Vozes de estrelas mortas assombram a galáxia

Por , em 9.11.2009

O som intermitente que vêm de regiões aparentemente vazias do espaço podem ser vozes de estrelas que já morreram.

Desde a década de 1980, 13 inexplicáveis sons foram receptados por um rádio-telescópio. Eles emergiram de pontos onde não é possível ser vista nenhuma estrela ou galáxia, em qualquer horário, em qualquer lugar e não parecem se repetir. Os sons podem ser traços de uma vasta população de cadáveres estelares (estrelas de nêutron que vagueiam o universo em grande parte de forma desapercebida), sugere uma equipe conduzida por Eran Ofek, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

Estouros gasosos

A equipe calcula que cada uma das estrelas de nêutron produz um estouro que pode ser escutado pelo rádio após absorver uma determinada taxa de gases estelares.

“Estrelas de nêutron são uma boa possibilidade de se explicar estes eventos”, diz Geoffrey Bower da Universidade da Califórnia, cuja equipe encontrou sete das explosões em dados arquivados de um enorme telescópio da National Radio Astronomy Observatory (foto) próximo a  Socorro, Novo México. “Eles são onipresentes em toda a galáxia.”, completa.

Bower e sua equipe planejam examinar as posições dos sons captados pelo rádio usando o observatório do Chandra (observatórios de raio X da Nasa), procurando emissões características de estrelas de nêutron.

[New Scientist]

10 comentários

  • Renato:

    Olá, pessoal!

    Estou aqui para dizer que isso pode ser uma transmissão de rádio ou de outra coisa qualquer. Vocês estão se perguntando: de onde eu tirei esse comentário? Explico: uma vez, estava conversando com um amigo, discutindo sobre Física e, aí, falamos sobre sistema de rádio. Assim, acabamos falando de vozes de fantasmas do universo. Ele disse que, em um lugar nos EUA, uns cientistas captaram uma frequência de rádio e uma linguagem desconhecidas que, conforme o tempo passou, foi traduzida.

    Eles descobriram que a frequencia era de nosso planeta. Segundo uma teoria bem antiga defendida por Adolf Hitler, a transmissão fora feita por algum corpo, que vagou pelo Universo e colidiu com alguma coisa, voltando para a Terra.

    Espero ter ajudado em alguma coisa…

  • marineide:

    ooi gente, bom esses sons acreditem ou não podem sim ser de Deus e seus anjos, sei que muitas pessoas não acreditam em Deus, mais esses fatos são proféticos, uma mulher chamada Ellen White ja preveu que isso iria acontecer no ano de 1848 , gente, Deus esta voltando querendo ou não,todo o olho verá ! não se apeguem a igreja alguma,mais sim a verdade que esta inteiramente na bíblia ! faço um apelo a todos que lerem essa menssagem ! DEUS ESTA VOLTANDO, E ELE AGUARDA ANSIOSO NOSSA CHEGADA AO PARAISO e não se deixe enganar pelas trevas, que muitas religios querem mudar a palavra do nosso senhor, não deixem ser enganados !

    Espero que tenho ajudado 🙂

    • Tibulace:

      Marineide, a maioria esmagadora das pessoas que acessam um site como esse, querem ver NOTÍCIAS CIENTÍFICAS, não baboseiras religiosas.guarde seus comentários para os sites de religão, que sem dúvida vc frequenta.Nós, usuários DESSE site, solenemente PROMETEMOS que não iremos DAR PITACOS em suas postagens, em QUALQUER site sobre religião!

  • Lilian:

    Lembrei que tem uma parte na Bíblia que diz que os anjos caídos habitam nos lugares celestiais do universo. Seria o som deles?

    Pode ser… ou não…

  • Normandes:

    Eles ouviram as estralas “batendo um papinho”, chamaram de estrondo porque só conhecem ingles e não “estrelês”. Aproveitem e acessem meu site dando uma forcinha la http://www.normandes.com.br podendo clicar sem medo de virus

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Acho que se quis dizer voz como uma forma de mostrar o que os rádio telescópios detectam no espaço…. não voz de verdade!

  • Alberto:

    São poucas as informações e não dá para diferenciar estes estouros. Ha pouco tempo foi noticiado um forte som no espaço que assombraram os astrologos, isto é, seis vezes mais possantes que o esperado, quando eles faziam medições da radiação de fundo. Não deve ser do mesmo tipo, pois já tinham experiencia anterior.
    Existem muitas causas, mas não dá para concluir nada, mas provavelmente deve ser descargas de raios gama.

  • victor:

    Concordo. Não entendi direito essa matéria: som no espaço (quase totalmente) vazio?

  • Paulo Renato Rodrigues:

    É a primeira vez que ouço falar em sons se propagando no espaço. Como isso é possível no vácuo?

    • Amadeus E:

      Esse “som” é obtido pelas explosões de rádios de corpos, no caso, estrelas.

Deixe seu comentário!