7 passos para uma vida longa e saudável

Por , em 22.10.2011

Sete passos simples podem fazer com que até pessoas que já estão na meia-idade tenham uma boa chance de chegar aos 90 – ou quem sabe, até mesmo aos 100 anos -, de acordo com o cardiologista americano Clyde Yancy. Por isso, nunca é tarde para adotar alguns hábitos saudáveis em nosso cotidiano. Aqui estão as dicas na íntegra:

1 – Seja ativo

Está muito parado? Então é melhor começar a se exercitar o quanto antes. O sedentarismo pode tirar até quatro anos da expectativa de vida de uma pessoa. Além disso, quem é fisicamente inativo tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter derrame.

O efeito protetor do exercício sobre as doenças cardiovasculares já é bem conhecido, mas existem muitos outros benefícios. Atividades físicas reduzem significativamente o risco de uma série de cânceres também.

2 – Conheça seus níveis de colesterol e os mantenha sob controle

Colesterol alto pode levar ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrame. Os médicos recomendam que adultos tenham, no máximo, um total de 5 mmol/L de colesterol no sangue.

3 – Tenha uma dieta saudável

Uma boa alimentação é uma das coisas mais importantes que podem ser feitas para melhorar a saúde. Em uma dieta saudável não devemos consumir açúcar, gordura e sal em excesso. Frutas e vegetais, por sua vez, contêm fibras, vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo – ou seja, todos podem abusar deles.

4 – Mantenha sua pressão arterial controlada

Pressão alta é um fator de risco para ataque e insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e doenças renais. Também há evidências crescentes de que a pressão elevada contribui para a demência. Por isso, manter a pressão controlada é fundamental.

5 – Alcance e mantenha um peso saudável

Vários países já têm índices alarmantes sobre a obesidade. Para exemplificar, 60% dos adultos britânicos estão acima do peso ou obesos – os principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame. Ser obeso pode reduzir a expectativa de vida em quase quatro anos.

6 – Fique livre de diabetes, ou mantenha os níveis de açúcar sob controle

Quase 350 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela diabetes. O tipo 2 pode surgir quando alguém come muito, mas se exercita pouco.

A diabetes aumenta o risco de pressão alta, aterosclerose (estreitamento das artérias), doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, principalmente se os níveis de açúcar no sangue não forem bem controlados.

7 – Não fume

O tabagismo causa a maior parte das mortes por câncer de pulmão, além de vitimar milhares de pessoas por bronquite, enfisema e doença cardíaca todos os anos. Parar de fumar imediatamente diminui o risco de doença cardíaca e derrame. Apagar o cigarro pode ser uma boa ideia para uma vida mais longa e saudável. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

55 comentários

  • karlloz:

    todos os 7 passos já são muito
    conhecidos o que falta é seguilos
    pelo menos é meu caso /O/

  • Mario:

    magoado? concordo desde que seja H X M E M X H NÉ?

  • Edmilson Rodrigues:

    Conselhos básicos para quem quer viver bem . Muito bom.

  • claudemir da silva:

    realmente importante dica para uma vida saudavél

  • Saulo Madeira:

    1. Comer o suficiente e de forma saudável; 2. Tomar bastante água se você mora em Teresina ou Cuiabá, por exemplo; 3. Amanhecer para ser feliz; 4.Estar disposto a amar a vida mesmo nos detalhes que parecem mais simples; Amar alguém e sentir-se amado mesmo que seja por você mesmo; 5. Usar saudavelmente todas as partes do corpo, sem desprezar ou esquecer nenhuma; 6. Ter uma grande confiança no presente e projetos para o futuro; 7. Desligar-se ao máximo de tudo que não faz você se sentir bem. 8. Ter o controle na mão e não assistir programas de TV que propagam a violência e a desmoralização.

    • Ezio José:

      Excelente comentário.
      Ah! Outra. É que você, certamente, não conhece Corumbá-MS. Não só muita água é necessário, como, também aquele sorvete de bocaiúva, muito tradicional naquela cidade.

  • Marte:

    Cada ser humano é um ser. Fórmulas 100% eficientes, para todos, não existem. Claro que se toma um apanhado que irá servir para um grande grupo. Mas não para todo o grupo.

