Como emagrecer? Corte apenas um tipo de alimento da sua dieta

Por , em 8.02.2010

Emagrecer parece ser um processo complicado, as dietas todas parecem meio malucas e o resultado, muitas vezes, está longe de ser o esperado. Mas você pode simplificar as coisas eliminando apenas um alimento prejudicial do seu cardápio.

Doces, pão branco, queijo, cerveja e outras bebidas alcólicas, se eliminados, podem fazer você perder peso rapidamente. De acordo com nutricionistas, cortar apenas um desses itens não parece um sacrifício tão grande e pode fazer com que você consuma centenas de calorias a menos por dia. O resultado cumulativo durante meses pode ser bem maior do que você pensa.

Como emagrecer

Confira quantas calorias você pode cortar eliminando algum desses alimentos de sua dieta:

  • Balas e outros docinhos – você pode consumir, no mínimo, 300 calorias a menos por dia se evitar balas e outros docinhos (especialmente aquelas mais molinhas, recheadas). Elas são, praticamente açúcar puro e não oferecem nenhuma saciedade, não enchem o estômago. Como são digeridas rapidamente também fazem com que você queira cada vez mais doces. Lógico que você não precisa cortar totalmente qualquer doce, mas consumir cada vez menos e os menos calóricos.
  • Álcool – se você deixar de tomar duas latas de cerveja estará deixando de ingerir 300 calorias. Você sabia que o número de calorias em uma caipirinha é o equivalente a um daqueles pacotes de M&M’s de amendoim? Além disso, quando você bebe em uma festa tende a comer mais, para acompanhar. E, em uma ressaca, você vai querer forrar o estômago para que o mal estar passe. Subitamente aquelas 300 calorias das duas cervejas já foram multiplicadas.
  • Pão branco – cortando o pão branco você elimina mais de mil calorias por dia (se você come pão no café, no lanche e para acompanhar a sopa no jantar). Uma fatia de pão branco é equivalente a um pirulito. Também é feito, essencialmente, de açúcar (embora não seja doce). O pão branco é digerido facilmente, mas suas calorias não e elas acabam se acumulando e formando gordura. Evitar o pão branco é difícil, então os nutricionistas sugerem que você o substitua por um “colega” mais saudável, como um pão integral. Além disso, comendo menos pão você come menos manteiga, queijo e outros “recheios”.
  • Queijo – dependendo do tipo de queijo, um pedaço do tamanho de um dado pode conter cerca de 100 calorias. Para ajudar na visualização, pense no queijo como um grande tijolo de achocolatado, afinal a quantidade de calorias é basicamente a mesma. Como agravante, o queijo é considerado um aperitivo e o comemos antes das refeições. Além disso, o queijo não é um alimento que vá trazer muitos benefícios para sua saúde, ele é quase pura gordura. E nós só nos sentimos satisfeitos quando comemos alimentos fibrosos, com muita água e proteína. O queijo não é nenhuma dessas coisas, então é mais difícil de nos sentirmos saciados. E se você gosta de comer pão com queijo, já mata duas fontes de calorias de uma só vez.
  • Carne vermelha – Se você trocar o bife por um filé de peixe ou de peito de frango pode estar ingerindo até 200 calorias a menos. E quando falamos de bife não dá nem para saber qual é o tamanho médio de um. Os nutricionistas consideram o bife “padrão” do tamanho de um iPod Touch. A carne vermelha tem mais gordura saturada e além de ser mais calórica, ela também aumenta o risco de ataques cardíacos. Para não eliminar completamente a carne vermelha, coma só quando for a restaurantes e, mesmo assim, tente comer moderadamente.

Se você ainda não está pronto para desistir de um desses alimentos tente essas dicas:

  • Não coma alimentos industrializados por alguns dias. Isso fará com que você coma mais frutas e vegetais.
  • Evite geléias e outras coisas calóricas feitas para passar no pão.
  • Coma peixe em vez de carne. Além de menos calorias, o peixe possui ômega 3, que é ótimo para o colesterol e para seu organismo. [MSNBC]

7 comentários

  • Filipe Freitas:

    Eu troco um bife por um iPod Touch! xD

  • Kika:

    Ótimas dicas! Incrível que eu já estava seguindo elas intuitivamente. Minha dieta se resumia a cortar doces e besteiras. O que já está dando certo.
    Agora só falta moderar é com o pão. O que o mais difícil para mim.

    Obrigada!!!

  • Ariiana:

    Estou nesse caminho de engordar cada vez q passo perto de um brigadeiro ja estou obesa isso me deixar triste estarei utilizando essas dicas no meu dia dia

  • tainá rodrigues:

    as dicas são boas, até porque não se tratam apenas de emagrecer, e sim de saúde, claro q pessoas com 180 quilos não são saudaveis, mas independente de ser ou estar saudavel ou não, hoje em dia as pessoas estão obsecadas por ser magro, mas isso num é legal, até pq as pessoas “cheinhas” e as magras podem muito bem serem muito saudaveis, mas se vc ta achando q pq quando acena pra algém uma pelanquinha debaixo do braço balança, ai cê tem mais é q ir pra academia!!!!

  • Tatiana:

    Yeah, ótima dica!
    xD

  • Campos:

    Muito engraçado. Sou magro, como de tudo, tenho boa saude, idade avançada, não me preocupo com dietas. Existem muitas pessoas assim. Será que isto é o normal e que as pessoas que engordam tem problemas de saúde?

  • marck:

    Otima dica, eu mesmo ja tinha chegado a essa conclusão e consegui perder 18 kg , agora quero baixar dos 100 , mas creio que só conseguirei se aumentar meu gasto calorico via exercícios.

Deixe seu comentário!