Descoberta aranha gigante que faz a maior teia do mundo

Por , em 26.10.2009

Nephila komaci
Nephila komaci: Aracnofobia, alguém?

Cientistas descobriram uma nova espécie de aranha: a Nephila komaci. Ela pode construir teias frequentemente com mais de 1 metro de diâmetro, além de comer insetos, podem devorar passarinhos, morcegos e até lagartos pequenos.

O aracnídeo gigante, que foi encontrado em Madagascar, África, mesmo que não seja venenoso para os seres humanos, pode dar uma desagradável mordida.

Como muitas aranhas, só as fêmeas são gigantes. Seus corpos têm 3,8 centímetros e diâmetro entre as penas de até 12 centímetros. Já os machos são até cinco vezes menores que suas companheiras.

O novo gênero foi encontrado pelo biólogo esloveno Matjaz Kuntner, da Academia Eslovena de Ciências e Artes, e por Jonathan Coddington, do museu de História Natural do Smithsonian Institution, em Washington.

A equipe já lançou diversas expedições à África do Sul para encontrar especificamente esta espécie, mas todas tinham sido mal sucedidas, sugerindo que a espécie Nephila, coletada primeiramente em 1978, era híbrida ou uma espécie extinta. Entretanto, em 2003, uma segunda amostra vinda de Madagascar foi encontrada no Museu de História Natural, em Viena, Áustria, o que sugeriu que a espécie não fosse híbrida. Finalmente, há alguns anos, um colega sul africano encontrou um macho e duas fêmeas no Tembe Elephant Park, o que validou a existência da espécie.

“Nós tememos que a espécie possa ser colocada em perigo, porque seu habitat definitivo é uma floresta de areia no Tembe Elephant Park”, diz Coddington. [Telegraph]

• Breno Romero:

Muito linda,parece uma versão da Nephila Clavipes ainda maior e mais bonita…

• Lobo:

Deve ser a maior aranha de teias já encontrada. A caranguejeira tem o dobro do tamanho dela, mas não faz teias.

• alan:

poxa to empressionado, essa aranha é enorma ainda mais a teia dela XD

• Ammanda:

Meu deus que tamanhão de teia de aranha.

• Raziel:

Que aranha enorme . Eu nunca vi uma aranha desse tamanho , muito menos com essa largura . Na minha ilha , o meu irmão Zephon era uma aranha gigante mutante .

A natureza é simplesmente fantástica!

• Maty:

hahaha, só risadas

• Joao da Silva Ronaldo:

Na 7º linha antes do 12 centímetros esta: ”Seus corpos têm 3,8 centímetros e diâmetro entre as PENAS …”

É ”penas” ou ”pernas”??!!!

Mim diz o seguinte cara pálida,

Pelo visto vc não leu nada né Warlley?

• warlley:

poxa vcs podem min dizer qual o tamanho dela conprimento e largura ?

ler as vezes faz bem!