Crianças escutam vozes do além

Por , em 28.01.2010

E isso parece não perturbá-las. De acordo com uma pesquisa, uma em cada dez crianças ouve vozes misteriosas, mas isso não é algo que as incomode ou assuste. Mas, segundo os cientistas, essas vozes têm um impacto limitado na vida da criança e os pais não devem se preocupar – na grande maioria dos casos, as vozes vão embora sozinhas.

Mais de 16% de crianças ou adolescentes pode ouvir as tais vozes, o que pode ser considerado um sintoma de esquizofrenia e outros distúrbios psicóticos que podem se manifestar na vida adulta. No entanto, essas crianças dificilmente desenvolvem essas doenças.

Para investigar se essas ilusões auditivas eram comuns, os pesquisadores fizeram uma enquete com mais de 3.500 alunos do ensino fundamental. Uma das perguntas era se elas ouviam “uma ou mais vozes que ninguém mais percebia”. Um décimo das crianças respondeu que sim, mas apenas 15% desse total admitiu que as vozes incomodavam. Tanto meninos como meninas disseram ouvir as vozes, mas quem sofre mais com isso são as garotas.

Alguns estudos anteriores afirmam que essas vozes estão ligadas a problemas na gestação da criança ou no período em que ela era um bebê. Além disso, foi descoberto que, ao contrário das expectativas dos pesquisadores, as crianças criadas em um meio rural escutam vozes com maior freqüência do que as urbanas. No entanto, as urbanas ficam mais perturbadas pelas vozes, ouvem um maior número de vozes e dizem que, por vezes, elas interferem em seus pensamentos.

A conclusão é que as crianças criadas em um meio urbano que escutam vozes têm mais chances de desenvolver distúrbios psicóticos. [Reuters]

68 comentários

  • cleiton bandeira R.:

    Bom, isso ocorreu comigo na minha infancia, eu morava numa pequena cidade que poderia ser considerada area rural. Lembro que isso começou logo cedo, quando eu tinha uns 7 anos de idade, eu saia muito com meus amigos para matar passaros, agente ia para o mato fechado sempre, eramos um grupo de 5~6 amigos, e foi logo quando começamos a nós aventurar pelos matos que começamos a ouvir vozes nos chamando. Logo de inicio pensavamos que era realmente alguem nos chamando, o primeiro acontecimento ocorreu com meu irmão, ele escutou a voz parecida com a da minha mãe que o chamava pelo o nome dele, logo ele pensou que era nossa mãe que estava chamando, ele olhou para todos os lados e não viu ninguem, ele chegou a gritar “Que?” mais a voz não respondia. Ai ele perguntou pra mim e pros nossos amigos se eles também tinham ouvido, agente respondeu que não tinhamos ouvido.. logo depois veio um grito, chamando pelo meu irmão, era a mesma voz que o chamava, ele então perguntou para nós se tinhamos ouvido também, e sim tinhamos ouvido. Eu pensei que era realmente minha mãe que chamava ele, até falei pra ele “vamos embora mainha ta chamando”, ai fomos todos embora. Chegando em casa eu e meu irmão não vimos nossa mãe, então lembramos que ela tava na loja trabalhando, ai começamos a ficar assustados. Quem tinha nos chamado? quem era? oque queria? terminamos o dia com essas perguntas em nossas cabeças..
    Logo no outro dia, reunimos o grupo e fomos novamente caçar passaros, ja no meio do mato, eu comecei a sentir uma presença, algo que eu não podia ver, e logo veio o grito CHAMANDO PELO NOME, Era novamente a voz da minha mãe, só que essa voz não vinha da direção da minha casa, ela vinha de dentro do mato. Um dos meus amigos que estava comigo falou pra mim não responder a essa voz.. perguntei a ele pq não responder?… ele disse ” mainha falou pra mim que quando você houve essas vozes não pode responder, pq é o demonio te chamando”… Acreditei na explicação que ele me deu… logo no final do dia minha mãe chegou em casa, ae perguntei se era ela que estava mim chamando, ela disse que não.. então falei tudo que tinha ocorrido nesses dois dias para ela.. Ela então me disse a mesma coisa que meu amigo falou, ela ainda disse que se lembra de quando ela tinha uns 12 anos e cuidava dos irmão dela enquanto meus avós iam para roça, essas vozes conhecidas gritavam do lado de fora da casa, e chegava a bater na porta, mas ela nunca respondia e nem abria a porta…….. isso é coisa sobrenatural… (para quem duvida, sugiro que viage pelo nordeste de minas e pergunte sobre isso ao pessoa mais velho, eles iram falar que essas vozes realmente chama agente pelo nome, e que não deve responder a elas…

  • rogerio727:

    não tem nada de vozes do além. São os famosos amigos imaginários. A maioria das crianças criam esses amigos imaginários. Alguns adultos também, o maior amigo imaginário de alguns adultos é chamado de Deus.

