7 criaturas incríveis de Harry Potter e suas origens

Por , em 19.11.2010

A estréia nos cinemas da primeira metade da última parte da saga do bruxinho mais famoso do mundo é nesse fim de semana.

E, para comemorar a data, resolvemos analisar 7 criaturas incríveis que habitam o mundo de Harry Potter e descobrir suas origens.

Afinal, apesar de estarem presentes nos livros e nos filmes, elas não são inteiramente criação de J.K. Rowling – algumas se originam em velhos mitos, em folclore e até em algumas criaturas reais.

Confira:

7. Esfinge

Com o corpo de um leão e a cabeça de um homem ela foi usada pelos egípcios, como você sabe, para representar alguns de seus deuses. Ela era símbolo de poder, nobreza e força e vários faraós e nobres. Alguns mandavam que seu rosto fosse representado na cabeça da esfinge, para que fossem comparados à deusa Sekhmet – descrita como uma mulher com cabeça de leoa. As esfinges, para os egípcios, também guardavam tesouros e é essa a sua função no mundo de Harry Potter: elas montam guarda no banco dos bruxos, o Gringotes.

6. Lobisomens

Um dos personagens mais carismáticos de Harry Potter é o professor Remo Lupin. O problema é que durante as noites de Lua Cheia, ele não é nada gente boa – ele vira um híbrido entre lobo e homem, o famoso lobisomem. Essas criaturas são mencionadas pela primeira vez na mitologia grega, quando o rei Lycaeon serviu a Zeus um prato com carne humana. Zeus ficou tão ofendido que transformou o rei insolente em um lobo. Durante a idade Média, com a decaída da vida nas cidades, os lobos passaram a ameaçar os camponeses e as lendas sobre uma criatura em forma de lobo aterrorizante aumentaram. Nessa época um “lobisomem” de verdade foi descoberto. Na Alemanha, em meados dos anos 1500, pedaços de corpos humanos passaram a ser encontrados, espalhados, indicando uma crueldade terrível. Isso aconteceu por 25 anos. Descobriram que o responsável foi um sujeito chamado Peter Stubbe, que dizia virar um lobo quando usava uma capa feita de pele de lobo. Quando foi capturado, eles o desmembraram e o queimaram em uma fogueira.

5. Grifos e Hipogrifos

Criaturas como o Bicuço, o Hipogrifo, mistura de ave e cavalo, aparecem nas lendas gregas como o cão de guarda de Zeus. Eles acreditavam que os grifos eram naturais da Ásia e, quando encontravam um tesouro, faziam seus ninhos em cima dele e o protegiam. Por isso, mesmo em tempos medievais, eles foram usados para decorar baús e caixas que continham objetos preciosos.

4.Unicórnios

No mundo de Harry Potter, os unicórnios são “cavalos” mágicos, cujo chifre é usado em poções e cujo sangue pode ser usado para manter uma pessoa que está à beira da morte viva. Os gregos e romanos também acreditavam que chifres de unicórnios possuíam propriedades médicas e o pó que era “feito” deles era muito valorizado. Mas os unicórnios que eles imaginavam não eram apenas brancos, mas sim vermelhos ou pretos. Só que os chifres que eles recuperavam na verdade eram de narvais – uma espécie de mamífero marinho que tem um único chifre em sua testa.

3. Quimera

Outra criatura da mitologia grega, a quimera é descrita na Ilíada como uma criatura imortal, não-humana, com face de leão e cauda de serpente, com corpo de bode e capaz de cuspir chamas. Eles acreditavam que as quimeras nasciam de vulcões. No mundo de Harry Potter, Hagrid é frustrado por não conseguir nunca capturar e criar uma quimera. No mundo real, chamamos de quimera alguns experimentos feitos com DNA de humanos e animais.

2. Centauros

Alguns vivem na Floresta Proibida de Hogwarts. Eles possuem metade do corpo de um homem e a outra metade de cavalo, trotando sobre quatro patas enquanto ainda podem usar as mãos como humanos. Centauros aparecem muito na arte grega. Acredita-se que, como cavalos eram raros naquela região, quando os primeiros povos que montavam os animais surgiram, as pessoas os confundiram com “um bicho só”.

