9 Fotos com ilusões inesperadas

Por , em 7.12.2011

Ilusões ópticas podem ser muito engraçadas. Nas fotos a seguir, algumas situações mundanas criaram ilusões inesperadas que fizeram o que “não era” parecer que “era”. Confira:

1 – A estrada que dá em nada

Motoristas nervosos (e seus passageiros igualmente nervosos) precisam se preparar para a visão da ponte Storseisundet, na Noruega. A ligação rodoviária da península continental Romsdal para a ilha de Averøya não parece se conectar enquanto você dirige em direção a ela.

Na verdade, parece que você vai tomar um banho gelado conforme cai da ponte de 22 metros. No entanto, isto é simplesmente uma espécie de ilusão de óptica. A ponte é construída de tal forma que a partir de um certo ângulo, quando você se aproxima, parece que ela mergulha para o “nada”. Conhecida localmente como a “ponte bêbada”, o local atrai muitos visitantes curiosos.

2 – Flutuando na praia

Esta mulher parece estar flutuando acima da areia, uma ilusão de óptica causada pela simples sombra de uma bandeira.

3 – Lua boate

Nessa foto, a lua parece ser um disco de boate, por ter saído na foto exatamente na posição de uma verdadeira “disco ball”.

4 – Gato elétrico

Posicione seu gato em frente a uma tomada plugada, e reze para sua câmera resolver lhe dar “olhos brilhantes” (o que sempre acontece com você numa foto onde todo mundo está bonito). Pronto! Você tem um gato elétrico.

5 – Casa sorridente

Nessa foto, uma simples disposição de elementos em uma casa lembra um rosto sorridente.

6 – Mulher engolida por camelo

O camelo parece estar “comendo” uma veterinária. Isso já é estranho o suficiente para esta imagem, mas, aparentemente, de acordo com a agência que a forneceu, a foto mostra o animal “se preparando para uma pedicure” nos Emirados Árabes Unidos. A imagem vem de um concurso de fotografia para marcar o Ano Mundial da Veterinária, que destaca a importância dos veterinários na vida das pessoas e animais em todo o mundo. É na verdade uma ilusão de óptica – a cabeça da veterinária está meramente escondida por trás do crânio do camelo.

7 – Acampando no céu

Parece que essa tenda foi armada no céu. A questão foi que o estudante Bjarke Bitsch armou sua tenda tão alto no Mont Blanc – a montanha mais alta nos Alpes franceses – que a neve e as nuvens se misturaram nesta foto. Ele tirou a foto deslumbrante durante uma expedição de três dias para escalar o pico em Chamonix, na França. A imagem foi capturada perto do cume, em um local chamado Aiguille du Gouter, que tem uma altitude de 3.900 metros.

8 – Fazendo carinho no tigre

Com esse olhar pacífico nos olhos uns dos outros, parece que existe uma amizade perfeita entre menino e a besta. Há, no entanto, uma barreira entre o garoto de 9 anos e o tigre de Sumatra: um painel de vidro invisível, que os mantêm separados. Embora o garoto pareça estar tão perto que até pode fazer carinho no gato temível, é na verdade uma ilusão de óptica criada por uma câmera e uma mão estrategicamente colocada na posição certa.[Oddee]

9 – Surpresa na lua-de-mel

ilusao foto

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

63 comentários

  • leo2505:

    Essa foto aí é de alguém que não quis comprar um terreno no céu, e agora vive num assentamento. Isso que dá não pagar o dízimo.

  • José Carlos Dias:

    Ilusão de ótica é o meu salário… Vejo e não consigo enxergar, dura apenas milésimos de segundos.

  • bella:

    na imagem 2 era pra ter a sombra da mulher do lado direito dela, mas cadê?essa mulher poracasso é fantasma pra não ter sombra.