  • PAULA DENTRO:

    Os espíritas dizem que até os 3 anos, toda criança é médium, se lembram das outras vidas e podem ver e escutar os desencarnados… Só pra citar e enriquecer mais a conversa.

  • Cristiane:

    Minha mãe fala que aos 3 anos isso acontecia comigo, mas que do mesmo jeito que as vozes vinham, ela foram embora… Eu não lembro de nada disso… (rsrs) Mas quem sou eu pra desmentir os meus pais?

  • Andre:

    O sem nome, vc foi coroinha? vc do comentario acima…. tem certeza que ele e santo, cara vc escapou por pouco hem?

  • Jose luiz:

    Santo? quem morreu para me salvar foi JESUS CRISTO o filho de Deus, feito carne venceu o pecado, a morte e o iferno. Ele e digno de toda gloria magestade e poder.

  • É didícil mesmo…:

    A única ligação possível entre a terra e o céu está nas mãos do nosso Papa Bento XVI,pode vir centenas de deuses ou religiões, mas tudo está centralizado naquele que é herdeiro de Pedro o apóstolo,na sua Santidade o Papa Bento XVI…
    Enquanto nossa Santa Igreja,mãe,rainha de todas,constituido da Santa Sé de Roma estiver nos domínios terrestres,nada temeremos.
    Santo,santo,santo,santo Papa João Paulo II

  • Camila:

    Samir,
    Fiquei curiosa sobre sua experiencia! rs
    Ahh e pro pessoal que estava brigando, vamos deixar de ser irredutiveis em nossos “principios” pois isso é que nem C*, cada um tem o seu.
    Eu, biologa, tambem acredito na teoria de Darwin e seus “chimpanzés” mas nem por isso desrespeito os criacionistas e religiosos fervorosos… Cada um na sua pô!
    ADORO o Hypescience e ainda mais os comentarios que sempre sao de alto nivel!! ^^
    Abraço,
    Camila

  • samir:

    Mario concordo com voce, embora não chego a acreditar em saci, mas o mundo e tão complexo tão cheio de variedades e com certeza existe um outro lado, e algumas pessoas realmente viram seja La o que for. Falo isso por experiência própria, quando criança passei por uma experiência desagradável de ver algo inacreditável, e ate hoje lembro com clareza dos detalhes, não vou contar aqui por que não iriam acreditar, eu confesso que se eu ouvisse alguém contar um caso como o meu, e não tivesse visto nada quando criança, também não acreditaria, não critico ninguém por não acreditar pois isto e falta de experiência no assunto.

  • César:

    Mario

    A ciência já sabe que os testemunhos são o tipo de prova mais fraca que existe. Quer dizer, se você entrevistar 500 pessoas e todas elas tiverem um relato de encontro com a “mulher de branco”, ainda assim não significa que eles viram alguma coisa sobrenatural, ou que a mulher de branco realmente exista. Só significa que eles viram alguma coisa que PARA ELES era a mulher de branco.

    E mais, tem alguns casos que realmente são inexplicáveis. Ou seja, não há elementos para determinar com precisão o que é que foi que a pessoa viu. E, se é inexplicável, então é inexplicável. Não é mulher de branco, não é mula sem cabeça, não é bôto cor de rosa, não é saci pererê, É INEXPLICÁVEL. Ficar inventando uma explicação para algo que não tem explicação não ajuda em nada em resolver o caso.

  • mario:

    Acredito que existe o consciente, o inconsciente, Deus e o diabo. Acredito na ciencia e acredito no que a ciencia já descobriu: que as Escrituras Sagradas, a Bíblia e suas histórias por mais difíceis de acreditar que sejam para muitos existiram, aconteceram.Pra mim a ciencia ainda é muito limitada, a psicologia é uma ciencia que so tem pouco mais de cem anos e nos seres humanos não se pode fazer experiências como nos animais por ser proibido por leis internacionais e nacionais.A clonagem que é algo que pode beneficiar a muitos, por exemplo ainda não pode caminhar muito,principalmente em relação as experiencias no ser humano por dificuldade com as leis, as ciencias, a religião, a ética, etc.Não acredito que existam pessoas que não acreditem que pessoas só ouvem quando crianças, será que nunca foram em uma ala psiquiátrica de nenhum hospital? nunca entrevistaram nenhuma pessoa que viu e conversou com pessoas, seres na cidade ou na zona rural, que ouviu de pessoas que deram água para pessoas no sítio e elas sumiram? Eu vivo na Amazônia e aqui converso com muitas pessoas que já viram o saci-perere, a mulher de branco e outros casos, tanto crianças, adolescentes, jovens e adultos. Acredito que muitos aqui só ouviram falar, nmunca conversaram com quem ouviu de verdade.Em que mundinho vcs estão vivendo?

