9 coisas que você não sabe sobre cães

Por , em 18.03.2011

Já que o cão é o melhor amigo do homem há cerca de 15.000 anos, você poderia pensar que os seres humanos os conhecem muito bem. Surpreenda-se com essa lista, que mostra que nossos animais de estimação preferidos são muito mais do que acreditamos:

1) Eles pegam nossas doenças

Em relação ao que nos faz mal, somos muito parecidos. Cerca de 6 milhões de cães são diagnosticados com câncer a cada ano. Eles também têm versões caninas de raras doenças humanas como uma neuronal que leva à incapacidade de caminhar ou controlar os músculos. Cachorros e humanos partilhando as mesmas doenças pode ser uma “boa” coisa: as pesquisas são mais fáceis de executar em animais, dando aos médicos um modelo da doença humana, e aos cães uma chance de cura.

2) Eles podem cheirar nossas doenças

Doenças como câncer, diabetes ou epilepsia podem ser detectadas por cães. Estudos mostram que os animais podem ser treinados para farejar câncer de pulmão, mama, pele, bexiga e próstata. Pesquisadores suspeitam que eles sentem “perfumes” extremamente tênues emitidos por células anormais. Eles também são muito usados para ajudar pessoas doentes. Pacientes com diabetes, por exemplo, cuja saúde pode ser prejudicada quando o açúcar aumenta em seu sangue, podem ser avisadas por cães (que detectam o odor destas flutuações) antes mesmo de sentir os sintomas. Também há casos relatados de cães que podem alertar pessoas epilépticas 45 minutos antes de um ataque começar.

3) Eles “pensam”

Segundo pesquisas, os cães podem ser tão inteligentes quanto crianças de 2 anos. Border collie é a raça de cães no topo da categoria “inteligência”, capaz de entender até 200 palavras. Os poodles, pastores alemães, Golden retrievers e Dobermans completam o “top cinco” de raças mais inteligentes. O popular labrador vem em sétimo. Raças de cães de caça mais antigas, como buldogues e beagles, estão entre os alunos mais lentos do mundo canino. Ao contrário de raças de cães mais novas, projetadas para o companheirismo e a sociabilidade, as raças mais velhas foram criadas para farejar e caçar, com mais músculos do que cérebro.

4) Eles podem nos deixar doentes

Cães podem transportar patógenos aos humanos. A raiva, uma doença neurológica fatal, é a mais famosa. Porém, vacinas exigidas por lei podem interromper sua disseminação. Em alguns casos, alimentos para cães podem causar intoxicação alimentar em humanos, graças à contaminação pela bactéria Salmonella. Agora, o mais apavorante de tudo é um estudo que descobriu que os seres humanos podem contrair a lombriga parasita Toxocara canis apenas através de um afago na pele de seus cães infectados. A lombriga, que cresce nos intestinos de cães, pode crescer na parte de trás do olho de seres humanos, causando cegueira. Também podem se alojar em fígados e pulmões humanos. Essas infecções são raras, ainda assim, veterinários alertam que a higiene é importante para os proprietários de cães; lavar as mãos antes das refeições e após brincar com seu animal de estimação é indispensável.

5) Eles também têm inveja

Estudos sugerem que os cães sabem quando não estão recebendo tratamento justo. Quando cachorros faziam tarefas e não ganhavam nada por isso, mas outros cães sim, os não recompensados começavam a ficar agitados, arranhando-se e evitando o olhar dos cães recompensados. Eles também param de fazer a tarefa muito mais rápido do que se estivessem sozinhos e não fossem recompensados. Porém, eles não são tão invejosos quanto nós: os animais não pareciam se importar se outros cães ganhavam salsicha, enquanto eles só ganhavam pão, e também não ligaram se um outro cão ganhava comida sem fazer nada enquanto eles tinham fazer truques. Ainda assim, as conclusões são boas evidências de que a inveja não é só coisa de primata.

