8 dicas infalíveis para melhorar seu cérebro

Por , em 22.10.2010

Você está estressado? Cansado? Tem mais de um emprego, filhos, pais nervosos, namorado(a) pedindo atenção? Nosso estilo de vida normalmente nos deixa completamente esgotados. Quer saber qual é o remédio para isso?

Não, não é fugir de seus problemas. É simplesmente usar seu corpo e seu cérebro melhor, dando a eles um descanso. E por descanso não entenda dormir até as três da tarde nos fins de semana, mas sim fazer algumas atividades relaxantes que podem melhorar suas funções cognitivas. Afinal, sem estar em paz consigo mesmo até o sono se torna uma atividade complicada.

Por que isso é útil? Afinal você já é inteligente e desempenha bem seu trabalho. O fato é que as funções cognitivas vão além disso. Você irá se sentir mais relaxado, aprender melhor e pensar mais rápido.

Então aprenda a descansar de verdade com nossas oito dicas:

1. Caminhe

Mesmo que você faça uma caminhada curta de 20 minutos, sem o intuito de fazer exercícios para perder peso, isso faz com que novas células cerebrais cresçam, em áreas do órgão responsáveis pela memória, principalmente. Nem mesmo um computador tem a capacidade de se reconstruir, como nós fazemos todos os dias.

2. Durma – mas com qualidade

Nada de ficar tirando cochilos depois do almoço e, de noite, não conseguir pregar o olho. Precisamos dormir com qualidade. Estima-se que sejam necessárias de sete a oito horas de sono por dia para prevenir ataques cardíacos, depressão, torná-lo mais resistente a infecções, tornando, também, seu cérebro em uma estrutura mais resistente. Não conseguimos isso com cochilos rápidos porque precisamos do sono chamado REM (Rapid Eye Movement – Movimentação rápida dos olhos), que acontece só quando estamos em sono profundo, sonhando.

3. Entre em contato com a natureza

As pessoas, definitivamente, se sentem melhor caminhando em um parque do que em um shopping ou no centro da cidade. Aliás, foi comprovado que pessoas que caminham em parques aprendem mais rápido do que aquelas que fazem suas caminhadas em áreas fechadas, como shoppings. Ainda não se sabe os motivos psicológicos para isso, mas podemos citar algumas hipóteses: ar mais limpo, menos barulho e contato com o Sol. Entrar em contato com a natureza faz com que nossa imunidade aumente, melhora nosso humor e aumenta nossos níveis de vitamina D.

4. Mude hábitos antigos e seja criativo

Novas idéias surgem quando você é exposto a novas experiências, então saia de sua zona de conforto. Leia novos livros, experimente novos alimentos e conheça novos lugares.

5. Use técnicas de descanso rápido

Poucas pessoas sabem que técnicas de descanso, muitas vezes espirituais, podem provocar relaxamento em menos de um minuto. Meditando você pode descansar fisicamente, mentalmente, socialmente e espiritualmente, ao mesmo tempo.

6. Preste atenção em seu relógio biológico

Computadores e máquinas não se importam em trabalhar às 4 da manhã, mas pode ter certeza de que seu organismo se importa. Seu comportamento e suas capacidades cognitivas mudam dependendo da hora do dia. Foi comprovado que a maioria das pessoas é mais criativa durante a manhã, mas que estão mais atentas e concentradas durante a tarde. Conheça seu corpo e saiba como trabalhar no ritmo dele.

7. Preste atenção em sua atenção

Você pode até tentar ler um relatório enquanto confere o Facebook e come seu jantar, mas seu cérebro só se concentra de verdade em uma coisa por vez. Faça muitas coisas ao mesmo tempo e sua produtividade, seu humor e criatividade vão cair. Faça intervalos também, para evitar erros.

8. Faça sexo

Caminhadas fazem com que células cerebrais se renovem mas, em ratos, observamos o mesmo tipo de crescimento quando eles são sexualmente ativos. Que melhor maneira de aumentar sua capacidade cognitiva do que estar em um momento bom, com alguém de que você gosta e que entende você? O sexo também é uma ótima maneira de prevenir doenças cardíacas e arteriais, além de melhorar seu humor. Lógico, sempre com responsabilidade.[HuffingtonPost]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,25 de 5)

16 comentários

  • viannavenndas Vianna:

    Rapaz texto maravilhoso,dicas super importantes…Mas ganhar na Mega sena certamente melhoraria meu humor,meu sono
    minha concentração,meu tesão..Minhas conquistas…Enfim

  • Thiago Luiz:

    Na busca pelo TER, o ser humano esquece de SER. A sociedade moderna impoe um ritmo de vida que nos impossibilita fazer tudo isso, ou quase tudo, o que foi listado acima.
    Sem disciplina e auto-controle não é possivel seguir a risca tudo isso.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Todas essas atitudes saudáveis já é do conhecimento de muita gente, embora as que sabem como eu, deixam de praticá-las algumas vezes. De qualquer maneira, falar em saúde é sempre necessário, pois sempre tem alguém querendo aprender o que ainda não viu.

