9 casas para as quais nos mudaríamos imediatamente

Por , em 30.03.2014

Architizer A+ Awards é uma premiação que homenageia as melhores estruturas e espaços do mundo, bem como as mentes por trás deles. Confira várias casas belíssimas construídas em partes surpreendentes do globo que estão abertas para votação:

Trevox Apartments, México

1

1-
Este complexo era uma vila em 1960, até ser destituído e transformado em seis apartamentos. Para este projeto, feito no México, a empresa CRAFT Arquitetos usou um vidro de bronze altamente reflexivo para revestir o exterior do edifício, tornando-o uma espécie de espelho ou janela enevoada, dependendo do ângulo e da disponibilidade de luz. Por conta disso, o prédio “se camufla” com os arredores e funde imperceptivelmente com o céu.

Vault House, EUA

2

2-
Como um pedaço de queijo suíço na costa da Califórnia, a casa de praia de Johnston Marklee em Oxnard possui uma forma retangular funcional com “buracos” esculpidos, que agem como claraboias e janelas, trazendo luz e preservando a privacidade.

Tower House, EUA

3

3-
Essa casa de férias, que fica nas Montanhas Catskill, em Nova York, foi idealizada por GLUCK + e é ecologicamente responsável. Os quartos ficam nos primeiros três andares, deixando o piso superior como uma sala de estar aberta, com uma vista incrível em todos os ângulos. A escada também atua como um elemento visual em ziguezague ao longo da parede exterior, e o vidro verde ajuda a camuflar o edifício.

Post Office Apartment, Reino Unido

4
4-
A antiga sede do correio da era vitoriana no centro de Londres se tornou uma casa discreta e elegante, com cores naturais brutas calmantes. O espaço também é criativo; as paredes são na verdade “cômodos dentro do cômodo”, com portas perfuradas que revelam cubos diferentes para dormir ou trabalhar.

Casa 103, Portugal

5-

5
Essa casa na pequena vila piscatória de Ferragudo, em Portugal, desafiou os arquitetos de Marlene Uldschmidt Architects a criar em um espaço enorme, preservando o caráter histórico do centro da cidade. O resultado é uma residência com arranjo vertical, que tira proveito da colina, mas se mistura imperceptivelmente à arquitetura envolvente.

ÁPH80, Espanha

6

6-
Essa casa portátil da Abaton Arquitectos parece uma casa de fazenda que poderia ser colocada em qualquer lugar e se misturaria perfeitamente ao ambiente. Ela é feita para acomodar confortavelmente duas pessoas, e possui sala de estar/cozinha, banheiro e um quarto de casal. Além disso, as paredes de madeira dão uma aparência muito mais aconchegante do que vidro e aço para a casinha.

Cabana em Norderhov, Noruega

7

7-
AtelierOslo projetou esta casa nos bosques da cidade de Hønefoss, na Noruega. Ela serve como uma espécie de bunker, para proteger dos ventos fortes e sol brilhante, mas é o interior que é verdadeiramente surpreendente: quase todas as superfícies, das paredes ao teto, são revestidas com madeira compensada fina, que se curva em paredes arredondadas ao longo de vários níveis.

Bach on Sleds, Nova Zelândia

8

8-
A Península de Coromandel, na Nova Zelândia, fica em uma zona de erosão, o que significa que todos os edifícios na região devem ser removíveis. Crosson Clarke Carnachan Architects projetou esta cabana sob dois “trenós” de madeira, para que ela pudesse ser movida através da praia e em um barco, se necessário. Como uma torre de salva-vidas sofisticada, a cabine é despojada e utilitária.

Árborg, Islândia

9

9-
A colina coberta de musgo e líquen a leste de Reykjavik embala o trabalho de PK Arkitektar. A construção fica ao longo de um rio alimentado por uma geleira. A calmaria e o brilho da encosta combina com os materiais sustentáveis e o interior quente da casa. Na primavera, é possível sentar-se na varanda e assistir o rio carregar os icebergs da geleira para o oceano.

Gostou dos projetos? Em qual dessas casas você moraria?

Se quiser ver mais construções incríveis, ou votar no projeto que achou mais interessante, acesse o site da Architizer A+. A votação vai até 21 de março. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!