8 Impressionantes relógios de Sol

Relógios de Sol já saíram de “moda” a alguns milhares de anos. Mesmo assim, por sorte, ainda há alguns relógios desse tipo que podemos conhecer! E alguns deles são visitados por milhões de turistas todos os anos. Confira oito dos mais famosos relógios solares:

Ele fica localizado em Jaipur, na Índia. Faz parte do complexo Jantar Mantal, um observatório astronômico que foi construído no século XVIII. O Santra Yantra é o relógio, que tem 22,20 metros de altura e pode mostrar o tempo a partir de sua sombra com uma precisão de dois segundos.

Foi projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Foi concluído em 1992, em Barcelona, para transmitir as Olimpíadas daquele ano. Desde então a estrutura de 136 metros está inativa e serve apenas como um relógio solar gigante.

Quando foi concluído, em 1962, John Kennedy chamou esse telescópio no Arizona de “maior instrumento de pesquisa solar do mundo”. Mas nem todos sabem que ele também funciona como um gigantesco relógio solar.

Apesar de não ser um relógio solar, sua técnica é a mesma. As lâmpadas lançam suas luzes, formando sombras para indicar o ponteiro das horas, minutos e segundos.

Localizada em Redding, na Califórnia, essa ponte moderna também funciona como um enorme relógio solar. A ponte foi projetada por Santiago Calatrava, o mesmo arquiteto da torre montjuc.

Diferente dos seus companheiros, que indicam a hora através da sombra, esse relógio tem um display digital que funciona através de energia solar.

Desde junho de 2009 – ano passado foi o ano da astronomia – a represa ganhou listras que servem como marcadores das horas. Quando a sombra atinge uma das listras, você sabe que horas são.

Localizado no lago Suwa, no Japão, temos poucas informações sobre ele – mas sua aparência é tão incrível que seria uma pena deixá-lo fora dessa lista. [Premier Holidays]
13 comentários
olha eu queria saber onde estao localizados para uma pesquisa da escola mai ficou bom e os relogios sa bonitos
Gostei mas ainda faltam informações!! E eu concordo com a outra Aline, existe um em Poços de Caldas, que aliás é lindo..
Tambem deixaram de comentar sobre o Relógio de Poços de Caldas.
Em qualquer epoca do ano, seja horario de verão ou não, é possivel saber a hora a partir da sua propria sombra.
Com este horário de verão fica brabo mudar o horário nestes relógios! kuakuakuakuakuakuakuakua
já vi um,mas não entendi como fazem para diferenciar nas diferentes estaçòes do ano, já que o sol chega em posições dif.?
Deve ser doidão escorregar no Solar McMath-Pierce
lindas e obras de arquitwrura.Mas conheço um em Curitiba-PR
-ELE FICA NO MEIO DE UM JARDIM..lindo,lindo
o indiano santa yantra é o mais sofisticado
Gostei mais do relógio japonês.
O relogio “digital” eh mais impressionante ainda. Ele nao eh movido a energia solar. O angulo do sol faz com que certas fendas deixem passar luz enquanto outras nao deixam, e assim e formado o numero. Podem acreditar, eu ja vi isto em outro lugar e eh fantastico!
em minha cidade tem um também,bem interessante, fica em franca interior de SP,
De fato são lindos, e imaginar que algo tão antigo quanto a civilização recebe toques de modernidade em nossa geração
Pena que o de franca no interior paulista ficou de fora