1. Fênix

O bichinho de estimação de Alvo Dumbledore e o símbolo daqueles que lutam contra Voldemort. As lendas descrevem a fênix como uma ave que pode viver até mil anos. Quando chega ao fim da vida ela queima e renasce das cinzas. A fênix representa a imortalidade da alma e está presente em várias culturas antigas: romana, grega, chinesa, egípcia e até mesmo em algumas culturas indígenas. No entanto a fênix da vida real é bem menos imponente: é uma água viva. Ela possui células que passam do estágio de pólipo para o de água viva e para o de pólipo novamente, se regenerando, em teoria, infinitamente. [Life’s little mysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

55 comentários

  • ZACK:

    Aff…Grifos são criaturas com cabeças e asas de aguia,e corpo de leão,e um HipoGrifo é uma cria de um grifo com um cavalo,são raros porque grifos odeiam cavalos hipogrifo tem cabeça e asa de aguia e corpo de cavalo ‘-‘

  • Thalia:

    CAVALO*

  • Thalia:

    OBS: GRIFOS SÃO ÁGUIAS COM CORPO DE LEÃO E Ñ DE VALO NEH?

  • Thalia:

    AMOO MITOLOGIA \Õ/ AMEI ESSE POST
    … E ACREDITO NOS DEUSES, E DAÍ ALGUM PROBLEMA? -.-

  • Lucas:

    eu queria que existice mesmo essas criaturas, imagine ter uma fênix como sua companheira em qualquer lugar, um bichinho que não morre nunca, incrível, incrível, se eu fosse Deus faria essas criaturas existirem, faria não existir violencia, guerras e drogas, faria que o ser humano vivesse como o povo do AVATAR, com uma forte relação com a natureza, sem construir edificios ou fazer qualquer coisa que danificasse a natureza.
    MAS NÃO EXISTE!!! POR QUE ESSAS COISAS MARAVILHOSAS SÃO TODAS MENTIRAS!!!? AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • brian:

      utopia pura. kkkk
      vc falando para q não fosse criadas as drogas… mas pelo visto vc tem conversado bastante com a Mary Jane. _\|/_ kkkkkk

  • Nero:

    Cara!!! só faltou o cerberos do Primeiro filme!!!

  • Fernanda Thug:

    criancinha
    e como você sabe que a sua religião é verdade, a milhões de anos haviam pessoas que considerariam sua religião uma estupidez, cada um crê no que quer, não há como saber o que é real. Daqui a séculos a sua religião pode ser um mito.

  • LFCTS:

    Mitologia, é o nome que nós damos pra religião dos outros. 😀

  • Teca:

    Velho, o cara que escreveu não é burro. Ele escreveu sobre grifos(imagem) e HIPOgrifos(a criatura de HP que é metade cavalo, metade ave ‘-‘). Pq tanta gente não percebe isso?

  • Winas:

    O cara que escrevel a materia e retardado o oque sendo que ele escrevel grifos como ave e cavalo e na foto esta claramente ave e leão!!!

  • criancinha:

    “Mito é a religião do outro”

    • brian:

      concordo com vc. ou não. kkkk.
      muitas coisas q nos julgamos miticas são consideradas sagradas por outros. num sei como q esses “outros” consideram nossa cultura “judaico cristã ocidental”

  • silvia:

    Só uma pequena correção !!
    Alvus???? Ou Albus??

  • miqueias charles:

    Alguem já viu um centauro,um griffo,uma fenix ou um lobisomem….me digam onde estão esses bichos que eu também quero ver.

  • Washington Santos da Silva:

    Temos que defender nossos ideais e buscar nossa salvação pois isso não pertence ao mundo de Deus.

  • Vitor:

    Não se esqueçam que a Igreja teve que se ajustar ao paganismo e mitologias nórdicas para ser aceita. O ovo de páscoa,por exemplo. Os judeus nunca usaram um ovo para festa de páscoa.
    Podemos dizer que até o velho testamento, o judaísmo estava de um lado e as mitologias de outro. Quando os primeiros cristão começaram á se espalhar pelo mundo,obviamente deram de cara com centenas de deuses. Alguns incorporaram ao cristianismo. E os que não fizeram..bem…foram queimados!
    Hoje a psicologia usa a mitologia ,pois lá se encontram as raízes de problemas emocionais. Complexo disso,daquilo….
    A Igreja hoje,forte..abomina a mitologia ..mas tem que respeitar a estória.