    • Renato:

      Bella, se houvesse uma sombra da mulher, ela estaria realmente flutuando em um tapete mágico, o que não seria uma ilusão de óptica, seria algo fantástico.
      A sombra que se vê é de uma bandeira atrás ou ao lado do fotógrafo, o que gerou a impressão de flutuação.
      Experimente tampar a sombra com a mão e você entenderá a foto.

    • Ná:

      olha a sombra lá gente, um pouco a frente da sua lateral direita!!!

    • Renato:

      Ná, sem dúvida a sombra está lá. Relendo a pergunta da Bella, percebi que interpretei erroneamente sua dúvida e pensei que ela estava se referindo à sombra em primeiro plano, a que provoca a ilusão de óptica. Seu alerta está correto.

    • Hema:

      A sombra é da bandeira e não do palco, por isso não aparece a sombra da mulher em cima.

    • Ed:

      Aparece sim a sombra da moça.
      Repare no pé do microfone. A sombra da moça está ali, mas a sombra está um pouco inclinada para a sua esquerda (a sua leitor) em direção ao mar.

  • Hernani Teixeira:

    Nada escapa à uma observação de uma série de pessoas. Deve ser por isso que a Democracia tem esse valor todo.

  • Jonatas:

    A ilusão dois não engana muito, não. A sombra da haste da bandeira denuncia a origem real da Sombra tremulante, que pareceria ser de um tapete voador. Muito legal a reportagem, em especial a “estrada que dá em nada”, e “o gato elétrico” é engraçado.

  • kayane porto alegre RS:

    mto legal!!
    bjão galera

  • vera:

    qnto a polemica da foto da mulher se obesrvada bem, da pra ver o fio do microfone.

  • wladimir:

    incrivel e com as explicasões fica facil de entender as ilusões.

  • Fermanda:

    n entendi absolutamente nada na 1, A estrada que da em nada, dá pra explicar qual é a visão optica.As outras amei, muito bom.

    • Renato:

      Fernanda, o título “A estrada que dá em nada” é só uma figura de linguagem. A ponte foi construída em curva (ver segunda foto), e dependendo do ponto de vista, dá a impressão que está inacabada; esta é a ilusão de óptica.

    • Renato:

      A propósito, tive uma ilusão de óptica ao ler seu nome.

    • mylle:

      kkkkkkkkk…essa foi boa!

  • PAULO RODRIGUES:

    O que faz a ilusão de que a locutora da foto 6 flutuar é apenas a sombra da bandeira. E esta foto não foi fruto do acaso, foi tirada propositalmente, para dar esse efeito.

  • Pedro:

    na numero 3 acho que sao luzes apontando para a lua

    • Marcson:

      Parece que ergueram um disco ball gigante com um guindaste e apontaram 2 ou 4 luzes com os farois la de baixo. Percebe-se a origem de 2 dos 4 raio de luz direcionado a grande bola. Eu não consegui ver a lua ai.

  • Renato:

    Alcides, acredito que o título se refere a efeitos (ilusões ópticas) só observados nas fotos. Muitas vezes vemos uma cena interessante e ao fotografá-la nos decepcionamos, outras vezes ocorre um efeito inesperado, pois nossa visão é tridimensional e as máquinas fotográficas (a maioria) tira fotos bidimensionais.
    Sob esta óptica, comento as ilusões nas fotos:
    1 – Não foi inesperada, a ilusão ocorre mesmo a olho nu.
    2 – Inesperada; o fotógrafo via a cena sem nenhum efeito de flutuação, e não teve Photoshop para criar a ilusão.
    3 – Inesperada, porém fraca. Só com muita imaginação pode-se confundir com a Lua.
    4 – Inesperada. Os olhos do gato brilharam com o flash.
    5 – Esta deixa dúvida: parece construída.
    6 – Ilusão intencional: observe a mão puxando a orelha do camelo para ter sua cabeça virada no momento da foto.
    7 – Pode ter ocorrido ilusão inesperada: as nuvens estavam longe, só na foto parecem continuação do solo.
    8 – Ilusão construída ao estilo “Segurando o Sol”.
    Veja neste endereço: http://bocaberta.org/2008/03/segurando-o-sol.html

    Gostei da primeira pela forma como a ponte foi construída, provavelmente para criar a ilusão, e da segunda pelo efeito inesperado.

