A azia fica mais freqüente com a idade?

Por , em 23.02.2010

Muitas pessoas têm azia periodicamente, aquela terrível queimação bem no meio do peito, mas parece que ela fica mais freqüente com a idade – ela é mais comum nos idosos. Se você tem azia duas ou mais vezes por semana, deve ir a um médico. Você pode estar tendo um refluxo gástrico.

O refluxo é quando o ácido do estômago vai parar no esôfago. Há uma válvula no fundo do esôfago que é destinada a manter esse ácido no estômago, mas, quando ficamos mais velhos, essa válvula fica mais frouxa e a entrada o “retorno” de ácido no esôfago fica mais fácil.

Hérnias de hiato também podem contribuir para a azia, já que ficam na parte superior do estômago, acima do diafragma (que ajuda aquela válvula a deixar o ácido no estômago).

Quando a azia não é tratada você pode sofrer de dores severas no peito, obstrução do esôfago e mudanças no alinhamento do esôfago.

Se você acha que seu esôfago está com problemas, esses são alguns sintomas que você pode ter: dificuldade de engolir, a sensação que a comida está presa atrás do externo, facilidade de se engasgar, dificuldade de respirar, tosse, rouquidão e perda de peso.

Se sua azia não é freqüente você pode controlá-la mudando alguns hábitos alimentares. Evite derivados do tomate, chocolate, menta, café e comidas gordurosas ou apimentadas. Medicamentos anti-ácidos também ajudam.

Agora, se no seu caso a azia é frequente, você deve procurar um médico e iniciar um tratamento adequado. Muitas vezes até mesmo a cirurgia é a melhor opção. [LiveScience]

2 comentários

  • Ivone Vebber:

    estou com azia, tudo que como parece que fica
    no peito. Nem dá vontade de comer mais
    como na ilustração acima neste site.
    Tou tentando cura com espinheira santa,…
    Tomara de certo.
    Alguém sabe curar essa nausea?

  • Cintia:

    Para quem não sabe, a passagem “sensação que a comida está presa atrás do externo” significa que a comida está presa atrás de onde a fala popular define como “boca do estômago”.
    E “externo” é um osso, porém, escreve-se ESTERNO, com S.

Deixe seu comentário!