Planetas são avistados pela primeira vez fora de nossa galáxia

Por , em 13.11.2009

Descobertas de planetas fora do Sistema Solar na Via Láctea tem acontecido regularmente de alguns anos para cá, com 403 encontrados desde o primeiro avistado em 1995.

No entanto, cientistas que estiveram estudando galáxias remotas, alguns até 10 bilhões de anos-luz de distância, acreditam que viram sinais de formação planetária dentro delas – a primeira grande evidência encontrada.

Erin Mentuch e uma equipe da Universidade de Toronto observaram 88 galáxias remotas, cada qual tão longe que a luz que chegava à Terra era de quando a galáxia tinha entre a metade e um quarto de sua idade atual, que é de 13,7 bilhões de anos. Isso é muito longe para estrelas individuais serem feitas.

Quando a equipe estudou os comprimentos de onda da luz emitida por essas galáxias, descobriu, como esperado, que atingiu dois principais comprimentos de ondas – um pequeno, a luz advinda de estrelas incandescentes, e um longo, o calor fraco vindo da poeira interestelar.

O que eles não esperavam era um terceiro comprimento de onda, com um pico menor entre eles, muito quente para ser poeira e muito frio para ser de estrelas.

A equipe diz que a fonte mais provável dessa radiação inesperada poderia ser “discos cincuntelares” – os enormes círculos de poeira, gás e rochas que vão se unir sob a sua própria gravidade em sistemas solares.

Roberto Abraham, outro membro da equipe, disse: “É o resultado mais surpreendente no qual eu já trabalhei”. Ele diz que a descoberta poderia mostrar se a taxa de formação de planetas mudou à medida que o Universo envelheceu.

A pesquisa será publicada no The Astrophysical Journal. [Telegraph]

• The Solar System:

Mais rápido que a luz só a lente de um telescópio que podemos enxergar de perto.

• Sco:

Ale… a luz que nós vemos do nosso sol, não é de agora… é de 5 minutos atrás. É a mesma coisa de outras estrelas… as que a gente olha pro céu são de centenas, milhares, milhões ou até bilhões de anos atrás… muitas das estrelas que nós vemos no céu, podem nem mais existir…

• ale:

whaaat?? sabemos que num piscar de olhos a luz desenvolve uma velocidade de 7 voltas em torno da Terra.. como é possível enxergar a 10 bilhões de anos luz??