5 descobertas científicas falsas, anunciadas no dia 1º de Abril

Por , em 1.04.2011

Confira algumas das “mentiras científicas” mais famosas dos últimos dias primeiro de abril e tome cuidado para não cair em mais nenhuma lorota do gênero:

1. Alinhamentos auspiciosos

Em abril de 1976 um radialista na BBC anunciou que um alinhamento estranho entre Júpiter e Plutão aconteceria – o alinhamento, supostamente, alteraria a gravidade na Terra e se você pulasse no momento certo, conseguiria flutuar por alguns segundos. O pior é que na hora anunciada, 9:48, ouvintes da BBC ligaram para a rádio relatando suas experiências no ar.

2. Pinguins voadores

Outra da BBC, que mostrou um documentário no qual pinguins voam!

3. Twitter telepático

Em 1999, uma publicação sobre informática muito respeitada, a Red Herring Magazine, publicou um artigo sobre uma maneira de você publicar mensagens de 240 caracteres telepaticamente! Yuri Maldini seria um gênio da computação que criou essa forma de comunicação durante a Guerra do Golfo – ele responderia e-mails usando apenas sua mente.

4. Dragões

A revista Nature, em 1998, publicou um estudo da Universidade do Sul do Norte da Dakota (como você pode imaginar, essa Universidade nem existe) que descrevia a descoberta de uma espécie chamada Smaugia volans – um “dinossauro como o T. Rex que voava”. O esqueleto do bicho também mostrava sinais de exposição ao fogo, o que sugeria que ele poderia ser um dragão. Obviamente, era uma farsa.

5. O bígon

Em 1996 a Discover Magazine divulgou a descoberta do bígon, uma partícula fundamental que seria responsável por vários fenômenos misteriosos, como raios esféricos, suflês que afundam e combustão humana – tudo por sua existência durar milisegundos. Outra balela.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • LUIZ:

    Senhor Mario , pesquise melhor antes de postar assuntos. A presidente ou A presidenta…ambos estão corretos.A nossa tão complicada língua portuguesa…

  • Mario:

    Bizarra causa da corrupção é descoberta por cientistas por… hipescience trata a presidente da república do brasil de a presidentA certamente eles falam A ESTUDANTA A ASSISTENTA A PARENTA A PACIENTA A CONTRIBUINTA . . . o correto é A PRESIDENTE E NÃO a presidenta ou então teríamos que mudar a terminação de todas estas palavras que dei o ex. ai.

    • Wesley Bruno Jesus Souza:

      Na verdade presidenta está correto, você deveria pesquisar antes de colocar asneiras publicamente na internet. “Tais expressões estão condicionadas a um fato linguístico inerente à classe gramatical representada pelos substantivos, mais precisamente no que se refere a uma de suas flexões – o gênero. E ao se tratar deste assunto, percebe-se que há divergência de opiniões entre renomados gramáticos, tais como Celso Cunha, que ressalta que o feminino (relativo à presidenta) ainda se apresenta com curso restrito no idioma, em se tratando do Brasil; Evanildo Bechara e Luís Antônio Sacconi admitem como corretas as duas formas; João Ribeiro afirma que “o uso de formar femininos em “enta” dos nomes em “ente”, como presidenta, almiranta, infanta, tem-se pouco generalizado”. Por último, citamos as palavras de Domingos Paschoal Cegalla, o qual revela que “presidenta” é a forma correta e dicionarizada, ao lado de presidente” Um pouco de pesquisa não mata ninguem.

  • grace romao:

    Em Portugal descobriram o “pelintrão”. Uma partícula sem peso, sem “massa” e que aguenta toda a carga.

  • pri:

    O pior é ver um bando de gente mentindo, dizendo: Eu flutuei! Eu flutuei! kkkkk

  • André:

    Vocês se esqueceram do BOIMATE!!! Um clássico!!! A Veja acreditou numa matéria de 1o. de Abril da New Science e publicou em seguida (não no dia 1o. de Abril, lógico) a descoberta do Boimate, um híbrido entre boi e tomate, de forma que você podia colher um filé ao molho de tomate pronto no pé!!! O caso é relatado aqui: http://www.humornaciencia.com.br/noticias/boimate.htm e foi até admitido pela Veja, quer dizer, sem grandes detalhes, só admitido como se fosse um “errinho” aqui: http://veja.abril.com.br/30anos/p_114.html

  • Rodrigo Paim:

    A dos pinguins voadores é ótima, a pegadinha do século.

  • Marte:

    Ah, sim… os pinguins voadores são demais! Coisa mais linda! A pegadinha do século!

  • Marte:

    “Bizarra causa da corrupção é descoberta por cientistas” a piada foi ótima, adorei. Mas limar os cometários beira a covardia. Nada haver.

  • DouglasLK:

    No artigo “bizarra causa da corrupção é descoberta por cientistas” o povo do hipescience não coloco a opção de enviar cometário pq sabiam que iria chover bronca XD.
    Ainda bem que quando eu cheguei na parte “em entrevista exclusiva ao hipescience a presidente Dilma disse…” parei de ler.

Deixe seu comentário!