Os 10 empregos mais bizarros da história

Por , em 25.09.2009

Antigamente, sem eletricidade e as grandes indústrias, existiam muitos empregos que hoje em dia são dispensáveis. As pessoas precisavam realizar tarefas bastante estranhas e desagradáveis. Aqui listamos dez destes trabalhos praticamente extintos, mas muito bizarros!

10. Bobo da corte

emprego bizarroTodos já ouvimos falar e vimos em filmes os bobos da corte, que tinham a permissão de tirar sarro de todos, até do rei, se ele achasse engraçado, é claro. Hoje em dia o emprego não existe mais, e sumiu da maior parte dos reinos há muitos séculos. Curiosamente, até 1999, o reino de Tonga, na Polinésia, tinha um bobo da corte oficial. O mais bizarro é que o bobo, que era conselheiro financeiro do governo, se envolveu em um escândalo político.

9. Toshers e Mudlarks

emprego bizarroEsse trabalho sujo ficou bastante popular na época vitoriana em Londres, na Inglaterra. Pessoas conhecidas como “toshers” procuravam nos esgotos da cidade por jóias e pequenos objetos que poderiam vender. Na época, era comum ver famílias inteiras procurando por pequenas riquezas nos esgotos. Obviamente, essas pessoas não eram muito bem quistas pelos vizinhos. afinal, o cheirinho de esgoto não é dos melhores.

Já os “mudlarks” faziam um trabalho semelhante, só que nas margens do rio Tâmisa, que corta a cidade de Londres. Durante a manhã, eles entravam pelos canais do rio e procuravam, entre esgoto não processado e carcaças de animais, por pequenos tesouros.

8. “Despertador humano”

emprego bizarroEsta era uma profissão comum na Inglaterra e Irlanda durante a Revolução Industrial, antes da criação de despertadores confiáveis. O trabalho da pessoa era acordar as pessoas no horário para que elas pudessem chegar ao trabalho na hora certa, exatamente como um despertador comum. Em vez de utilizar sons, eles usavam uma madeira comprida e leve (como um bambu) para cutucar as pessoas pelo lado de fora de suas casas. A pergunta que não quer calar é: quem acordava a pessoa que acordava os outros?

7. Médico de sapos

emprego bizarroOs médicos de sapos eram uma espécie de feiticeiros de uma tradição ligada à medicina tradicional que existia na Inglaterra até o fim do século XIX. O maior trabalho destes médicos era para curar a escrófula, uma doença de pele ligada à tuberculose. O tratamento era feito ao colocar um sapo vivo ou uma perna de sapo dentro de um saco de tecido, que era deixado sobre o pescoço do paciente. Para realizar este trabalho, o médico precisava de uma enorme criação de sapos ou uma boa habilidade para encontrá-los.

6. Chicoteador de cachorros

emprego bizarroEste trabalho era desempenhado por algum empregado da Igreja, com a missão de remover cachorros indesejados da propriedade da Igreja enquanto as missas eram realizadas. Durante os séculos XVII até XIX, não era incomum que os cães de estimação acompanhassem seus donos à igreja. Caso algum cachorro incomodasse a solenidade, o chicoteador tirava o animal de dentro da igreja, para que a missa pudesse continuar.

5. Ladrões de corpos

emprego bizarroCom a expansão das escolas de medicina no Reino Unido do século XIX, corpos humanos eram necessários para os estudos, e como roubar um corpo era um crime leve, passível de multa, apenas, isto se tornou uma tarefa comum e muito rentável. Os ladrões de corpos cavavam túmulos com pás de madeira, mais silenciosas, e retivaram o corpo com a ajuda de cordas. Geralmente eles não levavam roupas e jóias, já que isso poderia levar a condenações mais pesadas. Com o crescimento deste mercado e a exigência por corpos frescos, são conhecidos alguns casos de pessoas que passaram a matar outros para vender seus corpos.

Em 1832, uma resolução definiu que apenas corpos que não fossem reconhecidos no necrotério e aqueles doados por famílias deveriam ser usados nas aulas de anatomia, acabando com a prática de roubar túmulos.

4. Pisoteador

emprego bizarroPisar em uma pilha de roupas de lã não parece ser um emprego muito bom, não é mesmo? E não era mesmo. A técnica era utilizada para eliminar óleos, sujeiras e outras impurezas da lã, além de deixá-la mais grossa. Na antiguidade, os trabalhadores que faziam isso geralmente eram trabalho escravo, como na Roma antiga. Os escravos ficavam com urina e roupas até a altura dos calcanhares, já que a urina era uma boa fonte de sais de amônia, importantes para a limpeza do tecido. Na época medieval, novas substâncias, que não precisavam de urina, passaram a ser utilizadas no processo, deixando o trabalho um pouco mais digno.

