6 Maneiras de controlar o clima

Por , em 7.08.2011

Isso de que se não se pode controlar o clima é coisa do passado. Basta uma chuva durante um campeonato para os torcedores ficarem irritados. Mas não é mais necessário ficar de braços cruzados e deixar que algo “tão mundano” como o clima dite o sucesso dos jogos esportivos.

Agora, a moda é a geoengenharia: a manipulação intencional do ambiente da Terra. Engenheiros do Catar anunciaram recentemente um projeto para desenvolver nuvens artificiais para “sombrear” o mundial de 2022. O sol de verão implacável do país tem sido um dos pontos negativos para que ele receba a Copa. Porém, uma nuvem “mais ou menos”, que pode resfriar o campo em 10 graus, vem com um preço muito alto: cerca de 790.000 reais. E essa não é a primeira vez que os seres humanos lutam contra o tempo por causa de um evento esportivo. Confira:

1 – Nuvens artificiais no Catar

Em meio a preocupações de que o calor do Catar pode ser perigoso para os jogadores e participantes da Copa do Mundo de 2022, os pesquisadores da Universidade do Catar desenvolveram nuvens artificiais para sombrear os estádios e campos de treinamento, que podem reduzir a temperatura em campo por 10 graus. As nuvens, que custam cerca de 790.000 reais cada, são feitas de carbono ultraleve e mantidas no ar com hélio. Motores movidos a energia solar as movimentam através de controle remoto. De acordo com o criador, Saud Ghani, uma nuvem protótipo deve ficar pronta para testes até o final do ano.

2 – Criando neve na Rússia

Em 2010, a falta de neve forçou os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, Canadá, a transportar carga após carga de neve através de caminhões e helicópteros por centenas de quilômetros de distância. A Rússia, determinada a não deixar o mesmo acontecer com eles em 2014, irá utilizar a “semeação de nuvens” (além de estocagem de neve) para garantir neve suficiente nos seus jogos. Essa técnica envolve introduzir iodeto de prata e partículas de gelo seco nas nuvens. Isso faz com que o vapor de água nas nuvens forme cristais de gelo a temperaturas que normalmente não formaria. O iodeto de prata, em particular, tem uma estrutura cristalina similar ao gelo. Os cristais crescem rapidamente, ficam pesados e precipitam.

3 – Impedindo chuva na China

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Pequim (2008) foi em um estádio aberto, durante a estação chuvosa. Com a chance de chuva em 50% no dia da inauguração, os chineses não estavam planejando deixar o destino seguir seu curso: eles expulsaram a chuva do céu. Usando o mesmo método que a semeação de nuvens, mas introduzindo menos iodeto de prata, os cientistas foram capazes de dissolver as nuvens de chuva. A China tem um histórico de semeação de nuvens, e afirma ter o maior programa do mundo de modificação do tempo, com aviões, lança-foguetes e armas antiaéreas em seu arsenal. Parece que mais de mil foguetes de “dispersão de chuva” foram disparados na noite da cerimônia, evitando artificialmente e com sucesso o fenômeno natural.

4 – Plantando árvores na África

A Copa de 2010 foi terrível para o meio ambiente. O carbono liberado foi estimado em cerca de “um ano de emissões de um milhão de carros”, seis vezes mais do que a Copa anterior produziu. Para amenizar alguns dos danos causados, o governo sul-africano iniciou uma compensação de carbono em Durban, uma das cidades anfitriãs da Copa, plantando mais de 82.000 árvores com a esperança de absorver parte do dióxido de carbono criado, e devolvendo algumas das terras de florestas indígenas. A cidade de Joanesburgo também iniciou uma campanha de plantação de árvores, com uma meta de 200.000 árvores.

