas coisas, muito legal!

  • Kleber Rebouças:

    Lindo!

Deixe seu comentário!