7 curiosos desenhos anatômicos antigos

Por , em 30.09.2013

Peste negra, baixa expectativa de vida e muita sujeira são alguns elementos da Idade Média que nos lembram que a saúde das pessoas nessa época não era lá essas coisas. Mas, mesmo que a população contasse com bem menos tecnologia do que a existente hoje, muita gente fazia esforços heroicos para desenvolver e partilhar conhecimentos da área médica.

Nessa lista, você confere alguns desenhos anatômicos curiosos feitos na época medieval até o início da era moderna, entre os séculos XVI e XVIII. Muitas ilustrações foram feitas a partir da dissecação de animais e cadáveres humanos. Os desenhos mostram imprecisões engraçadas e detalhes impressionantes – para não falar das expressões faciais estranhas, mas isso existe até nos desenhos anatômicos atuais.

Hans von Gersdorff

1

Este desenho, feito em 1528, é de Hans von Gersdorff, um dos cirurgiões alemães mais renomados de seu tempo, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Ele ficou conhecido por suas amputações de membros e publicou um livro sobre como tratar ferimentos.

Bartholomeo Eustachi

2

Bartholomeo Eustachi publicou esse desenho em 1564. Ele viveu na Itália, onde atuou como médico de um duque e, posteriormente, de um cardeal em Roma. Eustachi apoiou as teorias anatômicas de um antigo médico grego chamado Galeno, baseadas em dissecação de animais, e não humanos.

Adriaan van de Spiegel e Giulio Cesare Casseri

3

Essa bela imagem mostra uma mulher aparentemente satisfeita em mostrar seu feto em gestação. Os autores são Adriaan van de Spiegel e Giulio Cesare Casseri, 1626. Casseri nasceu em uma família pobre da Itália, e trabalhou como empregado de um estudante de medicina e de um cirurgião, antes de se tornar um professor de cirurgia e anatomia.

Amé Bourdon

4

O médico artista é Amé Bourdon, um francês que se dedicou à medicina a partir de 1670. Pouco se sabe sobre ele. A imagem foi publicada pela primeira vez em 1678.

Autor desconhecido

5

Este homem parece surpreso. Agora, não dá para dizer se é pelo seu peito aberto, pelo sistema urinário na sua mão ou seu órgão sexual a mostra. A figura não é assinada, por isso o autor é desconhecido pelos historiadores. Acredita-se que o desenho seja originário do atual Irã ou Paquistão, e que foi publicado entre 1680 e 1750.

Hua Shou

6

Esse desenho chinês se difere dos outros porque não mostra órgãos internos. Em vez disso, ele ilustra os pontos de acupuntura e os movimentos de yin e yang através do corpo. A imagem, de Hua Shou, foi publicada em 1716.

William Cheselden

7

As ilustrações de ossos feitas por William Cheselden são no mínimo diferentes (afinal, desenhos anatômicos de pessoas em pé são clichês). A imagem foi publicada em 1733. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

Deixe seu comentário!