8 mudanças estranhas que acontecem durante a gravidez

Por , em 12.11.2011

A gravidez é um período de grandes mudanças físicas. Abaixo você conhece oito das mudanças corporais mais estranhas que acontecem nesse período:

8 – Você ganha um novo órgão

placenta

Não é só um bebê que se desenvolve. A placenta é único órgão temporário no corpo humano. Ela começa a se formar quando o óvulo fertilizado, nesse ponto um blastocisto multicelular, gruda-se na parede uterina, com aproximadamente uma semana da concepção. A camada exterior do blastocisto, chamada de trofoblasto, desenvolve-se na maior parte da placenta.

Uma vez que o órgão está estabilizado, seu trabalho é formar uma barreira porosa entre o sangue da mãe e do filho. Os vasos maternos deixam nutrientes e oxigênio nos espaços intervilosos, onde os vasos do feto pegam o que precisam e o carregam até ele através do cordão umbilical. O processo de excreção acontece da mesma maneira.

A placenta tem outra função temporária menos conhecida. O disco vermelho escuro de 2,2 quilogramas é também uma glândula endócrina, liberando hormônios no corpo. Da gonadotrofina coriônica humana (HCG, detectado em testes de gravidez) ao estrógeno e a progesterona, esses hormônios são cruciais para manter a gravidez e preparar as glândulas mamarias para a amamentação.

7 – Seus ossos ficam mais soltos

ossos pelvicos soltos gravida

A cabeça do bebê tem que sair de algum modo. Ainda bem que o corpo de uma futura mãe tem um truque para isso: o hormônio relaxina. O nome diz muito, já que sua função é relaxar as cartilagens dos ossos.

Mas, infelizmente, o hormônio não afeta apenas a pélvis. Presente dez vezes mais na gravidez do que em momentos normais, todas as articulações do corpo são afetadas. Ele é a razão para algumas grávidas experimentarem dores nas articulações e nas costas. E se, antes de engravidar você calçava menos, não se preocupe. A culpa é da relaxina e de ligamentos afrouxados.

6 – Memória de peixe

gravida esquecida

As grávidas merecem um desconto quando se esquecem de algo, de acordo com um estudo do ano passado. Durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez, as mulheres grávidas têm performances piores em testes de memória espacial do que as normais. É possível que mudanças hormonais sejam as culpadas, mas a fonte pode estar também nas mudanças repentinas de humor.

5 – Os famosos enjoos

enjoo matinal gravida

Primeiro, as más notícias: enjoos matutinos são mentirosos. De fato, a sensação pode vir a qualquer hora do dia. Felizmente, esse efeito acaba após a 12° semana.

Ninguém sabe exatamente porque os enjoos afetam metade das grávidas, mas um estudo de 2008 sugere que as sensações ruins são uma adaptação para ajudar o desenvolvimento seguro do embrião. O estudo encontrou que o enjoo geralmente acontece devido a gostos ou cheiros fortes, o que pode ser uma tentativa do corpo de prevenir o consumo de coisas perigosas. O enjoo fica forte no período em que os primeiros órgãos estão sendo desenvolvidos no embrião, outro ponto para a possibilidade de ser uma defesa.

4 – Azia

azia gravida

A azia é consequência da expansão do útero no sistema digestivo. Normalmente, os sucos gástricos são mantidos embaixo pelo esfíncter esofágico, um músculo circular que fecha o esôfago quando a pressão no abdômen cresce. Mas durante a gravidez, a progesterona relaxa o músculo, aumentando a pressão interna.

3 – Fila para o banheiro

gravida xixi

Durante a gravidez, a mulher provavelmente vai preencher boa parte do dia indo ao banheiro. Por quê? Você pode por a culpa no bebe que está crescendo, já que ele pressiona a bexiga, a uretra e os músculos da pélvis. Essa pressão não significa apenas mais idas ao banheiro, mas também uma tossida, uma espirrada ou uma piada podem te relaxar demais.

2 – 50% a mais de sangue

gravidez sangue

Todo o trabalho duro da gravidez exige mais vasos e mais sangue. Na 20ª semana, seu corpo tem 50% a mais de sangue do que tinha no começo. Todo esse sangue extra pode trazer alguns efeitos colaterais estranhos, incluindo varizes, hemorroidas, e até uma cor avermelhada, já que a circulação na pele aumenta. Até alguns sangramentos nasais podem ocorrer, devido ao inchaço das mucosas.

