Preconceito contra obesos pode ferir mais do que o orgulho

Por , em 21.03.2010

Pessoas acima do peso são vítimas de inúmeros preconceitos – podendo até ser discriminados no local de trabalho e considerados menos capazes para cumprir tarefas do que outros. E, quantas vezes aquele seu amigo politicamente correto, que não suporta racismo, não hesitou em fazer comentários sobre o gordinho que passou por perto?

Médicos também acham que perder peso é uma responsabilidade pessoal do paciente, mesmo com pesquisas que indicam que a maior parte das pessoas com sobrepeso não consegue perder uma quantidade significativa de massa a longo prazo, mesmo fazendo dietas.

O que acontece é um fenômeno estranho – por se sentirem estigmatizadas, pessoas obesas estão evitando ir ao médico para não se sentirem mal. Isso é extremamente prejudicial já que quem está acima do peso deve se preocupar ainda mais com sua saúde e fazer check-ups regularmente.

E segundo um professor da Universidade de Columbia, chamado Peter Muenning, o preconceito pode fazer mais mal do que afastar os gordinhos do médico: ele realmente pode deixá-los doentes. O preconceito é altamente estressante e estresse aumenta a pressão sanguínea – em obesos esse problema é ainda mais grave, já que eles estão mais propensos a terem hipertensão.

Diabetes é outra doença que também pode ser causada pelo estresse crônico. Em pesquisas, Muenning descobriu que mulheres que se sentem mais cheinhas sofrem de mais doenças físicas e psicológicas do que mulheres satisfeitas com seu peso (não importando quanto realmente elas pesavam).

Outra pesquisa mostrou que quanto maior o peso do paciente, menos respeito o médico mostra por ele, fazendo com que a pessoa passe menos tempo em companhia do médico – o que, além de comprometer a relação entre os dois, compromete a quantidade de informação que o paciente recebe sobre seu estado. [NY Times]

12 comentários

  • Sara Pereira:

    Eu sou gordinha, saudável, tive um bebé aos 48 anos sem tratamento e não tenho rugas aos 51 anos. Abaixo o preconceito – é estética apenas.

  • roberto:

    nao ligo para gorda ninguem nasceu perfeito todo mundo tem o seu defeito

  • jessica:

    nao de fama as pessoa vc ja olho no espelho nao presisa inquinora deus ama vc do mesmo jeito soria e seja feliz bijjjjjjjjjjjj jessica e thais ha ha ha

  • Fernanda:

    Gostaria de dizer a todos que já sofreram com algum tipo de precoceito para que não ligassem e se superassem pq pessoas que praticam o preconceito são pessoas que não estão bem com sua propria vida, são pessoas cheias de defeitos e acabam apontando defeitos nos outros para se sentirem melhor, nossa vida é feita de escolhas e somos nós quem fazemos essas escolhas, se hj vc que esta lendo isso esta triste desiludido da vida é pq vc fez essa escolha.
    “Não importa em quantos pedasos seu coração esta partido, o mundo não para pra que vc o conserte”
    reflitam e façam escolhas melhores da vida de vcs, ee se caso vc que ja praticou preconceito e esta lendo isso olha só tenho pena de vc pois quando julgamos e apontamos defeitos nos outros é pq temos mt mais defeitos mais não assumimos e preferimos apontar nos outros para sentirmos melhores de alguma forma…
    Vamos mudar essa situação.

  • laura:

    sou obesa. quero muito fazer um curso na area da saude (farmacia), tenho medo de sofrer preconceito por isso. vcs acham q o preconceito esta na minha cabeça ou posso fazer o curso sem medo?

  • thamyres:

    muitas pessoas antes de falar de alguem deve se olhar no espelho e ver se pode jugar uma outra pessoa. o preconceito com gordinhos mim persequiu por muito tempo mais hoje eu mim amo pelo o que sou e não pelo o que pensam ou falam de mim.

  • Jéssika Rodrigues:

    Sempre sofri preconceito por muitas pessoas, ate mesmo da minha familia, as vezes fiko na maior deprê,+ depois eu paro e penso:”Quem sabe da minha vida sou eu e não vou fikar triste porque algumas pessoas me acham gorda ou feia, jesus não agradou todo mundo porque eu tenho que agrada!!!”
    Sou gordinha sim!!! + sou linda !!!
    Se vc que esta lendo esta msg e é gordinho, não ligue para seu peso, e lembre-se sempre que estamos nesse mundo para ARRASAR GERAL!!!
    Bjksssss para todos…e fikem na pazzz!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Natalia Nobre:

    sinto vergonha por viver em uma sociedade como essa que nós vivemos,as pessoas não tem mais respeito pela as pessoas
    só Deus pra ter pena de nós mesmo

  • Letícia:

    ESTA PESKISA É MUITO UNTERESSANTE
    POIS MOSTRA O PRECONCEITO VIVIDO POR PESSOAS OBESAS
    Q MUITAS VEZES PRECISAM DE APOIO DA SOCIEDADE,MAS A SOCIEDDAE IGNORA BASTANTE ESTAS PESSOAS DA FORMA PRECONCEITUOSAS!!!

  • Daniel:

    A nossa sociedade é hipócrita…. Enquanto alguns preconceitos são inaceitáveis outros são praticados livremente… um dos preconceitos que, infelizmente, ainda é perfeitamente tolerado, é o existente contra as pessoas com sobrepeso.

    E a imprensa, que teria papel fundamental em diminuir esse preconceito faz o contrário: ajuda a aumentá-lo.

  • Manuel Bravo:

    O ditado é antigo “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”.
    Só para dizer que ninguém é perfeito e que todos temos os nossos
    defeitos, se fossemos todos perfeitos, seriamos todos iguais. Antes de fazer comentários maliciosos, devemos analizar o que já fizemos para ajudar a resolver a situação de quem julgamos imperfeito. Falar é fácil, fazer é outro assunto.

    • Inacio Edna Junior Sousa:

      muito bem colocado Manuel Bravo.a critica nao terá resultado se nao tivermos atitudes pra fazer algo uqe possamos ajudar a mudar a situação

Deixe seu comentário!