7 inventores que foram mortos por suas criações

Por , em 17.12.2011

A profissão de inventor nem sempre é elencada como uma das mais arriscadas do mundo, mas muitos cientistas já criaram coisas realmente perigosas.

Algumas experiências, no entanto, foram longe demais: acabaram resultando na morte do inventor.

Confira uma lista de sete cientistas que tiveram este inglório fim:

7 – O homem vestido de paraquedas

As primeiras décadas de aviação, em que vários procedimentos ainda eram novos, custaram a vida de alguns aventureiros. Pensando nisso, o austríaco Franz Reichelt resolveu confeccionar uma roupa que servisse como paraquedas. Alfaiate de profissão, ele esperava que sua roupa pudesse abrir no ar em um curto período de tempo, digamos, uma queda de 60 metros da Torre Eiffel.

E foi essa façanha que ele tentou concretizar no dia 4 de fevereiro de 1912, aos 33 anos, quando chamou a cidade de Paris para testemunhar o sucesso de sua invenção. Em um primeiro momento, o alfaiate ponderou fazer o teste com um boneco, mas acabou decidindo saltar ele mesmo. Antes da façanha, que ficaria registrada em vídeo, ele hesitou, mas tomou coragem e se lançou ao ar. Pulou da torre, o paraquedas não abriu, e ele perdeu sua jovem vida.

6 – Criador do foguete de combustível líquido

Um dos pioneiros da construção de foguetes, décadas antes da era espacial, foi o austríaco Max Valier. Os anos 1920 assistiram um “boom” na pesquisa e construção de foguetes de combustível líquido, novidade até então. Na Alemanha, em 1930, Valier teve a glória de fazer com sucesso o “test drive” de um foguete desse tipo.

Um mês depois, no entanto, veio a tragédia. Valier trabalhava em seu laboratório, em Berlim, quando um dos motores a combustível líquido que ele desenvolveu explodiu de repente. Um pedaço de metal voou direto em sua artéria pulmonar e ele morreu instantaneamente.

5 – O pai dos planadores e da asa delta

O primeiro homem a ser fotografado no ar, através de um planador, foi o alemão Otto Lillenthal. Apelidado de “rei dos planadores”, este inventor da segunda metade do século XIX fez mais de dois mil voos bem sucedidos com os planadores que desenvolveu, e lançou as bases para a construção de aviões e da asa delta, décadas mais tarde.

Sua carreira terminaria de forma abrupta em 9 de agosto de 1896, quando os irmãos Wright (coinventores do avião junto a Santos Dumont) já estudavam seus projetos. Em um rotineiro voo de planador, Lillenthal acabou caindo de uma altura superior a 18 metros, quebrou a coluna e morreru no hospital, no dia seguinte. Antes de falecer, deixou um recado àqueles que pretendiam seguir seus passos: “sacrifícios precisam ser feitos”.

4 – Os testes com a bomba atômica

Dois cientistas norte-americanos, condutores de testes com radioatividade em laboratório, perderam a vida logo após os bombardeios atômicos no Japão. O primeiro foi Harry Daghlian, um estadunidense que trabalhava em um laboratório em Los Alamos, no Novo México.

No dia 21 de agosto de 1945, menos de duas semanas depois dos ataques ao Japão, ele derrubou um bloco de tungstênio, acidentalmente, dentro do núcleo de uma bomba de plutônio, amplificando o risco de contaminação do conjunto. Em desespero, ele tentou tirar o bloco de tungstênio de dentro do núcleo, mas não conseguiu. Teve que quebrar o bloco de tungstênio em pedaços, para diminuir a nocividade, mas o mal já estava feito: ele morreria envenenado pela radiação apenas 25 dias depois.

No ano seguinte, uma tragédia semelhante aconteceu com um pesquisador canadense. No dia 21 de maio, o cientista Louis Slotin trabalhava no mesmo laboratório, e no exato mesmo núcleo de plutônio que havia vitimado Daghlian. Slotin deixou cair uma chave de fenda, por acidente, e desencadeou uma fissão nuclear que custaria sua vida. O tempo que o canadense levou para falecer foi ainda menor: apenas nove dias.

3 – O pioneiro dos voos de balão

O dia 21 de novembro de 1783 reservou uma glória para o francês Jean-François Pilâtre de Rozier. Ao lado do companheiro, Marquis d’Arlandes, ele realizou o primeiro voo bem sucedido de balão, totalmente livre de cordas ou instrumentos de apoio. Em 15 de junho de 1785, ele se preparava para uma façanha inédita no balonismo: cruzar o Canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra, a bordo da máquina que ele mesmo construiu.