1 – As mãos podem formigar

gravida maos formigando

Gravidez pode causar síndrome do túnel do carpo. Esse efeito colateral, marcado por mãos formigando ou dormentes, é causado por inchaços da gravidez. Fluídos extras (que são responsáveis por um quarto do peso extra ganho na gravidez) podem se acumular nos tornozelos e pulsos, graças à gravidade. Nas mãos, esse acúmulo pode apertar nervos, causando “pontadas”. Mas não se preocupe, assim como as outras sete mudanças, essa também tem solução: passe pela gravidez e dê a luz ao seu querido filho, e pronto! [LiveScience]

50 comentários

  • Renata Cavalcanti:

    Meus Deus, esses homens so falam asneiras.
    Eh a prova que não sabem do que falam, que nunca buscaram uma fonte segura pra falarem com propriedade. São machistas> dizer que a gravidez deforma o corpo….e que esse é um dos motivos do cara ir procurar “file” na rua. Me poupe, filho, vc é machista. precisa rever seus conceitos.

  • Anonivacuum:

    Moça, quando grávida, fica tão graciosa, tão formosa, tão linda mais tão lindaa!… que eu já não sei mais o que vem a ser a definição mor de Beleza. 😀
    Gerar uma vida é de fato “dar a luz” em sua forma mais divina, e gloriosamente bela… todas as formas possíveis!

  • jodeja:

    Tem que haver diversidade no mundo, se todos gostarem da mesma coisa, como fica? Também se ninguém quiser ter filhos, o munda acaba. Os filhos, sejam como forem, nos ajudam a evoluir, porém, há aqueles que não querem, e daí? problema deles.

  • Andrearuth:

    Ao ler a materia lembrei de tudo que passei na minha gravidez,claro que muitas pessoas não sabem na integra o quanto o corpo feminino muda durante esse processo.É um periodo muito complicado e que requer cuidados mais é muito bonito e gratificante , os homens nunca conseguiram entender isso pois eles não tem o extinto materno.E esse negocio da sociedade cobrar que vc tenha filhos realmente acontece mais chega uma hora que a mulher sente necessidade de ter filhos mesmo ela dizendo o contrario

    • Renata Cavalcanti:

      A ideia que a sociedade “cobra” que se tenha filhos, está ficando ultrapassada.
      Mas o corpo feminino tem um momento que é incrível, parece mesmo que ele pede.

  • MYLLE:

    PARA EZIO E OUTROS COLEGAS

    AMIGO…´EVIDENTE COLOCAM-SE FILHOS DEMAIS NO MUNDO, MUITAS VEZES FICAM LARGADOS A DEUS DARÁ…SO ACHO QUE AS PESSOAS TEM QUE MEDIR O QUE ELAS ESCREVEM..OU MELHOR, TEM QUE PENSAR ANTES DE ESCREVER.
    VC TEM FILHOS? SE NAO TEM NAO ENTENDERÁ NUNCA AS PESSOAS QUE CRITICAM UMA OPINIAO COMO ESSA SUA COLEGA MARCOS…
    EU TENHO FILHA, CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE TEM E POR ISSO, RECONHECENDO O BEM E O ENRIQUECIMENTO QUE A MATERNIDADE ME TROUXE RETRUCO UM COMENTARIO ASSIM SEM NOÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO A DIZER QUE UMA CRIANÇA SO TRAZ TRABALHO, ESTRAGA CORPO, OU GASTA DINHEIRO. PELO AMOR DE DEUS…É MUITA M* VINDA DE UMA PESSOA QUE COM CERTEZA DEVE TER CEREBRO.
    ADMIRO SIM…PESSOAS QUE INDEPENDENTE DE PRESSOES DIZEM…EU NAO QUERO TER FILHOS…ADMIRO PQ SAO RESPONSAVEIS,SABEM DE SUAS LIMITAÇOES E DE QUE PROVAVELMENTE,NAO TERIAM CONDIÇOES NEM CAPACIDADE DE CUIDAR E EDUCAR UM FILHO…MELHOR ASSIM QUE TER E LARGAR NA VIDA…MAS DAI A QUASE QUE ESCREVER QUE FILHO É = A M* QUE NAO VALE A PENA, QUE NAO VALE NADA…AI É DEMAIS PRA SE LER E NAO QUERER RETRUCAR…

