Irmã de Fidel Castro: “Eu trabalhei com a CIA em Cuba”

Por , em 27.10.2009

A irmã mais nova de Fidel e de Raul Castro, Juanita Castro, colaborou com a agência de inteligência norte-americana (CIA) contra o governo de seus irmãos em Cuba antes de ir para o exílio em Miami em 1964, segundo o que ela disse no último domingo (25).

Aos 76 anos, ela está lançando um livro que conta suas memórias em relação a Fidel e Raul, com os quais ela não tem contato há mais de quatro décadas. O nome do livro é Fidel e Raul, meus irmãos, a história secreta, escrito em parceria com a jornalista mexicana Maria Antonieta Collins.

Depois de apoiar Fidel na Revolução de 1959, que derrubou o ditador Fugêncio Batista, em Cuba, Juanita afirmou ter se desiludido com a forma como seu irmão mais velho estava executando opositores e direcionando a ilha para o comunismo. “Eu comecei a ficar desencantada quando vi tanta injustiça”, disse.

Ela também contou que abrigava e ajudava, em sua casa em Havana, os perseguidos pelo governo de Fidel Castro. “Minha situação em Cuba ficou delicada por causa da minha atividade contra o regime”, lembra.

Depois de um tempo, uma pessoa próxima a Fidel lhe trouxe um convite da CIA pedindo que ela colaborasse com a agência de espionagem norte-americana.

“Eles queriam falar comigo porque tinham coisas interessantes a me dizer, e coisas interessantes a me perguntar, tais como se eu estava pronta para correr riscos, se eu estava pronta para ouvi-los – eu fiquei chocada, mas disse que sim”, disse Juanita Castro.

“Durante três anos, de 1961 a 1964, colocando a própria vida em risco, o trabalho de Juanita Castro era salvar a vida de seus compatriotas bem antes de ela partir para o exílio em Miami”, acrescentou Collins, sem dar mais detalhes.

Juanita Castro, que foi dona de uma farmácia em Miami por mais de 30 anos antes de se aposentar em 2006, falou pela última vez com seu irmão Fidel em 1963, quando a mãe deles, Lina Ruz Gonzalez, morreu de ataque cardíaco. A última vez que falou com seu outro irmão Raúl foi em 1964, dias antes de sair de Cuba para o exílio.

Ela é uma forte crítica do governo comunista de Fidel Castro em Cuba, dizendo que ele traiu os princípios democráticos que originalmente disse respeitar ao adotar o marxismo e alinhar Cuba à União Soviética. [Reutes, O Globo]

16 comentários

  • sidnei rodrigues:

    li há poucos dias quem uma rodovia de 38 km construída sobre o mar na china custou algo em torno de 2,4 bilhões de dólares.Já aqui no regime democrático, prometem a copa do mundo mais cara da história. É a tal democracia, onde a iniciativa privada suga os úberes governamentais até a exaustão e o povo depois para a conta.