O balão usado na ocasião funcionava através de hidrogênio, ao contrário do primeiro modelo. A viagem, feita com outro companheiro, estava correndo muito bem, até o momento em que uma forte corrente de vento acabou fazendo o balão desinflar. Os dois caíram de uma altura superior a 500 metros e perderam a vida na tentativa. A noiva de Rozier, deprimida, cometeu suicídio oito dias depois.

2 – Submarino de propulsão manual

O mar também seria túmulo para um dos inventores mais destemidos do século XIX. O americano Horace Hunley, a quem se atribui a criação do primeiro submarino de propulsão manual da história, morreu por não conseguir solucionar um problema básico de seu veículo: voltar à tona.

Em um submarino de propulsão manual, é preciso que uma tripulação inteira fique dentro de uma cabine cheia de alavancas, fazendo movimentos contínuos. Na primeira tentativa de emplacar seu invento, Hunley e sua tripulação foram surpreendidos por uma descarga de água que passou sobre o submarino quando a escotilha estava aberta, e cinco pessoas morreram.

Mas o americano não desistiu. Em 15 de outubro de 1863, novamente ele se lançou ao mar, com uma equipe de oito pessoas. O submarino afundou, não conseguiu emergir novamente, e todos acabaram morrendo. Como homenagem a Hunley, o submarino foi resgatado e batizado em seu nome.

1 – O avião que tentou cruzar as montanhas

Nos primórdios da aviação, um inventor se deu mal por querer ser o pioneiro em uma façanha. Depois de construir e voar com sucesso em dois modelos de avião, o romeno Aurel Vlaciu queria se tornar o primeiro homem a voar sobre os Cárpatos, cordilheira localizada na Europa Central.

Em setembro de 1913, ele planejava a construção de um terceiro avião, mais seguro, para realizar a façanha. Mas chegaram ao seu ouvido os boatos de que outros dois inventores da Romênia estavam se preparando para tentar sobrevoar a cordilheira. Resolveu usar o segundo modelo, mais velho, e pagou o preço pela ousadia: o avião caiu e ele jamais alcançou seu intento. [EnvironmentalGraffiti]

Você também vai gostar:

10 Inventores mortos por suas criações

10 Cientistas ‘destruídos’ por seus próprios experimentos

99 comentários

  • meganet:

    Bacana!!

  • Leal:

    se o avião é a ideia de uma maquina subir ao ar por seus próprios meios, então Santos Dumont foi o verdadeiro inventor do avião.
    A suposta maquina voadora dos irmãos With, teve que ser arremeçada como uma pedra num estilingue.

    • Eduardo Maroja:

      Oi Leal,
      O livro do Leandro Narloch, Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil tem um capítulo bem interessante sobre o Santos Dumont x Irmãos Wright. Eu achei no Google a versão em pdf para download.
      Abraços,

  • Frederico:

    E quanto ao inventor da guilhotina?

  • katia ribeiro:

    quando li sobre os 2 homens que morreram no teste da bomba atômica meu unico pensamento foi:bem feito…

  • Ezio José:

    Santos Dumont, sim, foi o primeiro inventor do avião com motor à gasolina da Shell e tencologia do ABC paulista que fora importada da Alemanha. O motor tinha uma pequena semelhança com os motores da VW só que era de dois tempos: um pra decolar e outro para cair.
    Santos Dumont também inventou o balão. Balão com aparelhos para precisar a metereologia, pois sem esses apetrechos não poderia ter uma noção do que poderia enfrentar no céu azul de inverno europeu. Em virtude desses apetrechos foi que lhe surgiu a idéia de inventar o relógio de pulso. Naqueles tempos alguns trejeitos tinham que ser disfarçados por causa da homofobia.

  • Emilio:

    Não sei porque, mas mais de 200 mil japoneses mortos, não consigo sentir penas destes cientistas.

  • claudemir da silva:

    não resta duvida q todo invento alguns teve q pagar o preço das suas descobertas

  • adelimar:

    verdadeiros heroes ,estes homens que so pençaram no bem da humanidade .

    • Ezio José:

      Esses verdadeiros heróis pensaram também em seus bens próprios.