6) Mas não se sentem culpados

Você pode ter sido muito injusto com seu cão. O fato é que, quando ele lhe dá aquele “olhar de pena”, não significa que ele esteja se sentindo culpado ou assumindo seu erro. Ele está apenas respondendo a sua repreensão. Quando os donos de cães repreendiam os animais por terem comido um lanche, eles olhavam com “cara de culpa” independentemente de terem mesmo ou não comido o lanche. Na verdade, os cães que foram injustamente acusados muitas vezes pareciam mais culpados. Ou seja, aquele olhar expressivo não significa nada, só que você está gritando com ele.

7) Cães dóceis vivem mais

Pesquisas afirmam que cães obedientes e de raças dóceis vivem mais. Os estudos compararam o uso de energia, as personalidades, as taxas de crescimento e a expectativa de vida de 56 raças de cães. Depois de controlar fatores como tamanho do corpo, os pesquisadores descobriram que raças agressivas viviam menos. Eles cresciam mais rapidamente, e tinham maiores necessidades de energia. Os resultados sugerem que, a procura de selecionar e cruzar raças com certa personalidade, os humanos inadvertidamente tocaram em características ligadas ao metabolismo e longevidade.

8 ) Eles são a raça de mamíferos mais diversa

Os cães apresentam uma incrível diversidade de forma corporal. Um estudo constatou que as diferenças entre os crânios de raças de cães são tão pronunciadas como as diferenças entre espécies de mamíferos completamente distintas. Um crânio de Collie, por exemplo, é tão diferente de um crânio de pequinês quanto o crânio de um gato é de uma de morsa. Toda esta diversidade faz dos cães uma espécie excelente para estudar genética.

9) Eles fazem parte da nossa vida social

No passado, as pessoas viam os animais como seres sagrados. O cão tinha um papel espiritual. O cão de três cabeças chamado Cérbero guardava o submundo do mito grego, enquanto os embalsamadores egípcios escolheram o deus cão Anúbis como seu patrono. No folclore maia, os cães levavam os mortos para sua vida no “além”. No Nepal, o Festival de Outono de Tihar tem um dia especial para honrar os cães com guirlandas de flores e alimentos. Hoje em dia, os cães são vistos como simples animais de estimação, porém muito populares e queridos. 80% dos proprietários de cães relataram que interagem com seus cães por mais de duas horas por dia. Muitos relatam que vêem seus animais de estimação como filhos. O melhor amigo do homem pode até mesmo trazer mais amigos aos seus donos. Um estudo de 2000 descobriu que andar com um cachorro pelo menos triplicou o número de interações sociais que uma pessoa tinha. Mais do que isso: os cães incitam contato social mesmo quando o animal parece feroz ou o proprietário não está bem vestido. [LiveScience]

54 comentários

  • Will Singer:

    “Matéria” muito boa! Obrigado!

  • karol:

    cachorro fazem parte da familiao meu tem medo de chuva então eu o deixo dormir de baixo dacama ….

  • thaina ramos dos santos:

    eu tinha um cachorro que eu ache na rua eu cuide dele o nome de era rafa fico vivo por 2 anos e meio e não pude ter outra cachorra meu pais não deicha eu ter outro animal de estimação em casa porque eu moro em um apartamento e digo que:você ame todos animais não maltrate porque um dia ele vai retribui pra você que não gosta de animais de estimação ame elesque eles vai retribuir

    • Rosana Oliveira:

      Pra quem reclama pelos cantos que as pessoas não retribuem, taí uma solução: tenha um cãozinho de estimação. É retorno garantido.

  • geovana soares tavares:

    eu tinha um cachorro chamado tupizinho mas ele morreu ele morreu quando eu tinha 1 ano de idade mas eu sei que nunca vou esquece-lo eu vou dizer uma coisa:quem nao gosta de animais aprenda a gosta porque jesus criou a todos hoje tenho um hamster ela e femia o nome dela e mimi

  • isabella:

    nossa! muito interessante. eu tenho um cão o nome dele é freddie(eu gosto por causa do freddie mercury hahaha)ele é um husky siberiano,ele é minha vida e se ele morrer metade da minha vida, vai junto,mas eu sei que ele vai viver bem espiritualmente

  • milli:

    ea cosa mais fofa que eu ja vi lindoooooo

  • Shirley:

    Tenho dois cães, a Dolly é uma mistura de fox com pincher, um docinho!E o Chicão um salcicha(rsrsr), são minhas vidas.Todos os dois foram adotados a Dolly na ONG e Chicão achei na rua.Eles são muito importantes na minha vida.