  • Marcos:

    Só complementando, gostaria de deixar claro que quando digo mediunidade, quero dizer sensibilidade mais aguçada do que o normal, para ficarmos fora de implicações religiosas ou doutrinárias.
    Abraços a todos !

  • Marcos:

    Breno, acho que voce está possuído por um espírito muito agressivo hehehee … Brincadeira !
    Breno, o que eu disse sobre mediunidade infantil não é piada.
    Voce pode não ter visto nada, não ter ouvido nada mas a maioria das crianças tem esta percepção. De repente voce até teve e não se lembra, não sei.
    Entendo, porém, que é difícil realmente aceitarmos coisas que não vemos ou que não temos conhecimento.
    Quanto ao seu dragão na garagem, quem disse que voce não o tem ?

  • lp souza:

    cesar, vc esta querendo agora criticar os religiosos ? ta querendo bancar o perseguido, o humilhado? vc conhece meu coração para dizer que eu tenho ódio?
    Ate agora eu nao mencionei se sou catolico, evangelico ou espirita.
    nao mencionei se sigo alguma doutrina, simplesmente eu nao acredito nesta teoria cientifica. entenda como quiser. isso nao vai mudar o fato de tudo isso nao passar de simples teorias sem fundamento. semana que vem eu vou ao zoologico, para ver se consigo ver um macaco virar homem. encerro aqui meu comentario, ja vi que é sem futuro debater com vc.

  • Cesar:

    Dricca, eu não me espanto. Os criacionistas fanáticos são assim mesmo: tem ódio ao próximo, enquanto pregam o amor ao próximo. O LP inclusive está tentando me ofender de qualquer maneira. Qualquer um que aponte a verdade para eles é odiado e perseguido. Fizeram assim com Darwin, e eu, que sou bem menor que Darwin, não posso esperar perseguição menor.

    Abração a todos

  • Dricca Kastrup:

    Para não falar da falta de acentuação, hipocrisia tem “h”, e descendentes, “sc”…

    Agora fiquei confusa… Chamar o outro de chipanzé (com acento agudo no “e”) não é ofensivo ?

    Paz e bem !
    Basta de intolerância religiosa !

  • LP SOUZA:

    AMIGO CHIMPANZÉ, (CESAR) SE VC ACHA QUE ACREDITAR NESTA IPOCRISIA TODA É SER SABIO, ENTAO SEJA FELIZ….
    COMO DISSE UM EX-PROFESSOR MEU; A CIENCIA JA ESTA ESTA MUITO AVANÇADA E OS SECULOS TAMBEM, E ATE HOJE A CIENCIA NAO CONSEGUI DESCOBRIR DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS. E NUNCA SABERA, PORQUE QUANTO MAIS ESTUDAM, MAIS IGNORANTES FICAM. SO EXISTE TEORIAS SENDO UMA DELAS A EVOLUCIONISTA; OU SEJA, QUE NOS SOMOS DECENDENTES DE MACACOS, MAS NADA FOI PROVADO ATE HOJE, E NEM SERA.
    QUEM QUISER CONTINUAR ACHANDO QUE VEIO DO MACACO, QUE CONTINUE.
    EU PARTICULARMENTE CONTINUO ACREDITANDO NESTE LIVRO QUE VC NAO ACREDITA. E CONTINUO ACREDITANDO QUE O HOMEM FOI CRIADO PELAS MAOS PERFEITAS DE DEUS.

    AMIGO CHIMPANZE, PASSE BEM.

    • %:

      Primeira coisa desemperra a p#$@ do Caps Lock!