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Repito a mensagem corrigindo os erros de grafia, desculpem-me: Antes de falar os o que alguns acima falaram, é necessário refletir um pouco e não ir “mandando bufas de burro para o espaço”, como muitos apaixonados fazem. Ainda bem existem pessoas a contrapor as suas espatafúrdias idéias, como muitos também acima falaram Para não falar muito, que seria um nunca-acabar, convenhamos que a política dos Estados Unidos para o mundo tem mesmo um certo ar de dominação, pelo que muitos já vão arrotando toda sorte de impropérios sem observar o que ocorre do outro lado. Questões como “a morte de 50-60 milhões na 2ª Guerra Mundial”, foram provocadas por quem? Pelos Estados Unidos? E foram só alemães, ou foi o conjunto, incluindo os alemães e os seis milhões de judeus que eles exterminaram? E a “purga” ocorrida dentro da União Soviética, em que Stálin matou mais gente que a 2ª Guerra, tudo porque pensou que eram opositores ao regime comunista? A própria bomba atômica foi provocada por quem? Foram os americanos que atacaram Pearl Harbour? Ao que consta, o Japão não queria render-se, e espalhou um morticínio sem precedentes na Indochina e em outros países que dominou antes de confrontar-se com os americanos. Olhem, se o Japão não se renderesse, iriam morrer mais cinco milhões de pessoas, inclindo maiis de um milhão de japoneses (inútilmente, por conta de um regime totalitário),ao invés de apenas uns trezentos mil. Elementar, não é? Não que eu seja a favor de tal atrocidade repentina, mas comparando os fatores… E olhem que tem muita gente hoje apoiando incondicionalmente o que Bin Laden fez, afirmando que teriam de morrer mais americanos (inocentes, do povo). Como podem então criticar quando apenas se defenderam? Observem o que ocorre na Coréia do Norte, na China, em Cuba. Ainda bem que alguém lembrou acima que ninguém insatisfeito aqui vai “esconder o rabo em Cuba” fugindo do Govêrno: não, daqui podem partir quando quiserem, não sendo o mesmo com o povo de lá. Nesses países, ocorre um verdadeiro culto, uma verdadeira adoração aos seus “chefetes”. Claro: quem não os “adorar”, morre. É o seu deus. Não aqui no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra. Bem disse Winston Churchill: “Pelo menos o Capitalismo procura distribuir benefícios a quem puder alcançar, ao contrário do Socialismo que distribui miséria igual para todos”. E aqui, não se estuda porque quer ser burro, porque pode passar nos bares de segunda a sexta-feira (não precisa lembrar sábados e domingos) que estão cheios de peões pingussos, bebendo e chegando em casa tarde da noite brigando com a mulher e os filhos, ao invés de procurar escolas públicas à noite. E quem tiver boa idéia e quiser trabalhar de verdade na Democracia Capitalista enriquece, que o Governo não proíbe (desde que pague os impostos), ao contrário dos países comunistas, que o operário faz o que o govêrno manda, e nem pensar em manifestar o seu pensamento.

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Antes de falar os o que alguns acima falaram, é necessário refletir um pouco e não ir “mandando bufas de burro para o espaço”, como muitos apaixonados fazem. Ainda bem existem que pessoas a contrapor as suas espatafúrdias idéias, como muitos também acima falaram Para não falar muito, que seria um nunca-acabar, convenhamos que a política dos Estados Unidos para o mundo tem mesmo um certo ar de dominação, o que muitos já vão arrotando toda sorte de impropérios sem observar o que ocorre do outro lado. Questões como “a morte de 50-60 milhões na 2ª Guerra Mundial”, foram provocadas por quem? Pelos Estados Unidos? E foram só alemães, ou foi o conjunto, incluindo os alemães e os seis milhões de judeus que eles exterminaram? E a “purga” ocorrida dentro da União Soviética, em que Stálin matou mais gente que a 2ª Guerra, tudo porque pensou que eram opositores ao regime comunista? A própria bomba atômica foi provocada por quem? Foram os americanos que atacaram Pearl Harbour? Ao que consta, o Japão não queria render-se, e espalhou um morticínio sem precedentes na Indochina e em outros países que dominou antes de confrontar-se com os amerinos. Olhem, se o Japão não se renderesse, iriam morrer mais cinco milhões de pessoas, inclindo maiis de um milhões de japoneses (inútilmente, por conta de um regime totalitário),ao invés de apenas uns trezentos mil. Elementar, não é? Não que eu seja a favor de tal atrocidade repentina, mas comparando os fatores… E olhem que tem muita gente hoje apoiando incondicionalmente o que Bin Laden fez, afirmando que teriam de morrer mais americanos (inocentes, do povo). Como podem então criticar quando apenas se defenderam? Observem o que ocorre na Coréia do Norte, na China, em Cuba. Ainda bem que alguém lembrou acima que ninguém insatisfeito aqui vai “esconder o rabo em Cuba” fugindo do Govêrno: não, daqui podem partir quando quiserem, não sendo o mesmo com o povo de lá. Nesses países, ocorre um verdadeiro culto, uma verdadeira adoração aos seus “chefetes”. Claro: quem não os “adorar”, morre. É o seu deus. Não aqui no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra. Bem disse Winston Churchill: “Pelo menos o Capitalismo procura distribuir benefícios a quem puder alcançar, ao contrário do Socialismo que distribui miséria igual para todos”. E aqui, não se estuda porque quer ser burro, po0rque pode passar nos bares de segunda a sexta-feira (não precisa lembrar sábados e domingos) que estão cheios de peões pingussos, bebendo e chegando em casa tarde da noite brigando com a mulher e os filhos, ao invés de procurar escolas públicas à noite. E quem tiver boa idéia e quiser trabalhar de verdade na Democracia Capitalista enriquece, que o Governo não proíbe (desde que pague os impostos), ao contrário dos países comunistas, que o operário faz o que o govêrno manda, e nem pensar em manifestar o seu pensamento.