3. “Capacho” de príncipe

emprego bizarroNos séculos XVII e XVIII, havia uma vaga de trabalho para garotos da alta classe: virar uma espécie de “capacho” do príncipe. Quando o filho do rei ia mal nos estudos ou fazia algo de errado, este outro garoto, que convivia com o príncipe, era punido com chicoteadas. Isso acontecia porque acreditava-se que ninguém além do próprio rei deveria ter o direito de maltratar seu filho. Como os reis raramente estavam presentes para castigar os filhos, essa posição de “trabalho” surgiu.

Como o príncipe e o seu companheiro eram criados juntos desde a infância, era comum que fosse criado um laço muito forte entre os dois, ajudando na educação e no bom comportamento dos príncipes, que queriam evitar que seu companheiro fosse punido por seus erros.

2. Camareiro de privada

emprego bizarroOs monarcas ingleses tinham um servo que tinha a tarefa de limpar o rei depois que ele defecasse. Sim, isso mesmo que você está imaginando. Esta tarefa, surpreendentemente, era realizada por filhos de nobres e importantes membros da sociedade. Com o tempo, a tarefa passou a ser acompanhada por outras obrigações mais comuns, como ajudar em aspectos administrativos. Apesar de ser um “limpador de bundas” oficial, esta era uma tarefa muito desejada, já que conseguia um acesso quase irrestrito à atenção do rei.

1. Removedor de excrementos

emprego bizarroNa Inglaterra medieval, havia um profissional específico para remover excrementos das privadas e fossas. Eles só podiam trabalhar à noite, e os excrementos coletados deveriam ser levados para fora do território da cidade. Devido ao forte cheiro dos excrementos, existem relatos de legistas que afirmam que alguns desses trabalhadores morreram de asfixia.

Como o uso do saneamento básico a terrível profissão desapareceu.

[Fonte: Listverse]

30 comentários

  • Thalita:

    Muito interessante, muitas profissões que eu nem sabia que existia. o.O
    Agora, a pulga atrás da minha orelha está perguntando: Porque o bobo da corte sumiu dos reinos e como que esse bobo da corte se envolveu num escandalo politico?

  • michelly:

    aff,ja pensou entrar no esgoto para procurar joias?!
    ou ter que recolher excrementos de ELEFANTE?!kkk
    tem que ser muito corajoso e louco pra isso mesmo!

  • milena:

    nossa essas profissões são bizaras!kkk
    imagine mergulhar no esgoto para procurar pequenos objetos!tem que ser muito corajoso e louco mesmo!kkk

  • asasa:

    Nao gostei !

  • Os 10 empregos mais bizarros da história « Profissões:

    […] [Fonte: aqui] […]

  • Seu emprego no futuro. « Profissões:

    […] [Fonte: aqui] […]

  • Isabelle:

    Acho que a proficão de remover excrementos é muito bizarra, eu não faria isso “nem que a vaca tussa”!!!***!!!

  • claudio:

    Acho que a pior das profissões é a de prostituta,uma mulher ter de se submeter aos caprichos de um desconhecido,alugar o seu corpo tendo que fazer todo tipo de sexo com ele… sem ser egoísta eu já frequentei tais lugares,você manda e ela obedece no fundo isso me deixava com uma sensação horrível pois não me sentia bem em submeter alguém sabe?! O desejo do homem é assim mesmo,mas isso é triste pra uma mulher…

  • Noticias loucas do mundo « Click aqui e acesse a home page:

    […] ou não, mas a urina humana tem muitas aplicações medicinais e cosméticas, (antigamente era usada na indústria textil). Ela pode ser usada como líquido para massagens e até ser bebida. Não existem provas […]

  • Raton:

    A profissão nº2 na verdade existe até hoje, bem que com uma pequena diferença: não exige o “profissional” remuneração; pelo menos direta. É só olhar para ve os baba ovos e os limpa bunda que correm atrás dos politicos e artistas. É de dar nojo

  • luis:

    Já dizia seu Madruga: “Não existe mau trabalho. O mal é ter que trabalhar.”

  • Joana:

    Puxa vida, morrer asfixiado com odor de cocô… Só imagino o nível do cheiro que essas criaturas aguentavam.

  • Ana Cristina Pires:

    Achei o artigo bastante interessante! Não sabia da existência de algumas destas profissões, por isso mesmo considero o artigo bastante curioso!
    Parabéns pelo site.

  • Antonio M:

    Removedor de excrementos: precisa-se para trabalhar em Brasília. Urgente. Paga-se com caixa 2.