      Você realmente acha que aqueles caras dizem td que sabem?
      Realmente vc acredita em td que eles dizem não saber?
      Realmente vc acredita que eles ja nao mataram a charada do incio de vida na terra? (sou ateia mas lendo a biblia saquei a deles).
      Abra um pouco a mente, td q nao tem explicação vcs jogam pra cima de deus,(pra desencargo de consciencia pra nao ter a necessidade de procurar uma resposta sozinho?) nao tenha vergonha de mudar de opinião, deus nao ficara com raiva de vc (eu acho).
      E outra segundo o que vc disse (desativa capslock)”[…]Quanto mais estudam mais ignorantes ficam.”Nao de esqueça que aqueles que buscaram uma resposta fora da religiao foram aqueles estudiosos que fizeram o que uma nação inteira nao conseguiu…Mudar o mundo que vivemos.Graças a pessoas inquietas que “estudam” que você hj nao esta morta por qualquer doencinha que poderia ter te matado na infancia se nao tivesse tomado algumas vacinas…
      Pensa um pouco viu?Não leva isso como uma ofensa mas como aquilo que chamam de “critica construtiva”.;)

  • Marcos.. Psiquiatria:

    “Os caminhos são vários, mas o destino, um só.”, o de admitir que não sabemos se deus ou deuses efantasmas existem ou não, portanto devemos evitar usa-los como “coringas” para preencher as lacunas do conhecimento humano (Assim como na idade média com consequências sempre desastrosas).

    Se deus,deuses ou fantasmas são inatingíveis pela compreensão/ciência humana, então temos uma sólida razão para que ninguém afirme nada sobre eles,,,, pq se ninguém tem acesso, inatingível, como dar certezas que existem??? Só podem crer.

    Ai, é escolha pessoal de cada um. Pessoas podem ter uma vida plena mesmo qdo não escolhem acreditar nessas estórias de deuses, fadas, fantasmas, gnomos……

  • Dricca Kastrup:

    Wanderson, agora concordei contigo !

    Os caminhos são vários, mas o destino, um só.

    Paz e bem !

  • Wanderson:

    @benq

    Isso não importa benq.São apenas convenções humanas tentando ter uma noção da inteligênica suprema,causa primária de todo universo,não importa se com D maiúsculo o minúsculo,não importa se o nome tem horigem cristã ou não.

  • Gabriel (gabúth):

    COMO????????? quer dizer que agora mediunidade virou surto psicótico????

    Cada um cre no que quer… mas PARA MIM esse “estudo” está totalmente furado!

  • Cesar:

    lp souza, você pode acreditar no que quiser, inclusive nos absurdos mitos da Idade do Ferro que estão registrados na Bíblia. Mas isto não vai mudar o fato que mais de 99% do teu código genético é praticamente idêntico ao dos chipanzés, e que o teu corpo segue provando que evoluímos de macacos e que somos macacos – somos animais, como todos os animais são. Além disso, as evidências do Big Bang estão nos céus, só que é preciso inteligência para poder perceber.

    Há 400 anos atrás, o homem era uma criatura extremamente arrogante, achava que era o supra-sumo do Universo, que habitava o centro de tudo, e que era especial, diferente dos animais. Copérnico veio e tirou o homem do centro do Universo. Darwin veio e mostrou que o homem é um animal como outros, e que o que o torna especial não é muito diferente do que o que torna especial os outros animais. A ciência do século XX descobriu que o nosso planeta e nós mesmos somos “poeira de estrelas”, como o Carl Sagan poeticamente afirmava, e confirmou na genética o estreito laço de DNA que nos une a todos os seres vivos deste planeta, da mais humilde bactéria aos animais mais incríveis, como o gigante elefante, o pequeno camundongo, o feroz leão e a sua presa, a gazela. Mas estas descobertas fantásticas nunca entraram dentro de nenhuma religião tradicional, mais interessadas em seus mitos da Idade do Ferro.

    Paciência. Todo mundo tem um cérebro, nem todo mundo usa ele de forma racional.

  • Marcos.. Psiquiatria:

    Neurônios:

    86 Bilhões de neurônios.
    Cada neurônio faz de 60 mil a 100mil conexões. (Uns dizem 10 mil)

    8,6 x 10 na 18.

    86 000 000 000 000 000 000

    86 “Quinquilhões”…

    Estrelas:

    ~100 Bilhoes Galaxias X ~100 Bilhões de estrelas.

    10 na 22.

    100 000 000 000 000 000 000 000

    100 “Sextilhões” ueueueueue….
    …………………
    Os números exatos ninguem sabe ainda… Então, parece que temos mais estrelas.

  • lp souza:

    NAO E EGOISMO, ESTA E A MINHA CRENÇA, PEÇO DESCULPAS SE OFENDI ALGUEM QUE ACREDITE EM OUTROS deuses, MAS EU PARTICULARMENTE ACREDITO NO UNICO DEUS CIRADOR DO CEU E DA TERRA. IDEPENDENTE DO NOME QUE LHE DAO. PEÇO DESCULPAS TAMBEM AOS QUE ACREDITAM SER DECENDENTES DE MACACO OU QUE O MUNDO FOI FORMADO POR UMA EXPLOSAO.
    Wanderson VC ESTA CORRETISSIMO!!!