  • Nicolau da Romênia:

    Mais de 2 milhões de cubanos, inclusive a irmã de Castro, fugiram e ainda fogem para o “capitalismo selvagem” americano! Nenhum parasita comunista da América Latina foge para Cuba! Ao contrário, mais de 35 milhões de latinoamericanos se enfiaram no traseiro “capitalista” americano nos Estados Unidos, inves de se enfiaram na cuada de Fidel Castro em Cuba! Em 1989 o comunismo explorador colheu seus dentes e o explorador e prasita “operario” Ceausescu e sua mulher, dois explordores analfbetos form fuzilados e pendurados de cabeça pra baixo, um di vai contecer o mesmo com Fidel Castro e seu irmão Raul, dois filhos de Latifundiário que dao um de “pobres e revplucionrios”!

  • PAULO:

    Na implantação ou na tentativa de implantação do regime comunista (que chamam de democrático, apesar de matar seus opositores), muitas pessoas foram executadas. Em Cuba, na China, na Rússia, só para citar os principais. O comunismo na Rússia matou mais opositores (lituanos, letões, estonianos, entre outros), do que a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Os que não foram executados imediatamente, foram deportados para a Sibéria e lá a maioria morreu de fome e de frio. (vide: Eu Queria ainda Tanto Viver). Acho que aqui quiseram fazer o mesmo.

  • Juvencio:

    “70% da nossa população é de pobres. Em cuba 100% são pobres, os quais usam jornal para limpar suas nadegas… exceto fidel que tem uma fortuna pessoal de 200 milhões de dólares”

    Não é isso que indicam os índices de IDH de Cuba reconhecidos pela ONU.

    “O regime comunista matou muito mais pessoas no último século doque todas as guerras no mesmo período, os trabalhadores de países comunista como china e cuba estão entre os que recebem os menores salários do mundo.”

    Até posso concordar que muita gente morreu na revolução Cubana, Chinesa ou mesmo durante o Stalinismo na Extinta União Soviética. (Que são ou foram países SOCIALISTAS, já que o Comunismo jamais foi implantado) Mas afirmar que mataram mais do que todas as guerras no mesmo período é desrespeitar a história.

    Nada pode superar o numero de mortes ocorridas na 2ª guerra que superou os 50 milhões, e se formos fazer um confronto ideológico entre direita e esquerda para ver quem é o maior assassino, nesse quesito ninguém supera o Tio Sam, a única nação da terra que já usou bombas atômicas contra seres humanos, basta somarmos o numero de mortos nas guerras da Coréia, Vietnã, Guerra do Golfo, além das intervenções militares no Paquistão, Palestina, Somália, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala etc…, só nessa ultima façanha imperialista dos EUA no Iraque já se somam mais de 100 mil mortos.

