Relógio do fim do mundo anda um minuto para trás

Por , em 15.01.2010

O famoso Doomsday Clock (ou “Relógio do Apocalipse”) trouxe um pouco de alívio àqueles que acompanham com preocupação as transformações do planeta. Criado em 1947 pela revista Bulletin of the Atomic Scientists (BAS) com o objetivo de fazer uma campanha contrária à existência de armas nucleares, o relógio representa quão próximo o planeta está de seu fim, e os ponteiros são mudados conforme os acontecimentos do mundo (nem sempre relacionados a esse tipo de armamento) – positivos ou não para a sobrevivência da espécie humana.

» Fim do mundo: 10 Previsões fracassadas do apocalipse

A boa notícia é que, no último dia 14 de janeiro, a equipe do periódico decidiu atrasar os ponteiros em um minuto, de modo que – pelo Relógio do Apocalipse – faltam agora seis minutos para a meia-noite (que, neste caso, representa o fim do mundo). A decisão foi tomada, segundo os membros da BAS, por causa de um estado mais esperançoso das questões globais.

Desde a sua primeira aparição, em 1947, quando marcava sete minutos para a meia-noite, o Doomsday Clock foi reajustado 18 vezes. Ele chegou mais perto da “hora final” no ano de 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética testaram dispositivos termonucleares durante nove meses. Naquela ocasião, o relógio marcava 23h58.

A atualização mais recente (sem ser a do último dia 14) foi em janeiro de 2007, quando o relógio passou a marcar de 23h53 para 23h55, devido às ambições nucleares da Coreia do Norte e do Irã, e principalmente pelo fato de as mudanças climáticas terem se tornado, junto com a possibilidade de aniquilação nuclear, as maiores ameaças para os seres humanos. Outro fator que pesou contra a perenidade da Terra na ocasião foi a incapacidade de se deter o tráfico internacional de materiais nucleares, como o Urânio e o Plutônio.

Hoje, no entanto, já é identificada pelo conselho diretivo da revista uma “crescente vontade política” para combater o “terror das armas nucleares” e “evitar as mudanças climáticas”.

Em uma entrevista coletiva, realizada em Nova Iorque, o mesmo conselho disse: “Ao deslocar os ponteiros para trás em relação à meia-noite em apenas um minuto, nós enfatizamos o quanto é preciso ser realizado, ao mesmo tempo em que reconhecemos sinais de colaboração entre Estados Unidos, Rússia, a União Europeia, Índia, China, Brasil e outros nos aspectos da segurança nuclear e da estabilização do clima.”

» Fim do mundo 2012: A Verdade

No entanto, Lawrence Krauss, vice-presidente do conselho da BAS, avisou aos cientistas que ainda há muito por fazer. “Nós pedimos aos líderes que cumpram a promessa de um mundo livre de armas nucleares e que ajam logo para conter o ritmo das mudanças climáticas. Estamos conscientes de que o relógio está andando”, alertou.

A revista Bulletin of the Atomic Scientists, fundada pelos ex-físicos do Projeto Manhattan, milita a favor do desarmamento nuclear desde o ano de criação do relógio. Seu conselho faz uma revisão periódica de questões de segurança global e desafios para a humanidade, não apenas relacionados à tecnologia nuclear, embora a maioria desses aspectos tivessem algum envolvimento de tecnologia. [BBC]

11 comentários

  • junior lima:

    ah, não passa de um relógio “político”……

  • Gabriel Araujo:

    Jente isso na Minha opinião e tudo mentira , porque os fatos q vai acontecer e Só deus q sabe não e nós nem os maias pois eu estou tranquilo com isso qem sabe e só Deus. !!!

  • Jorginho:

    Esse relógio está com defeito ou quem “acerta” seu horário!

    • André:

      aokspoaskpoask…boaa!

  • Nike:

    “Se eu morresse para toda espécie humana morrer, eu morreria”.

  • Anonimo:

    A palavra de Deus não volta atrás Deus é longanimo com certas coisas mais não fale fracassos do apocalipse pois entamos vivendo nele !!E o mundo está preste para acabr estamos nos ultimos minutos.

  • ItaloXM:

    Na verdade, com tanta movimentação tectonica e coisa e tal. Dá pra prever normalmente o lugar do próximo terremoto. Se prepara Brasil que ta chegando a tua vez!!! hoho

  • Adhemar Casarin:

    Eu acho que o Rogério Cardoso esta certo, pois estamos
    assistindo tragédias pelo mudo todo e dentre as profecias pelo
    menos uma já esta acontecendo em vários lugares, é de que
    os vivos invejarão os mortos, e isso é muito triste.

  • Rogério Cardoso:

    Bem eu acho que é muito cedo para o atraso do “relógio” Tem acontecido tantas tradgédias naturais, talvés seja o próprio Criador permitindo isso para que as pessoas saibam que o fim está muito mais próximo do que se imagina.

  • david lucas:

    E pessoal dificil acreditar mas tudo leva a uma unica conclusão se o mundo não acabar em 2012 podem ter certeza que muito num vai passa….

  • lucas barreto:

    Nossa, falta muito para voltarmos as 00:01, quer dizer… nunca estivemos em 00:01 Xd. Mas creio que um dia.. se um jeito ou de outro esse relógio vai chegar ao 00:00 Xd

Deixe seu comentário!