Alga tóxica teria causado extinção dos dinossauros

Por , em 25.10.2009

A teoria mais bem aceita pela comunidade científica é que um impacto de asteróide teria causado enormes mudanças ambientais e aumento dos níveis do mar, causando assim uma extinção em massa há 4,5 bilhões de anos. Porém, um grupo de geólogos e toxicólogos estadunidenses alegam ter descoberto que uma alga comum na natureza poderia ter sido a principal causadora da extinção dos dinossauros.

» 15 estranhas criaturas pré-históricas

Os cientistas passaram dois anos analisando dados de antigos depósitos de algas, e encontraram evidências que as algas azul-esverdeadas se encontravam em quantidades suficientes para matar quantidades enormes de plantas e animais terrestres e marinhos. Estas algas produzem venenos e acabam com o oxigênio da água.

Muitos cientistas acreditam que uma soma de problemas como mudanças ambientais e nos níveis do mar, atividades vulcânicas e asteróides foram os causadores primários da morte de mais 50% da vida na Terra na época da extinção dos dinossauros. Entretanto, o geólogo James Castle e o ecotoxicólogo John Rodgers, autores do novo estudo, afirmam que todos esses fatores tiveram um papel na morte dos animais, mas que as algas tóxicas foram as mais importantes.

De acordo com Castle, os registros fósseis indicam extinções em massa que ocorreram em resposta a mudanças ambientais ao fim do período Cretácio. “Entretanto, estas extinções ocorreram mais lentamente do que se esperaria se tivesse sido causada por um único evento catastrófico”, diz.

» Dinossauro solto torna o aprendizado extremamente perigoso

Além das evidências que as algas poderiam ter causado mortes em massa naquela época, os pesquisadores chamam a atenção para o crescente aumento da presença da alga. Ela produz toxinas que podem causar alergias a animais ou humanos que entrem em contato direto com ela, e também pode matar animais e plantas marinhas pela falta de oxigênio e pelas suas toxinas. “Estou ansioso para ver o debate que este estudo vai gerar”, afirma Rodgers. “Espero que ajude a levar mais atenção ao problema das mudanças climáticas e as consequências que podemos encarar”, diz. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

3 comentários

  • Calasans:

    Não acredito nessa hipotése,como assas toxinas poderiam atingir o mundo inteiro ao ponto de de provocar a extinção de todos os dinossauros do planeta?

  • Unga:

    “…causando assim uma extinção em massa há 4,5 bilhões de anos.”

    Eia. isso deve ser praticamente a idade da Terra.

    Pelo que sei, os dinossauros extinguiram-se há uns 60 milhões de anos atrás. Há pouco tempo portanto. 🙂

  • Maciel:

    Uma dúvida.
    Asteróides causando extinção há 4,5 bilhões de anos???

    Qual a ligação com extinção de Dinos há 65 milhões de anos?
    Atenciosamente
    Maciel

Deixe seu comentário!