    Quanto ao uso da força e restrição a liberdade de expressão, não é prerrogativa das supostas ditaduras de esquerda, basta ir aos Estados Unidos para ver como anda a liberdade de expressão por lá depois do Decreto Patriota, ou então voltar ao Brasil de trinta anos atrás, quando as pessoas eram torturadas e mortas por manifestarem suas idéias.

    Capitalismo, socialismo ou mesmo o comunismo são meras teorias econômicas, que podem se estabelecer sob a forma de ditaduras ou democracias.

  • Lucian:

    O regime comunista matou muito mais pessoas no último século doque todas as guerras no mesmo período, os trabalhadores de países comunista como china e cuba estão entre os que recebem os menores salários do mundo. Infelismente o brasil caminha numa marcha rítmica e friamente calculada em direção ao comunismo. Não tenho nada contra a filosofia do comunismo teórico, muito pelo contrário, é um conceito admirável. Mas como nem todos compartilham da mesma opinião, no fim das contas, infelismente, todos os regimes comunistas impunham-se pela força, quem dá um um suspiro contra o governo vira churrasco. Ao menos no sistema capitalista, não generalizando, respira se um ar de liberdade, ou pelo menos, acredita-se respirar este ar, que no regime comunista não é permitido.
    Não defendo o capitalismo nem discordo da filosofia comunista, mas diante doque a história nos mostra, enquanto não se tem nada melhor, fico com o velho sistema.

  • Lucian:

    Com todo o respeito Bovidino, mas “sociedades injustas e cruéis onde uma pequena elite dominante governa e legisla em seu próprio favor sugando a grande massa dos trabalhadores” não é exclusividade do regime capitalista, os trabalhadores de países comunistas como cuba e china estão entre os que recebem os menores salários do mundo.

  • Juvencio:

    A irmã de Castro pertencia à elite cubana, era proprietária de vastas extensões terras, e pelo que sei, ela jamais apoiou a revolução, tampouco deu abrigo aos supostamente “perseguidos” pelo movimento que derrubou o então ditador Batista.

    A bronca dela com os irmãos, se deve muito mais a desapropriação das terras da própria família para a reforma agrária, do que por uma questão “moral” ou humanitária.

    A verdade é que essa senhora, por questões meramente materiais, ajudou a CIA a planejar o assassinato dos seus irmãos.

    De modo que não creio que essa senhora tenha sido iludida pelos estadunidenses, tampouco creio que a mesma tenha qualquer apego a democracia, já que era ferrenha apoiadora da ditadura de Batista, esse sim um regime repleto de injustiças, acredito que seu gesto de atentar contra a vida dos irmãos tenha origens menos nobres.

    Segundo lí em um periódico foi o então embaixador brasileiro que teria aproximado essa senhora da CIA.

    Em tempo, Cuba não tem e jamais teve um ”governo comunista”, alias essa expressão é uma contradição em si mesmo, já que no comunismo, segundo Marx, não há estado, logo não há governo.

  • Bovidino:

    Quero parabenizar o comentário do Sr.Rui Pitta referente à natureza do homem sobre o que está absolutamente certo. Todavia, o regime é fundamental (República de Platão).
    A pergunta é:
    Porque as grandes empresas e até mesmo a Igreja Católica não utilizam a democracia para escolher os seus dirigentes?
    Porque não somos democráticos com nossos filhos pequenos?
    A resposta é:
    Porque a democracia só deve ser aplicada entre iguais o que não é o caso dos países em geral.