    Perguntem ao Oscar Niemeyer (104/105 anos) se ele é um grande desportista, por exemplo.

    E outra: já comentei por aqui uma entrevista com o homem mais velho do Brasil no Programa do Jô (Soares). Tão velho que havia sido escravo.

    Na entrevista, o Jô Soares perguntou:
    – Mas o senhor, com 123 anos não fuma, não é?
    – Não, não fumo não senhor.
    – Ah bom…
    – Parei há 10 anos atrás…

    OBS: não me recordo da idade correta do entrevistado – os 123 escritos aqui são chute, mas era por aí –.

    Penso que a melhor dica é a número 3: dieta saudável.

    • Cesar:

      A melhor dica é algo que não pode ser obtido: uma genética “boa”. A resistência a doenças, a resistência a uma dieta desequilibrada, a resistência ao sedentarismo, tudo isto está nos genes. Se você tiver bons genes, teu organismo reage melhor às agressões normais que o resto das pessoas.

      Mas você não muda os genes depois que é concebido… Pelo menos por enquanto.

    • Hamilton:

      OLHE, MEU AMIGO, SOUBE DE RESULTADOS DE PESQUISAS, RECENTES, QUE A PESSOA PODE SIM MUDAR SEUS GENS, DESDE QUE TOME DETERMINADOS CUIDADOS, TAIS COMO ALIMENTAR-SE CORRETAMENTE, PRATICAR EXERCÍCIOS, NÃO BEBER ALÉM DA CONTA E NEM FUMAR (TEM GENTE QUE NÃO ACREDITA, OU NÃO SE IMPORTA, COITADOS). E ASSIM EVITAR DOENÇAS HEREDITÁRIAS, QUE SÃO PROGRAMADAS NOS GENS. EU MESMO SOU A PROVA INSOFISMÁVEL DISSO.

    • Ezio José:

      Uma dieta saudável incluí umas doses de Vodka e uns bons charutos cubano.
      Bom! Beber, não bebo faz muitos anos. Mas não troco o meu da Souza Cruz pelo grosso Cubano.

  • eid:

    Olha so falta pararmos de respirar :/

    • Ezio José:

      Nem com flatos gerados de carne assada e ovo cozido podemos parar de respirar com a fumaça do óleo diesel para completar.

  • José Constantini:

    Como diz o Bovidino,qd se é jovem estamos mais vulneraveis ao q é ruim p/a saude,estou c/71 anos nunca fumei,mas bebia,ñ era um alcoolatra bebia nos finais de semana.
    Apos 01/01/2008 parei c/a cerveja q era a minha bebida,estava c/sobre peso,tambem parei de jantar, no lugar tomo uma vitamina de frutas,ao mesmo tempo comecei a fazer exercicio fisico,perdi 13 kilos.
    O ultimo exame de sangue feito a cinco meses deu tudo normal.Acho q vou chegar la,Espero!!!!!

  • Leyde:

    8ª passo: Não gaste enegia com aquilo que não vale a pena, deixa a vida passar sem se cobrar tanto e sem exigir tanto do outro (a) afinal todos querem viver.
    Por exemplo nunca fassa o ENEM.

    • Lex:

      No seu caso é melhor mesmo que você não “FASSA” (sic).
      Simplesmente “DEIXA” (sic) pra lá.

  • josias:

    quanta leseira …

  • Ezio José:

    Tenho 53 anos, 1,80 m, peso 80kg, pressão arterial 12×8. Sou doador efetivo de sangue que é O+. Não tenho colesterol alto e nem sou diabético. Dificilmente vou ao médico, a não ser para fazer chek ups a cada dois anos que é uma atitude que todos deveriam tomar. Fui alcóolatra até os 38 anos e sou fumante desde os 22 anos. Faço caminhadas todos os dias e durmo uma média de 8 horas por dia. Gosto muito de um bife de contra-filé ou cochão-duro que tenha aquela gordurinha caprichada em volta. Carne assada, pra mim, tem que ser bem gorda que chega até escorrer pelo bigode e cavanhaque. Tomo leite todos os dias, como muito chocolates, paçoquinha e, vez por outra, me empantufo com sonhos recheados de creme. À noite nem sempre faço um jantar normal, prefiro uma canecada de granola com leite e mel. Minhas frutas de preferência são banana nanica, mamão, manga, caquí e laranja.
    Pratico muita Meditação.
    Eu vivo com muita saúde e disposição, graças ao Deus de minha compreensão.