    • Ana Maria Mocci:

      Não humilhe mais o nosso Português. Pensaram e não pençaram

    • Victor Sampaio:

      verdade, grandes heróis matadores de japoneses malvados *ironia on*

  • marcello:

    o submarino Hunley não afundou simplesmente. Seu afundamento ocorreu durante uma operação militar em que o submarino colocou uma carga explosiva em um navio inimigo (nave pertencente a União – o submarino pertencia aos Confederados – no contesto da Guerra Civil Americana)
    Segundo o que já li sobre o tema, a razão mais aceita do afundamento foram danos causados pelo deslocamento de água provocado pela explosão da carga colocada no navio inimigo – algo que o construtor do submarino, seu comandante e a tripulação, não esperavam ou mesmo não conheciam.
    Esse submarino foi resgatado a alguns anos, restaurado e colocado em museu.
    Mais em http://csshunley.net/ – em inglês.

    • marcello:

      Ops… é contexto e não contesto… Erro meu.

  • José Calasans:

    Tô censurado?

  • Samoel Bianeck:

    Inventos e Descobertas estäo diretamente relacionados ao progresso da Humanidades. Mas, só para concluir o debate com o amigo M.R.P de 20-12-2011, e realmente debater coisas grandes fica dificil se näo citar o nome de Deus, claro da forma e maneira que concebemos.
    Entretanto quando me refiro a Igreja que atrasou as descobertas, näo quero dizer que ela seja de Deus. Pode até ser deste Deus defigurado que elas pregam. Mas näo do que eu imagino Ser.
    A questäo é simples: A ciëncia procura enganar a morte e esticar nossos anos e quem sabe no futuro uma vida eterna. A igreja entretanto, aproxima a morte como a sua melhor aliada. Quando os filhos de religiosos nascem eles já começam a ensinar-nos a ser de tal maneira para entregarmos a morte. Sem a morte as Igrejas näo existiriam. Até; e bom Natal!

    • m.r.p:

      Até e um otimo natal para você também, Samoel \õ
      *amiga m.r.p 😛

  • oseas:

    tanto a teoria da criacionista como evolucionista são apenas teoria

  • Adriano:

    Na busca do bem-estar o ser humano e capaz de experimentar tudo e qualquer coisa as vezes incomuns e, infelizmente algumas destas experiecias acabam vitimando ate o proprio inventor…

  • pilha fraca:

    antigamente as invesões eram mais fáceis de serem alcançadas,os cidadões comuns inventavam coisas,hoje quem inventa são as grandes empresas,pois parece que tudo que não exige tecnologia já foi inventado.

    • Ezio José:

      Hoje em dia há muito é inversão de valores. Se um pobre desconhecido tem um invenção, com certeza, só servirá para ele. Se uma grande empresa tomara conhecimento já a registrará o domínio para ela.

  • valentim:

    Se hoje somos alguém,foi porque alguém sacrificou,com os seus iventores no Século passado.

  • thiago:

    “Não há grandes conquistas sem grandes sacrifícios”

    • Ezio José:

      Só se ganhar na loteria. E ganhar muito milhões…(rs)

  • Luís Hideo:

    Pq insistir que esses tais “irmãos Wright” inventaram o avião? Será que o fato de um brasileiro ter “inventado” algo é tão abominável assim? E o relógio de pulso, que inventou? um europeu ou outro estadunidense?

    • FredRamone:

      Sim, o relógio de pulso foi inventado por um europeu. Vários na verdade, pois surgiu em diversos lugares mais ou menos na mesma época.

      Santos Dumont pode até ter tido essa ideia, mas não foi o primeiro. Já o avião depende de que critérios você considera: os irmãos wright realmente voaram antes, mas numa máquina bem diferente da de Dumont, que também foi responsável pela propagação da ideia.

      Espero ter esclarecido.

    • Ezio José:

      Santos Dumont inventou o relógio de pulso para atender suas necessidades de cronometragem do tempo em vôo. Daí, pediu para Cartier construí-lo.
      Santos Dumont também inventou o portão de correr (sobre rolimãs) para facilitar a abertura dos angares.

    • Germano Augusto:

      Pelo que sei, os irmãos Wright foram os primeiros a “voarem”, porém, eles saltaram de um lugar alto e planaram. Mas Santos Dumont foi quem primeiro decolou, voou e pousou tudo com propulsão própria.