  • Hyago:

    Eu amo Bob, um cachorro de de 1 ano e meio muto brincalão commigo corremos pra lá e pra cá, eu o amo muito e o concidero um irmão,amo tanto que converço com ele numa boua,não suporto vê-lo doente e não sucego enquanto não houvir uma noticia positiva de que ele se recuperará.AMO CACHORROS minha famílha reclama MUITO por que ele late,late e tabem late,mas eu concidero o cachorres como uma canção que me faz lembrar que Bob está VIVO,SAUDÁVEL,e FORTE

  • Brendel Luis,:

    Muito boa essa matéria! Gostei muito. Interessante demais.
    Eu tenho um cachorro, o nome dele é Tayler, apesar de ter certos problemas pra comer direito, é chato por isso, mas ele é um ótimo cão…Sempre gostou de que a gente pudesse coçar sua barriga….Muito lindo….Adoro brincar, correr, é companheiro pois pra onde a gente vai ele tá atrás…E obediente!

  • Leandro:

    Euuuu ja tive uma cadelinha super dócil, da raça pincther .
    MAAAAS, acidentalmente meu irmão atacou uma pedra nela, levando-a ao óbito 🙁
    mas ela viveeeu ! 5 anos .

  • Jujuba:

    ja tive 3 cachorrinhas eu tinha uma que tinha 8 anos que nem eu mas morei antes de completar 8 anos morreu junto com sua filha que se chamava princesa que desapareceu na sei se morreu ou se
    achou outra familia e minha terceira nem completo 7 meses morreu atropelada agora tenho outra cachorrinha ela se chamava mimosa .

    Tenho: saudades delas da beu da princesa e da mimosa

  • aline:

    Quando eu tinha 12 anos pedi um cachorro de aniversario para meu pai… E meu pai nao queria pois nao gostava de animais e sempre me contou historias dele quando jogava pedras e bombas em cachorros e gatos de rua … E advinha? Hoje a cachorra AMA meu pai e meu pai é todo bobo por ela…abraça ela, brinca com ela, tem uma preocupação, um cuidado… arruma a caminha dela TODOS dias e poem do lado da cama dele. A lila tem 11 anos e é o xodó da casa.
    Infelizmente perdi meu outro cachorro, o Max que recolhi da rua… =[ e ainda sinto muita falta dele. Mas é a vida né, infelizmente todos estamos fadados a esse destino …

    Para mim quem nao gosta de animais boa coisa não é. Se a pessoa nao consegue respeitar e gostar de um ser que é tão simples e so possui um sentimento : amor…como essa pessoa pode compreender e respeitar um ser humano que possui sentimentos como raiva, sofrimento, e outros tão mais complexos e ruins ???

  • Cecilia [email protected]:

    Tive um cão que sofria de epilepsia. Dava convulsões quase todos os dias. Era muito amado por nós, apesar da quebradeira que fazia, pois, ao se ver perto de ataque, corria para dentro de casa. Parecia buscar socorro para esse terrível mal que o acometia. Sofríamos muito com ele durante suas crises.
    Morreu no dia do aniversário de 15 anos de minha filha, após um terrível e demorado ataque. Foi muita tristeza para nós todos. Enfim, é a vida…

  • FelipeBleichvel:

    Roubaram minha cadela milonga, semana passada, sei disso porque deixavamos o portão aberto e ela nao saia(o portao estava fechado quando a roubaram)e era um bolder collie muito docil quando chegava alguem estranho la em casa ela nao latia se deitava para fazer carinho nela, fazia até xixi quando gritavamos com ela(e aquela cara de supostamente culpa).
    quem seria capaz de fazer isso?