    • Bovidino:

      Se a sua memória não falhar quando tiver 75 anos, não se esqueça de postar aqui novamente com todo esse entusiasmo.

  • magoado:

    Muito sexo….não ah estress que dure
    e o coração agradece!!!!

  • emilly:

    ai é assim eu gostei do q vcs ,ostraram e sempre bom estar alembrando as pessoas disso mais assim todo mundo ja sabe disso a gente sempre e cutucado por alguem por causa de consumo de muito açucar do consumo do cigaro e falando em cigaro acho q vcs deveriam falar mais sobre isso porque so aqueles avisos atras do pacotinhos e poucos noticiarios na net nao vao ajudar nao eu axo q diviam fazer um resumo de tudo q o cigaro faiz mostrar pessoas falando sobre entende porque assim so fala todo mundo fala axo q seria mais legal se vcs mostrassem entendem obrigado por gostou do comentario e pra quem nao gostou obrigado pelo menos por ter lido bjs =D

  • marcos:

    8 – Não passar raiva, só que é impossível..

  • eder:

    NAO HA NADA DE NOVIDADE NESTAS INFORMACOES!!!…QUE PENA…

  • Carlos Alberto Costa dos Santos:

    vamos praticar saude!!!!!!!!!!!!!!!

  • jose:

    O ser humano polue em demasia a natureza em consequencia os alimentos podem ficam contaminados depois de preparados, por pessoas que não tem noção de ecologia e culinária ,morrem mesmo porque qualquer pessoa se acha apta a cozinhar ,morrem.É droga,é. Não vejo gente mesmo.80% das mortes estão ligadas a desidratação e o resto a outro problema gástrico que dá infarte,derrame,cancer etc.Meuº.Tô nervoso.Não concordo com os coselhos de exercícios e nutricionais, em absoluto.Da briga e é triste.Nem me digam.É o dia bo.

    • Otacílio:

      Acho que tu nao tá muito bem não…

  • RONALDO:

    Que descoberta fascinante desse médico, não? Só agora foi que ele descobriu essas maneiras de se ter uma vida saudável? Ele está meio que atrasado no tempo. De onde ele é hein???

  • Almanakut Brasil:

    Roubar o povo deve ser um dos passos! Tem “múmias” que não viram pó!

  • laender:

    Me diga alguma coisa que ainda não sei.
    Qualquer um sabe disso ai meu amigo. Estes conselhos são mais velhos que andar pra frente!

  • Clara Telis:

    kkk esse povo é de uma mediocridade tamanha ! O que tem a ver conversa com os pais ,morar no Brasil…(?),perder o foco é uma merda.

  • JAMESSON:

    O ATOR DE NOVELAS FAMOSO REINALDO GEANEQUINE SEGUIO A RISCA ESTES CONSELHOS E ESTÁ MORRENDO JOVEM AOS 38 ANOS COM UM CANCER TÃO VIOLENTO E DEVASTADOR COMO CANCER LINFÁTICO NA VERDADE EXISTE OUTROS FATORES MAIS IMPORTANTES QUE DEFINEM AS NOSSAS VIDAS EXEMPLO DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    • Lima:

      Tá, não faça nada porque “Deusssssssssssssss” é quem decide.
      Se quem segue a “Deusssssssssssss” e quem não segue morre do mesmo jeito, tua fala é irrelevante.

  • Washington:

    KKKKKKKKK Com exceção das atividades físicas, eu já faço tudo isso que vcs mencionaram. Baixo colesterol, dieta saudável, pressão baixa, como pouco doces(nem gosto muito), odeio cigarro… Bom, então, rumo aos 100. 😀

    • Ezio José:

      Pressão baixa é tão mal quanto a pressão alta. Ela mata silenciosamente.

    • Washington:

      Isso é inveja? 😀

    • Ezio José:

      A minha é 12×8. Para quem tem 53 anos e é fumante acho que seria impossíve.
      Sou doador de sangue e faço isto de três a quatro vezes por ano. Sou inscrito no banco de medula óssea também.
      Estas atitudes é que nos traz vitalidade e cada um deveria fazer isto que não custa nada e sempre está ajudando um semelhante, menos os Testemunha de Jeová que não viram o crime mas correm de sangue.