    • Ezio José:

      Mylle;
      Mil e umas coisitas más poderia ter cidado e que é verdade. Mas no finalzinho deste desfecho a citerei só mais uma apra endoçar o que escrevi.
      Explicando o que escrevi, porém com outras palavras sem fugir do assunto. Acredito que você se irritou sem motivos justos. Aconselho fazer o teste da fitinha, quem sagbe não está de algumas semanas!!!… Ou talvez seja a “meno…”.!-
      – Se irritou porque eu escrevi que só as casadas são mais taradas para segurar o parceiro?
      – Se irritou porque eu disse da dilatação e dos limites impostos pelo SUS para os partos através de cesarianas?
      – Porquê de satisfazer a esposa grávida na posição de ladinho?
      – Das fantasias de desejos exóticos que as grávidas têm e na maioria das vezes, aliás, todas as vezes são verminoses que não froam tratadas antes de engravidar-se?
      – Ou das irresponsáveis que saem parindo a torot e direito sem amínima condição de educar a prole/

      Tudo o que disse é mais ou menos uma verdade. Se lhe doeu é porque mexeu com seus mais íntimos comportamentos que devem se enquadrar , senão em todos, mas em quase todos.

      Mas não fica nervosa, não! Faça sexo. Faça bem feito com amor e precaução. Sexo elimina as tensões, rejuvenece a pele, dá um ar mais alegre sem irritações e com um leve toque de humor em tudo que deparamos.

      Sexo é animal, sexo é do mal
      Amor é do bem e sexo também.

    • Mille:

      Ezio

      nao seja ridiculo,utilize os neuronios a mais que lhe foram dados antes de escrever besteira…me irritei em ver marmanjos que nao sabe absolutamente nada de maternidade…que nunca serão pais (graças a Deus) praticamente afirmar que criança é entrave…praticamente afirmar que criança é algo desprezivel…

      Faça-me o favor…se for retrucar comentario que seja com uma postura de homem, de ser humano, que enxerga outros como iguais…nao faça comentario como mais um alucinado que so olha pra si…

      Ou melhor…se vc nao é pai…nao pode comentar uma linha sobre o que pode ser isso…nem muito menos criticar.

      Se toca mané!!

    • Mille:

      Ezio…em tempo

      nao me dei nem ao trabalho de acabar de ler seu comentario ridiculo…afinal direcionei o primeiro a vc pois pensei estar tentando dialogar com uma pessoa sensata, que tem sua razão mas compreende que existem outras razoes…me enganei.

      Totalmente sem graça suas suposiçoes…
      Quantos anos vc tem? Cresce.

    • Hellypher Gouveia:

      Mylle, esse idiotas são aqueles corrompidos pelas doenças de nossa sociedade. Pessoas grotescas, escrotas. Falam das coisas da natureza humana da vida de uma forma desrespeitosa e indelicada… Esses idiotas não têm um pingo de conhecimento prático sobre tal assunto, são um bando de pervertidos. Seus argumentos são justos e com certeza não rebaixado quanto o de tais… valeu por contribuir sendo contra s2 ♥ 😉

  • André:

    Mulher quando está grávida fica tarada.

    • Ezio José:

      Somente as casadas e com seus respectivos maridos. Fora disso elas se comportam normalmente.
      E, certa vez, uma amiga divorciada me disse que é um instinto feminino originado do medo de perder o marido. Elas acreditam que com a deformidade que a gestação causa no corpo seus parceiros podem se interessar por algumas filézinhos por fora.
      Elas, de alguma forma estão certas.

    • priscila:

      fiquei absolutamente indignada com o seu comentario sem nexo algum,sera q quando vc era pequeno sua mae colocou todas essas ideias sem fundamento na cabeça realmente vc deve ter presenciado a vida dela e a coitado deve ter te passado uma impressao totalmente errada sobre a maternidade e o casamento.

  • Carlos:

    Mulher que diz que a pior dor do mundo é o parto é porque nunca tomou bolada no saco!

    • Magda Patalógica:

      Carlos ET

      Mulher não toma bolada no saco nem homem dá a luz.

      A não ser que isso seja possível no planeta de onde você veio.