  • Janice semedo:

    Eu tinha vários cães, infelizmente uns morreram por velhice e outros por doenças.Lembro me de todos com carinho, mas dois me fazem ter lágrimas nos olhos, um chamava pagasto, era manço companheiro e amigo, e uma cadela chamada Júlia,ela era demais imitava-me em tudo quanto eu fazia, até o meu andar ela imitava e quando eu chegava a casa ela estava sempre á porta á minha espera. Ainda hoje choro por cada um Deles que perdi, mas tb me alegro pq amigo como eles jamais encontrarei. amo os cães de mais são uns amores.Pretendo arranjar no futuro uma casa para colocar os cães abandonados.

  • claudemir da silva:

    esse cães que detecta doenças é importantes na medicina e para melhorar a saúde dos pacientes

  • Celso CR:

    O cachorro sabe ser tão amigo e companheiro que não acompanha o dono apenas por interesse, como os gatos.
    Se você observar os moradores de rua por exemplo, é muito comum alguns dentre eles terem um ou mais cachorros como companhia. E esses cachorros estão sempre com ele, passam necessidades com ele e nunca o abandonam. Independente de receberem ou não comida
    Isso, sem falar que esses cachorros estão sempre prontos a defender o dono se este for ameaçado ou agredido.

  • Angela:

    meu cachorro tbm sente culpa ele apronta eu chamo e pergunto que fez isso?ele esconde a cara na hora rsrsrsrsrs

  • karina:

    Gostei da matéria
    Infelizmente fikei triste por saber que cachorros obedientes vivem mais,pois o meu é totalmente
    desobediente,muito levado rsrrrsrss

  • Joni:

    Hum… vlw pela informação, ficou bem massa a lista. Pena que nenhuma delas seja novidade…

  • carla:

    Olá, temos dois cachorros em casa( um casal), estão com 9 anos cada um. Max e Mel são nossa alegria, são super educados carinhosos,protetores e ciumentos. A mel no ano passado teve a retirada de uma mama, pensamos que ela não reagiria,mas nomesmo dia da alta, já estava correndo toda costurada. Este ano max teve que retirar um tumor( pela seg. vez)no pinto. Também ocorreu tudo bem(não sobrou nada),agora está fazendo quimioterapia e todos que o vêem não acreditam.Vamos lutar por eles enquanto for possível.O veterinário disse que se aparecer outro tumor no max, ele vai ter que fazer um enxerto´pois não tem mais pele para ser puxada. Então estamos cuidando e observando com muito cuidado. Torçam por eles pois estão lindos e muito fortes.

  • josé gilvar gonzaga:

    tratar os animais como devem ser trato, não os maltratandos, mas tem pessoas que tratam animais como se fosse gente, principalmente cães. Lugar de cachorro e gato não é dentro de casa ou apartamento.

  • Adriana:

    Adoooooooooooro cães,não vivo sem os meus, são meus melhores amigos, converso com eles como se fossem pessoas e mesmo sendo vira-latas, me entendem, me fazem companhia qdo estou doente, ficam felizes qdo chego, ficam tristes qdo adoeço, estão sempre aqui prá mim, qual ser humano faz isso além daqueles que nos amam muito?

  • MARA:

    BOA NOITE.TENHO UM CÃO CHAMADO LYON,EU O AMO MUITO.FICO TRISTE SÓ EM IMAGINAR VÊ-LO DOENTE.PRA MIM,ELE É COMO UM FILHO.ME PREOCUPO MUITO COM A SAÚDE DELE.EU Ñ QUERIA UM CÃO.FOI MINHA FILHA QUE QUERIA UM.MAS HOJE ELE É MUITO APEGADO A MIM.QUANDO MINHA FILHA CASAR,ELA VAI LEVA-LO.ELE É MEU COMPANHEIRO,EU O AMO MUITO.TODOS FALAM QUE PAREÇO UMA MALUCA,POIS CONVERSO MUITO COM ELE.EU SÓ SEI QUE DEPOIS QUE ELE ENTROU NA MINHA VIDA.EU SOU UMA OUTRA PESSOA.HOJE EU POSSO DIZER:QUE ELE É O MEU MELHOR AMIGO.