  • brian:

    ok.
    Anjos e Demonios: Mito ou Religião?
    segundo o dicionario Michaellis:

    mito: sm (gr mythos) 1 Fábula que relata a história dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade . 2 Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem. 3 Tradição que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico. 4 Exposição simbólica de um fato. 5 Coisa inacreditável. 6 Enigma. 7 Utopia. 8 Pessoa ou coisa incompreensível.

    analisando desta forma, a biblia é o maior de todos os mitos já criados… agora, vcs não vão me dizer q a biblia não tem história de deuses…criação do mundo… ensinamentos… parabolas… coisas fantasticas ou utopicas e incopreensiveis?

    • Helena:

      Acho que cada um tem o direito de escolher sua religião e de se expressar como bem entender, mas as pessoas ficam falando que mitologia e religião são muito diferentes e etc…eu realmente não acho que existam tantas diferenças.
      As civilizações antigas acreditavam no que hoje chamamos de mitologia tão intensamente quanto as pessoas acreditam atualmente, OK, isso aconteceu a muito tempo. Mas e atualmente? Na Índia ,por exemplo, eles acreditam em deuses e criaturas totalmente diferentes que as daqui do ocidente. Mas o que nos torna mais certo que eles?
      Talvez daqui a 100 anos as pessoas acreditam que deus era um ET e que a bíblia é uma mentira (alias isso já acontece muito hoje). E ai? Eles vão chamar tudo o que acreditamos hoje de mitologia e nos chamar de ignorantes.
      Enfim, acho que entre mitologia e religião existe uma pequena diferença, que é a fé. Como já foi dito aqui várias vezes, mitologia , para nos, é a religião dos outros.
      Mas, é claro, cada um com a sua religião, só falei o que eu penso

    • lincoln:

      cara vc e muito burro vc acha que JESUS e um ET isso nao existe

  • Larissa – Engenheira Ambiental:

    Matéria Fantástica sim!!!

    Gente…mitologia é mitologia e religião é religião….
    E Angelo vc está completamente errado!
    Se religião e Mitologia são criações humanas…
    o Big Bang tbm é uma criação humana…
    Então da onde viemos?
    Cada um com suas crenças…..
    E vc citou o Livro sagrado com uma coisa “ridícula”
    Por favor, não vamos confundir as coisas aqui.
    Se vc tem religião ou não, não interessa, pelo menos respeite quem tem.

    E mitologia e religião….ATUALMENTE são distintas sim…

    • Jisohde:

      PARABÉNS LARISSA!
      é isso mesmo, você está completamente CERTA.
      Tem gente que nem sabe definir as coisa e fica falando erradamente sobre o assunto! Mitologia é uma coisa, Religião é outra muito diferente, e tem gente que fica querendo misturar tudo e fazer aquela “SOPA” contendo de tudo e servir para os indoutos; Ninguém é obrigado a crer, ou ser religioso; porém não critica naum….
      PORQUE NÓS RELIGIOSOS DEFENDEMOS A SÃ DOUTRINA, A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA, FUNDADA UNICAMENTE NA BÍBLIA SAGRADA!
      Que estes hereges, que vão estudar os fundamentos das coisas!

      PARABÉNS!

      jisohde + a + live + com

    • brian:

      já postei e posto novamente.
      #problem

      mito: sm (gr mythos) 1 Fábula que relata a história dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade . 2 Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem. 3 Tradição que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico. 4 Exposição simbólica de um fato. 5 Coisa inacreditável. 6 Enigma. 7 Utopia. 8 Pessoa ou coisa incompreensível.

      analisando desta forma, a biblia é o maior de todos os mitos já criados… agora, vcs não vão me dizer q a biblia não tem história de deuses…criação do mundo… ensinamentos… parabolas… coisas fantasticas ou utopicas e incopreensiveis?

    • Stephanie:

      Brian: Leia “O jogo do Anjo – Carlos Ruiz Zafón”
      Pelos seus comentários, você vai gostar dos discursos do A. Corelli (personagem).

      obs.: pelo menos, eu gostei. ele fala umas coisas bem interessantes e, na minha opinião, na maioria, verdadeiras.