      Ou seja, quem realmente inventou o protótipo do avião que conhecemos hoje, que foi reproduzido em série – inclusive na primeira guerra mundial, o que o deixou muito triste – e que, como não é americano, abriu mão dos direitos sobre a construção de qualquer avião baseado no seu modelo, foi o Santos Dumont e isso é incontestável.

    • vagner:

      Na verdade Santos Dumont sabia que seu invento, tal como os balões, seria utilizado na guerra. Tanto é que a França se comprometeu em não atacar o Brasil com aviões. O invento incontestável dele foi o dirigível, aconteceu bem antes do 14 Bis. A quem afirme que os Wright tinham inventado e mantiveram em segredo, apresentando ao US Army. De qualquer forma para que não se pagasse royalties uma história teria que ser inventada. Lembrando que na própria França que viu a apresentação de Dumnont, o invento é creditado aos americanos.

    • AZTECA:

      Desculpe,amigo,mas você está equivocado.
      Para os franceses,Santos Dumont é “le pere
      de l¨aviation”,como se pode ler em uma placa
      existente na casa onde ele morou,na Avenida
      Champs Elisées,em Paris.

    • JÚLIO:

      Antes dos irmãos Montgolfier terem voado em França,em 1784, frei Bartolomeu de Gusmão,brasileiro,em 1710,voo na “Passarola” do castelo de S.Jorge até ao Torreiro do Paço,em Lisboa,onde estava a assistir toda a corte. O núncio apostólico em Lisboa,depois de assistir ao voo relatou para Roma “que era um perigo o invento,para as quais as cidades não tinham defesa,pelo ar e os portugueses,que tinham andado nas conquistas por mar,poderiam invadir por cima as cidades” Foi perseguido pela Inquisição,fugiu para Toledo,onde faleceu,por ter inventado um aparelho voador.. Não são conhecidos os desenhos verdadeiros da Passarola,mas estão guardados nos arquivos secretos do Vaticano.Uma história romanceada deste invento, aparece no livro “O memorial do Convento” de José Saramago

    • CASTOR:

      eles ensinam a historia no pais deles da forma que eles querem … eles inventaram tudo … não percebeu ?
      ¬¬
      USA é uma fraude que deu certo

    • Samoel Bianeck:

      MUITO BEM LEMBRADO.

      Os cara sáo meio fraudulentos.
      A propósito! Steves Jobs, atua Deus dos que náo conhecem a sua set[oria adimitiu em uma entrevista que ele era o pirata que deu certo.
      Mas convenhamos bem os caras sáo bons, isto náo da para desmerecer. Agora pagam o preço para ??? Primeiro os Japas copiavam tudo e melhoravam, mas copiavam. Mas escremento mesmo é o preço que eles e nós pagamos agor para os Chineses que copiam e fazem milvezes pior. Graças a pulícia federal aqui näo se copia.

    • Ezio José:

      Pelo que eu sei, o primeiro a voar foi Ícaro.

    • Ezio Jose:

      Aqui não se “cupia”. Aqui a gente pira a tia.
      Quanto inventarem história do jeito que quer, acredito que o Brasil dos brasileiros está em primeiro lugar. A estória do descobrimento é um tremendo filme de ficção.

    • Cesar Crash:

      A pergunta deveria ser “por quê insistir que Santos Dumont inventou o avião?” Os Wright inventaram o avião antes de Santos criar o 14 Bis. O invento de Santos Dumont era sim bem melhor que o dos Wright. Mas se cada melhoria que for feita desqualificar os projetos anteriores, a discussão de quem inventou o avião seria muito mais abrangente.
      Não sei por quê tanto sentimento nacionalista/patriótico em cima desse assunto.

  • CASTOR:

    o homem que se vestiu de paraquedas
    alguem ae viu o video da queda dele ?
    ele pediu pra morrer … aquilo não iria funcionar nunca

    quanto ao resto foi uma fatalidade mesmo
    a ousadia dos caras é extrema

    • Lulu:

      Seria mais prudente que ele tivesse testado com o boneco…

  • Abracadabra:

    A essa lista eu incluo Deus, que nos criou e acabou morto por nós pela Teoria da Evolução…

    • kayane de porto alegre RS:

      não foi Deus e sim Jesus ,mas muito bom teu comentário!!!