      Então, brother: 0x0

      E estamos conversados (rss)

      Fui

    • Andréia:

      Amigo, sua bolada no saco demoram incontáveis minutos, porém o ato de parir envolve uma cólica crescente que pode levar até 12 horas para finalizar, depois, um cabeção (neném) tentando sair por onde entra uma cabecinha (o pênis)! Este cabeção pode dilacerar uma vagina. Então é cólica, dores de chorar e rasgo na vagina. Me pergunto amigo, o que preferes? Uma bolada no saco, ou parir um filho?

    • Ezio José:

      A dilatação na hora do parto pode não ocorrer, porém, na maioria das vezes ocorre.
      Ainda bem que o SUS limitou as cesárias. Imagina só, se sem cesária muitas mulheres que coelhos com cesária a densidade demográfica iria superar o suportável.

    • Renata Cavalcanti:

      Perdeu a oportunidade de ficar calado, Carlos.

  • jane:

    Decidir ser mãe primeiramente é um ato de responsabilidade, penso que se a pessoa não se ve pronta para isto ou decide não ter filhos, é bem melhor que sair por ai jogando os bebes nas lixeiras, rios, vasos sanitários etc,Uma criança necessita não só de dinheiro, estrutura importante claro, ela precisa ser desejada ,amada, bem cuidada,por isto tem tanta gente LOUCA por ai,rejeição é algo que o ser humano não consegue lidar bem.Então quem os quer saiba que o caminho é duro ,mas maravilhosamente gratificante.É mais honesto dizer que não quer e pronto. Mas quem decide que s quer, que seja muito, mas muito responsável.

  • Magda Patalógica:

    Para LIFE.
    —————————————————-
    Você escreveu:
    (…se não tem condições(dinheiro mesmo), não tenha filhos, vai condenar mais um a pobreza e arriscar ter um louco frustrado por aí…”
    —————————————————–
    Esse é o tipo de pensamento dos filhinhos da mamãe e do papai. Mimados, vivem de mesada, e sem muito discernimento. Verdadeiras crianças crescidas.

    Fogem da VIDA, por acharem que a solterice é a forma mais cômoda de viver pq exige poucas responsabilidades. Né não?

    Mas os solteirinhos virarão solteirões e depois, velhos solitários onde o último endereço será o do asilo.
    A maioria dos casais que não tiveram filhos, não chegam juntos à velhice. E bota solidão nisso, cara.

    A maioria dos grandes vultos da história, vieram da pobreza e não da classe alta. Abran Lincoln quando pequeno, catava comida no lixo.

    Ter filhos incide em custos e exige muita resignação. A mudança de vida é radical. Pergunte aos seus pais.

    Nesse caso você tem razão.
    Filhos… melhor não tê-los, se você não tem competência, pois terá que se tornar um educador. Tás pronto prá encarar essa?

    Filhinhos e filhinhas da mamãe e do papai, são péssimos maridos/esposas, péssimos pais e ruins de cama.
    E quando nasce a criança, a bomba sempre estoura na mão da avó.

    Acorda aê, PETER PAN. (você não é o único que pensa assim)

    Fui.

    • Samira :-):

      Eu só quero fazer uma adição ao teu comentário:ter filhos não signifca ter companhia. há muita gente em asilos que tem vários filhos. e tbm não tem nada a ver dizer que um casal que não tem filhos tem mais chances de não ficar juntos até a velhice.
      Pura tolice e ignorância falar isso. low-rated!!!

    • priscila:

      adorei seu comentario,muito consistente, parabens.

  • Haroldo:

    Grávidas são gostosas.

    • Magda Patalógica:

      Sua mãe também era gostosa quando estava gerando você?

      Vai chupar “pirulito”, menino.

      Fui

    • Ezio José:

      Só de ladinho.

  • juscieldon:

    égua!!! Nunca imaginei que todas essas coisas poderiam acontecer com uma grávida, até então, eu achava que era puro fricote e muita manha delas. Agora, eu aprendi, e não julgarei mais nenhuma mulher grávida!!! Valeu o esclarecimento!!!

    • Leandra:

      Abençoa e multiplica XDDDDD!!!

    • Ezio José:

      Mas aqueles desejos exóticos são puras lombrigas que não foram tratadas e disputam os nutrientes com o feto.