  • homonimundo:

    Uma correção…

    Narvais não tem chifres e sim um único dente protuberante.

  • josias:

    Quando censurei o comentário do César, não estava defendendo nemhuma religião, mas o inerrante livro, que é a Bíblia Sagrada, a palavra do Deus único e verdadeiro.
    Lê é uma coisa e estudar é outra.

  • jose nilson:

    fantástico

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Brian, conforme exposto por mim, religião e mitologia estiveram juntas para as extintas civilizações que já tiveram sua era áurea; no entanto, HOJE, as religiões e as mitologias são campos separados. Precisamos deste modo porque fica parecendo que mitologia é religião e vice-versa, são áreas distintas. O grande problema é que as pessoas passam a ter preconceitos com os mitos exatamente por confundirem como uma prática religiosa.

  • Carlos Eduardo:

    Para quem ta trocando as bolas e gosta de enfiar a religião em tudo a serie Harry Poter se enquadra como Ficçao/Infanto-Juvenil,entenderam FICÇAO é obvio que nada daquilo existe e a existencia de coisas mitologicas na serie ja foi explicado pela Joanne k. Rowlling ela disse : “A mitologia foi inserida para almentar a realidade e para despertar aquela velha pergunta : Sera que isso realmente é possivel?”

  • Teca:

    Ah, ia me esquecendo, amei o artigo *-*

  • Teca:

    Nossa, incrível como as pessoas não conseguem entender certas coisas.
    1º. Este artigo compara a figura mitológica Fênix à àgua viva devido ao que as células deste animal podem fazer. Quem ler com atenção vai perceber isso. É óbvio que a fênix na realidade eram essas aves, em nenhum momento o artigo negou ou falou disso.
    2º. Para o senhor Vinícius, acho bom ele reler aquele ponto do artigo. Ali fala de grifos e hipogrifos. Ele fala que em Harry Potter aparece um hipogrifo(metade cavalo, metade ave) e na mitologia apareciam os grifos, que o carinha esqueceu de falar.
    3º. A mitologia foi criada com base em religião e tem tudo a ver com esta sim, as pessoas é que não associam mais. O que o cara quis dizer é que J.K. Rowling sofreu muito preconceito de cristãos que associaram seus livros à coisas ruins, quando na realidade ela faz muitas alusões ao cristianismo.

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Filme é filme, portanto a imaginação do ser humano na criação
    de personagem e histórias, vai muito longe. É só relaxar e
    curtir o filme da melhor maneira possível e esquecer o resto.

  • brian:

    Mitologia e religião sempre andaram de mãos dadas. quem fala q são coisas separadas está totalmente louco. Egito, Grecia, Mitologia Nordica, ou vcs acham que não tem nada de religião envolvido?

    • Jisohde:

      discordo!
      SEMPRE EXISTIRAM NO MESMO LUGAR, PORÉM NUNCA DERAM AS MÃOS!
      É COMO HOJE! estão ao mesmo tempo no mesmo lugar, agora nunca uniram e nunca unirá até que os religiosos consagrados irão para o Céu e os mitológicos pro inferno!

      Somente quem é religioso percebe a grande diferença das duas coisas!

  • DimasDark:

    Tem gente que confunde mitologia com religião ¬¬”

  • Angelo:

    Não existe nenhuma diferença entre religião e mitologia, em ambas tem estórias fantasiosas e divindades, como as lendas da mitologia hebraica que ficaram registradas em um livro que muitas pessoas ainda chamam de “livro sagrado”, é ridículo. Tudo fruto da imaginação dos seres humanos.

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    César expressou a opinião dele. Legal. Eu não concordo 🙂

    A matéria tá legalzinha até..

  • Ruth:

    Eu também conheço um bicho assustador:O ser humano, que é capaz de falar coisas absurdas e comparações infâmias, não é Sr. César?
    se voce se desse ao trabalho de pesquisar ou pelo menos ler a bíblia saberia que alguns animais incluindo os que voce citou era animais adorados como deus pagãos, por tanto a representação do mal.
    Não fala ou tente argumentar sobre o que voce desconhece.