    • CASTOR:

      a teoria da evolução pode ser a maneira com que Deus trabalhou …

    • m.r.p:

      Pois é. Não entendo o porquê de separar a ciência da religião, quando, na verdade, os dois podem – e devem – coexistir harmoniosamente…

    • Samoel Bianeck:

      Náo existe alguém mais detestado pelo mentiroso que aquele que o acusa.
      Este principio faz com que a religiäo ha muito séculos combata a ciência. Apenas medo que a ciência a desmascare.
      Sómente esta a razäo pela qual a religiäo näo convive em harmonia com a ciência.

    • m.r.p:

      Desculpe, posso ter me expressado de maneira equivocada no post anterior, mas eu quis dizer que existem maneiras de mesclar as duas visões… Por que a teoria do big bang anula diretamente a existência de um Deus? Por que não pode ter sido este exatamente o veículo que Deus utilizou?

      E, quanto a religião combater a ciência por medo de ser “desmascarada”, eu compartilho da mesma opinião, mas não cabe a mim discutir sobre isso… O fato é que deve existir um equilíbrio. Se a ciência evoluir demais e a religião permanecer estagnada, é capaz da sociedade se tornar, apesar de muito inteligente, individualista e sem valores humanitários.

      É isso. Acho que os dois podem andar lado a lado sim.

    • CASTOR:

      o que eu tentei dizer foi exatamente isso !!!

    • Samoel Bianeck:

      Disse um dos grandes cérebros pensadores, este que mais tarder foi canonizado pela Igreja católica com Santo Agostinho.
      Disse ele: “No meio está a verdade”. Ps. näo é porque foi canonizado pela igreja católica que iremos ignorar o que de bom ele ensinou. Logo a conciliaçáo entre a ciëncia seria o estado do meio, mas neste caso e meramente utópico. Sabemos que o próprio Galileu que tinha uma filha que era freira em um ducandário religioso, tentou isto em prol de sua filha. A Igreja é extremamente radical e intransigente. Sabemos que pela força da sabedoria ela vai ceder, mas levará muitos anos ainda.

    • Ezio José:

      O Filho de Deus foi morto.
      Deus foi morto?
      A vantagem que os adéptos da ciência leva contra os religiosos é que não misturam galhos com bugalhos. Sabem, os cientistas, discernir muito uma coisa de outra.

  • José Oliveira Ribas:

    Na questão sobre corrupição seria todos os brasileiros tentar ser corruptos, só assim mudariamos o conseito para acabar com esta doença.
    os corruptos não querem concorrencia apartir desta revolta social eles criariam leis para acabar com a roubalheira.

    • Luís Hideo:

      Desculpe, mas não entendi nada

    • Samoel Bianeck:

      Esta é a teoria do: “Näo pode ir contra una-se a eles”.

      Muito adotada pelos poucos políticos que em sua essencia näo eram corruptos, mas o sistemos os tragou.

      Também podemos dizer que o caro companheiro já esta sendo atigido pelo “Efeito borboleta”, em seus ultimos estágios. E, isto significa que estamos a beira dos CAOS TOTAL.

      Se näo te assusta o CAOS TOTAL, veja onde chegou o EGITO, a Líbia – esta é a tendencia da força da inercia da corrupçäo.

      Coloquemos a “Barba de Molho” – e nada de se tranformar em corrupto – neste caso nossa cabeça poderá servir de troféu nas paredes das bibliotecas, após a catastrofe final do caos da corrupçäo total.

    • Ezio José:

      A questão da corrupção é que nascemos corruptos e ficamos aguardando e lutando por um momento de pô-la em prática. Tudo é questão de oportunidade.
      A medida que vamos galgando a escada das possibilidades, vamos também aumentando nossa participação na corrupção. Do depósito de qualquer um mercadinho à uma gerência de uma grande empresa as portas da corrução vão se abrindo até chegarmos onde podemos colocá-la com todo vigor em prática.

  • BATE O PÉ:

    Incluam-se aqueles que todos dos dias criam formas de sobreviver com um salário injusto. Esses, nem a dura realidade mata!

  • AZTECA:

    Outro a ser morto pela sua própria invenção foi:
    Joseph Ignace Guillotin, cujo sobrenome dispensa
    apresentação…

    • O Holandês Voador:

      Guillotin morreu em Paris em 1814 de causas naturais.
      Quem morreu na guilhotina foi J.M.V. Guillotin,também médico, o que causou essa confusão.

    • EltonPaes:

      Com certeza brow!

    • Gabriel:

      Guillotin morreu de causas naturais. Olha no Wikipedia.

