Humanos têm sistema sensorial “oculto”

Por , em 16.12.2009

O corpo humano surpreende cientistas mais uma vez: de acordo com uma pesquisa publicada recentemente, humanos teriam um sistema sensorial separado dos nervos. Nossos corpos são cheios de milhões de tipos diferentes de terminações nervosas logo abaixo da pele, que permitem a sensação tátil, mas a sensibilidade da pele foi recentemente descoberta em dois pacientes. De acordo com os pesquisadores, o sistema sensorial fica na corrente sanguinea e nas glândulas de suor – e grande parte das pessoas nem percebem.

“É quase como escutar o som sutil de um instrumento no meio de uma sinfonia”, compara Frank Rice, professor de neurocirurgia na Faculdade Médica de Albany, nos Estados Unidos. “Apenas quando tiramos o foco das terminações nervosas associadas com as sensações comuns da pele que podemos perceber a sensação ao fundo”, diz o autor do estudo.

» O corpo humano tem mais do que 5 sentidos?

A pele é o maior órgão do corpo humano, e tem características incríveis que ainda eram desconhecidas por especialistas. Como você já deve ter lido aqui no HypeScience, a pele também pode escutar. Agora, pesquisadores descobriram este novo tipo de sistema sensorial enquanto estudavam dois pacientes que nasceram com pouquíssima sensibilidade à dor. Esta condição genética rarísima gealmente faz com que as pessoas tenham a pele excessivamente seca, além de causar mutilações acidentais e ser relacionada a problemas mentais sérios. Entretanto, não foi a vida sem dor que trouxe os dois pacientes para os pesquisadores, e sim o excesso de suor das duas pessoas.

“Curiosamente, nossos testes convencionais mostraram que sensação da pele dos pacientes é muito debilitada, inclusive a resposta a mudanças de temperatura e contato mecânico”, explica o pesquisador David Bowsher, que participou do estudo. “Entretanto, eles tinham sensações adequadas para uma vida diária e conseguiam saber se estava frio ou quente, o que estava tocando-os e que objetos eram macios ou ásperos”, diz Bowsher.

O pesquisador fez biópsias da pele dos pacientes, para analisar as terminações nervosas das pessoas sem sensibilidade à dor. “Para nossa surpresa, a pele não tinha as terminações nervosas que costumamos associar a sensações na pele”, afirma. “Então nos perguntamos como estes indivíduos conseguiam sentir alguma coisa”.

A resposta é incrível: embora os pacientes não tenham as terminações nervosas na pele, a equipe de pesquisadores descobriu que eles têm terminações sensoriais em pequenos vasos sanguíneos e nas glândulas de suor da pele. “Aparentemente, estes indivíduos têm a capacidade de sentir por meio destas terminações nervosas”, diz Rice.

» Humanos sentem ‘cheiro do medo’ no suor

De acordo com o neurocirurgião, essas terminações eram conhecidas há muitos anos, mas eram consideradas como mecanismos de regulação do fluxo sanguíneo e de suor. “Nós achávamos que eles não poderiam contribuir para a sensibilidade, mas com a falta das outras terminações nervosas, os vasos sanguíneos e as glândulas sudoríparas ainda mostraram ter as terminações intactas”, completa. [Live Science]

Deixe seu comentário!