  • Cesar:

    Eu acho que é simples resultado da complexidade do nosso cérebro. Quer dizer, um sistema com mais conexões que uma galáxia, quando está ainda em desenvolvimento, tem que apresentar problemas de ajuste que são corrigidos com o tempo.

  • benq:

    @wanderson

    mas pera ai
    voce esta se referindo a uma “força” maior que possa ser chamado de deus seguido pelos deistas ou “D”eus seguidos pelo judeus e cristaos ?
    de certa forma todos os deuses tiveram a mesma origem (nos deuses do antigo egito) Rá
    mas dizer que Rá, Deus, Allah, Brahma, Shiva, Zeus, Mithra etc.. são a mesma coisa é o mesmo de dizer que gato é a mesma coisa que cachorro
    sim sao animals e vieram de um unico ancestral em comum mas nao sao a mesma coisa

    so acho engraçado que os cristaos so porque creem em um deus ao qual nao tem um nome especifico (usado de fato) como em outras religioes pensam que seu deus é o verdadeiro e correto o resto é falso ou visoes distorcidas dele

  • Wanderson:

    benq,eu explico.
    As variações Allah,Brahma,Krishna,Shiva,Jeová etc…São nomes que as civilizações deram a inteligência que causa todas as coisas,ou seja,não importa o nome que se dê,o Deus é o mesmo para todos,só muda um pouco a noção da divindade de acordo com a cultura e evolução de cada povo através dos tempos.

  • benq:

    @Lp souza

    muito egoismo de sua parte dizer que o deus Deus (judaico cristao) é o unico que existe
    e como que fica o deus Allah, o deus Brahma, o deus Krishna, o deus Shiva etc…
    vai “matar” tambem como fizeram com o deus Zeus, deus Mithra. deus Rá etc…

    de qualquer acho que tudo que disse antes…será que não é tudo contos, mitos, lendas, folclores etc…

    como muitos dizem “a religiao do outro (diferente da minha) é mitologia

    hehehe

  • epa!!:

    se tinha duas bolinhas, com certeza nao era um espirito!! huahauhau. cuidado hem?! nao vacila!!

  • marcelo:

    @Bruno FV: “Mas enquanto li esse post senti uma sensação estranha aqui atrás”

    Comentario suspeito, amigo!

  • Marcos.. Psiquiatria:

    O legal dessas visões e vozes do além (em adultos) é que elas incrivelmente somem quando usado um antipsicótico como o Haldol, por exemplo.

    O Haldol parece possuir um efeito exorcisante, ele deve assustar os espiritos, fantasminhas maus… ueueueue

    Então, respeito a religião espirita, como as outras católica, evangelicos, só não me peçam para acreditar nas suas explicações, que talvez para minha: “pequeneza, cabecinha, mundinho, ignorancia, falta de sensibilidade e limitação materialista/matemática”, são explicações magicas e quase sempre cômicas.

    Paz e amor, viva a tolerância religiosa….

  • Lp souza:

    obs: Nao existe deuses, mas um Deus! nao existe fantasma,mas espiritos! Agora unicornio, papai noel, coelinho da pascoa, pé grande e bruxa, sao invençoes do homem.
    Nao devemos confundir contos, mitologias, folclores, lendas e mitos com a realidade.

  • benq:

    deuses, demonios, espiritos, fantasmas, unicornio, papai noel, coelinho da pascoa, pé grande, bruxas etc….

    existe gente que acredita nisso ainda ? em pleno seculo XXI

  • Bruna Buzzo:

    “Essas manifestações cerebrais como mediunidade, espiritos, fantasmas, já pertence a crenças religiosas medievais”, discordo de você, comentarista. O estado mental do amigo é que permanece nos tempos mediévicos! Outra coisa: não creio que “Hipescience” foge ao publicar matérias como a em questão. De mais a mais, isso que você considera “certezas espiritas”, é uma certeza não só dos espíritas como a dos não-espíritas. O amigo disse que o cérebro “prega peças”; só se for o seu! Ora! A porção do encéfalo que ocupa, na caixa craniana, toda a parte superior e anterior, o cérebro, não passa de veículo da mente, ou espírito, ou alma ao possuir um corpo físico. Nesse passo, a mente é para o cérebro o que as hertzianas são para o rádio! Pra encerrar, o amigo está desinformado. Saiba que o Código Internacional de Doenças (CID) reconhece o estado de transe medianímico como algo congênito ao homem e inseparável dele, distinguindo-o do estado de transe mórbido. Quem quiser conferir, basta verificar o parágrafo 10 do item F 44.3 do referido código em que se destaca o fenômeno mediúnico de incorporação, considerando-o perfeitamente normal, pois, ainda de acordo com o CID, a influência dos Espíritos através de pessoas (médiuns), nada tem a ver com doenças psicóticas.

