Filmes 3D podem causar tontura e dor de cabeça?

Por , em 10.02.2010

Avatar se tornou um épico em pouquíssimo tempo. Mas parece que toda essa revolução cinematográfica tem efeitos colaterais. Muitas pessoas que assistiram Avatar e outros filmes 3D disseram sentir dores de cabeça, náusea, ter a visão borrada e outros sintomas de causado pela visão.

Filmes 3D provocam dores de cabeça?

De acordo com estudos o problema é que os filmes 3D provocam movimentos nos olhos que não seriam naturais. Normalmente, quando um objeto se aproxima de uma pessoa, os olhos respondem de duas maneiras. Eles convergem ou viram-se para acompanhar o objeto (tente você mesmo: estique o braço e olhe para a ponta de seu indicador. Depois o aproxime até tocar em seu nariz). Enquanto o objeto se aproxima os olhos fazem um processo de adaptação, no qual mudam a forma de nossa retina para conseguir visualizar melhor.Mas um objeto em 3D que sai da tela do cinema causa um conflito ocular.

» Criação: Um filme sobre a vida de Charles Darwin

Os olhos viram para acompanhar o objeto, mas eles também precisam se manter fixos na tela do cinema. Então eles convergem sem se adaptar e esse processo, acontecendo o tempo todo durante um filme longo, pode causar tontura e dores de cabeça.

Não há maneira de prevenir isso. Pessoas que assistiram Avatar várias vezes dizem que facilita olhar para partes desfocadas da tela para não cansar os olhos. [NY Times]

17 comentários

  • Adalto:

    Eu nunca vi Avatar em 3D,mas me disseram que era muito bom.Cara filme 3D é muito bom,só que tem filmes que tentam se salvar usando a luz no fim do túnel que é o recurso 3D,eu mesmo já vi 6 filmes em 3D,e somente 2 teve um 3D adequado,foram eles :As Cronicas de Narnia 3 e Santuario.Os outros foram:Shrek,As viagens de gulliver,Fúria sobre rodas e Padre que foi o pior de todos.

  • fernanda:

    eu nunca assisti filme em 3d e nunca quero porque nunca se sabe qual é a reação de cada pessoa imagina so se da um infarto ou algo parecido mais muito bom o trabalho de voces ai inventar uma coisa legal pra gente e ao mesmo tempo nao entende! e essas pessoas q ficam reclamando e porque nao tem nada pra fazer e fica ai dizendo besteira vão inventar algo pra fazer em vez de ficar Criticando os filmes POW .

  • zezinho rondonia:

    bando de criticos idiotas o documentario nao esta falando do filme avatar mas sim das reações que o 3d esta causando

  • zezinho rondonia:

    eu acredito que pode sim dar dor de cabeça e outras rejeisõe. se a imagen vem pra frente as retinas elas se abren mais para focar a imagen. é o mesmo que olhar na ponta do naris .

  • bruna:

    afs cara eu achei avatar uma porcaria e me arrependi de de ter pagado para assistir em 3d meu aquele filme praticamente nao tem 3d dos filmes q eu assisti em 3d aquele foi o pior sem fala q eu fiquei com dor nos olhos.

  • Cintia:

    Quem critica é porque não sabe o trabalho que dá a arte 3d. Pensam que é fácil?? O ambiente todo trabalhado, as imagens, seres… é magnífico… é preciso conhecer o processo da arte e não apenas ver e criticar!!

  • Gabriela:

    FILME FANTÁSTICO!
    E É VERDADE QUE O 3D DÁ DOR DE CABEÇA, EU VI NORMAL E 3D.
    NO 3D MINHA CABEÇA FICOU DOENDO, DA MINHA MÃE TAMBÉM.

  • walter:

    Para aqueles que são apaixonados por filmes comparem AVATAR e “Brincando nos Campos do Senhor”.

  • Maycon:

    Kra eu nem acredito que tem gente reclamando do filme, povo assim no mínimo devem ser jogadores de tíbia…

    Avatar merece o oscar.. com toda certeza. Além de dar ânimo ao cinema novamente, avatar toca em um assunto muito falado hoje: “a degradação do nosso planeta”… Eu aposto que o filme surte mais efeito nas pessoas do que qualquer outra mídia atual.

  • Erick:

    O que fez sucesso no filme foi o realismo do ambiente de dos seres que vivem nele, eu não achei a trama muito impressionante, mas o que me empolgou foram as cenas de ação altamente realistas( no ponto de vista gráfico)

  • Jimmy:

    Clement diz:
    “…(que dó desses americanos que só tem a cabeça nas ilusões)”

    Que dó tenho de você, por achar que aquilo é apenas uma ilusão e não pode ser real…

    Você acha mesmo que nesse giganteso universo em que vivemos; um universo observável que contém aproximadamente de 3 a 7 × 10^22 estrelas (30 a 70 bilhões de trilhões de estrelas) organizadas em mais de 80 bilhões de galáxias [by Wikipedia], apenas em um Planeta que orbita a estrela que chamamos de Sol, existe vida?

    Que dó tenho de você e de todos que se enquadram nesse grupo…

  • Tatiana:

    Nunca tive problemas com o tal do 3d, mas presenciei uma cena no cinema , assistindo premonição 4 em 3d, um cara que caiu desamaiado, os para-médicos falaram que foi por causa do 3d, ninguém acreditou…agora lendo isso acho que foi realmente…
    Boa matéria!
    xD

  • Wanderson:

    É pessoal.
    Avatar realmente não tem nada de mais na estória que parece com muitas outras que vimos por aí:Pokarontas,Brincando nos Campos do Senhor,Dança com Lobos…

    Mas o lance,a sacada mesmo está nos efeitos especiais e no sucesso do 3D,finalmente.James Cameron é o cara simplesmente por ter feito a tecnologia 3D que já é bem velhinha,finalmente cair nas graças do público e fazer sucesso,e que sucesso.
    Parece que a tecnologia estva esperando apenas um louco o suficiente para apostar milhões de Obamas nela,e esse foi James Cameron.

    Agora sobre o mal estar eu já ouvi falar tanto com o pessoal que joga games quanto do pessoal que assiste filmes.Nos games há o desconforto dos jogos em primeira pessoal que algumas pessoas não gostam por que dão tontura.No cinema,ouve outro filme que se reclamou muito além do Avatar que foi Cloverfield,muito bom o filme,recomendo e não foi em 3D.
    Parece que a tecnologia precisa de alguns ajustes pra não incomodar ninguém.

  • Clement:

    Eu também gostaria de entender: melhor em que???
    Só se for em uso de efeitos ultra-especiais, dos quais sinceramente não achei nada de mais…
    (que dó desses americanos que só tem a cabeça nas ilusões)

  • Bruno Juncklaus [email protected]:

    Pior? Óbvio que vai.
    Gosto é individual, sem dúvida, mas contestar profissionais? É o melhor filme sim, sou cinéfilo desde os 14 e sei o que estou falando. Se quiser saber mais sobre o que eu tenho a dizer do filme é só perguntar haheah bjos ;**

  • Denommus:

    Já eu, não gostei. Muito lugar comum, nada de especial.

    Pior que um filme desses ainda vai acabar ganhando Oscar de melhor filme.

  • Dode:

    You are not in Kansas anymore…

    muito bom o filme, em 3D então melhor ainda

Deixe seu comentário!