5 – Calor a partir do esgoto no Canadá

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010, os atletas ficaram alojados na Vila Paraolímpica. A vila, que foi construída para respeitar o meio ambiente, manteve seus atletas quentes através da energia de uma usina de tratamento de esgotos das proximidades. O sistema capturava o calor a partir de resíduos de esgoto, um processo que é mais eficiente do que a energia geotérmica tradicional. O sistema também é flexível o suficiente para produzir tanto aquecimento quanto resfriamento (embora esta última função não deva ter sido muito usada). 90% do calor da vila veio deste sistema, que não produz gases de efeito estufa, tornando este o uso mais ecológico de recursos já visto. Ponto para o Canadá!

6 – Seguranças macacos

Esse item não diz respeito exatamente ao clima, mas demonstra uma excelente forma de saber aproveitar recursos naturais. A Índia estava preocupada que seus macacos nativos causassem problemas para os espectadores e atletas nos Jogos da Commonwealth de 2010. Os macacos costumam roubar comida, andar no metrô e até mesmo atacar humanos. Assim, as autoridades combateram o problema na mesma moeda: empregando um contingente de macacos treinados como guardas de segurança. Os animais baderneiros foram controlados e detidos pelos macacos treinados, que patrulhavam o alojamento dos atletas e guardavam o perímetro dos estádios durante os eventos.[POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

28 comentários

  • claudemir da silva:

    vamos plantar mais arvóre esse é o metodo mais natural de purificar e melhorar o ar

  • sem noção:

    Tanta coisa legal pra ser comentado e vem um sem noção dizer que seria bom macacos em casos de escorregadas para ficar mais barato a propina…
    Tem comentários que chega doer, por isso que o Brasil está desta forma, certeza que o pai deste é político.

  • Raton:

    Tai gostei da idéia dos macacos segurança. Pensando bem, eles poderiam ser treinados para a Policia, assim o máximo que iriamos perder seria uma bananinha, vez ou outra, quando flagrados em alguma pequena escorregada.

  • Ação Libertária:

    para quem ainda não sabe o que é HAARP aconselho a pesquisar bem sobre este instrumento apocalíptico (sem religiosidade) e também sobre as Chemtrails http://www.youtube.com/watch?v=-jCRQLlmLXk também não podemos esquecer da maléfica Monsanto http://www.youtube.com/watch?v=2OogLSNW0qk

  • laender:

    A melhor forma de resolver o problema climático da Terra é plantar arvores e nunca poda-las como fazem estes políticos ignorantes e retardados que infestam o nosso país (prefeitos e seus secretários de “meio ambiente”). Nunca vi tanta falta de discernimento: depois que a árvore está frondosa e amenizando a temperatura ambiente, vão lá e podam tudo!
    Dá vontade de jogar estes caras no meio do deserto do Saara.

    • renato_kami:

      o problema do reflorestamento é que falta espaço, muita da area desmatada acaba sofrendo desertificação, então a terra fica pouco nutrutiva para por exemplo uma floresta crescer ali…é o caso do que esta acontecendo com a Amazonia…para reflorestar seria preciso primeiro modificar a nutrição do solo…então reflorestar o mundo n é uma tarefa tão facil assim…nem barata…o mais rapida para captar todo esse carbono seria aumentar o numero de zooplanctons no oceano mas esse processo necessita de uma filtragem de nutrientes que só existem mais para o fundo do oceano…tecnologia ainda muito rudmentar. É uma pena mas a nossa melhor chance agora é continuar estudando e esperar que essa proxima geração possa mudar as coisas…o q n acredito muito vendo as crianças hoje em dia.

    • Jean P. Carvalho:

      Laender, algumas árvores têm mesmo de ser podadas, até mesmo para q. cresçam melhor; no caso das cidades, muitas são podadas por causa da fiação elétrica.
      Mas concordo: estas podas são feitas de maneira errada, seja na forma como no período em q. são feitas…

  • Flor de Lis:

    Com certeza a quarta opção é a melhor, não só lá na África como no mundo todo. Uma das causas do nosso clima desordenado e calor insuportável é o desmatamento desenfreado.

  • Campos:

    Nuvens artificiais para os jogos olimpicos. Nos Barsileiros tambem podemos pensar em um tipo de cobertura para nossos estádios e eventos ao ar livre. Cada um pode apresentar uma ideia. A minha seria com balões de hélio sustentando um painél gigante no espaço e preso pelas extremidades ao chão.