  • Wanderson:

    Fenômenos mediúnicos são estudados desde o século dezenove até hoje,a questão é que a ciência se baseia em um paradgma materialista para estudar os fenômenos e,como não conseguem colocar um espírito em um tubo de ensaio,se confundem e se equivocam,daí,deduzem que a essência de todo o entendimento,sentimento e vontade no ser humano é uma quimera e que os fenômenos derivados dessa capacidade humana são bobagem,natural que cheguem a essa conclusão.Se não mudarem a forma de estudo desses fenômenos e encará-los como uma possibilidade vão continuar se equivocando e confundindo mediunidade com esquizofrenia e assim por diante.

  • PH:

    comentários longos também são rejeitados ou havia algo de ofensivo no meu???

  • Dricca Kastrup:

    O processo reencarnatório leva 7 anos para se completar. Por isso as crianças têm acesso a estimulos dos dois lados da vida. Isso é um fato ainda não comprovado pelos cientistas, mas ventilado por diversas correntes há milênios.

    O triste é a humanidade ainda não ter compreendido que a ciência é investigação, processo, e não verdade absoluta. Mais triste ainda é ainda existir tanto preconceito e medo do que se desconhece…

    Paz e bem !

  • Daniel:

    It´s evolution baby! hehehe
    crianças sensitivas e adultos insensíveis tsc tsc =)

  • bruno:

    Bom, acho melhor pararem de dar maconha para as crianças vocês não acham? rsrsrsssrs

  • jc:

    Uma so vida seria muito pouco para o aprimoramento do espirito precisariamos talves de milhares e as veses entre estas vidas alguns ficam agarrados a este mundo e por falta de sensibilidade das pessoas estes desgarrados procuram contato com crianças que nao analizam pela razao os fatos ao seu redor ficando mais facil o contato o que nao e saudavel pois o lugar desses espiritos nao e aqui eles precisam seguir seu caminho para o proximo aprendizado.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Quando eu era pequeno lembro de conversar com algumas coisas e lembro da sensação de que eram amigos… minha mãe não sentia incomodada, mas de um dia para outro, quando eu tinha uns 6 anos… os amigos sumiram… fiquei triste, mas não dei muita boa.

    Penso que as crianças devido a sua inocência ou sei lá, poucas conexões do seu cérebro devem deixados haptos ou realmente seus cérebros criam tais coisas, tal qual são criados quando sonhamos.

  • Hiago:

    Cláudia Bandeira

    Hoje mesmo eu passei pelo que você falou. Eu acho que agente escuta essas vozes por que estamos começando a sonhar, mais não estamos totalmente dormindo. Por isso escutamos apenas quando estamos pegando no sono.

  • ira:

    Vez por outra fico conhecendo alguns VALTER,então ainda sobra
    esperança para o humano durante sua estádia no planeta.
    A viagem astral é uma realidade incontestavel.

  • Gabriel:

    wahAHAHhahaha,

    é comico alguns posts….internem essas crianças!!!! estao doentes!!!!!

  • Edwilson:

    O fenômeno sobrenatural existe e a ciência ainda está estudando. Em uma cidade da Itália, pedaços de fios elétricos pegavam fogo estando desconectados de qualquer parte elétrica, sendo, portanto, impossível circular corrente pelos mesmos. O governo solicitou que os melhores cientistas examinassem o fenômeno a fim de explicar tudo cientificamente. Para a surpresa de todos, estes cientistas informaram que havia uma incrível força magnética extremamente forte sendo a causa do fenômeno. No entanto, a origem de tal energia não era deste mundo, segundo eles.
    O espiritismo há 500 anos começou querendo explicar tudo cientificamente, porém virou religião. Depois veio a parapsicologia para darcontinuidade a esses estudos mas parece que fez poucos progressos. Melhor é ter um grupo de ciências investigando.

  • lucas:

    Ei valter eu queria apenas essa parte dos sonhos kkkk mais ainda bem que eu não ouço vozes ou esse tipo de coisa,eu ja tenho dificuldade de dormir sem imagina com alguem falando no meu ouvido e eu ñ posso fazer calar a boca.