  • Rui Pitta Groz:

    Não são os regimes que fazem os homens, mas estes que fazem os regimes. Como tal, qualquer regime dependerá sempre de quem o comanda. Vejam que países como a Suécia, a Noruega e outros em que a dignidade do homem é realçada só o podem ser na democracia em que vivem. Agora o que nunca consegui ver (poderá ser ignorância minha) é um regime não democrático respeitar e promover realmente a dignidade humana.
    Tenho para mim que o Homem é um animal natural e normalmente mau para com os seus iguais, talvez reflexo dos seus primórdios. E só o conhecimento e civilidade lhe retira a carga animalesca que transporta.
    Utilezemos todos a regra de fazer aos outros o que queremos para nós e muita coisa boa aparecerá.
    Um abraço de Luanda…

  • Marcos:

    “prega que a democracia é o melhor e o mais justo regime”

    Não, é a ditadura ou o anarquismo são os melhores e mais justos regimes… Por favor…

    “…nosso próprio país onde 99 por cento da população é pobre ou miserável e carrega um enorme contingente de analfabetos.”

    70% da nossa população é de pobres. Em cuba 100% são pobres, os quais usam jornal para limpar suas nadegas… exceto fidel que tem uma fortuna pessoal de 200 milhões de dólares.

    “A democracia que é sempre aliada à um capitalismo selvagem, cria sociedades injustas e cruéis onde uma pequena elite dominante governa e legisla em seu próprio favor sugando a grande massa dos trabalhadores com impostos e taxas abusivas.”

    Essa descrição não sria da URSS, China comunista?

    “…das guerras insólitas e absurdas que a democracia dos Estados Unidos proporcionou ao mundo.”

    Não diferentes das guerras que a URSS fez no mundo e as que china comunista fez contra seu proprio povo…

  • Claudio:

    Quando pessoas acreditam que não existam melhores opções ao capitalismo ou que o comunismo é sangrento e injusto, são colocadas automaticamente como “vítimas de propaganda”.
    Parece que apenas os esquerdistas ou “revolucionários” são capazes de pensar e ter visão crítica do mundo.
    As pessoas mais perigosas e cegas são justamente aquelas que se consideram as únicas iluminadas, sensatas ou justas.
    Todo esse discurso marxista de luta de classes e opressão capitalista é pobre pois simplifica enormemente a realidade. O capitalismo apenas permite que as desigualdades naturais dos seres humanos se expressem e acentuem na esfera econômica e política.
    Cabe ao Estado criar oportunidades que corrijam essas distorções. Tolher a liberdade e iniciativa humanas é a pior e mais burra opção.

  • Diego Willrich:

    Não se pode justificar uma injustiça com base em outra Bovidino.

    É óbvio que a CIA só queria usá-la, mas isto não justifica as atrocidades que qualquer revolução (seja a Francesa, a Americana, a Soviética ou a Cubana) faz contra seus opositores.

    Ao menos a democracia permite uma certa dose de manifestação opositora, mesmo uma democracia de fachada como foi a americana em muitas épocas, ao contrário dos totalitarismos de direita ou esquerda.

    Agora, por mais que concorde que o estado do laissez-faire promova desigualdades, o conceito de “capitalismo selvagem” está datado. É ingenuamente ridículo (sem dizer mofadamente velho) ainda pensar desta maneira. Diga-se a miséria que também viviam e vivem aqueles em países comunistas/socialistas.

  • Cla:

    Ah, vai pra Cuba ver se é melhor!

  • Bovidino:

    Infelizmente Dona Juanita foi enganada pela propaganda americana que prega que a democracia é o melhor e o mais justo regime. Para perceber esse engano basta o exemplo do nosso próprio país onde 99 por cento da população é pobre ou miserável e carrega um enorme contingente de analfabetos. A democracia que é sempre aliada à um capitalismo selvagem, cria sociedades injustas e cruéis onde uma pequena elite dominante governa e legisla em seu próprio favor sugando a grande massa dos trabalhadores com impostos e taxas abusivas. Dona Juanita tendo vivido todos esse anos em Miami e protegida pela governo americano, também não deve ter experimentado a miséria que ocorre em outros estados e também não deve ter conhecimento das guerras insólitas e absurdas que a democracia dos Estados Unidos proporcionou ao mundo.

Deixe seu comentário!