  • Clara Telis:

    Matéria interessante ,isso prova mais uma vez o quanto um filho muda nossas vidas ,nosso corpo e alguns conceitos .Como estou bem assim ,pretendo não tê-los 🙂

    • Asdrubal:

      Até com a idade tudo muda.
      Não tens hipótese, a não ser uma…

      …também se diz que quem não quer envelhecer, que morra jovem.

      Desculpa, mas apenas achei a afirmação menos infeliz para não se querer ter filhos.

    • Marcos:

      Discordo, Asdrubal.
      Envelhecer é uma questão natural. Mas ter filhos não. Pode-se escolher.
      A mulher que tem filhos só perde. e nem venha com papo de que é bom ter filho, que nunca é. É uma cobrança da sociedade para que a mulher tenha uma função. Em tempos de igualdade entre os sexos, não vejo sentido em ter filho.
      Acaba com o corpo da mulher. só dá despesa, é uma despesa e dor de cabeça para o resto da vida. Risco da pessoa ter problemas de saúde (aliás, todo mundo tem algum), risco de virar um drogado, bandido… Tem gente demais no mundo. Não vai atrapalhar a carreira, estudos, a vida própria. Vai poder se divertir e fazer o que quiser sempre…
      Você gostou de nascer pobre? Se não for rico, não condene um ser humano a nascer pobre.
      Acho que passar pela gravidez, é para mulheres que não sabem se cuidar.
      Ah, se quer brincar com uma coisa pequena e fofa, pegue um gato ou um cachorro. Eu fiz isso. Pra que criança? É prático, eles não choram, so da comida e deixar eles livres.

    • Asdrubal:

      Discordo completamente.
      Claro que se pode escolher. Mas a mulher que escolhe não ter filhos, é porque não gosta de crianças. Um filho é como que uma dádiva de Deus a uma mulher, é especial. E depois, após a gravidez, praticamente o corpo da mulher volta ao normal com um bom cuidado físico. Poderão ter as ancas mais largas ou não, depende de mulher para mulher. Há mulheres que têm vários filhos e continuam com o mesmo corpinho, tudo depende do cuidado que se tem com o seu corpo.

    • priscila:

      se vc acha tao ruim viver nesse mundo entao porque nao se matou ainda???

    • Magda Patalógica:

      Marcos:

      Dica prá fazer seus pais chorarem.

      Imprima isso que escreveu e dê prá eles lerem.

      Fui.

    • Lelis Lobo:

      Parabéns Marcos,

      pela perspicácia e discernimento…
      Compartilho contigo esta causa,
      porque somos responsáveis pela
      qualidade de vida das criaturas.

      Atenciosamente, Lélis Lobo

    • LIFE:

      uahuahuahauh, gostei do teu comentário, alias se você tem condições pode pensar em ter filhos, se não tem condições(dinheiro mesmo), não tenha filhos, vai condenar mais um a pobreza e arriscar ter um louco frustrado por aí…

    • Ezio José:

      Esse seu ponto de vista eu apoio na íntegra. Não seii como estão negativando assim.
      As pessoas acham que é bonito por filhos no mundo, porém, não assumem as responsabilidades de dar à eles todas condições de uma vida no mínimo decente.
      E tem outra, houve um tempo em que os pais educavam os filhos, porém, hoje em dia que os educa é o mundo, as pessoas desregradas.

    • MORFEU:

      MARCOS VC É O CARA, ELES SO PENSAM EM JOGAR ESSE MONTE DE FILHOS NO MUNDO MAIS E A RESPONSABILIDADE ONDE ENTRA ?

      PARABENS CARA

    • Silvio L.:

      Não é bom ter filhos, concordo em partes, provavelmente vc não tenha-os, e vejo que não há razões para tê-los, mas você gosta de está vivo, independente de sua situação financeira ou sua qualidade de vida?
      O desejo de se ter filho está ligado a isso.

    • MYLLE:

      CARAMBA CARA…NUNCA VI TANTA ASNEIRA VINDO DE UMA PESSOA SO!!! POR ACASO VC JA PARIU???

      COMO VAI AFIRMAR COM TANTA CERTEZA DE QUE UM FILHO NAO TRAZ MUDANÇAS POSITIVAS NEM QUE SEJA SO PARA A MAE JA QUE NAO SE FAZEM MAIS PAIS COMO ANTIGAMENTE PQ A MAIORIA DE VCS HOMENS SO SABEM OLHAR PARA O PROPRIO PINTO…OPS…DIGO…UMBIGO!