  • Valter:

    Se existe o mal, existe o bem.
    Se existe o errado, existe o certo.
    Se existe o material, existe o imaterial.
    Se existe mundos visíveis, existe mundos invisíveis.
    Existe os que ouvem e veem e existem os que não ouvem e que não veem, A explicação e a prova está dentro de nós mesmos. Se podemos acreditar, tudo é possível naquilo que acreditamos. Eu ouço vozes, tenho visões incríveis, nos meus sonhos vou para outras dimensões, é só alegria. Podemos transformar o medo.

  • Tatiana:

    Nossa! Eu ouvia vozes quando era criança, minha mãe falava que era o Dêmonio….
    asduisdasudhhdiasd

    Mais normal do que parece!!
    o/

  • Cláudia Bandeira:

    Interessante saber das vozes… Quando eu era criança, 9 ou 10 anos(?), costumava escutar um turbilhão de vozes quando ia “pegando” no sono. Acordava de repente e o silêncio voltava, às vezes pensava que a televisão estava ligada, mas o silêncio era total. Isso aconteceu várias vezes, não me perturbava, mas intrigava. Algum de vocês já passaram por isso também? Essa resposta é muito importante para mim.

  • lucas hannesch:

    eu sou adolescente e vejo vultos des de pequeno como se alguem estivesse me olhando eu vejo coisas parecendo pessoas pelo canto do olho mas quando olho não vejo nada estou na psicologa para ver se melhoro acho que os vultos estão vindo menos vezes me “ver”

  • AC/DC:

    mediunidade?espíritos?Cabe o ônus da prova a quem afirma,e dizer que está provado cientificamente é falter com a verdade…em qual periódico oficial estariam tais provas?

  • Lucas Maia:

    Quando criança eu tive um amigo imaginário, e isso não me incomodava de forma alguma, desapareceu conforme eu cresci, e é muito comum em crianças e é apenas um efeito psicológico.

    Quanto ao dragão na garagem, o argumento é sim válido porquanto demonstra que é impossível provar a inexistência do que não existe.

    A obrigação de demonstrar a existência é do afirmador e não do crítico.

    Esse argumento foi proposto no livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios de Carl Sagan, um astrofísico muito respeitado em todo o mundo.

    Inclusive acho que o autor do blog poderia pegar a dica e publicar alguma coisa nesse sentido.

  • ira:

    MARCOS E ALDO DANIEL,CERTÍSSIMOS.
    MEIA DÚZIA ASSIM E TERÍAMOS UM MUNDO BEM MAIS TRANQUILO.
    MAS, SÓ O TEMPO É O GRANDE MESTRE TERRENO.
    TODOS APRENDEREMOS,DE QUALQUER MANEIRA OU DE QUALQUER JEITO.

  • Wellin:

    UHASDISAHDUA, isso pra mim é normal, sempre escutei as vezes eu tento conversar com essas vozes mais sinto medo -q

  • Marcos.. Psiquiatria:

    Alucinações são sintomas neurologicos, que assim como a dor de cabeça, podem estar sendo desencadeadas por diversos processoas ou patologias de base, ate mesmo depressão ou ansiedade.

    Na infância por volta dos 3 anos de idade é comum e natural que as crianças tenham amigos imaginarios…

    Atribuir essas manifestações cerebrais como mediunidade, espiritos, fantasmas, já pertence a crenças religiosas medievais. E acredito que foge desse site difundir essas “certezas” espiritas….

  • Totonho Paixão:

    Breno,
    Esse truque do dragão não é válido em um debate sério.
    Concordo que o cérebro pode gerar certas sensações que nos fazem pensar que estamos sendo observados, que estamos ouvindo vozes etc.
    Mas tenho dois pontos importante:

    1 – O cérebro não consegue gerar nada impossível de ser vivenciado certo? Você já ouviu seu celular tocar sem que estivesse próximo a ele?

    2 – A maioria das crianças não ouvem apenas, mas interagem com essas vozes. O que é bem diferente de uma simples confusão.

    Sem entrar em questões espiritualistas, apesar de achar que devemos deixar de lado esse preconceito, fica o fato. E o fato é que milhões de crianças no mundo percebem e interagem com vozes que não estão ali e que elas SABEM que não estão ali (o que é diferente de achar que alguem falou com vc e perceber que não tem alguem no recinto). Uma explicação que acho considerável tem a ver com o desenolvimento da glandula pineal, totalmente associada a percepção extra sensorial desde das épocas mais remotas.