  • dilson sardá:

    Se esses animais tivessem sido domesticados desde quando descemos das arvores,por certo, hoje, estariam com um nivel de inteligencia bem mais alto do que o equivalente ao bebe de 2 anos, e estariam falando e nos ajudando melhor, com sua função de guarda, a combater a criminalidade. Ja imaginou se meu cão, com a presença de um estranho no portão de minha casa, pudesse dizer, ao invés de latir: Seu Dilson tem um cara estranho querendo arrombar sua casa!!!???.

  • Carla:

    Será que não se sentem culpados? Porque minha cachorra quando faz algo errado, e eu nem vi a arte ainda, ela se encolhe toda ou fica muchinha e às vezes fica tremendo ou ainda fica escondida. Pode procurar que ela aprontou! (NÃO BATO NELA NÃO VIU!!)Faço o contato visual, reprendo e dou uma ignorada por uns bons minutos nela. Agora vai dizer que eles não sabem que fizeram coisa errada?! Tenho dúvidas !!!!

  • RACHEL CASTRO:

    NA VERDADE ESCREVI PARA A ELIZABETH.
    AGORA, QUANTO A VOCE FINÓRIO FILISTEU, QUE NOME HEIM?!MEU DEUS!
    TENHO UM LABRADOR PRETO LINDO QUE CRIAMOS DESDE NENE.
    ELE ESTÁ NO TOPO DOS MAIS INTELIGENTES. SÓ FALTA FALAR. FICO IMPRESSIONADA COM O QUE ELE FAZ E SENTE.QUE BOM QUE DEUS OS FEZ.

  • RACHEL CASTRO:

    Jucabala: seu comentário me fez rir bastante. Sabe: voce tem razão. Que situação! Ora!

  • Ms. C:

    topico interesante
    mais fala q as pessoas nao sabe dissu e foda
    de 9 eu so nao sabia 1

  • deborah:

    oi tenho uma yorkshire terrior gravida e uma cacker com cancer.. amo de mais as 2! adorei conhecer melhor as minhas filhas.. costumo dizer q as 2 sao as minhas princesinhas fofas rsrsr

  • Marcelo:

    Puts… adoro cachorro! Bicho companheiro, não é falso, só quer sua amizade… não ta interessado se vc é rico ou pobre…
    Não sei como existe gente que não gosta de cachorro =/

  • Lucas Miranda:

    “Estudos mostram que os animais podem ser treinados para farejar câncer de pulmão, mama, pele, bexiga e próstata. ”

    Imagino um cão farejando a próstata de alguém!

  • Edison:

    Sr. Reginaldo, respeitando a usa opiniao gostaria de deixar resgistrado que a metade de seu comentario e verdadeira e a outra e incorreta. Alguns anos passados a Organizacao das Nacoes Unidas decretou o cavalo como o melhor amigo do homem e a justificativa foi muito mais que razoavel e convincente, foi digna de quem sabia do que se tratava. Eles (ONU) entenderam que o cao e o fiel companheiro, portanto muito alem de ser mercenario e interesseiro. Geralmente quem gosta dos bucefalos tambem apreciam os caninos.

