5 argumentos para convencer seu chefe a deixá-lo trabalhar via internet

Por , em 27.12.2013

Já pensou em trabalhar no conforto da sua casa ou em qualquer outro lugar com acesso a internet sem precisar passar horas no trânsito até chegar ao escritório? Para muita gente, isso já é uma realidade. Aqui no Hypescience, por exemplo, nenhum redator ou editor trabalha em um local fixo – a edição é completamente virtualizada.

A tendência de muitas empresas é justamente essa: flexibilizar a produção do trabalho, sem prender os funcionários. É o caso da Automaticc, que distribui o software dos blogs WordPress, que funciona quase inteiramente como uma empresa virtual, por exemplo.

No início deste ano, Marissa Mayer, CEO da Yahoo, causou polêmica ao proibir o trabalho em casa. Muitos defendem que os funcionários são mais produtivos quando estão longe de uma cadeira de escritório – nada inspiradora, convenhamos –, e que muitos preferem trabalhar em horários alternativos ao invés de ficarem presos a rotinas específicas.

É difícil estimar quantas pessoas trabalham pela internet, já que muitos fazem isso de maneira irregular, e as estatísticas são obsoletas. Nos Estados Unidos, acredita-se que mais de 2% dos funcionários trabalharam principalmente de casa em 2010 – quase o dobro em relação à década anterior. Os porcentuais são maiores para algumas profissões, como agentes de viagem (cerca de 10%).

Mas para que esse tipo de trabalho seja possível, é preciso de um chefe com a mente aberta e que confie em seus funcionários, que devem ser comprometidos em realizar as tarefas com sucesso.

Se você acha que poderia fazer o mesmo trabalho que faz no escritório em casa, confira alguns argumentos para tentar convencer o chefe:

1. Seja produtivo

Trabalhar em casa não pode ser desculpa para procrastinar. A produtividade deve ser a mesma do escritório. Por isso, antes de pedir para trabalhar de casa, é preciso que o chefe confie em você e saiba que você está pronto para assumir isso. É necessário responsabilidade e planejamento para a realização das tarefas em casa.

2. Mostre o lado da empresa

Na vida corporativa é comum ter que pensar primeiro nos benefícios da empresa antes de expressar seus próprios interesses. Por isso, ao invés de dizer que você quer trabalhar de casa porque precisa de um tempo longe do escritório e está cansado das fofocas internas, você pode dizer que as horas ociosas gastas em deslocamentos e distrações dos colegas poderiam ser dedicadas somente ao trabalho. Bom para a empresa, bom para o funcionário.

3. Seja acessível

Você pode até trabalhar em casa, mas seus chefes e colegas devem ter facilidade para falar com você. Então, aproveite a tecnologia. Se comprometa a trabalhar sempre perto do celular e a estar atento aos e-mails. Por mais que você mesmo faça seu horário, é necessário estar acessível o tempo todo.

4. Mantenha seus colegas informados

Em um escritório, todos notam que sua cadeira está vazia se você vai ao médico. Mas trabalhando de casa, ninguém pode saber se você estará longe do computador no meio do dia porque foi ao dentista ou buscar os filhos na escola. É importante avisar os colegas sobre esses períodos afastado do trabalho.

5. Aproveite a tecnologia

A computação em nuvem permite que você tenha acesso a dados em qualquer computador ou dispositivo móvel. Essa ferramenta é valiosa para que você possa ser produtivo em qualquer lugar longe do escritório e troque dados facilmente com os colegas. Você pode sugerir a utilização desta e de outras tecnologias úteis ao trabalho à distância ao seu chefe. [Forbes]

1 comentário

Deixe seu comentário!