50 anos do lançamento do Sputnik 5

Por , em 19.08.2010

Há exatamente 50 anos atrás era lançada no espaço a nave Korabl-Sputnik 2, mais conhecida como Sputnik 5, que carregava dois passageiros caninos chamados Belka e Strelka, ratos, camundongos e até algumas moscas.

Mas missões soviéticas com cosmonautas de quatro (ou mais) patas não são tão incomuns. O que o Sputnik 5 teve de tão especial? Diferente da famosa cadela Laika, tripulante do Sputnik 2, todos os tripulantes da nave voltaram vivos à Terra.

A vitória do Sputnik 5 foi o que mostrou que organismos vivos podem, sim, agüentar uma viagem espacial. Laika, que foi lançada ao espaço três anos antes, morreu em questão de algumas horas.

Os animais do Sputnik 5 completaram 17 voltas ao redor da Terra, em 25 horas, mostrando que o espaço não era tão letal. Câmeras de vídeo e eletrodos monitoravam os bichos e, quando voltaram, Belka e Strelka viraram heróis nacionais.

Depois de sua viagem, Strelka teve uma ninhada de filhotes – um deles foi entregue ao presidente Kennedy, em um ato de diplomacia russo durante a Guerra Fria. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Alexandre Neuwert:

    Mais um pouco, essas cadelinhas seriam os únicos seres vivos (da Terra)à pisar na Lua!

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    A Sputnik 5 parece um bichinho indefeso. Brincadeira, viu, gente! É só prá descontrair!

  • robson:

    @Cla vamos colocar vc no lugar então!!!

  • Cla:

    Justiça aos animimiminhos! Vamos fazer uma passeata contra o uso de animais no estudo de letalidade do espaço!

  • Manuel Bravo:

    Ainda bem que os últimos sobreviveram porque é mesmo cruel e desumano enviar animais para a morte.

  • Artur:

    hehehehehe bingo!

  • pessoinha:

    Essas pessoas são monstros cruéis ao enviarem esses animaizinhos indefesos pro espaço!!! Deviam mandar o cara que desenhou a nave o cara que fez a nave e o cara que pagou tudo.

  • big bang:

    Aposto q ja ja vai aparecer alguma “pessoinha” criticando os monstros capazes dessa terrivel crueldade!!! e defendendo os animaizinhos indefesos! afinal, eles tb são gente!! rs…

Deixe seu comentário!