  • “GRAÇAS AOS ANTEPASSADOS, EXISTE O HOJE”:

    Parabéns EltonPaes

    Você foi muito feliz ao escrever:
    “Se temos essas tecnologias hoje, é porque foi resultado desses sacrifícios!”

    Na sabedoria da cultura japonesa existe uma frase que observo com muito carinho:

    “GRAÇAS AOS ANTEPASSADOS, EXISTE O HOJE”

    Beijos da Magda.

    Fui

    • EltonPaes:

      Tem toda razão!
      😀

    • PEDR@O:

      Magda , gostei é a pura verdade, vejam muitos jovens hoje ignoram um idoso,mas eles nao sabem q os idosos tem experiença e mais conhecimento…..

    • epiva:

      Velho seu comentario seria perfeito se não hovesse a citação dos casos dos testes com a bomba atômica. Hoje infelismente a maioria das citaçoes acima são de uso militar., paraquedas, avião, submarino e bomba atomica. Essa é a herança tecnologica que os moribundos acima nos deixaram.

    • Ezio José:

      Qualquer invento tem uma finalidade e acabam-se usando para outras. Infelizmente o ser humano precisa disso para sobreviver a Lei do mais forte.

  • Antonio Praxedes Filho:

    Como pode criar algo e morrer na sua própria criação

  • claudemir bento:

    sebastião pinheiro da silva
    Esta coluna não é lugar para se fazer apologia a determinada religião. tá.

  • Flor de Lis:

    A criatura contra seu criador… assim como no romance de Mary Shelley.

  • Samoel Bianeck:

    O mundo é cheio de inventores, bons e maus. O Brasil domina o mundo em advogado inventores para driblar os políticos que inventa leis para os favorecer.
    Precisamos invetar alguma coisa para combater a corrupçäo.
    Alguém pode se manifestar?

    • leandroM:

      poderiamos inventar o voto conciente.

    • Ezio José:

      Dando exemplos para nossos filhos e pessoas do nosso meio. Deixar de pagar propinas para ter algo adiantado ou livrar-se de alguma punição. Não dirigir embriagado deixando os filhos verem. Não cometer adultério e causar brigas diante dos filhos. Não ultrapassar sinal vermelho e nem para em fila dupla para pegar suas crias nos colégios. Não dar agrados para professores passarem filhos de ano no colégio. eetc etc etc. Ah Não receber proprina em troca de votos.

  • Del:

    Hoje vemos que todos foram verdadeiros heróis, que com sua ousadia e coragem, deram inventos maravilhoso que a época de hoje a sociedade contemporânea usufrui. Mas acredito que na época deles deveriam ser considerados loucos ou gênios, por que o que não se aproveitou, como experiencia para a modernidade, como o submarino, ou a roupa do paraquedas, ficou esquecido, como loucura de uns loucos ou louco. O fato e que se eles não tivessem a ousadia, de colocar suas vidas em risco, e criar o novo, hoje não estaríamos usufruindo de maquinas e dispositivos que bem servem a vida moderna. Apesar da ingenuidade e riscos correntes das invenções na época, pôde o tempo e a genialidade do Homem, fazer com que aquela semente plantadas por eles,evoluísse e se sofisticasse, tornando habitual e necessária a vida do Homem moderno. Muito obrigado a todos, que deram a sua vida, consciente ou não em prol da Humanidade e futuras gerações. Descansem em Deus.

  • Claudio – Curto e Grosso:

    Somente os loucos fazem o mundo girar. Viva aos loucos.

    • luizcalau:

      no caso em questão morram os loucos

    • SOULJAZZROCK:

      Alguns loucos morrem para dar mais conforto aos ACOMODADOS, QUE FICAM “SENTADOS EM SEUS TRONOS, COM A BOCA ESCANCARADA, ESPERANDO A MORTE CHEGAR”

    • Samoel Bianeck:

      Essa é boa! Boca cheia de dentes…
      Como dizia o Raul Seixas em “Ouro de tolo”.

      Eu que não me sento
      No trono de um apartamento
      Com a boca escancarada
      Cheia de dentes
      Esperando a morte chegar…

  • Tchelo:

    O homem nasceu para gloria, ousadia e um de seus principais extintos. Se nao ousarmos em alguma coisa, possivelmente nao tera significado algum as vossas existencias. O mundo sempre precisou se aperfeiçoar atravez das criçoes humanas, para o BEM!