      PARA DE ESCREVER ASNEIRAS E NAO USE SUAS PALAVRAS COMO SE ELAS FOSSEM VERDADES ABSOLUTAS JA QUE A BENÇÃO DE TER UM OU MAIS FILHOS, POR MAIS TRABALHO, DIFICULDADE OU FALTA DE RECOMPENSA QUE SE TENHA, VC NUNCA TERÁ. QUE DEUS LIVRE QUALQUER CRIANÇA DE SER FILHO OU FILHA SUA NESSE MUNDO PQ NENHUMA MERECE ESSE CASTIGO!!
      MEUS SINCEROS VOTOS DE QUE VC CRESÇA E SAIA DESSE MUNDINHO DO EU,EU,EU!!

    • MYLLE:

      o COMENTARIO ACIMA FOI PARA O MARCOS

    • Cira:

      Concordo plenamente contigo, Marcos. Mas infelizmente o ser humano não perde o costume procriador e ainda não consegue respeitar quem não queira ter filhos. Sou mulher e sofro com esse preconceito.

    • Aliah:

      “Acho que passar pela gravidez, é para mulheres que não sabem se cuidar.”
      OLHA NÃO FALA BESTEIRA CARA
      NÃO FALA O QUE VC NÃO SABE OU NÃO VIVEU.

      Eu engravidei tomando anticoncepcional. Já vi casos de mulher que engravidou usando camisinha e anticoncepcional. TODO MÉTODO ANTICONCEPCIONAL NÃO É 100% SEGURO.

      esse papo q qm engravida é qm naum se cuida é igual ao de todo homem é fútil, curte futebol e lavar carro fds. Coisa de qm gosta de estereótipo.

      Eu não queria engravidar, não planejei, tomei um golpe do destino e estou encarando com honra e seriedade, enqnto vc com essa sua crença moral infame só faz desgostar mais e mais da educação que o povo recebe nesse país.

    • Ezio José:

      Tem homens que não quer ter filhos para não pagar pensão, daí suam camisinha que após a ejaculação e retirando-a, a mulher pega ligeirinho e escondida e coloca o sêmem na vagina. Isto pode acontecer o contrário também.
      Para todos os efeitos um mistério. Agora dizer que tomou anticoncepcional? Tem mulher que toma sem seguir as recomendações médicas, períodos e horários certos. As vezes até compra pilulas de farinha de trigo nas farmacinhas por aí e se dizem protegidas.

  • Magda Patalógica:

    Matéria legal.

    Contribui para que os marmanjos entendam um pouco a situação das mulheres grávidas e compreendam suas necessidades.
    Depois tudo passa.

    Faltou abordar sobre os desejos das grávidas, alguns hilários.
    Minha irmã quando esperava o meu sobrinho, teve desejo de comer doce de cidra. Meu cunhado teve que virar São Paulo até encontrar o tal do doce, que era meio raro na época.

    Em se tratando de desejo de alimentos, deve haver uma explicação científica prá isso. Acho que o organismo está precisando daqueles nutrientes. Sei lá.

    Li numa revista que uma grávida tinha o desejo de morder a orelha do marido. Essa nem Freud explica.

    Fui

    • Leandra:

      Certa vez, na minha escola, estávamos conversando eu, minha professora de biologia (grávida) e mais dois colegas. Papo vai, papo vem, eis que a professora fica quieta por um minuto e olha fixamente para um vaso de planta que estava perto de nós. Então, ela fala:

      – Nossa crianças, aquela terra não tá com uma cara de gostosa?

      Só deu três bobos carregando um vaso com mais de 60kg pra longe da professora com medo que ela atacasse ele kkkkkk

    • Ezio José:

      Verminose deve ser tratada antes de pensar em gravidez. A maioria das pessoas adultas acham que não tem vermes e que isso é coisa só de crianças.

    • Asdrubal:

      Diz-se que a mulher grávida tem que comer por dois.

  • Asdrubal:

    A placenta e o alargamento da pélvis não considero tão estranho assim, outra mudança não tão estranha também mas a melhor, o aumento dos seios. 😉

  • Flá:

    Mas não se preocupe, assim como as outras sete mudanças, essa também tem solução: passe pela gravidez e dê a luz ao seu querido filho, e pronto! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário!