8 Impressionantes relógios de Sol

Por , em 1.12.2010

Relógios de Sol já saíram de “moda” a alguns milhares de anos. Mesmo assim, por sorte, ainda há alguns relógios desse tipo que podemos conhecer! E alguns deles são visitados por milhões de turistas todos os anos. Confira oito dos mais famosos relógios solares:

1. Santa Yantra

Ele fica localizado em Jaipur, na Índia. Faz parte do complexo Jantar Mantal, um observatório astronômico que foi construído no século XVIII. O Santra Yantra é o relógio, que tem 22,20 metros de altura e pode mostrar o tempo a partir de sua sombra com uma precisão de dois segundos.

2. Torre Montjuc de Comunicação

Foi projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Foi concluído em 1992, em Barcelona, para transmitir as Olimpíadas daquele ano. Desde então a estrutura de 136 metros está inativa e serve apenas como um relógio solar gigante.

3. Telescópio Solar McMath-Pierce

Quando foi concluído, em 1962, John Kennedy chamou esse telescópio no Arizona de “maior instrumento de pesquisa solar do mundo”. Mas nem todos sabem que ele também funciona como um gigantesco relógio solar.

4. Relógio “solar” de lâmpadas

Apesar de não ser um relógio solar, sua técnica é a mesma. As lâmpadas lançam suas luzes, formando sombras para indicar o ponteiro das horas, minutos e segundos.

5. Ponte-solar

Localizada em Redding, na Califórnia, essa ponte moderna também funciona como um enorme relógio solar. A ponte foi projetada por Santiago Calatrava, o mesmo arquiteto da torre montjuc.

6. Relógio solar digital

Diferente dos seus companheiros, que indicam a hora através da sombra, esse relógio tem um display digital que funciona através de energia solar.

7. Represa de Castillo

Desde junho de 2009 – ano passado foi o ano da astronomia – a represa ganhou listras que servem como marcadores das horas. Quando a sombra atinge uma das listras, você sabe que horas são.

8. Relógio de Suwa

Localizado no lago Suwa, no Japão, temos poucas informações sobre ele – mas sua aparência é tão incrível que seria uma pena deixá-lo fora dessa lista. [Premier Holidays]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

13 comentários

  • nick:

    olha eu queria saber onde estao localizados para uma pesquisa da escola mai ficou bom e os relogios sa bonitos

  • Aline Fernanda:

    Gostei mas ainda faltam informações!! E eu concordo com a outra Aline, existe um em Poços de Caldas, que aliás é lindo..

  • Aline:

    Tambem deixaram de comentar sobre o Relógio de Poços de Caldas.
    Em qualquer epoca do ano, seja horario de verão ou não, é possivel saber a hora a partir da sua propria sombra.

  • Ananias:

    Com este horário de verão fica brabo mudar o horário nestes relógios! kuakuakuakuakuakuakuakua

  • claudi:

    já vi um,mas não entendi como fazem para diferenciar nas diferentes estaçòes do ano, já que o sol chega em posições dif.?

  • Marcos Alexandre:

    Deve ser doidão escorregar no Solar McMath-Pierce

  • clarice:

    lindas e obras de arquitwrura.Mas conheço um em Curitiba-PR
    -ELE FICA NO MEIO DE UM JARDIM..lindo,lindo

  • claudemir da silva:

    o indiano santa yantra é o mais sofisticado

  • Elizabeth:

    Gostei mais do relógio japonês.

  • Cesar:

    O relogio “digital” eh mais impressionante ainda. Ele nao eh movido a energia solar. O angulo do sol faz com que certas fendas deixem passar luz enquanto outras nao deixam, e assim e formado o numero. Podem acreditar, eu ja vi isto em outro lugar e eh fantastico!

  • Thiago:

    em minha cidade tem um também,bem interessante, fica em franca interior de SP,

  • Carlos Henrique:

    De fato são lindos, e imaginar que algo tão antigo quanto a civilização recebe toques de modernidade em nossa geração

  • Antonio Luiz Garcia:

    Pena que o de franca no interior paulista ficou de fora

Deixe seu comentário!