  • KAKAU:

    FAÇO UMA REVERÊNCIA A TODOS QUE TRABALHARAM NESTAS INVENÇÕES E EXTERNO AQUI O MEU “MUITO OBRIGADO PELO VOSSO SACRIFÍCIO”

    • Silvio L.:

      Também,faço está reverência, só que não precisa gritar 😉

  • SIdney:

    Mas nem todos eram inventores. :S

  • Live Forever:

    Marie Curie…?

    • Altamir Gomes:

      Ela me veio à cabeça também enquanto li este artigo. Marie Curie foi uma pioneira dos experimentos com elementos radiativos.

    • Cesar:

      Marie Curie não foi inventora, ela não inventou nada. Ela era uma cientista.

    • Nick Okita:

      Marie Curie tbm veio a minha cabeça, porém depois lembrei que na verdade ela não foi inventora, na verdade ela DESCOBRIU a radioatividade 🙂

    • Fernandu Z-luciu:

      cientistas descobrem, não inventam nada, despois os inventores tornam realidade as descobertas científicas !!

  • Bruno:

    Corajosos os que toparam testar o submarino de Hunley. Tenso!

  • Hellraiser:

    a pessoa que inventou o sexo morreu de aids. trágico!

    • Magda Patalógica:

      Para Hellraiser

      Cara

      Não te negativei, pq acabo de morrer…de rir.

      Fui

    • leandroM:

      por que negativaram o cara, até que foi criativo.

    • Ezio José:

      Ainda bem que os coquetéis deixam sobreviventes dessa tragédia por aí vivinho da silva e postando piadas pra gente rir.

  • EltonPaes:

    “sacrifícios precisam ser feitos” Se temos essas tecnologias hoje, é porque foi resultado desses sacrifícios!

  • jops:

    esqueceram dos inventores do radio

    • Beto Carreiro:

      que morreram de tédio pela falta do que ouvir. =P

    • Flor de Lis:

      Ou pelas baboseiras dos locutores sem-noção. rsrsrs

    • Magda Patalógica:

      Para Beto Carreiro e Flor de Lis:

      Entendo que vocês se refiram aos locutores do rádio de hoje.

      Sem querer dar uma de saudosista, meu tio diz que o rádio das décadas de 50, 60 e 70 foi um veículo maravilhoso, que tocava músicas para todos os gostos e tinha programas humorísticos de qualidade.

      Hoje o rádio “toca notícias” e só notícias ruins, além dos lucutores non sense. A grade vai se abrindo aos pastores evangélicos para a “salvação” dos ouvinttes.

      Os grandes locutores envelhecem e morrem, sem serem substituídos à altura.

      É isso aí.

      Fui

    • Garcia da montana:

      OOOÒÒ Jops os inventores de radio morreram de que?

    • SOULJAZZROCK:

      De “RADIO-ATIVIDADE”, claro ! ! ! (gente, é só uma piadinha pra relaxar, tá!?!) FELIZ NATAL PARA TODOS ! ! !

    • Ezio José:

      O rádio. Invenção brasileira também e assumida por outros de fora. Pelo que sei foi um padre brasileirado.

  • Raphael:

    Vários cientistas do Projeto Manhattan morreram por consequência de seu trabalho, em geral de câncer vários anos depois.

  • Altamir Gomes:

    O acúmulo excessivo de radiatividade nos organismos dos seres humanos causa lesões que prejudicam a coordenação dos processos de divisão celular e cópia do material genético dos gametas e consequente e respectivamente a regeneração dos tecidos (cânceres) e a reprodução humana (mutações genéticas). O nosso corpo ejeta constantemente material morto e portanto necessita produzir células novas e saudáveis para substituí-lo.

    Outro grave prejuízo decorre dos efeitos nocivos sobre partes seletas do organismo como a medula óssea, que diminuem a resistência imunológica do indivíduo a um nível catastrófico, e a tireóide. A administração do azul de prússia (hexacianoferrato de ferro) pode ser altamente recomendada nesses casos. Esse composto impede a reabsorção do material radiativo latente pelo organismo, facilitando sua excreção, portanto.

  • Capitão Caverna:

    O qe a radiação causa as nossas células, para nos levar a morte?

    • Raphael:

      Ela ioniza o DNA, Ribossomos e outras nanoestruturas, inutilizando assim as sofisticadas funções dos mesmos.

    • Capitão Caverna:

      Obg, eu sabia qe a radiação fazia mal, mas nunca ouvi falar oqe ela causava. Vlw.

Deixe seu comentário!