  • Ruth:

    Eu também conheço um bicho assustador:O ser humano, que é capaz de falar coisas absurdas e comparações invámeas, não é Sr. César?
    se voce se desse ao trabalho de pesquisar ou pelo menos ler a bíblia saberia que alguns animais incluindo os que voce citou era animais adorados como deus pagãos, por tanto a representação do mal.
    Não fala ou tente argumentar sobre o que voce desconhece.

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Gente, mitologia é mitologia, religião é religião, favor não confundir (embora que, para as civilizações que originaram tais mitos, uma coisa desemboca na outra). O César não está errado de todo modo: o cristianismo é também recheado de mitos e símbolos (o dragão é vastamente citado na Bíblia como alegoria do mal, assim como Leviatã, em dado momento, uma criatura mítica e os seres alados da visão do profeta Ezequiel). Para terem uma ideia, o unicórnio esteve associado ao cristianismo durante toda a Idade Média (como sinônimo de pureza e castidade) http://www.infoescola.com/mitologia/unicornio/; a fênix reporta-se ao Cristo ressuscitado – http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/F%C3%AAnix#A_F.C3.AAnix_e_o_cristianismo; o grifo, durante a Idade Média era a representação também de Cristo. Vale lembrar que o cristianismo assambarcou imagens e alegorias pagãs para adaptá-las à esfera de seus ensinamentos. Hoje, no entanto, são apenas representações míticas.

  • josias:

    Sr. Cesar, não se atreva a falar do que não entendes.

  • clarice:

    eu acho a mitologia fascinante.. Os efeitos especiais do filme,.aquele que mostra, “Bicuso” o Hipogrifo no qual o Harry monta e os dois “voam”…nossa como gostaria que fosse realidade e experimentar aquela sensação de extrema liberdade…
    + uma vez parabéns a Hype pela reportagem…..

  • Vinícius:

    Só uma correção, Grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. e não de cavalo…

  • Gustavo:

    Vitor, não me leve a mal, Vitor, mas Petralha é a sua avó torta. procure se informar antes de dizer imbecilidades…

    E a matéria é sobre Harry Potter, que tal encontrar um tanque de roupa para lavar?

  • Vitor:

    Quero ver ” Hary Poter contra os Petralhas.

  • MARCOS:

    eu conheço um, bicho que assusta bem, é o molusco..

  • brian:

    é… harry potter. acho q a série de contos mais mal feita do mundo. não sei como q isso pode vender… compara harry potter com a complexidade de Senhor dos Aneis ou até mesmo As Cronicas de Narnia. não se fazem livros de estorias miticas como antigamente. resumindo livro e filmes pra criança.

    • mandy00:

      se tu achas tão “mal feita” pq estas aqui, perdendo teu tempo, lendo esse artigo??

  • claudemir da silva:

    é interesante saber o significado de algumas criaturas quer ainda são tabu sua

  • dani:

    Adorei!!!

  • Anna Medeiros:

    Não estou lembrando da tal Quimera nos livros ou nos filmes!

  • Cesar:

    O interessante da série da J. K. Rowling é que ela é toda cheia de simbolismo cristão, e só os cristãos não entenderam. Acharam que era bruxaria. A quantidade de besteiras que os cristãos falaram sobre Harry Potter dá para encher baldes!

    Para quem tem um pouco de cultura, é fácil encontrar referências a Cristo: o veado, o leão, e o hipogrifo entre outros eram usados como símbolos de Cristo.

  • Rafael:

    Como existem pessoas espertas… E o que eu falei é uma ironia pra quem não entendeu!

    O artigo compara a Fênix que é um ser irreal com a água viva que é um ser real pela característica da imortalidade,e não porque é ave ou não!

  • Theo:

    as fenix do mundo real nao sao as aguas vivas mas sim flamingos dourados, acredita-se que os povos antigos diziam que eles eram fenix por viverem em regioes de vulcoes, onde conseguem seu alimento, e sua coloracao caracteristica…

  • che:

    che… que analogia triste em relação a fenix real com aguas vivas…
    ha mais relação com passaros agora extintos que colocavam seus ovos próximos de lugares quentes (não excessivamente quentes) como cinzas… e nascia um passaro no meio das cinzas…
    mas tudo bem…
    acontece

Deixe seu comentário!