7 maneiras de criar energia com o corpo humano

Por , em 3.08.2015

A eletricidade move o mundo em que vivemos. Mas muitas vezes ignoramos o fato de que nossos próprios corpos geram um pouco de energia apenas fazendo o que já fazemos diariamente. Isto levou engenheiros e designers a criar uma ampla gama de dispositivos usando “bateria humana” que são tão criativos quanto fascinantes.

A cadeira costureira

dispositivos energia humana 1
Nada como relaxar em uma cadeira de balanço. Ainda mais quando, enquanto você está relaxando, ela tricota para você um gorro quentinho! Usando a energia gerada pelo simples balanço das pernas, a “Rocking-Knit” puxa fio a partir de um carretel e tricota um gorro direto acima de sua cabeça. Não está claro quantas horas de balanço leva para produzir uma nova peça de inverno, mas é definitivamente uma forma legal de se utilizar energia que de outra forma seria desperdiçada.

Suas roupas limpas em uma batida

dispositivos energia humana 2
Aparelhos movidos pelos pés estão em toda parte, mas não para lavar roupa, certo? O Drumi é uma engenhosa máquina de lavar roupa que não requer qualquer eletricidade para deixar seus brancos mais brancos (o fato de que ele se parece mais com uma lata de lixo do que com um dispositivo utilizado para limpeza é mera coincidência). Talvez a melhor coisa sobre o Drumi é que ele não é apenas um conceito; ele realmente está a venda, e por um preço razoavelmente acessível.

A lanterna com bateria humana

dispositivos energia humana 3
Alguns dispositivos movidos a seres humanos requerem uma grande quantidade de exercício. Felizmente, para os mais preguiçosos entre nós, também existem ferramentas neste mundo que não exigem nenhum esforço. Esta lanterna LED desenvolvida por uma inventora adolescente baseia-se no calor do corpo para criar eletricidade, por isso não precisa de baterias ou qualquer outra fonte de energia. O produto deu à inventora Ann Makosinski o prêmio máximo na Feira de Ciências do Google em 2013. Ela inventou a lanterna termoelétrica para reduzir a necessidade de baterias de uso único, que são perigosas quando descartadas incorretamente.

Energia nos pedais

dispositivos energia humana 4
A Maya Pedal transforma bicicletas velhas em dispositivos que podem alimentar uma série de engenhocas diferentes – “máquinas de bicicleta”, por assim dizer. A empresa tem reaproveitado peças para executar tudo, desde liquidificadores até bombas de água. A Maya Pedal procura fornecer ferramentas para as áreas onde a eletricidade é por vezes inacessível, mas a força do corpo humano é abundante.

Chutando a energia limpa – no bom sentido

dispositivos energia humana 5
A Soccket é uma bola de futebol futurista que gera e armazena energia elétrica apenas por ser chutada. Um jogo de futebol de 30 minutos irá proporcionar não só um ótimo treino e algumas risadas com seus amigos, mas também energia suficiente para abastecer uma lâmpada LED por três horas. Voltada para as comunidades em que outras fontes de energia são escassas (e onde o futebol é popular), a Soccket tem uma lâmpada LED embutida, tornando-se também uma solução tudo-em-um para partidas no escuro.

A bicicleta-lixo

Réemploi
Esta bicicleta brilhante gera energia a partir do poder do pedal, como já vimos antes, mas leva a preocupação com o meio ambiente um pouco mais longe, porque é feita de lixo. Sim, isso mesmo: esta bicicleta-lixo produz energia e ajuda a reduzir o desperdício. Uma frota delas alimentou uma série de exibições de filmes na França – um golpe de energia alternativa bastante convincente.

Energia no sono

dispositivos energia humana 7
Este último pode parecer um pouco bobo, mas também bastante útil. Destinado a amantes de festivais de música que raramente têm acesso a uma fonte de energia confiável, o saco de dormir recarregável da Vodafone extrai energia do seu calor corporal enquanto você tira uma soneca, permitindo que os festeiros ganhem 24 minutos de tempo de conversação ou 11 horas de espera em seus smartphones. Tecnicamente, você nem precisa estar dormindo para criar energia usando o dispositivo; você só tem que colocar seu corpo no saco. Considerando o que algumas pessoas vestem em alguns festivais, você provavelmente vai passar despercebido. [Engadget]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • David Vieira Rocha:

    Interessante o artigo, mas acho que o título deveria ser revisto.
    Dá a entender que se possa “…Criar Energia…”.

Deixe seu comentário!