  • gloria:

    a profisão de cafetão e de rameiras desde a antiguidades e ainda são usadas até hoje.Eu vi na fazenda Sta clara ,onde gravou a novela Terra nostra,um tanque de metal como aqueles de borrifar venenos em plantas,era de carregar os conteúdos dos pinicos dos antigos moradores da fazenda,no tempo do império,o carregador do tanque vivia sempre de cara amarrada ,porter de transportar fezes ,dai veio o termo ënfezado”era o homem cuja profisão vivia c/ a roupa e o corpo cheirando as fezes.Hoje em dia usamos o mesmo termo deENFEZADO, quando alguem está de cara feia e de mal humor..

  • Tee Sião:

    É estranho e muito curioso que ao longo da história tivessem existido tais profissões! E com que orgulho as pessoas desempenhavam os seus trabalhos.

  • Willams Lima:

    Caros amigos, na minha opinião de todas as profissões bizarras, apior é a de removedor de excrementos.

  • Bruno Azenha Tonheta:

    Cada uma, mas sabemos que ainda hoje muitas dessas profissões ainda permanecem.
    Bacana a matéria, diferente e interessante.
    Abraço a todos.

  • Izar G.Carvalho:

    Gostei. Diversos assuntos bem interessantes e resumidos. Parabéns

  • Claudio H. Agra:

    Minha nossa, que profissões!
    Só esqueceram as profissões dos “dublês”, pessoa contratada pela indústria cinemantográfica para fazer as cenas perigosas que envolve risco de vida para não arriscar a vida do ator principal, porque para este o seguro é milionário!

  • Cedric Sigaud:

    Ainda existem os “TOSHERS E MUDLARKS” por ai, aqui no Brasil principalmente. Quantas moedas vocês já não viram no boeiro? Sempre que vejo uma, não vou buscá-la mas quando um mendigo ve que eu vi, ele se enfia pra pegar mesmo. E sai todo faceiro hehehe
    É soda mas é uma moedinha que ele conseguiu.

  • wilson:

    Existe uma outra estranha profissão que não foi dita:A de carpideira;aquelas mulheres que eram pagas para chorar no velório de pessoas abastadas e acho eu não muito queridas!

  • julio:

    Tem coisa pior hoje em dia…

  • Pedro:

    Essa de “capacho” do príncipe tem um filme sobre, se muito não me engano o nome do filme no Brasil é ‘Saco de pancadas’, mas no filme o garoto que apanha não é nobre não. Ou não enviavam mais garotos nobres porque o príncipe fazia muita merda, sei lá, não lembro, mas tem o filme.
    E alguns dos escravos de ganho faziam trabalho semelhante ao removedor de excrementos, eles equilibravam grandes caixas de madeira onde eram depositados os excrementos das casas das pessoas, e esses escravos eram pagos pra levar essas caixas até o mar (no caso do Rio de Janeiro) ou até algum rio próximo e despejar os excrementos. O curioso é que essas caixas não eram 100% seladas e então aqueles liquidos fétidos escorriam pelo corpo dos escravos o que manchava a pele deles com listras de merda e aquilo secava no corpo deles, o que os atribuiu o apelido carinhoso de Tigres^^. No começo do filme ‘O Xangô de Baker Street’, baseado no livro de Jô Soares, aparecem dois desses escravos despejando merda num beco.

  • Veranice Santos:

    Sempre leio estas pesquisas que vocês realizam. São muito legais e curiosas. Por incrível que pareçam ou bizarras estes fatos aconteceram. Podemos chamar de “a vida privada ao longo da História” e que não aparecem nos relatos dos historiadores. Mas que fazem o maior sucesso com o grande público.

  • Paul Geller:

    Uma profissão também muito estranha da qual eu ouvi falar recentemente é a de “fluffer”. Não sei se há uma tradução para o português dessa “ocupação”, mas nada que a wikipedia não resolva. Bizarro!

  • Juka:

    Limpador de bundas?? Parece que para os políticos de hoje só falta isso, não bastassem os impostos e o desrespeito com que somos tratados. Abs.

  • Valdomiro:

    Nossa!!! Sei q toda profissão é nobre, mas essas aí são um exagero, tinha gente pra tudo. limpar bundas só do meu bebê,rsrsrsrsrs!!!!!

  • daniele:

    Removedor de excrementos…os tempos mudaram…ainda bem né 🙂

  • Márcia Klein:

    Não eram apenas os reis ingleses que possuiam um “camareiro de privada”. Em livros históricos, e até em filmes.Creio que foi em “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati, que aparece a cena de D. João VI em sua carruagem,quando o aio anuncia, em voz alta : “O rei quer obrar”. A carruagem para e o rei desce, seguido pelo chamado “merdeiro do rei”…
    O emprego era ocupado por nobres, que pa\rtilhavam de toda a intimidade do rei, não saindo do seu lado, mesmo em conversas confidenciais.

Deixe seu comentário!