  • Ezio Jose:

    July;
    É a função de um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registado na nossa memória.

  • July:

    o que é uma função cognitiva?

  • Ezio Jose:

    Para melhorar as funções cognitivas existe um outro exercício que ajuda muito:
    Sente-se em seu sofá dispondo de uma folha de papel em branco e uma caneta. Ligue e sintonize seu aparelho de telvisão num programa evangélico e passe a anotar quantas vezes serão ditas as palavras Deus, Jesus Cristo, Alelluia, Glória e Satanás. Para tanto já anote esses nomes um em cada linha e em seguida é só marcar um tracinho a cada vez que ouvir os respectivos nomes. No final da apresentação televisiva veja que foi o lider do dia. Com certeza notará que o Diabo sempre vencerá, porém, se for numa sexta-feira, Ele dará de goleada contra Deus e Jesus. Em poucas condições Ele (o Diabo) ganha de Aleluia e Glória, ficando no máximo em empate.

  • Nato Soares:

    Gostei muito, ótimas dicas…

  • MARCOS:

    ACHEI BOM, MAS QUEM NAO VIVE ESTRESSADO AINDA MAIS NESTE PAÍS CHEIO DE PROBLEMAS.

  • @bulmah:

    vamos todos virar hippies!!! hahahahhihihi

  • anônimo:

    o único item que faço diariamente é sexo…

  • GERSON J. G. ALENCAR:

    A Correria dos tempos modernos,a loucura pelo consumismo a busca frenetica pela melhora nas condições de vida,tira da maioria dos seres humanos o privilegio de se relacionarem consigo mesmo;e quem ganha com isso, é a industria farmaceutica,que nos satura de produtos quimicos.

  • claudemir da silva:

    gostei da materia precisamos melhorar nossas capacidade mental espiritual pra temos uma vida saudavel éisso ao

  • Farofa:

    Resumindo…
    O melhor para melhorar as capacidades cognitivas é acampar
    =]

    você faz caminhada, entra em contato com a natureza, muda hábitos (não é rotineiro ir acampar), se tiver uma amiga e tiver sorte, você pode levá-la com você, e se tiver mais sorte ainda rola um se><o (e isso deixa cansado, e o melhor sono é aquele que você está cansado… disse cansado não exausto, e cansado de trabalho também não é bom)

  • Ligia Rondina:

    Interessante essas 8 dicas, embora saibamos tudo isso dificilmente nos damos conta de que não praticamos nem a metade. A vida anda tão corrida, as horas voam como se estivéssemos em um super-sônico. E, em assim sendo, nossa qualidade de vida vai para o espaço. Prometo colocar essas dicas na porta da geladeira e no espelho do banheiro a fim de não esquecer que sou uma simples mortal.

    Um beijão no coração de todos.

  • Danilo:

    Acho que todo mundo que conheço pelo menos 80% vive nessa correria do dia-a-dia, acho que esse tempo em que vivemos mudou muito a nossa forma de cuidarmos de nós mesmos, essa ideia em que tudo é pra ontem tem nos desgastados muito e tem roubado nossa qualidade de vida, melhora e sempre bom, mais empresas acho que exageram muitas vezes e esquecem que por traz de tudo existem “pessoas”.

    A idéia é aprendermos a valorizar o que tempos, mesmo que talvez pareça pouco para alguém , mais se aprendermos a valorizar esse pouco, conseguimos ter um estilo de vida melhor, e praticarmos as dicas acima, com mais prazer. Acho que temmos que brecar um pouco esse nosse estilo de vida “maluco” que estamos vivendo, falo por mim mesmo.

    Um grande abraço

  • michel:

    o nosso super governo deveria fazer algo só pra nos ajudar a conseguir com extrema facilidade o quesito nº8, levando em consideração que os piores atendimentos e baixos niveis de produção são de pessoas mal-comidas. 😀

Deixe seu comentário!