  • Breno:

    Não existem fantasmas, espíritos ou qualquer coisa do tipo. Isso tudo é falácia. É piada dizer que criança até os 7 anos tem mediunidade. Eu nunca vi fantasma nem nada parecido na infância. Também nunca ouvi vozes. O que acontece é que o cérebro prega peças, então ver um vulto no canto de olho não significa que você viu um espírito. Ouvir uma palavra ou seu nome não significa que você ouviu espíritos. Ora, quem aqui nunca teve a sensação de ter ouvido o toque do celular mas depois constatou que o telefone não estava tocando?? Nosso cerebro pode “transformar” qualquer som numa palavra ou frase que aparentemente fará sentido para nós. E se alguém aqui vier dizer que já viu ou sentiu espírito eu digo que tenho um dragão invisível na garagem. Alguém pode provar que eu não tenho meu dragão??

  • Marcos_:

    Até onde tenho observado e compreendido, estas manifestações são inerentes ao próprio ser. O que ocorre, com a aproximação da puberdade e as manifestações do instinto, é um gradual afastamento desta capacidade, digamos assim, que a criança tem de perceber essas manifestações. Que seriam nada menos que as manifestações de seu próprio espírito.

  • Aldo Daniel Poccioni:

    Concordo plenamente contigo Marcos, agora eu não entendo por que confundem mediunidade com esquizofrenia ou distúrbios psicóticos. A mediunidade não é uma questão de fé senão um fenômeno científico e isso já foi provado, pena que a ciência ainda não conseguiu saber como ou por quê se produz este fenômeno, só sabem que perante os mesmos, como também na incorporação ha áreas do cérebro comumente inativas, que se ativam.

  • Marcos:

    Marcos_,
    Por termos sido criados sob convenções sociais, culturais e, principalmente, religiosas, acredito eu …

  • César:

    AS VOZES QUE EU OUVIA QUANDO CRIANÇA ME DISSERAM PRA NUNCA DESLIGAR O CAPS LOCK. ~~’
    ——————————————————

    Eu ouvia e via uma porrada de coisa quando criança, ouço até hoje e uso a meu favor, as visões pararam. Não posso provar, bem como não faço a menor questão. Alguns acreditam em mim, outros não, mas no fundo todos nós podemos ouvir, tente se quiser.

  • Marcos_:

    Por que insistimos em tentar afastar aquilo que está implícito no ser?

  • eduardo:

    Bruno… uma sensação estranha aí atrás?… é eskesito mesmo cara… tome cuidado com a sua retarguarda… kkkkkkkkkk….

    Qnd eu era criança eu não ouvia… mas via vultos atravessando paredes, principalmente à noite… embora eu acreditasse em espíritos nakela época (hj não acredito nessas coisas), eu não sentia medo… esses vultos, na verdade eram coisas da minha cabeça mesmo… sempre apareciam qnd eu acabava de assistir filmes de terror…
    É interessante a matéria… o estudo pode contribuir pra avaliar se as crianças podem vir a ter problemas mentais qnd atingirem a idade adulta…

  • Marcos:

    As crianças tem mediunidade acentuada até por volta dos 07 anos.
    Os famosos ‘amigos invisíveis’ são, com grande chance, manifestações mais tangíveis desta mediunidade.
    Abraços a todos.

  • MEGAAP23:

    EU ACREDITO QUE AS CRIANÇAS NAO SO OUVEM COMO VEM COISAS ESTRANHAS.
    PENSO ASSIM PORQUE QUANDO CRIANÇA, EU VIA COISAS E TINHAS SENSAÇOES ESTRANHAS COMO SE ESTIVESSE SENDO OBSERVADO. AOS 13 ANOS EU TIVE UM DISTURBIO E COMECEI A SE DESESPERAR COM AS COISAS QUE VIA E SENTIA. NAO SEI EXPLICAR O QUE SENTIA, SO SEI QUE ERA TERRIVEL. E O QUE EU VIA, SE EU CONTAR MUITOS NAO ACREDITARIAM. MAS GRAÇAS A DEUS TUDO ACABOU.
    EU ACREDITO QUE CONFORME O CRESCIMENTO ISSO VAI PASSANDO. AS CRIANÇAS VAO DEIXANDO DE SER INOCENTES E PERDEM A SENSIBILIDADE.

  • Deep:

    Só acho estranho esse anúncio sobre chegada do anticristo… isso é bobagem, não-científico e sensacionalista.

  • Bruno FV:

    Nunca ouvi nada, ainda bem. Mas enquanto li esse post senti uma sensação estranha aqui atrás HUSIHAUSHIAUHs

Deixe seu comentário!