Celulares protegem contra doença de Alzheimer

Por , em 8.01.2010

Cientistas da Flórida descobriram, através de pesquisa realizada em ratos, que os celulares não são totalmente danosos à saúde. A radiação do telefone protegeu as memórias dos roedores. O próximo passo tem sido testar com mais freqüência para confirmar a eficácia dos resultados.

O estudo foi realizado com 96 ratos, a maioria dos quais haviam sido alterados geneticamente para desenvolver placas de beta-amilóide em seus cérebros, proteína que caracteriza o Alzheimer a medida que envelhecem. Os outros roedores eram totalmente sadios.

» Como saber se você tem Alzheimer

Todos eles foram expostos a um campo eletromagnético gerado por um telefone móvel por duras horas diárias em um período de sete a nove meses. Suas gaiolas estavam na mesma distância em torno de uma antena que gerava os sinais de telefone.

Os investigadores, dirigidos pelo professor Gary Arendash, concluíram que se a exposição à radiação começasse quando os ratos com Alzheimer eram jovens adultos – antes de apresentarem sintomas de deterioração da memória de forma evidente – suas capacidades cognitivas continuavam protegidas. Os roedores induzidos geneticamente para desenvolver a enfermidade se mativeram saudáveis. A maioria não se viu afetada, nem mostraram sinais de demência. Nos ratos mais velhos, os problemas de memória foram revertidos.

Os benefícios da memória da exposição do telefone levaram meses para aparecer, sugerindo que um efeito similar nos seres humanos levasse anos.

» Café restaura perda de memória em ratos com sintomas de Alzheimer

Os pesquisadores concluíram que a exposição ao campo eletromagnético poderia ser uma maneira eficaz, não-invasiva e sem medicamentos para se tratar a doença nos seres humanos. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Novidades do dia | Inclusive:

    […] Celulares protegem contra alzheimer https://hypescience.com/26196-celulares-protegem-alzheimer/ […]

  • Vera:

    Gostaria de Saber se o aparelho tem que estar em conexão com outra linha, ou pode ser somente ouvindo uma musica, vendo um video, assistindo a tv no cel.
    Ou pode ser somente no bolso da roupa sem conexão nenhuma, nem musica, nem video ou tv.
    Ou melhor ainda, debaixo do travesseiro ao dormir.
    Obrigada, minha mãe tb tem Alzhaimer

  • Denilson:

    Sabemos que há milhares de pessoas sofrendo com essa doença e ainda mais aqueles parentes próximos. Todos ansiosos por qualquer esperança para se apegar. Também é o meu caso. Minha mãe está com essa maldita doença e evoluindo muito rápido. Com a velocidade de propagação de informações, certamente o mundo todo (que se interessa pelo assunto) já tomou conhecimento disso. Acredito que já deve haver, em algum lugar, pessoas antecipando a exposição de seus doentes aos aparelhos de telefone celular. Não recrimino, de forma nenhuma, pelo contrário, acho que devem fazê-lo mesmo, afinal de contas, o que se pode perder? No máximo continuar com a frustração e a tristeza de não ter conseguido salvar alguém muito querido.
    Gostaria de saber se vocês têm informação de alguma experiência com humanos já estar se iniciando.
    Aguardo respostas.
    Muito obrigado

  • eduardo:

    Pois é, mas eles eskeceram de mencionar q, como toda radiação, o uso prolongado de celulares pode causar cancer. Li em certa matéria que só pelo fato de o usuário carregar o celular no bolso da calça a radiação emitida pelo aparelho pode prejudicar a saúde dos espermatozoides.
    Mas em se tratando de somente pesquisas, tudo bem… acho q eles só devem tomar cuidado, pq radiação é muito perigosa…

  • kathyúcia Procopio:

    Minha vó toma Exolon 2 x ao dia, isso é suficiente para estacionar o mal de Alzheimer? com a radiação do celular é possível uma melhora da situação?
    Kathyúcia Procopio

  • Eloide Fiorese:

    Gostaria de saber se a pesquisa concluiu que retarda o mal ou se a pessoa que já tem a doença em estagio médio, pode estacionar com a radiação?
    Estou com minha mãe na fase do esquecimento de tudo o que é recente. Horas está boa. Não sei como lidar com esta doença ainda.
    Elóide Fiorese

  • Marta:

    Em um procedimento inadequado tive o timpano perfurado e preciso fazer timpanoplastia e não tenho recursos financeiros . Os gastos com antibióticos são mensais . O meu emocional acabou . Vivo triste . Me ajudem a fazer essa cirurgia por favor
    Obrigada
    Marta

  • jhony:

    Primeiramente obrigado, muito boa essa pesquisa
    queria ser cientista para estuda essa causa
    abraço a todos.

Deixe seu comentário!