Conheça os trajes espaciais dos primeiros cães astronautas

Por , em 12.11.2012

A União Soviética enviou pelo menos 57 cachorros para missões espaciais entre as décadas de 1950 e 60. A mais famosa é a cadela Laika, conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o nosso planeta.

Mas antes mesmo de Laika colocar a patinha a bordo da nave soviética Sputnik II em 1957, vários cães já haviam sido enviados a altitudes muito mais elevadas.

Como os seres humanos, os cães precisaram de trajes espaciais especiais para sobreviver às condições diferenciadas da nave.

Para manter os animais seguros e testar os equipamentos que mais tarde seriam usados por humano, foram criados trajes de alta pressão, com capacetes especiais e dispositivos para coleta de urina e fezes.

O Retronaut postou diversas fotos que mostram os primeiros trajes espaciais caninos, e que nos fazem imaginar como é ser um cachorro astronauta – ou cosmonauta, como chamavam os soviéticos.

Quer saber como era ser um cão astronauta? No documentário abaixo, é possível ter uma noção do furor causado com o lançamento de Laika para o espaço. [io9/Cães do programa espacial soviético]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • André Cristino:

    Quantos cães morreram nessas missões? Todos eles?

  • Andre Luis:

    O meu cachorro não se daria muito bem como astronauta. Não demoraria muito até ele comer o traje e bagunçar toda a capsula do foguete!

Deixe seu comentário!