Quantos quilos pesa a internet?

Por , em 25.11.2009

torre sears
A Internet pesa o mesmo que 25 mil torres Sears

A resposta a essa insólita pergunta é: aproximadamente 498.438.559.990 (quase meio bilhão) de quilos. Como chegar a este resultado? Multiplicando e somando, é claro! Aproximadamente 570.937.778 computadores estão conectados à internet, com um peso médio de 40 quilos por máquina, incluindo o monitor, CPU, impressora e toda a parafernália – o cálculo não levou muito em conta os notebooks ou netbooks, mas vamos continuar, já que muitas máquinas têm impressoras pesadas ligadas a elas, o que praticamente anula a diferença. Só essas máquinas já somam 22.837.511.120 Kg.

Estima-se que existam 175.480.931 servidores de internet em todo o mundo, que somam 1.754.809.310 de quilos. Um dos poucos dados sobre o peso dos cabos que formam a internet mostra que o cabo intercontinental que liga os Estados Unidos à França, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Reino Unido pesa 87.000.000 de quilos.

» Faculdade Gratis pela Internet

Se você achou que deixaríamos os brinquedos menores de fora, se enganou: já foram vendidos aproximadamente 42 milhões de iPhones em todo o mundo, e todos são conectados à internet. Juntos, estes pequenos aparelhos somam proximadamente 6 milhões de quilos. O Blackberry, “irmão” do iPhone, já teve 50 milhões de unidades vendidas – somando mais 6.800.000 quilos ao nosso cálculo.

Atualmente, existem cerca de 287.524 vírus de computador. Eles não pesam nada, mas incomodam tanto a nossa vida que achamos que mereciam ao menos uma menção no cálculo. Assim como os vírus, os sites são uma parte importante da vida online – mas quase não têm peso. Eles são constituídos de impulsos elétricos e memória magnética, e as mais de 85 bilhões de páginas da internet não chegam nem a pesar 100 gramas.

Ufa! Somando todos estes dados, chegamos ao resultado final de 498.438.559.990 quilos — talvez um pouco mais. Ela pesa mais ou menos 25 mil torres Sears, prédio construído em Chicago, nos Estados Unidos, que tem 110 andares e 445 metros de altura. É, meus amigos, a internet é pesada, e a sua constituição vai muito além do que imaginamos! [Crave via Gizmodo]

» O inventor da internet se arrepende de ter destruido tantas árvores

6 comentários

  •   Quantos kilos pesa a internet? by brothers:

    […] Ufa! Somando todos estes dados, chegamos ao resultado final de 498.438.559.990 quilos — talvez um pouco mais. Ela pesa mais ou menos 25 mil torres Sears, prédio construído em Chicago, nos Estados Unidos, que tem 110 andares e 445 metros de altura. É, meus amigos, a internet é pesada, e a sua constituição vai muito além do que imaginamos! [Crave via Gizmodo] […]

  • Eng.Comp:

    Fizemos uma reunião e descobrimos um pequeno erro,
    penso que calcularam a integral errada em relação ao cabo intercontinental e além do mais o senhor é um genio pois descobriu sozinho que Páginas da internet e virus não pesam quase nada,

    simplesmente um Genio (L),
    Sou seu fan para sempre,

    Grato,
    Eng.comp

  • Quantos quilos pesa a internet? « NOAA:

    […] […]

  • Michael Ferraz:

    Esqueceram-se de calcular o peso de todos os data-centers do mundo.
    O data center do google (que é gigantesco),
    Os data-centers dos bancos, das seguradoras, das bolsas de valores, etc.

  • Daniel:

    Para começar o título está errado, a matéria está distorcida, as somas estão erradas, e é o tipo de notícia ou matéria que não acrescenta nada.
    Seria muito mais fácil calcular a quantidade de páginas da internet existentes no mundo inteiro, quantidade de e-mails trocados, fazer uma simulação de quanto papel seria necessário para imprimir tudo, e aí sim, poder dizer em tese que a internet pesa X Kg, e não calcular o peso das máquinas, cabos etc..
    Digamos que tivéssemos que calcular o peso da energia elétrica que é gerada e consumida no mundo, se seguirmos o exemplo da matéria deveríamos calcular o peso dos cabos, torres, geradores, usinas etc….o que acredito ser a forma errada, para isso teríamos que calcular o peso de uma bateria, ou pilha e daí em diante chegar a um número aproximado, e indo mais além fisicamente falando a energia pode ser quantificada, medida e pesada…

  • Carlos Gean:

    498.438.559.990 = quatrocentos e noventa e oito bilhões, quatrocentos e trinta e oito milhões, quinhentos e cinquenta e nove mil, novecentos e noventa.
    Isso é quase meio TRILHÃO, e não bilhão, como está escrito no início do artigo.

Deixe seu comentário!