    • Andréa Reis:

      Renato suas respostas são ESPETÁCULARES…parabéns!!

  • SabrinaS:

    Gostei da 1ª e da 8ª… Achei as mais legais :]

  • Seu Madruga:

    “ancampando no céu” é isso q minha vó tentou fazer, e consiguiu depois de cair de mais de 1 km, agora ela vive nas alturas jogando cartas outros anjos!

    tradução:ela foi acampar, morreu tentando fazer isso, e vol tou para o céu, onde ela acampou!

  • Walrus:

    É, a sombra da locutora na Nº2 está lá, rente a plataforma.
    .
    E o fio do microfone que é visto é outra ilusão de ótica: Ele se estende pela areia, prestem atenção. Tem um fio logo adiante ao suporte do microfone, e parece descer do microfone mas não: O fio não está na vertical, está na horizontal. Ele se estende pela areia da plataforma da locutora até uma outra plataforma lá em frente junto a outras bandeiras, desviando-se para a esquerda e chegando a uma caixa (amplificador?).

  • Lola:

    as sombras da foto numero 2 etão lá sim Fabiano, vc q não olhou direito!!

  • karlloz:

    A 6 é incrivel!!!!

  • pitta groz:

    A menina do microfone não tem sombra nem o tripé do micro…mas está bem pensada.

    • António:

      a sombra está lá, na mesma direcção da sombra da bandeira!

    • Mr. Troll:

      que nada! a sombra da menina nao existe, e o microfone esta pro lado errado!

  • Fabiano:

    A foto 2 só pode ser manipulada. Olhe bem…
    Cadê a sombra causada pela plataforma e pela locutora (afinal se nos basearmos pelo angulo da sombra da bandeira, deveria haver sombra no chão após o palanque)?
    Cadê os fios do microfone atingindo a areia?
    Além da questão do vento, que já foi levantada aqui (não tem como o vento bater somente nas bandeiras e não bater na locutora, deixando sua roupa e seus cabelos paradinhos e fazendo as bandeiras tremularem do jeito que estão ao fundo e na sombra projetada no chão.
    Se não houvesse a locutora, poderia-se dizer que a sombra é da plataforma e do suporte do microfone, mas como não há sombra da locutora, também descarto esta hipóstese.
    Por tudo isso não acredito que esta foto não seja manipulada.

    Quanto a foto 3, até poderia ser a lua, mas juro, nunca vi a lua brilhar deste jeito, msm recebendo focos de luzes diretamente sobre ela 🙂

    • MariannaG:

      Suas hipóteses foram baseadas em apenas uma observação, coisa que nos estudos científicos não podem ocorrer.

  • Arteiro:

    E tem globo de boate daquele tamanho? Mais só si fô de Itu…

  • valter josé:

    EMERSON COSTA…. da o exemplo, tire esta foto da criança c/ cigaro na boca… Horrivel!!!!!

    Agora… qto a foto 6 foi a melhor… concordo c/ o MIRANTESUL. kkkkk

  • Paulo:

    Querem ver a foto 6, ta ai o endereço pessoal!!!!!!!!!!
    http://www.oddee.com/item_97996.aspx?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Oddee+%28Oddee%29&utm_content=Google+Reader

  • Gustavo J C. S.:

    A nº6 é uma maravilha, tão perfeita que eu nem consigo ver.

  • Luiz Antonio Rusig:

    Na foto 6 concluí que o Camelo após comer a veterinária,ele próprio se comeu e desapareceu. Pode ser também que eles esqueceram de colocar a foto.

