Conheça o efeito “fim de semana”

Por , em 18.01.2010

De acordo com um estudo, o fim de semana deixa os trabalhadores mais felizes, independentemente do tipo de emprego que eles têm. Desde o presidente de uma grande empresa até o zelador da mesma companhia ficam de melhor humor, apresentam maior vitalidade e sofrem menos dores nos fins de semana.

Esse efeito é associado com o tempo que as pessoas passam com os familiares e à liberdade de escolha de atividades que podem ser exercidas nos fins de semana. O tempinho livre no “finde” oferece a oportunidade de relaxar e de formar laços sociais com outras pessoas – necessidades básicas para o bem estar de uma pessoa.

A pesquisa mostrou o estado de humor de 74 adultos, que trabalhavam pelo menos 30 horas semanais. Durante três semanas, os participantes recebiam mensagens de forma randômica durante o dia, uma vez de manhã, outra de tarde e por último de noite. Na resposta eles deveriam descrever a atividade que estavam fazendo usando uma escala de um a sete para mostrar o quão prazerosa ela era. Outros sentimentos, como ansiedade, e também dores que o entrevistado ocasionalmente apresentasse também eram levados em consideração.

Os resultados mostraram que tanto homens quanto mulheres se sentem melhor no fim de semana. Não importa se são solteiros, se estão namorando, ou se são casados, nem quanto dinheiro ganham e muito menos a idade.

Para descobrir exatamente porque os fins de semana são tão bons, os pesquisadores passaram a medir nas mensagens diárias se os entrevistados se sentiam controlados ou autônomos no momento, se estavam se sentindo competentes em suas atividades e se estavam se sentindo próximos a outras pessoas.

Obviamente, os fins de semana foram associados com autonomia e proximidade a outras pessoas, mas, surpreendentemente, os entrevistados também se sentiam mais competentes em suas atividades de fim de semana do que em seu trabalho.

Essas respostas podem ajudar especialistas a criar ambientes de trabalho mais amigáveis, que simulem o ambiente caseiro de fim de semana e aumentem a produtividade dos empregados. [Science Daily, Foto]

5 comentários

  • luciana:

    Belchior Almeida
    A referência está no final do artigo.
    Sinceramente, alguém lêr o que acha ridículo, é muito ridículo.

  • Belchior Almeida:

    Mais um que começa com “De acordo com um estudo…” – sem qualquer referência de quem ou aonde foi feito, não é Alessandra?!
    Isto é ridículo – sem contar com o conteúdo (óbvio) do artigo!

  • Matt:

    Comprovaram algo que, pra mim, nunca precisou ser comprovado.

  • Yuri:

    Adoro quando cientistas atestam o óbvio.

  • lucas:

    Vocês podiam falar sobre o efeito FERIAS, muito legal

Deixe seu comentário!