  • Señor Fake:

    “controlar a pressão arterial…. é praticamente impossível: comer comida sem sal…. tomar remédios que deixam de fazer efeito…. nada disso funciona; então… quem tem hipertensão já está condenado à morte por essa doença; não há nada que se possa fazer.

    • Bovidino:

      Señor
      Essa é uma idéia errônea. Todas as doenças tem cura.
      A ciência ainda não descobriu porque está empenhada em outras bobagens como a conquista do espaço e o desenvolvimento de armas de destruição em massa.
      Fica mais fácil e dá mais lucro, dizer que essa doença não tem cura e que apenas pode ser controlada.
      Assim eles te vendem as drogas por um preço exorbitante e ganham muito dinheiro.

  • bruno bardog:

    deveria ser 8 passos. o Oitavo deveria ser “viver em um país que não seja o BRASIL, e muito menos no Rio de Janeiro” piada….

  • Sandrinha:

    Desses sete passos resumiria em um unico,
    Nunca perca o encanto da vida,isso p qquer idade,pois o elixir da juventude fisica ,mental e espiritual esta nesse unicoi passo,qdo vc perceber q esta perdendo o encanto fique quietinho num cantinho e se volte para dentroe de vc e procure a felicidade q vc a encontrara crescendo de dentro de vc para fora como um furação.
    bjusssssssss a todossssssssssss e feliz vida!!!!!!

  • Bea:

    Sigo todas essas recomendações, mas não gostaria de viver até 90. Com a explosão demográfica, falta de recursos naturais, degradação ambiental, é muito egoismo viver ad eternum e deixar nossos descendentes num planeta cada vêz mais pobre.

  • HAMILTON SANTOS:

    CHEGAR AOS NOVENTA OU CEM PRA QUE?

    TODO ENRUGADO, SEM REFLEXOS, SEM LIBIDO E OLHANDO O TEMPO,

    INERTE E SEM CONDIçOES FISICAS PRA NADA.é RUIM EM!

    DEPOIS DOS 70 O QUE VIER é LUCRO OU NAO.

    SEGUE O FLUXO.

  • x:

    only smoke weed ! 😀

  • leandro:

    parar de fumar é difícel, e manter-se longe tambem não é fácil pois se tiver um problema vc acaba caindo em tentação.

    • Patrick:

      Eu vivo cercado por pessoas que fumam , e não tenho a minima vontade de fumar.

    • x:

      SAME HERE 😀

    • Felipe:

      É, mas acaba sendo um fumante passivo. Desenvolvi minha asma por que meus pais fumam.

    • Ezio José:

      Ainda bem que você afirmou que “desenvolveu”. Mas, por outro lado, a fumaça dos carros é que faz bem.

  • André:

    Adoro frutas. Dizem que as crianças não gostam de frutas, verduras e legumes. Não foi o meu caso quando eu era criança, eu adora tudo, e continuo adorando.

    O cigarro é um dos piores(se não for o pior). O álcool e o cigarro são drogas liberadas, são drogas que matam. Dizem que a maconha leva para outras drogas pesadas, e o cigarro e o álcool também não levam?!

    • Nik:

      Agora que você comentou eu nunca fiquei sabendo de um caso em que o drogado nunca teve contato com cigarro ou álcool antes.

      Apoiado! o_o

    • Ezio José:

      Tem um montão que cheira umas carreiras e nunca bebeu ou fumou. O povinho do extase não suporta cigarros em sua maioria.

    • Miguel:

      Se sempre gostou de legumes então tem sorte, eu quando era pequeno ODIAVA!

  • hasativa:

    or live fast and die young…

  • Bovidino:

    O problema é que quando se é jovem, estamos muito mais sujeitos e vulneráveis aos apelos do comércio de comidas pouco saudáveis, do fumo e da bebida, além do que achamos que somos eternos e nunca vamos adoecer e nem morrer.

    • Elizabeth:

      É por isso que a orientação dos pais e os bons hábitos em família são muito importantes.

Deixe seu comentário!