  • Flor de Lis:

    Legais as fotos, mas a 6 é impagável. kkkkkk.

  • washington marden andalecio:

    nao vi nada no 6 mas o resto maravilha!!!

  • etelvina:

    Achei magmifico, e também criativos.

  • Fernando Lessa Chaves:

    Os artigos são bons. Ilustram situações inusitadas. O mais interessante é a dinâmica e o aprendizado. A abordagem dos temas são de cunho educativo e informativo. Além de conhecermos outros lugares, conhecemos também situações diferentes.

  • Alcides:

    Achei interessante as “ilusões inesperadas”, como são as “ilusões esperadas” hehehe
    E a foto da casa sorridente, é um caso típico de PAREIDOLIA, muito comum.

  • ALX:

    A ilusão da 6 foi tão bem feita quem nem percebi kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Samuel Wendell:

    Acredito que a foto da menina na praia é real, mas deve ter um mínimo de photoshop. Motivo: ela fala em um microfone com fio, mas esse fio não se extende pela areia, além das caixas aplificadoras que teriam de está a sua direita e esquerda. Mesmo assim é bastante convincente.

    • Ricardo:

      Dá para desculpar a ausência dos fios. Eles podem ter sido enterrados na areia para dar uma aparência mais limpa ao palco.

    • Leandro:

      Olha o vento nas bandeiras e a roupa dela está estática. Estranho. A 6 é show mesmo.

    • kayane porto alegre RS:

      o fio ta ali esticadfo na areia observem bem e vejam!!
      a dois é a melhor

  • Eeeita Coisa!!:

    Muito bom esse post.
    Tipo um post de humor na ciência.
    Espero que venham mais desse tipo
    hehehe

  • Evandro:

    acho que estou precisando rever meus conceitos sobre o que é ilusão ótica.

  • Daniel:

    a da menina flutuando e maneiro,muito difícil de identificar, logo se pensa que e photoshop…

  • Mirantesul:

    Sobre a foto numero 6, é óbvio que não foi colocada, por causa da censura: É que, como diz o texto, o camelo parecia estar “comendo” uma veterinária…Imagem imprópria, amigos!

  • Alexandre:

    Quem quiser ver a foto do camelo comendo a mulher:
    http://www.misteriosdahumanidade.com/2011/12/8-fotos-com-ilusoes-oticas-inesperadas.html
    Adianto que esse “comer” é no sentido de se alimentar mesmo, não adianta entrar achando que é um site pornô bizarro, heheh…

  • Araújo:

    Pesca nas nuvens:
    http://bit.ly/hgAwhZ

  • CARLOS ATMACEDO:

    Lembrei-me da revista O Cruzeiro. Tinha uma página só com coisas assim. Serve para o bom observador sobre vários assuntos da vida. “Parece, mas não é”, diz o ditado popular

  • POW!!!:

    POW! GOSTEI APESAR DE FICAREM DEVENDO A IMAGEM 06, COMO SEMPRE O HYPE SCIENCE MUITO INSTRUTIVO, D +++.

  • Fernando gola vunge:

    a imagem 8 é o que os chinês mas sabem fazer,acrescentar ou tirar.

  • Gui Melo:

    O gato elétrico foi muito da hora ahhah

  • roberto:

    a imagem 6 é uma ilusão

  • PH:

    Ta aqui a foto da ilusão numero 6

    http://www.contaoutra.com.br/images/temp/0abacela.jpg

    Abraços.

  • Felipe:

    cadê a foto da 6?

    • Jalzerio:

      é que a expressão “O camelo parece estar “comendo” uma veterinária.” ficou forte demais e retiraram a foto … rsrsrsrsr

  • Rafael Silveira:

    Acho que a imagem nº6 é a dos carros na foto de “capa” deste artigo.

  • Fralys:

    Acho que esqueceram de colocar a imagem da ilusão nº6.

Deixe seu comentário!