  • rafel:

    essa 6 é muito engraçado.
    macacos seguranças…

  • Eddy:

    Controle Controle Controle
    Desde Projeto Haarp e outros que não são divulgados.
    Controlar as sementes.
    Controlar as plantas com organismos geneticamente modificados (OGM) ou transgênicos.
    Controlar a mente dos outro, não a própria.
    Controlar Controlar Controlar

    Usar de maneira inspirada e sustentável a natureza tudo bem. Existe muitas soluções tecnológicas. Temos que analisar se isso vai ser para servir uma sociedade consumista e superficial ou a uma sociedade que esteja enfocada em valores de VIDA para resumir.

    Essa necessidade de controle de onde vêm? Realmente?
    Podemos com nossa minúscula mente racional ou lógica obter resultados que alcancem objetivos sem afetar de maneira negativa outras coisas ou outra ordem?

    • Cesar:

      Eddy, menos hipocrisia.

      Qe jogue a primeira pedra quem não usa ar-condicionado, não toma banho morno ou quente, não vive em uma cidade sem animais selvagens (como onças e outros animais expulsos do nosso ambiente, quando não extintos), não come frangos produzidos em granjas, não come carne de gado produzido com esteroides e antibióticos, não come alimentos que resultaram de séculos de seleção de boas sementes, não toma remédios e vacinas, etc.

      É muita hipocrisia alguém que vive uma vida confortável, com acesso a laser, educação, saúde, alimentação e vestuário proporcionados pela “necessidade de controlar” vir com um papo falso-moralista.

      A cereja do bolo fica por conta do papo modernoso-paranoico de HAARP e supostos “projetos secretos”. É o supra-sumo da besteirada.

    • Eddy:

      Normalmente não respondo este tipo de comentário/gente como você/fez.
      Mais é uma pena que tendo a oportunidade de argumentar, razão deste site, você prefere virar extremista com afirmações que são genuínas pedradas para qualquer um que tenha ao menos um neurônio capacitado.
      Mais continuo curioso Cesar, e você? porque você quer o controle?

    • Glauco:

      O César não tem dúvidas de que o Sistema Solar é o mesmo a 4.5bi de anos, que a Terra nunca passou por grandes revoluções no passado remoto e recente, que os dinossauros foram os únicos seres a morrer em cataclismas globais, que o homem veio do macaco, que a situação atual do Ocidente é simples consequência natural do modelo capitalista que seguimos, e que apenas os governos comunistas são capazes de esconder cartas perigosas debaixo da manga. Qualquer coisa que saia disse, é Teoria da Conspiração e assunto de loucos que devem ser proibidos nos meios de comunicação. E ai de quem discordar dele…

    • Exordium…:

      Glauco..tenho amigos como César e entendo o lado deles,nem por isso deixo d abrir seus olhos,pois nós,sociedade,sempre fomos condicionados à seguir a “kbça”da maioria,mas o problema é q a”maioria”não sabe p onde está indo,só vemos isso dps q nos libertamos dessa jaula e paramos d agir como macacos,pois,”macaco vê,macaco faz”.[acho q na realidade,é por isso q inventaram a fantasia d q o humano veio do macaco.Bem,mts aqui,como nós, fazem parte dos q não vieram]…¬¬

      P todos,é sempre dificil encarar q a maioria das coisas q nos obrigaram à aprender e decorar qnd crianças,é perda d tempo,e q perdemos esse tempo.Mas,uma hora a ficha cai d vez e a pessoa evolui d verdade..espero q aconteça com ele tbm..abç

    • Glauco:

      Sementes selecionadas por séculos é bom. O problema são as sementes transgênicas de hoje em dia.

      Se o HAARP não é um projeto militar ultra-secreto, então é ums coincidência grande prá c… ele estar em plena atividade sobre o Japão justamente no dia do último grande terremoto, e a Rússia já ter entrado com pedido de vistas sobre esse projeto justamente por sua capacidade em controlar o clima.