  • alex:

    “9 coisas que você não sabe sobre cães” – por acaso já sabia todas elas, mas é sempre bom espalhar estes factos :))

  • elis:

    eu tenho um poodle que E A MINHA PAIXAO ELE E O FILHO QUE NAO TIVE AINDA RSRS… MUITAS PESSOAS ME CHAMAM DE LOUCA P Q CONVERSO COM ELE … EU SINTO QUE ELE ENTENDE O QUE FALO NAO TROCO ELE P NADA!! AMIGO FIEL QUE SO MI DAR ALEGRIA SO EM OLHAR P ELE JA MI SINTO FELIZ … AO CONTRARIO DE MUITOS HUMANOS QUE NAO VALEM O CHAO QUE PISA … AMO CACHORROS PREFIRO ANIMAIS A GENTE ……. E CONFESSO QUE FOI O MELHOR PRESENTE QUE DEUS PODERIA TER MANDADO P MIM .. MEU FILHINHO LINDO …. SO QUEM TEM UM E AMA SABE A EMOÇAO DE FALAR O QUE E AMAR OS ANIMAIS …

  • zuleica:

    tenho dois cachorros, uma poodle e um vira lata lindo grande, de porte, apareceu em minha casa todo machucado e cheio de ferida agora é a alegria da casa, adoro eles, e essa reportagem vai me ajudar bastante

  • alx:

    ISSO TUDO EU JA SABIA!

  • sandinho:

    se voce suporta acusações sem dizer nada,se só come depois que todo mundo come e ás veses apanha por coisa que nunca fez
    e é maltratado por seus melhores amigos. voce está cada dia mais parecido com seu cachorro.

    eu amo este bicho

  • Finório Filisteu:

    Tenho uma cadelinha da raça Daschund, aquela que chamam de “Cofap”, já tem uns 11 ou 12 anos, pesa 11-12 kg, essa raça tem uma expectativa de 17 anos. Ela é obediente e mansinha quando a gente está perto, mas fora isso é excelente guardiã, morde intrusos, só late se houver alguma alteração, como presença de estranhos ou animais, é melhor que esses pastores barulhentos e sarnas ou outros grandalhões chatos.

  • Igor:

    Muito importante para nós que temos cachorros…rs

    Hoje quem tem um cachorro vive muito bem.enfim

  • vinicius:

    Os cães são tudo de bom, principalmente pra crianças, a foto 7 traduz bem isso.

    Só sou contra quem trata o bixo igual gente. ¬¬

  • priscila:

    “cachorro é tudo de bom mesmo”
    as fotos sao lindas.

  • Elizabeth:

    JUCABALA,
    não odeie os cachorros, eles apenas defendem a propriedade de seus donos. Afinal, um carteiro está sempre enfiando o braço na propriedade alheia e colocando coisas estranhas (para o cão) nas caixas de correio.
    O que você faria se alguém que você não conhece passasse sempre pela sua casa e ficasse jogando coisas para dentro de seu terreno?

  • reginaldo:

    O cachorro não é o melhor amigo do homem, ele é +ou- amigo de quem lhe alimenta, e defende seu território,um mercenário. O melhor amigo do homem dentre os animais, é de longe o cavalo.

  • CLAUDIO BUCCI:

    O CÃO FALA COM VOCE COM OS OLHOS E ATITUDES. QUEM TEM UM SABE DISSO, E OS ENTENDEM.PENA QUE MUITAS PESSOAS OS TRATAM COMO “ANIMAIS”

  • Antonio:

    eu jamais trocaria uma amizade de um cachorro por a de um humano pois eles são honesto nunca vão te trair amo animais.

  • deyse cruz:

    MARAVILHA: ACHEI O MÁXIMO! ELES SÃO D+

  • ROSANGELA MASCARENHAS DE MENDONÇA.:

    ótimo conhecer mais nosso grande companheiro ;-D
    obrigada.

  • Joao Vitor:

    6) Mas não se sentem culpados

    sempre pensei q eles sabiam

  • MARIA TEREZA ABRANTES BERTINO:

    os comentários só vieram acrescentar meus conhecimentos.obrigada.

  • Betty Cires:

    Muito bom. Estes peludinhos são adoráveis.

  • Katarina:

    ôooooooo JUquinha são ossos do seu oficio mas, o cachorro que vc tem é diferente. Voce termina
    se apaixonando pelo bichinho!!!

  • valeria:

    eu ja era louca por cachoros,com essas informações meu amor e admiração so aumentaram.

Deixe seu comentário!