      Vc tá cego d+ para os perigos da NOM…

    • Eddy:

      É correto Glauco, eu me referia à controlar a distribuição das sementes, não da seleção que é algo antigo e natural. Valeu a precisão/correção.
      Como você cita, o controle das sementes provém em parte das empresas como Monsanto que não deixam que os produtores guardem sementes para a próxima safra. Obrigando então comprar sementes cada temporada.
      A distribuição de sementes é um problema seríssimo no âmbito de novos produtores ou os que passaram por desastres e perda total.

    • Glauco:

      É isso aí! Maldita Monsanto! Maldita Cargill!!

    • Exordium…:

      Cesar…Na boa,Arthur Schopenhauer,já disse o seguinte:

      “Toda verdade passa por três estágios.
      No primeiro, ela é ridicularizada.
      No segundo, é rejeitada com violência.
      No terceiro, é aceita como evidente por si própria.”

      Na parte da “cereja do bolo”em diante,vc comprovou o 1° estágio,e em td restante do texto,comprovou o 2° estágio,agora é só abrir os olhos p td ao redor e ver as verdades do mundo real,pesquisar e encarar o 3°estágio.[pesquise por “Laura Botelho” e achará blogs mt interessantes sobre isso q vc põe a mão no fogo,vc repensará sobre confiar d+ no sistema]

      Como Exemplo: Qnd começaram a comercializar o cigarro,varios grupos d pessoas,alertaram q isso faria mal à saúde,mas os fabricantes diziam q eram apenas teorias d loucos paranóicos,(quem acreditava na teoria e não fumava,era considerado pela maioria como,traduzindo p hj,um “mané”),e hj sabemos q cada cigarro tem 4700 substâncias tóxicas e faz mal à saúde…quem fuma,hj em dia,é considerado pela maioria “um mané”,pois tá consciente do efeito destrutivo.Essa crise da Europa e EUA,bolsas despencando,já tava no meio do papo “modernoso-paranóico”,agora é só observar td acontecendo hj e comprovar o “supra-sumo da besteirada”.E tipo,só pq uma pessoa não quer acreditar numa situação,não quer dizer q ela não ocorreu ou que deixará de ocorrer,tão pouco q a própria pessoa não será atingida pela msm..[fuja da caverna pq ela está desmoronando]..abç

  • Matilde:

    Com a Haarp.

  • gokernel:

    Não é nada bom modificar a natureza … no futuro terá consequencias negativas desconhecidas.

    Um “modificação” no clima em um local terá efeito local e até global pra medio e longo prazo.

    Até pouco tempo atrás era inimaginável falar nos rios da Amazônia secos.

    Gokernel

  • marcos:

    tentaar brincar om a natureza podde ser catastrofico poi a mesma pode se vingar .E o poder da natureza e incontrolavel pelo homem.ja em relaçao aos mkacacos seguranças e no minimo interessante pois se a moda pega …

  • Glauco:

    Vc só precisa do HAARP e de um satélite com ponteira laser para controlar qualquer tipo de clima em qualquer ponto da Terra, como eles já fazem hoje em dia.

    Acessem jmccsci.com para mais detalhes.

    • Marcos:

      Olá a todos, olá Glauco !
      Voce mandou bem – eu ia falar do HAARP mas voce e outros leitores anteciparam ! Legal.
      Abraços a todos !

    • Exordium…:

      Qnd ví o tema da matéria,a 1° pergunta q me veio,é se falariam da HAARP,como já era esperado,não falaram.Praticamente,p resumir,faço as palavras d Marcos,as minhas tbm…kk
      Vlw..\,,/

  • Yasmin:

    Acho isso mais ilegal do que estranho! Não podemos calcular o que essas ações trarão de consequências… tudo tem um preço… depois nos deparamos com surpresas como catástrofes de todo tipo.

  • TW Moah:

    “Planeta dos Macacos” chegando…
    Se algum guarda deu por falta de sua arma, então já eras!!!

  • eva:

    acho isso estranho mais legal

Deixe seu comentário!